Ituiutaba

Ituiutaba-MG
banner

Bem-vindo a Ituiutaba!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ituiutaba, fotos, informações, os principais hotéis de Ituiutaba, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ituiutaba, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1901. A localidade está em uma altitude de 544m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 90.507 habitantes. A área total de Ituiutaba é de 2.595,2km², e sua densidade demográfica é de 34,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ituiutaba-MG é 38300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ituiutaba

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cidade do Pontal do Triângulo Mineiro, Ituiutaba completou 104 anos de emancipação político-administrativa em 16 de setembro de 2005.
Sua história, porém, remete ao início do século XIX.
1820 - dois sertanejos, Joaquim Antonio de
Morais e José da Silva Ramos, chegaram ao local viindo do sul de Minas. Eles expulsaram os índios Caiapós, os verdadeiros donos da terra, após lutas e batalhas e aqui permaneceram.
1830 - O padre Antonio Dias de Gouveia chegou e adquiriu diversas fazendas.
1832 - A primeira capela foi erguida às margens do Córrego Sujo. O primeiro nome do lugar foi Arraial de São José do Tijuco.
1833 - Em 1833 chegou o primeiro capelão, Padre Francisco de Sales Souza Fleury.
1836 - Padre Francisco regressou ao seu Estado de
Goiás.
1839 - foi criada a Freguesia de São José do Tijuco.
1882 - é inaugurado o primeiro sobrado situado na Rua 18, esquina da Av. 9, mandado construir por José Esteves de Andrade. O primeiro morador é Pio Augusto Goulart Brum, importante figura da vida tijucana. Este prédio de  dois andares foi sede da primeira Câmara de Vereadores, Cadeia Pública e Fórum. Infelizmente, hoje não mais existe (foi demolido para construção do campo de esportes do Tiro de Guerra). 
Rua 18, esquina com Av. 9
Atualmente, temos a Cadeia Pública Helena Maria da Conceição em um novo prédio, na Av. Prof. José Vieira de Mendonça, no Bairro Pedreira.
1883 - Chega ao Arraial de São José do tijuco, vindo de Nápoles, o Padre Ângelo Tardio Bruno, para se tornar um grande benfeitor, e com a colaboração de João Gomes Pinheiro, faz o traçado das ruas e constrói as primeiras casas, pontes e plantações.
1886 - Padre  Ângelo patrocina a fundação da primeira Banda de Música. O maestro é Francisco Gonçalves Moreira (Guató), que também doa os primeiros instrumentos musicais.
1890 - No recenseamento de 31 de dezembro, após a Proclamação da República, o Arraial conta com 5.037 habitantes.
1901 - Em 16 de setembro o Governador de Minas, Dr. Salviano de Almeida Brandão, eleva o Arraial de São José do Tijuco à categoria de Vila Platina, através da Lei Estadual nº 319/01, concedendo-lhe a sua emancipação política e administrativa.
A partir de 1902, tivemos vários Agentes Executivos e Prefeitos 1910 - o Padre Ângelo é elevado a Cônego do Cabido Diocesano de Uberaba. O primeiro Grupo Escolar, nomeado Vila Platina, é  instalado em 21 de janeiro. Seu primeiro Diretor é Benedito Chagas Leite. Depois passa a se chamar Grupo Escolar João Pinheiro. São fundadas novas escolas entre 1910 e 1914: Escola São José  de Laurindo de Oliveira e Instituto Propedêutico, com internato e  externato, do Diretor José Inácio de Souza. Estátua de Cônego Ângelo
1914 - chega o primeiro automóvel. O primeiro cinema tem lugar na Av. 11, entre ruas 20 e 22, funcionando num barracão de posse do Dr. Fernando Alexandre Vilela de Andrade.
1915 - o então Governador de Minas Gerais, Delfim Moreira, concorda com a mudança do nome de Vila Platina para Ituiutaba.
1917 -  é oficializada a mudança em 25 de abril. A cidade passa a se chamar ITUIUTABA.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

16 de Setembro

Gentílico

ituiutabano ou tijucano

População

100.171 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade é hoje um pólo regional, atendendo com serviços variados, a região do Pontal do Triângulo Mineiro.

Clima

Quente úmido (segundo a classificação de Koppen), tropical de inverno seco, com estação chuvosa bem definida no período de outubro a abril e um período seco de maio a setembro.

Temperatura Média

31º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Região IV - Triângulo e Alto Paranaíba, especificamente no 
centro-norte do Triângulo Mineiro (Minas Gerais - Brasil).

Limites

Gurinhatã, Ipiaçú, Capinópolis, Canápolis, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Campina Verde e o Estado de Goiás.

Acesso Rodoviário

BR 365 - ligação com São Simão, Santa Vitória, Distrito de Flor de Minas (Gurinhatã), Entroncamento com a BR 153, Monte Alegre de Minas, Uberlândia, Araguari, Patrocínio, Patos de Minas e Montes Claros.
MGT 154 - ligação com Capinópolis, Ipiaçu e Cachoeira Dourada de Minas.
BR 154/364 - ligação com Bastos, Campina Verde e Iturama.

Aéreo

O Aeroporto Tito Teixeira conta uma pista asfaltada de 1800 metros para receber aeronaves de pequeno e médio porte.
Em outubro de 2009, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) homologou a pista de pouso e decolagem para voos diurnos.

Distâncias:

Da Capital:

585 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

19 - É comemorado o dia de São José, o padroeiro da cidade.

 Agosto

15 - dia de N. Sra. da Abadia, considerada a 2ª padroeira da cidade

 Setembro

16 - Dia de São Cornélio

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA

E-mail:

Telefones: (34) 3268-0400 / 0448

Sites: http://www.ituiutaba.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (34) 3261-7633

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ituiutaba

o q eu tenho a dizer de ituiutaba é q é uma cidade maravilhosa,ñ sou de lá mas conheço faz 10 anos q a conheci,e tenho vontade de retornar novamente,é uma cidade encantada,muito bonita,tenho mts saudades de lá e dos parentes meu q moram lá tbm................
Por: josineide zelia dantas

minha cidade natal muito bonita um abraço a todos os ituiutabanos
Por: robson

Sou desta cidade que eu acho maravilhosa, estou em São Paulo 20 anos mais 2 vezes por ano eu estou neste paraiso de Mg. Toda minha familia esta moranda ai. Adilson Souza
Por: Adilson Souza

sou ituiutabana, moro em São Paulo há 30 anos, visito-a sempre que posso, lugar maravilhoso, pessoas bonitas, uai so que cafezinho bom tem lá, que saudades........
Por: IEDA VIANA

eu adoro esta cidade d++++++++ por isso que sou dai
Por: michelle santana

Fui eu, meu marido e minha filhinha numa viagem de negócios para Goiania e na volta tivemos que passar em Ituiutaba, nos hospedamos em um Hotel maravilhoso ,pessoas maravilhosas amáveis ... só voltamos porque temos empresa em São Paulo, mas quem sabe mais pra frente iremos passar mais tempo por lá, quem sabe morarmos naquele pedacinho de paraíso, foi assim que meu marido passou a chamar a linda e pacata cidade de ITUIUTABA. Bjos, eu recomendo visitem. SUELY
Por: Suely Vieira de Almeida

E a cidade maravilhosa... nasci e crsci ai... mas agora estou em maringá/PR.. Saudades...
Por: Gleidiane

nao conheço mas achei uma cidade linda.maravilhosa.tenho um sonho, que seja realizado, morar nesta linda cidade.,
Por: luzineide medeiros de araujo

adoro ituiutaba pq e a cidade q naci.e pq e ua cidade muito bonita. acohledora.e papulasoa. muito cinpatica. poriso senpre q vou au brasil vou a ituiutada,
Por: claudio francisco de oliveira

bom acidade é maravilhosa vale a pena conhecer eu gosto muito dela é bom para descasar
Por: camila aparecida

EU ADORO ESSA CIDADE PORQUE ELA E MARAVILHOSA E MUITO BONITA. TANGARA DA SERRA-MT
Por: VALVIER

moro aqui desde que nasci, e com certeza é a melhor cidade do mundo para se viver, povo alegre povo ordeiro, cidade calma, muito boa para criar nossos filhos no caminho do bem
Por: Dimas

Não só conheço, como nasci e cresci nessa cidade maravilhosa, que é tão simples e aconchegante e que não para de crescer e se desenvolver.Todos os filhos de Ituiutaba têm orgulho de ser tijucanos.
Por: Tamiris

Adoro deizer que sou MINEIRA, principalmente de Ituiutaba. Moro há 34 anos em São Paulo, e tinha projeto de voltar quando me aposentasse, só não o faço por conta do calor que é demais. Morro de saudade daí. Vou aí sempre que posso. Beijos a todos os Ituiutabanos como eu. SAUDADE.........
Por: Bernardeth Arantes

Ituiutaba, eita cidade maravilhosa, que tanto amo e sinto saudades de você. Morei aí aos 10 anos de idade e nasci em Mato Grosso do Sul, depois mudei para Rondônia onde moro até hoje. Tenho 48 anos e sei que nunca te esqueci... vai ficar sempre no meu tum tum...
Por: Tânia

minha cidade de ituiutaba e muito linda e maravilhosa, e a verdadeira cidade maravilhosa, estas fotos ai sao antigas agora ela esta mais linda ainda
Por: rafinha

embora seja paulista, conheço ituiutaba e morei aí por quase tres anos, pois meu marido é mieneiro de ituiutaba, no começo sofri para me acostumar um pouco, mas logo voltei para minha terra natal: Vargem Grande do Sul
Por: luciana barboza de oliveira

Linda e hospitaleira , simplesmente maravilhosa. adorei morar ai, beijos ana
Por: ana eleutério

conheci a cidade de ituiutaba achei muita maravilhosa ser um dia eu tive aportunidade de trabalho eu ia morava na cidade eu mecho com reprografia
Por: roner wilson paixao

uma maravilha de cidade gostei muito quero volta mais veze ser deus quize voltare um dia para mora
Por: roner wilson paixao

oooooooooo lugar bao d+ ituiutaba eu to norrendo de saudades da minha cidade linda que eu AMO de almae e coraçao.
Por: kamyllinha

Nasci e fui criada nessa cidade linda, depois que me casei há cinco anos deixei de morar ai, mais é uma cidade linda, dos sonhos, que eu amo demais, clima bom, pessoas adoráveis....sempre olho as fotos e me mostro para todos que conheço, falo sempre bem de lá, e sempre meu sorriso se abre qdo vejo qualquer noticias de lá......adoroooo
Por: Renata Costa

Como posso falar de Ituitaba,nasci em Ituiutaba no dia 7 de Setembro de 1957,mudei para Limeira,são paulo em 1977,desde então fui poucas vezes ai,mais gosto da cidade tenho muitos parentes ai,estou indo passear ai em janeiro,pois trabralho,em comunicaão á 20 anos por esse motivo não tenho muito tempo de visitar minha cidade natal e meus parentes,se for posssivel enviar noticias da cidade por e-mail acomponho o time da cidade por internet,parabens a dotos pelo o acesso para sere B do brasileiro desde fico muito grato pela atenção
Por: Francisco Gomes De Araujo

morei em quase toda minha juventude ai,hoje vivo em italia mas meu coraçao floresce quando vou ai visitar meus parentes me da tanta serenidade esta sidade
Por: Edinha

Estive em Ituiutaba, passei apenas dez dias, mas amei a cidade, pareceu-me bem tranquila e acolhedora de muita paz. Pretendo voltar....
Por: Luciaria sampaio

ola populaçãõ de itba vcs sao de mais o clima da cidade e otima as pessoas sao maravilhosas em geral o centro da cidade e tudo de bom as lojas tem de tudo que se imagina vai de calçados a cabelos ... bejos e abraços de min leonardo
Por: leonardo alves

Cidade maravilhosa, vale a pena conhecer, povo de uma afetividade incondicional. Amo essa cidade onde nasci e vivi por muitos anos. Trabalhei com educadora e sou grata pela hospitalidade enquanto aí residi. Seu crescimento é visível e suas riquezas torna-a bastante acolhedora para quem se dedica ao trabalho e progresso da cidade que é linda!
Por: Maria Vitória de Sousa Felix

Nasci e passei minha infância e juventude ai . Essa cidade é td de bom . Estou esperando só me aposentar e pretendo viver ai até o fim dos meus dias . Abraços a todos Ituiutabanos !
Por: Maria das Dores Oliveira

Nasci e passei minha infância e juventude ai . Essa cidade é td de bom . Estou esperando só me aposentar e pretendo viver ai até o fim dos meus dias . Abraços a todos Ituiutabanos !
Por: Maria das Dores Oliveira

gostei muito linda amei um abraço para todos da cidade
Por: vandico jose pereira

Não conheço a cidade más tenho muito interesse em conhecer, em breve.
Por: ana cleide o. guedes

morei em ituiutaba 6 anos.a serviço voltei pra minha cidade ribeirao preto faz 3 meses mas vou dizer foram os 6 anos mais feliz da minha vida e da minha familia .sinto muita falta da cidade e um lugar muito bom pra se morar e criar os filhos.mas valeu...
Por: michelle de souza deleigo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ituiutaba
Fundação:
1901
Altitude:
544m
População:
90.507 habitantes
Área:
2.595,2km²
Densidade Demográfica:
34,87hab/km²
CEP:
38300-000

Envie seu comentário sobre Ituiutaba

banner