Grupiara

Grupiara-MG
banner

Bem-vindo a Grupiara!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Grupiara, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Grupiara, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 669m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.567 habitantes. A área total de Grupiara é de 193,1km², e sua densidade demográfica é de 8,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Grupiara-MG é 38470-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Grupiara

                                                       

Roteiros do Brasil

Região

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Grupiara é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 1.433 habitantes. As origens do municipio de Grupiara remontam o século XVIII, quando surgiram os primeiros moradores efetivos da cidade, atraídos pelo garimpo. O Instituto Histórico Geográfico Mineiro afirma, que ao longo das trilhas feitas pelos primeiros desbravadores dos sertões mineiros, foram sendo edificadas algumas construções, para servirem de reabastecimento aos bandeirantes que se destinavam às minas auríferas de Meia Ponte ( Perinópolis), Rio Vermelho ( Goiás Velho ) e Cuiabá (MT). Do surgimento destas aldeias, num crescimento lento e isolado, formaram -se varias currutelas, entre elas Grupiara. É confirmado que o porto "Mão - de - Pau" era o local onde as bandeiras transpunham o rio Paranaíba. Em 1908 houve a formação do patrimônio, cujas terras foram doadas ao Mártir São Sebastião dos Troncos por : Domingos Antônio Rodrigues e outros herdeiros da finada Rita Antonia de Jesus. Este terreno deveria ser distribuído às pessoas pobres, que começaram a construir suas moradias em volta de uma igrejinha. Tempos depois a Igreja da Diocese de Uberaba, resolveu vender o terreno da cidade, e entre 1987 e 1988 apareceu no municipio a viúva do senhor Oderço Francisco de Matos que era a herdeira das terras do Patrimônio Público.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

grupiarense

População

1.373 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É uma cidade muito gostosa e tem um amanhecer preguiçoso do tipo de quem está em férias procura. Confira!

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

Limites

Douradoquara, Monte Carmelo e Estrela do Sul 

Acesso Rodoviário

A LMG 732

Distâncias

Da Capital:

421 km

Outras:

Uberlândia: 150 km

Rio de Janeiro: 940 km

São Paulo: 695 km

Brasília: 490 km

Vitória: 1.050 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Igreja de São Sebastião

Uma obra arquitetônica do século passado edificada pela comunidade católica do Município para o padroeiro São Sebastião. No interior da igreja encontra-se uma estampa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pois, toda a semana os devotos reúnem para orações e cânticos em louvar a Mãe de Jesus, na figura da Senhora do Perpétuo Socorro.

Praça de Sebastião


Está localizada na área principal da cidade, sendo considerada o palco dos principais eventos. Nas proximidades da praça está localizada a Escola Estadual Coronel José Faleiros de Aguiar, o prédio da Prefeitura Municipal, a Biblioteca Municipal de Grupiara e o Clube Municipal.

Lago de Emborcação

O lago é resultado do represamento das águas do Rio Paranaíba, em 1982. O Município teve mais de 40% da extensão territorial inundada pela represa. O principal destaque do Lago de Emborcação em terras do Município é a travessia para a cidade de Três Ranchos, no estado de Goiás.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRUPIARA

E-mail:

Telefones: (34) 3844-1369

Sites: http://www.grupiara.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3844-1214

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (34) 3844-1368

CONSELHO TUTELAR: (34) 3844-1369

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Grupiara

nasci em 3ranchos e estive 1vz em Grupiara-MG.e gostei muito dessa cidade...por falta de oportunidade nã+voltei;mas em agosto, qdo eu for visitar meu pai e meu mano nos 3ranchos, quero passar um fds nesse paraiso.moro a+de30anos em BSB;mas sempre vou a 3ranchos...olho com carinho p as terras de Grupiara...q laços teria eu com ela???
Por: mauren

Nasci e fui criada até os dez anos de idade. Hoje moro em Araguari e costumo visitar a cidade de vez em quando, pois meu pai vive nela até hoje. Gosto muito e tenho lembranças maravilhosas de inúmeras fases da minha vida, inclusive da atual. Muito bom ter este espaço para comentários. Até mais. Simone
Por: simone

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Grupiara
Fundação:
1962
Altitude:
669m
População:
1.567 habitantes
Área:
193,1km²
Densidade Demográfica:
8,11hab/km²
CEP:
38470-000

Envie seu comentário sobre Grupiara

banner