Ibiracatu

Ibiracatu-MG
banner

Bem-vindo a Ibiracatu!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Ibiracatu, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Ibiracatu, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 750m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.748 habitantes. A área total de Ibiracatu é de 360,5km², e sua densidade demográfica é de 15,94hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibiracatu-MG é 39455-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibiracatu

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O seu nome, quando ainda era distrito de Varzelândia, era Gameleira. Era um distrito muito adepto a festas. Por isso, os rapazes solteiros e também os casados costumavam ir a Gameleira se divertir. Um padre português, quando foi visitar o distrito, viu a gameleira que havia dado o nome ao município. Vendo-a imensa e verde, disse o nome dela em tupi, Ibira catu, ou "Árvore frondosa". O nome pegou, porque os homens casados, para não revelar às suas esposas que iriam na Gameleira, que já tinha fama pelas festas, quando as esposas os perguntavam aonde iam, respondiam: " —Vou para Ibiracatu!"

Significado do Nome

"Ibiracatu" é um termo tupi que significa "árvore boa", através da junção dos termos ybirá ("árvore") e katu ("bom").

Aniversário da Cidade

 

Gentílico

 

População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Ibiracatu, uma cidade histórica, uma vida calma. Venha conhecer e sentir o verdadeiro sentimento mineiro em suas comidas e no seu cotidiano.

Clima 

Semi-árido 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas 

Limites

Pedras de Maria da Cruz
Lontra
São João da Ponte
Varzelândia 

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-135, MG-202, MG-403 

Distâncias

23,6 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Praça José Fagundes

Localizada no Centro da cidade.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRACATU

E-mail:

Telefones: (38)  3625-7153

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 9165-8949

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ibiracatu

Eu conhço Ibiracatu, é uma pequena cidade do norte de minas gerais, terra de um povo muitos Hospitaleiro, famosa pela sua maravilhosa festa da linguiça, no inicio do mes de agosto, com uma praça linda e uma cachoeira repleta de paisagens lindas e águas cristalinas a cidade atrai muitos turistas todo ano. Conheça Ibiracatu! Um abraço!
Por: Ricardo vinicius macedo vieira

essas fotos ficarão lindas demais... esta cidade é maravilhosa!
Por: tatiane

Já estive em Ibiracatu por diversas vezes, é uma cidade pequena típica do norte de minas com um povo humil e muito sofrido mas que não deixa de ser feliz, tenho muitas recordações boas dessa cidade.
Por: Gilberto Lourenço da Silva

Sou natural de Ibiracatu, atualmente moro em BSB. Curto minhas férias nesta cidade maravilhosa, apesar de pacata nos oferece total descanso e uma saborosa comida mineira. Quem não conhece ainda, venha nos prestigiar na famosa e tradicional festa de agosto. Att, Cláudia Niz
Por: Cláudia

eu conheco esta casa e la da cmunidade pau dolho ibiracatu por ser uma cidade historica tem uma quantidade inorme de pessoas que frequenta todo ano a maravilhosa festa da linguica que atrai varias pessoas
Por: darlei da sila amorim

ibiracau e uma cidade pequena mas acolhedora por todos que visita ibiracatu venha visitar essa cidade historica cheiade pessoas que gosta de que recebe todos de uma forma que jamais esquece
Por: darley da silva amorim

NAO SO CONHEÇO,COMO NASCI EM IBIRACATU,HOJE VIVO EM MONTES CLAROS MAS NAO VEJO A HORA DE IR VISITA-LA,INAUGURAR AS NOVAS ESTRADAS.
Por: ALDO LUIZ RODRIGUES PEREIRA

NOSSA QUERIDA CIDADE DE IBIRACATU,HOJE LIGADA ATRAVES DE ASFALTO,VIA VARZELANDIA,SALVE O PROGRESSO!!!!!
Por: ALDO LUIZ RODRIGUES PEREIRA

Ibiracatú, lugar maravilhoso onde as pessoas te recebi com um carinho enorme,lugar de gente humilde e simples bem conhecida pela tradicional festa de agosto,sou desta cidade mas atualmente moro em são paulo mas meu coração esta lá, em dezembro vou visita-la um grande abraço a todos ate dezembro se Deus quiser. Tuçinha
Por: Rivelino/ Tuçinha

Bom gente faz 18 anos q moro em Ibiracatu essa cidade é uma cidade maravilhosa pra quem quer viver em uma vida calma néh é claro...A Festa da linguiça é muito famosa pra quem queira se divertir venha participar tbm...
Por: flavia Pereira dos Santos

ô cidadizinha boa gente venha nos visitar..vcs vão adorar...
Por: flávia

NOSSA IBIRACATU É ÓTIMO!!!!!!! EU AMO ESSA CIDADE...
Por: Priscilla Oliveira Coutinho

esta é uma cidade, maravilhosa, que acolhe todas as pessoas. apesar de não ser uma cidade, com grande extensão, a população ibiracatuense vão levando a vida , do trabalho e da pecuária.
Por: leonel moreira niz

Muito orgulhoso por ser filho dessa querida cidade. Ibiracatu nasceu de um sonho de seu povo. Constiuida de várias lideranças e famílias tradicionais Ibiracatu antigo distrito de Gameleira, era distrito de Varzelândia. Hoje muito conhecida e visitada por gente de várias partes de minas e são paulo onde mora várias famílias que tiveram que sair por falta de emprego, que sempre volta a cidade por acasiao de suas férias. Não podendo deixar de destacar o distrito de Campo Alegre primeiro distrito depois da sede, minha terra natal. Modesta parte posso me orgulhar por ter ali nos dias 29.30 e31 de julho uma das melhores festas do interior de minas. Sou muito honrado por ter contribuido com seu dessenvolvimento como Vice Prefeito e Prefeito por dois mandatos dessa querida cidade. Venha nos visitar e provar das maravilhas que o nosso querido e futuro estado do norte de minas tem para nos oferecer.
Por: Orivaldo Alves de Oliveira

ôoo cidade boa essa,...vou sentir muitas saudades,..mais sei que um dia irei voltar amo Ibiracatu...Ibiracatuense de coração...saudades vão fikar mais tenho certeza q um dia irei voltar!!!!
Por: Flávia Pereira dos Santo

Aiii meu Ibiracatu vou sentir muitas saudades... Amuuu demais...Deus abençoe a toda população!!!!
Por: Flávia Pereira dos Santo

sou de ibiracatu nace la moro em guarulhos mas um dia vou voltar para la não tem av.paulista nem copa cabana quando agente sai de ferias volta e para o lugar onde naceu ass. som
Por: vilson ferreira lima nome artistico som

oi pessoal que mora em ibiracatu pode se orgulhar de mora ai aqui agente tem tudo mais tudo esta ai mora onde naceu não tem preço mora fora sempre falta alguma coisa para ser feliz som
Por: vilson ferreira lima nome artistico som

O CIDADEZINHA BOA ESSA EM TENHO MUITA SAUDADES DE MOMENTOS BONS VIVIDOS NELA !!!amo essa cidade
Por: thiago

Nasci em Traspassas a seis km de Ibiracatu, estudei na Escola E. Maria Barbosa Leite de 78 a 85. Amo todos ai. Um abraço. São Vicente SP 20 de Março de 2011.
Por: Aldo Mendes de Almeida

bem gente ibiracatu cidade onde nasci e cresci,o ke posso dizer, ke nela posso respirar ar puro, andar descalso,nela onde mora minha familia, meus amigos, e ke apesar de nao ser extensa, caminha rumo ao progresso, além de ter a famosa festa da linguiça onde gera renda,cultura e lazer ,festa onde o povo se encontra, se senti. Amo minha terra ,amo meu povo,pedacinho de minas uai sor,pedacinho de gente!
Por: MaríliaCristina

bem gente ibiracatu cidade onde nasci e cresci,o ke posso dizer, ke nela posso respirar ar puro, andar descalso,nela onde mora minha familia, meus amigos, e ke apesar de nao ser extensa, caminha rumo ao progresso, além de ter a famosa festa da linguiça onde gera renda,cultura e lazer ,festa onde o povo se encontra, se senti. Amo minha terra ,amo meu povo,pedacinho de minas uai sor,pedacinho de gente!
Por: MaríliaCristina

ola ibiracatuenses e visitantes hoje eu tenho orgulho em falar que sou prefeito desta cidade maravilhosa cheia de tradiçao, costumes e uma colinaria de deixar agua na boca. Eu como prefeito convido voces para a festa nacional da linguiça que tera como atraçao especial banda calipson. espero voces ate agosto.
Por: joel ferreira lima

ai pessoal de ibiracatu parabem por essa linda praçacom certesa umas das mais linda minas nao tem como nao fotografar
Por: vilson ferreira lima nome artistico som

Sou de Ibiracatu, amo muito essa cidade, que por ser pequena se desstaca por sua hospitalidade, e pela festa da linguiça, que todos os anos leva as pessoas a visitar essa cidade, e conhecer um pouco mais dos mineirinhos de verdade. A voce que não conhece Ibiracatu, trate de conhecer e se surpreenda... Bjs.
Por: Sátia Rodrigues Binas

Nossa como mudou a 15 anos era bem diferente está linda parabéns pelo progresso
Por: rita de casia

sou de Ibiracatu gosto desta cidade por nascer e crescer nela . e por causa das festas que muito boa
Por: isaias francico borges

adorei a ideia do site divulgando a cidade. A festa tradicional ta chegando. Nao perco! Parabens.
Por: cilene barbosa

Nossa amei ver minha terra natal. Liindaaa
Por: tatiane pereira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibiracatu
Fundação:
1997
Altitude:
750m
População:
5.748 habitantes
Área:
360,5km²
Densidade Demográfica:
15,94hab/km²
CEP:
39455-000

Envie seu comentário sobre Ibiracatu