Itamogi

Itamogi-MG
banner

Bem-vindo a Itamogi!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Itamogi, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Itamogi. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Itamogi para programar a sua viagem.

A cidade de Itamogi, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 1.017m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.146 habitantes. A área total de Itamogi é de 237,1km², e sua densidade demográfica é de 42,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itamogi-MG é 37955-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itamogi

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O desbravamento do território onde hoje se encontra o município de Itamogi foi feito por Antônio Gonçalves da Costa - o Gronga. Tendo se fixado na região com seus filhos e grande quantidade de escravos, Antônio Gonçalves iniciou as primeiras construções e a exploração das lavouras de café e cereais. Com o desenvolvimento do lugar, outras famílias foram chegando e formando, em 1882, o distrito de Posses. Arari - rio das pedras - nova denominação do local, foi elevado a município em 1923, desmembrado de Monte Santo. E vinte anos depois, passou a se chamar Itamogi. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

24 de Junho

Gentílico

itamogiense

População

10.349 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Um clima quente para se divertir. Se você quer muito lazer, venha para cá!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

20,6° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul de Minas 

Limites

São Sebastião do Paraíso
Monte Santo de Minas. 

Acesso Rodoviário

BR-265, BR-491 

Distâncias:

Da Capital:

434 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos.

Estação Ferroviária

Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1913-1971)
Fepasa (1971- c.1990)
ITAMOGI (antiga POSSES e ARARY)
Município de Itamogi, MG
Ramal de Passos - km 68,708 (1938)   MG-1701
Inauguração: 15.08.1913
Uso atual: museu histórico    sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em 1976, o tráfego de passageiros foi eliminado, sobrando os cargueiros, que, com o tempo, passaram a atender somente ao carregamento de cimento da fábrica de Itaú de Minas, e vindo não por Guaxupé, mas por São Sebastião do Paraíso, ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas. Com isso, o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi abandonado, e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho entre Paraíso e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos, mas as cargas de cimento deixaram de circular já há anos e o abandono da linha é total. O trecho final até Passos teve também os trilhos retirados. 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itamogi foi inaugurada em 1913 com o nome de Posses; em 1924, o nome foi alterado para Arary, e, em 1944, por determinação do CNG, teve o nome novamente mudado para Itamogi. Foi ponta de linha durante cera de um ano. Que linha? Na época, era o Prolongamento da linha de Monte Bello a Santa Rita de Cássia. Explicando melhor: a linha, a concessão comprada da Sul Mineira, iria de Tuiuti - hoje Juréia, e que realmente ficava em Monte Belo, e ali se encontrava com a linha da Sul Mineira - até Santa Rita de Cássia, local que jamais chegou: parou antes, em São Sebastião do Paraíso. O prédio da estação ficou por anos em mau estado, com vidros quebrados e toda pichada, servindo de moradia para um ex-funcionário da companhia e sua família, e também como depósito da prefeitura. Do lado de fora ouvem-se os pombos que, servindo-se do aparente abandono, fizeram seus ninhos nos cômodos que servem como depósito (Rossana Romualdo, 07/2001). Em 2003, a Prefeitura entregou a estação reformada, transformada no Museu Histórico Municipal Júlia Venâncio Guimarães. A única coisa estranha foi a colocação, ao lado da plataforma, do marco da Estrada Presidente Dutra (terra), de 1950, que liga Monte Santo a Itamogi (antiga MG 147, se não me engano). O marco se encontrava na divisa dos municípios e foi removido de lá há cerca de um ano e meio.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMOGI

E-mail:

Telefones: (35) 3534-1818

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3534-1214

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

 www.estacoesferroviarias.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itamogi

Essa é a cidade em que minha mãe viveu durante sua infãncia gostaria de ver fotos da mesma seria possivel adicioná-las?
Por: marlene

Vocês poderiam colocar mais coisas,como restaurantes, hotéis e pousadas...
Por: Taís

moro em campinas mas minha familhia e toda de la sempre que posso vou pra gosto muito dessa cidade ate mais
Por: maicon acacio de oliveira

Sou suspeita pra falar dessa cidade,pois moro em Itamogi á 25 anos,apesar de pequena é uma cidade maravilhosa e com muito recursos.A tradicional congada é a atração principal da nossa cidade aqui tudo é maravilhoso..............se vc não conhece venha nos visitar e com certeza vai querer voltar sempre.........abraços.
Por: Josy Duarte

Meu nome e Cirene,nasci nesta cidade sai dai p/ Sao Paulo eu tinha 12 anos de idade, no dia 10 de outubro faço 60 anos e pretendo passar meu aniversario ai nesta cidade, minha familia e´ muito conhecida. sou da familia Leonel Dias espero que alguem conheça.Tenho muita saudade desta cidade,atualmente moro em Betim/MG
Por: Cirene de Oliveira Luz

Só tenho uma coisa a dizer : " Aqui é o melhor lugar para se viver, amo você ITAMOGI !!!!!!!!!!!!
Por: Valéria Macedo Augusto

Adoro Itamogi! Sempre que tenho oportunidade faço questão de visitar a cidade.
Por: Patrícia

Bom pessoal,morei em Itamogi até os meus 23 anos de idade,só tenho que dizer que este é o melhor lugar do mundo. Não importa se não tem nada pra fazer ai mais na minha opinião é o melhor mesmo. Abraços a todos os Itamogienses e felicidades.
Por: Wanderson Guedes

Itamogi é uma cidade do interior die Minas , muito bom morar aqui, cidade calma,e tem muita gente boa .Venham conhecer itamogi
Por: julio

Itamogi é uma cidade do interior die Minas , muito bom morar aqui, cidade calma,e tem muita gente boa .Venham conhecer itamogi
Por: julio

Ita...é uma cidade mara....!!! Quem nao conhece deve conhecer.... um lugar tranquilo....aconchegante....muitas festas....!!!!! espero vcsss!!!! abraçosss
Por: Diana Medeiros

aaooow itamogi bao de mais!!!! ammoo essa cidade!!!! venham conhece_la.... abraçoss!!!!
Por: Andrea Vitalino

ja estive nessa cidade meu sogro e minha sogra moravam ai, eu acho a cidade muito bacana, faz muito tempo, que estive por ai abraços a todos.
Por: daniel bezerra dos santos

Adorei a cidade, quando visitava a familia Marques sempre que saia da fazenda escolhia para passeio em itamogi devido cidada muito linda e tão tranquila! Pretendo um dia sair de são Paulo e morar nesta cidade!
Por: nivaldo

eu amo essa cidadisinha ela e a melhor de todas as outras cidades, grade ou pequeno itamogi e a cidade melhor de todas ITAMOGI e 1.000. RECADO DE RAFAEL AUGUSTO VOLPI SILVA, TENHO 10 ANOS UM BEIJO GRANDE PARA ITAMOGIIIIIII.
Por: rafael augusto volpi silva

moro em loanda pr. perto de maringa pr. nasci em itamogi m.g. somos da familia souza naves sai dai tinha oito aninhos de idade muita saudade desta cidade que e um povo muito hospitaleiro e um lugar de lindas paisagens. aultima vez que fui ai foi em 1979 ok.
Por: luiz

O que existe de melhor é a harmonia e paz que existe dentro de cada itamogiense. Tenho o maior orgulho de te-la como minha cidade natal. È o melhor cantinho mineiro que existe, quem visita-la com certea não a esquecerá pois ela é inesquecível é muito difícilnão amá-la.
Por: Goreti

adoro ITAMOGI gostaria muito de poder ir morar nessa cidade que ja conheço a 30 anos , ate tenho terrenos , mas pela mudança de vida por causa dos netos , estou ate vendendo os mesmos mas com muita dor no coraçao AMO MUITO ITAMOGI
Por: lucia helena

É uma cidade pequena e em datas religiosas mantém tradições com Congada e Folia de Reis. Adoroooooooo
Por: Rita De Cássia Alves

Tenho parentes nesta cidade! Gostei muito da hospitalidade!
Por: Romildo jose Pereira

AMO ESSE LUGAR ONDE PASSEI PRATICAMENTE 14 ANOS DE MINHA VIDA;CIDADEZINHA QUALQUER POREM MARAVILHOSA AMOOOOOOO ITAMOGI VALE A PENA CONHECER!
Por: Raquel Miguel

Sim,eu conhesso itamogi eu moro aqui em itamogi é muito legal pois ,eu moro aqui deis de pequeno eu meu pai,minha mae,minha irma ,minha cachora ......Nunca nos mudamos deste luga maravilhoso nunca quero me mudar da qui pos sou o cabessa e todo mundo da qui me conhesse se podesse nunca mas nunca ia me muda da qui.Eu acho que aqui e´ melhor do que uma cidade grande sabe por que eu nunca vou fica preso dentro de casa .....Am e tambem cidade grande e´ uma DESGRASSA.
Por: rafael

EU AMO ITAMOGI! Nasci e me criei aqui e aqui quero morrer! cidade abençoada por Deus e bonita por natureza!!! Obrigada a Deus pelo benficio deste céu que Ele nos dá todos os dias!
Por: Lucia Cardeal

lugar abençoado por Deus,nasci e me criei aqui e amo esta cidade .Se voce procura paz e felicidade para sua vida venha para Itamogi!!!
Por: sisadeoiveira

conheci a festa de congo no mes de dezembro achei muito bacana interessante mesmo. diva
Por: diva

ola itamogienze con estan los pueblo de esta localidad, linda fiestas que tiene en el final del año és mui hermosa, cuando menino yo vivia por ai, un abrason a mi hermano luis paraguayo, un gran amigo mio desta tiempo de escuela chao, quedan con DIOS, cuando for el momiento ire pasar unas tiemporada neste lindo lugar.
Por: juan

Gostei muito da foto do meu Grupo Escolar Minas Gerais agora Escola Estadual José Soares de Souza Araujo, onde aprendi minhas primeiras letras com Da, Iracema Souto e depois com Da. Cleofe Guerra e Da.Aracy .saudosas professoras. Já se vão 75 anos! Mas a gente nunca esquece.
Por: ERNANE OSCAR DE MORAES FALLEIROS

eu amo essa cidade todas as outras sao muito boas, mas ITAMOGI e a melhor tenho 1000 palavras pra dizer mas nao vou dizer tenho 11 anos um beijao itamogiiiii!!!!!!!!!
Por: Rafael Augusto Volpi Silva

Adoro Itamogi, faz 15 anos que moro nesta cidadezinha, toda minha família, Leonel e Cardeal vive nesta cidade, sou itamogiense e com orgulho!!
Por: Naira Leonel

moro campinas,natural de ITAMOGI meus parentes moran em ITAMOGI adorei a divulgação da cidade logo vou visitar esta maravilha que e minha cidade vou divulgar sim pois e lindo td isso.
Por: Maria Jose Andrade

Faz muito tempo que não vou à cidade, mas ao passar de Ônibus posso constatar que a mesma cresceu,mas só velo de longe, não podendo expressar outra opnião.
Por: [email protected]

ITAMOGI, é o berço da paz e do amor; da fraternidade ...do coração valente, das pessoas que vivem aqui com a gente! É o melhor lugar do mundo! EU AMO ITAMOGI!
Por: Lucinha Santanelli

Parabéns pela iniciativa, ver nossas origens e muito bom postem mais fotos se possível das primeiras gerações de iTAMOGI e qual história do munícipio . att.maria Jose S.Beccari
Por: maria jose soares beccari

ITAMOGI é a melhor cidade do mundo para se viver, uma cidade calma, acolhedora, e ao mesmo tempo, festiva, alegre durante os vários períodos de comemorações.
Por: dione francisco do carmo

eu conheco itamogi faz mto tempo e tenho primos q moram ai...beijos e abraco
Por: Karla id

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itamogi
Fundação:
1923
Altitude:
1.017m
População:
10.146 habitantes
Área:
237,1km²
Densidade Demográfica:
42,79hab/km²
CEP:
37955-000

Envie seu comentário sobre Itamogi