Itaguara

Itaguara-MG
banner

Bem-vindo a Itaguara!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Itaguara, informações atualizadas sobre a cidade Itaguara, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Itaguara.

A cidade de Itaguara, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 839m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.559 habitantes. A área total de Itaguara é de 411,9km², e sua densidade demográfica é de 28,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itaguara-MG é 35514-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itaguara

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antes da chegada do bandeirante Lourenço Castanho Tanques, em 1675, alí viviam os índios cataguás, dominados, depois da luta brutal e sanguinária, pelo invasor branco, no lugar chamado Conquista. Os primeiros habitantes da região foram os índios Cataguases. Em 1675, Lourenço Castanho Taques, seguindo os mesmos caminhos de Fernão Dias, infligiu-lhes violenta derrota. O local do ataque passou a denominar-se Conquista. Segundo Diogo de Vasconcelos, este foi um dos primeiros arraiais de Minas. Em 1796, chegaram o Leandro Gomes Rodrigues e sua mulher, Catarina Josefa do Sacramento. Em 1813, o casal doou o patrimônio para a construção de uma capelinha em honra de Santa Rita, que foi erguida por iniciativa de José Rodrigues Marins. Ao ser criado o município de Itaúna, em 1901, o distrito de Conquista foi anexado a ele. Em 1923, a denominação do distrito foi mudada para Itaguara, que, em 1943, foi elevado a município. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

Gentílico

itaguarense

População

12.371 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Agropecuária, agroindústria, fundição de ferro-gusa e extração de argila para a fabricação de utensilhos de cerâmica e tijolos são os componentes básicos da economia do município, no Campo das Vertentes, a 85 quilômetros de Belo Horizonte, e um dos primeiros arraiais de Minas.

Clima 

 

Temperatura Média

21,8° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central Mineira 

Limites

Itatiaiuçu
Carmo do Cajuru
Cláudio
Carmópolis de Minas
Piracema
Crucilândia
Rio Manso 

Acesso Rodoviário

BR-381, MG-260, MG-040

Distâncias:

Da Capital:

120 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAGUARA

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3384-1232

Sites: http://www.itaguara.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (37) 3384-1124

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Itaguara

meus pais e meus avos residem,eu adoro passar finais de semana,pois e um lugar tranquilo:obs,acho que tem melhora a entrada perto do rio tem muito mato ,e uma boa visao e o cartao de visita diz tudo..obrigada
Por: selma

gosto muito de itaguara,o meu amor veio de la,tenho prazer em cantar o salmo quando participo das missas no domingo pela manha,o que tem de melhor nesta cidade é ainda a paz, aos moradores deste local, desejo que enriqueçam o grupos carismáticos da nossa igreja catolica para que assim o espirito santo continue agindo pela paz,e ao paroco desta cidade saude e paz bjos bhtemg.
Por: carmen lucia

o meu prazer é viver em itaguara.lugar de prazer e paz. desejo aos moradores deste lugar quepreservem a natureza, deixem que nossos netos curtam este lugar, linda praça onde ja namorei muito, mas a minha belorizontina me fez sair deste lugar.graças a Deus levo a esperança de um dia poder voltar com ela é claro, pois sem ela não vou ficar.bjos
Por: gerado nicodemo

NA CIDADE O QUE TEM DE MELHOR , É O CARNAVAL.É DIVERTIDO E TEM MUITA PAZ ,AS PESSOAS SÃO ACOLHEDORAS ECARISMATICAS.SOU DE ITAÚNA MAS AMO ITAGUARA!
Por: ROSINHA

itaguara logo estarei morando aí es muita linda um abração
Por: daisson goulart

não conheço mas ouço falar muito bem da cidade de itaguara
Por: daisson goulart

hoje morro em nova serrana mas,fui criado em itaguara.minha familia morra la,e os meus melhores amigos também.sempre que posso vou la pra rever a familia os amigos.passar uma tarde no engenho velho esperando o por do sol se refrescando na cachoeira.so mesmo em itaguara ...!
Por: paulo cezar lara

adoro itaguara, conheci esta cidade atraves de uma pessoa muito especial para mim, passei ai momentos inesqueciveis de minha vida nesta cidade linda e aconchegante.adorooooooooooooo sou de nova lima mas sempre que posso volta a itaquara para relembrar esses momentos maravilhosos de minha vida. eu recomendo, ITAGUARA NO CORAÇÃO PARA SEMPRE. ANA NERI/[email protected]
Por: ana neri bernardes

NUNCA FUI NA CIDADE MAS DIZEM QUE É MUITO BOA DE SE MORAR PELA TRANQUILIDADE
Por: DAISSOM MATTOS

ANTONIO ALBERTO NASCI EM ITAGUARA , ATUALMENTE MORO EM BETIM , JAMAIS ESQUECEREI MINHA CIDADE ,ABENÇOADA POR DEUS , E BONITA POR NATUREZA !
Por: ANTONO ALBERTO

É UMA CIDADE SINPLES E ACOLHEDORA, TEM MUITA GENTE BOA E BELAS GAROTAS, MOREI LÁ POR 4 ANOS E MEIO, NA DUPLICAÇÃO DA BR-381. TENHO MUITAS SAUDADES E EI DE VOLTAR LÁ UM DIA!
Por: Ricardo Mauro Torres

Sou itaguarense de corpo e alma nasci nessa cidade linda onde o brilho do sol se confunde com o verde das árvores e as águas ganham vida nas muitas cachoeiras. Atualmente resido em BH, mas não deixo jamais de visitar essa cidade que amo . Itaguara. Se vc não conhece vale a pena conhecer, pois é terra de gente feliz e hospitaleira... Assim eu defino Itaguara... um itaguarense de coração...
Por: Helimar Silveira

Aprendí a gostar de Itaguara desde crianca e devido, em muito, à hospitalidade do seu povo.Há trinta anos não retorno até alí e devido, principalmente, eu ter me mudado para bem longe.Aos meus amigos da época, décadas de 70 e 80, deixo o meu abraco: os irmaos Ademir. José, Euceni, Laurinha, Euclecia, Elci..! Saudades, também, da Fazenda do Facão, do Silvério, da Cleusa e Vó Zi. Quem sabe, um dia, eu reorne a essas paragens e visite o local onde descansa a minha Babai.
Por: Gustavo Hoffay

É uma cidade muita bonita,limpa, cheia de gente bonita. É um lugar acolhedor e de ambiente muito tranquilo. Nesta cidade tem uma praça maravilhosa e uma igreja de arquitetura invejável.Vale a pena conhecer, mas melhor mesmo é viver nessa formosa Itaguara!!!!!!!!!
Por: wania

amo essa cidade!passei minha infancia e adolecencia toda ai.namorei muito na praça da matriz.so tenho recordaçoes boas.sempre que posso to indo matar a saudade.recomendo itaguara pra todos!!
Por: regina

Conheço Itaguara pelos seus carnavais e pelos seus reveilons, povo simples e acolhedor, essa praça não tem igual, creio que são várias as histórias, ali vividas e aqui partilhadas, os namoros, os romances, os desfechos... a religiosodade e a festa profana... Itaguara é um pouco de tudo e muito de bom... assim que der volto pra rever os amigos, tomar uma boa pinga e contar uma boa prosa! vivemos de encontros e desencontros
Por: rodrigo

itaguara!! cadade linda com cachoeiras deslumbrantes=) é um lugar super tranquilo, ideal para levar a família!!! vale a pena conhecer... abraços à aquele povo receptivo e hospitaleiro!!!!
Por: joana machado

Nasci em Bonfim, mas fui criada em Itaguara. Me considero Itaguarense de coração, corpo e alma. tenho um carinho muito grande pela cidade pois, vivi dias maravilhosos na minha infância. O que sou hoje agradeço os maravilhosos professores que tive durante minha trajetória estudantil. Saudades... saudades... de tudo. Deus abençoou esta cidade colocando pessoas maravilhosas.. no coração da cidade... Itaguara cidade abençoada... Até logo, estaei aí mais tarde..... .....
Por: gilda maria e silva

Amo essa cidade! Não me canso de elogiar, como é bom ter gente receptiva sempre a me esperar! Boas festas, boas cachoeiras TUDO DE BOM!
Por: Franciele Silveira

Amo minha cidade natal, tenho muita saudade de amigos e familia que moram em Itaguara, um bom lugar para divertir e passar férias,festas,as roças,cachoeiras por onde andei!etc tem um pouquinho de tudo!Abraços á todos de Itaguara(lugar abençoado), que DEUS esteja com vocês!!!
Por: Marta Costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaguara
Fundação:
1943
Altitude:
839m
População:
11.559 habitantes
Área:
411,9km²
Densidade Demográfica:
28,06hab/km²
CEP:
35514-000

Envie seu comentário sobre Itaguara

banner