Itaverava

Itaverava-MG
banner

Bem-vindo a Itaverava!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Itaverava e muitas outras opções de hospedagem na cidade Itaverava. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Itaverava.

A cidade de Itaverava, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 792m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.761 habitantes. A área total de Itaverava é de 283,6km², e sua densidade demográfica é de 23,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itaverava-MG é 36440-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itaverava

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O descobrimento de Itaverava (Etim:. Pedra brilhante) verificou-se no século XVII, sendo o primeiro arraial aurífero das Minas. Existe a referência de uma expedição, em 1694, de Manoel de Camargos.
A Matriz data do ano de 1726.
Em 16 de janeiro de 1752, por alvará, a paróquia foi colada.
Em 1768 a Matriz achava-se em ruínas, o Padre Manuel Ribeiro Taboada junto com os oficiais da Irmandade do Santíssimo Sacramento requerem à Real Mesa da Consciência e Ordens, um suprimento régio para a reconstrução. Depois de percorrer os canais competentes, com pareceres vários, foi a planta posta em praça, pela segunda vez, em 1788, e arrematada pelo mestre de ofício. João Antunes de Carvalho.
Em 30 de dezembro de 1962, é criado o município, desmembrado do município de Conselheiro Lafaiete. 

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

Gentílico

itaveravense

População

5.798 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Itavera é um município, onde sua área urbanizada é rodeada por cadeias de montanhas, a parte rural da cidade é voltada para a agricultura comercial e de subsistência, muitos pinheiros foram plantados pela grande rentabilidade proporcionada pelo mesmo ao ser revendido.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Conselheiro Lafaiete, Catas Altas da Noruega, Lamim, Ouro Branco, Ouro Preto e Santana dos Montes

Acesso Rodoviário

BR 482  

Distâncias:

Da Capital:

121 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Antiga Usina Hidrelétrica 

Descrição: De Itaverava a Conselheiro Lafaiete. Aproximadamente no km 05, entrar à direita até alcançar a usina. Rodeada por mata nativa, a usina encontra-se desativada.

Cachoeira Água Limpa 

Descrição: Partindo de Itaverava seguir sentido Lamim pela antiga estrada. Chegando à Localidade da Barra seguir pela estrada de terra até a cachoeira. Pequenas quedas dágua formando piscinas naturais. Rodeada por mata nativa, é utilizada para pescaria e motociclismo.

Cachoeira da Usina 

Descrição: Cachoeira Artificial criada pela barragem da Usina. Com mata ao redor.

Casarão do Padre Taborda 

Descrição: Tombado pelo patrimônio federal (IPHAN), está atualmente em péssimo estado. Casarão assobradado, com sacadas e pinturas internas originais. Escadaria original ladeada por pinturas. Construção arquitetônica em estilo colonial mineiro.

Caverna da Localidade do Campinho 

Descrição: Partindo de Itaverava no sentido Lafaiete, dobrar à direita após o posto de gasolina seguindo em direção a Campinho. Rodeada por mata nativa, não é muito profunda.

Caverna da propriedade do Sind. Trab. Rurais 

Descrição: Localizada no centro do município, em frente à praça do Coreto Municipal. De pouca profundidade.

E.E. Conselheiro Antão 

Descrição: Biblioteca escolar, com bibliografia didática e literária, bem como periódicos e jornais.

Guarará 

Descrição: Partindo de Itaverava sentido Lamim pela antiga estrada. Chegando na Localidade de Macucu, seguir a estrada de terra até a cachoeira. Pequenas quedas dágua formando piscinas naturais. Rodeada por mata nativa.

Itaqui Baixo 

Descrição: Partindo de Itaverava sentido Catas Altas da Noruega, aproximadamente no km 03 dobrar à direita e seguir a estrada até a cachoeira. Pequenas quedas dágua formando piscinas naturais, rodeada por mata nativa.

Matriz de Santo Antônio 

Descrição: Situada no centro do município. Possui duas torres laterais e escadaria frontal. Seu interior é composto por um altar-mor revestido em ouro. Possui também pintura no teto do mestre Athayde. A Igreja é tombada pelo IPHAN  

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAVERAVA

E-mail:

Telefones: (31) 3757-1170 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3757-1110 / 1141

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itaverava

eu como morador da Cidade De Itaverava-MG achei muito pouco a divulgação de meu municipio inclusive na área histórica eu tenho praticamente certeza que tenho muito mais história de minhas cidade guardado em meu arquivo inclusive acerro que não voi divulgado
Por: Luciano Gonçalves Guedes

Sou Itaveravense com muito orgulho. Fiquei feliz ao ver o nome de Itavreva no Portal, mas Itaverava é uma cidade histórica com 315 anos de existência, onde se encontra um acervo histórico com várias obras do "Mestre Ataíde". Vale a pena admirá-las! (Precisando de restauração... )Que o sentimento de amor à nossa terra, brote em todos os itaveravenses e naqueles que a conhecerem!!!!!!
Por: Salete Reis Carvalho Giacomini

gostaria de ver mais sobre itaverava sou itaveravense ausente e quero ver itaverava em imagem grande obrigado raimundo coelho
Por: raimundo patricio de carvalho

eu ja vizitei a cidade e achei ela uma gracinha pois e um lugar pequeno e cheio de arvore por o ar da ir se torna muito agradavel adorei a cidade pois tenho varios amigos que mora air
Por: mara

Itaverava é a minha terra e terra de Marilia de Dirceu. Povo de corage,raça e disciplina. Itaverava,Itaverav és meu berço minha terra bem amada.
Por: da Silva

Itaverava é uma ótima cidade tanto para passear quanto para morar,eu não nasci em itaverava mas eu gosto muito de lá,eu vou p/ itaverava quase todo sábado e domingo eu gosto muito de lá,meus pais nasceram e viveram lá mas ha algum tempo eles moram aqui em lafaiete mas eles vão lá sempre.SÓ VISITANDO P/ CONHECER AS MARAVILHAS DE ITAVERAVA!!!!!!!!!!!!
Por: ivo

Nasci em Itaverava, onde iniciei meus estudos. Trabalhei na roça com meus pais enfrentado muitas dificuldades. vindo para Belo horizonte, continuei meus estudos durante minhas horas vagas do swerviço. Me formei em Direito pela UFMG e sou Delegado de Polícia desde 1985. Trabalhei em Acaiaca, Mariana, Diamantina e me aposentei em Lagoa Santa. Agradeço as minhas primeiras professoras, ao inspetor, José de Ávila Barros e ao Padre Acrísio de Assis Reis o incentivo que recebi para continuar em busca de melhores horizontes. Obrigado Itaverava. José Bonifácio da Rocha.
Por: José Bonifácio da Rocha.

vou vizita esta semana,espero gosta ,pois busco um lugar gostoso...
Por: tereza

minha mae nasceu em itaverava desde de criança vou em itaverava por isso aprendi a amar esta cidade linda
Por: wallison ricardo ferreira

gostei muito de itaverava.prova e que comprei um sitio na divisa de catas da noruega com itavera,chamado buraci fundo
Por: marta carvalho dos reis arcanjo

ADOREI VISITAR ESSA BELISSIMA CIDADE ESPERO PASSAR FERIAS ALGUNS DIAS!!!APESAR DE PASSAR TRES DIAS AI ADOREI SIM BEIJÃO PARA TODA A GALERA DE ITAVERAVA ADICIONEM NO ORKUT BEIJOS!!!
Por: junio aparecido oliveira paula

gosto muitissimo de itaverava.nao falto de jeito nenhum a festa dos itaveravenses ausentes.prova disso e que comprei uma fazenda nas imedia;oesi
Por: marta dos reis carvalho

Em Itaverava é muito interessante conhecer a Igeija de Sto. Antônio ; No estão pinturas do meste barroco Atáide; ao lado da Igreija fica também a casa do Padre Taborda em processo de recuperação. O filho mais ilustre de Itaverava foi o Conselheiro do Império, Joaquim Antão Fernades Leão, Conselheiro Antão, ocupou cargos importantes como Fazenda Pública, Ministro da Marinha, Presidnte da Provincia da Bahia , do Rio Grande do Sul entre outros.
Por: João Evangelista Leão

Sou Ir.Edmundo Inácio Pina, Marista, residente em Dourados-MS, Diretor Institucional do Centro Social Marista de Dourados. Nasci em Itaverava, filho de João Pina e Euflozina Euzébia de Jessus. Adoro Itaverava porque nasci lá, recebi minha primeira formação religiosa e humana pelos meus pais, já falecidos.
Por: Ir.Edmundo Inácio Pina

Sou Marista de coração, educador assíduo, residente à Rua Haiti, 230, Dourados, Mato Grosso do Sul, diretor Institucional do Centro Social Marista de Dourados, sou grato a meus pais que me deram a oportunidade para escolher minha vocação e a todos os iteveravenses que acreditaram que poderia fazer algo em favor de todos os jovens e crianças que vivem à margem da sociedade, fruto do orgulho e ganância de um pequeno grupo que detem o poder. Sou itaverqavense, terra de Marília de Dirceu, esposa de Manoel Antônio Gonzaga,terra onde surgiu a primeira fábrica de moedas falças, terra do alambique e terra onde nasceu a cultura mineira. Como apreciador da cultura mineira, educador por convicção, meu grande desejo é contemplar os brilhos da pintura de Manoel da Costa Athaide na Igreja Matriz de Santo Antônio e o casarão do Padre Taborda. Creio que as autoridades competentes irão valorizar nossa cultura, nossa gente e o nosso jeito de agir, pensar e refletir. Concluindo, tenho esperança de poder ver com meus próprios olhos a restauração do casarão do Padre Taborda e da Igreja Matriz de Santo Antônio. Gostaria de sugerir que o casarão do Padre Taborda fosse utilizado como Museu do Município de Itaverava. Que Deus seja louvado Irmão Edmundo Inácio Pina- FMS.
Por: Edmundo Inácio Pina

Itaverava é a melhor cidade pra si morra, adoro tudo aqui, a cultura as pessoas, tudo mesmo, num tenho o que fala da minha cidade que eu amo tanto. As peesoas de outras cidades podem ate falar que aqui é rui mais aqui é uma cidade tranquila, com peesoas pessoas tranquilas, i tal. Por: Karina Leão 12 de setembro de 2010 21:08
Por: Kariina Leãoo

Estive sim em Itaverava e fiquei impressionada com a riqueza da igreja de Santo Antonio.O teto maravilhoso, aquelas pinturas lindíssimas.Oxalá a populacão tenha o devido respeito e saiba preservar tanta riqueza. Vou me casar com um filho desta terra, pessoa da mais alta qualidade de quem esta cidade pode se orgulhar. Abraços. Terezinha.
Por: terezinha rodrigues das neves

sou itaveravense de coração por todos meus antepaçados ser de lá,da cidade de itaverava até divisa de catas altas, são quase todos meus parentes,primos;principalmente na região de ITAQUI BAIXO, hoje moro em cons. lafaiete, todos finais de semana estou lá com meus parentes e amigos familia barbosa e roque, principalmente. ABRAÇO A TODOS MEUS CONTERRANIOS, que esta por este BRASIL a fora gostaria de encontrar todos.........
Por: geraldo dos reis

Cidade que eu tanto amo! Povo acolhedor... Quando possivel colquem fotos das festas, simplismente AMOOOOOOOOOOO! Saudadessssssssssssssssss!!!!!!!
Por: Isaura

Pela 2ªvez estou vistando este site; gostaria de falar mais sobre Itaverava...Lugar onde passei minha infância e parte de minha juventude! Vi um "Foder" distribuido nos festejos de Sto. Antônio/2010, que adorei, gostaria que ele fosse mais divulgado,mas com a bibliografia para que os itaveravences enriqueçam seus conhecimentos sobre a nossa querida ITAVERAVA!
Por: Salete Reis Carvalho Giacomini

Agradeço a Deus por ter me criado nesta cidade. Ali aprendi que nada resiste ao trabalho. Todos obstáculos que encontro penso logo no lugar onde nasci e me criei, das pessoas que sempre me confiaram e daquelas que nunca acreditavam.
Por: Emerson Carvalho Leão

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaverava
Fundação:
1962
Altitude:
792m
População:
6.761 habitantes
Área:
283,6km²
Densidade Demográfica:
23,84hab/km²
CEP:
36440-000

Envie seu comentário sobre Itaverava