Gonçalves

Gonçalves-MG
banner

Bem-vindo a Gonçalves!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Gonçalves, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Gonçalves, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 1.256m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.351 habitantes. A área total de Gonçalves é de 189,7km², e sua densidade demográfica é de 17,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Gonçalves-MG é 37680-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Há alguns anos, a cidade de Gonçalves, em Minas Gerais, era reconhecida unicamente como vizinha de dois grandes destinos do sudeste brasileiro durante as estações mais frias: Monte Verde e Campos do Jordão. Porém, já faz algum tempo que ela vem se destacando também como uma ótima opção de ecoturismo e para os casais que procuram aconchego e rusticidade.

A cidade está escondida lá na parte mais alta da Serra da Mantiqueira, e por conta disso, promete encher os seus olhos de paisagens belíssimas, formadas por cachoeiras, grandes florestas repletas de araucárias, penhascos e montanhas que podem chegar a até 2.000 m de altitude. E além das ofertas naturais proporcionadas por Gonçalves, devemos destacar que no ambiente também há a presença marcante de restaurantes, pousadas e outros.

Para os amantes de esportes radicais, devemos destacar que Gonçalves é um verdadeiro palco para a realização dos mesmos. No local se torna possível se aventurar em trilhas, trekking, rapel, cascading, bóia-cross, cavalgada e muito mais.

É pelo centro da cidade que os turistas pegam a estrada de terra que dá acesso às montanhas, cafés, restaurantes, trilhas, pedras que proporcionam belas paisagens por meio de seus mirantes e assim por diante. Para os que querem realizar trekking em Gonçalves, o destaque vai para as pedras de Bonita, Forno e Chanfrada, que contam com impressionantes vistas panorâmicas da cidade.

Para os dias mais calorosos, nada melhor do que se apoiar no bóia-cross, realizado nas águas do rio Capivari. Além disso, a cachoeira das Andorinhas conta com uma variedade de piscinas naturais que você pode entrar e se banhar! Nas cachoeiras do Simão, Cruzeiro e Retiro você também pode contar com as cachoeiras, e especificamente nessa última, pode apreciar uma sequência com sete quedas!

Certamente outro destaque de Gonçalves vai para a gastronomia local. Dessa forma, não deixe de fazer uma visita aos restaurantes e cafés típicos da cidade. Dê atenção especial para os pratos com base de trutas, além das massas e fondues especiais da região. E se você gosta de geleias, certamente não pode deixar de visitar A Senhora das Especiarias, uma loja no centro da cidade que vende geleias exóticas nos mais diferenciados sabores, como com pimenta, cachaça e chocolate juntos!

Informações de Gonçalves

Roteiros do Brasil

Região Circuito Serras Verdes do Sul de Minas

"A Pérola da Mantiqueira"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em uma das regiões mais lindas da Serra da Mantiqueira situa-se Gonçalves, pequeno município, com 4 mil habitantes, localizado à 1350m de altitude. Voltada para as atividades agrícolas, sobretudo cultivo de batata e banana, Gonçalves tem a sua vegetação natural preservada, fazendo parte de uma Área de Proteção Ambiental. Com espécies raras é berço de inúmeras nascentes que dão origem à riachos e rios de água cristalina. A vegetação nativa formada principalmente por araucárias, esconde trilhas e cachoeiras magnificas que são frequentadas não só pelos amantes da natureza mas também pelos adeptos dos esportes radicais. O Município de Gonçalves surgio em 1878 de um núcleo residencial. O distrito foi criado em 1902 e instalado oficialmente em 1909, emancipou-se em 1962.

Significado do Nome

Seu nome deve-se aos colonos de sobrenome Gonçalves que habitavam as terras que originaram o Município.

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

gonçalvense

População

4.220 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sua economia baseia-se no turismo e na agricultura, destacando-se como grande produtor de orgânicos, conhecidos nacionalmente e ainda sua deliciosa culinária típica do Sul de Minas. Aqui são encontrados pratos simples e caseiros até a alta gastronomia.

Clima

Ameno e úmido

Temperatura Média

21,3º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste do Estado de Minas Gerais.

Limites

Paraisópolis, Camanducaia, Sapucaí-Mirim e São Bento do Sapucaí.

Distâncias:

Da Capital:

464 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Um dos atrativos do município são os picos, que chegam a 2100 metros e as corredeiras do Rio Capivari, perfeitas para a prática de esportes de aventura e para a pesca da truta. O cenário romântico, entre as lareiras, o bom vinho e os confortáveis chalés, também tornam Gonçalves um refúgio para os casais.
Gonçalves faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, ficando próximo a cidades como Campos do Jordão e Monte Verde, e também próximo ao Circuito das Águas e das Malhas.
A cidade vem crescendo e se desenvolvendo no setor hoteleiro e gastronômico. Desde o ano de 2000, pode-se acompanhar um crescimento significativo, consolidando o município como referência entre os destinos turísticos da região.

Principais Pontos Turísticos

Rios:

Rio Capivari

Ribeirão Campestre

Cachoeiras:

Cachoeira Sete Quedas

Cachoeira do Simão

Cachoeira da Andorinhas

Cachoeira do Cruzeiro

Turismo Cultural

Praça Monsenhor Dutra

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

O município preserva tradições que garantem o ar interiorano da cidade, seja nas ruas do centro ou nos bairros rurais. As manifestações culturais mostram sua autenticidade com o resgate e valorização das expressões de raízes que não se perderam ao longo do tempo.

- Malhação do Judas - No Domingo de Páscoa, é confeccionado um boneco (Judas) e ocorre uma carreata pelas principais ruas da cidade, com o Judas à frente. Depois de ler o Testamento em forma de versos na praça da matriz, o Judas é jogado para ser rasgado.

- Festa Folclórica - Na Festa Folclórica acontece a Coroação de uma Rainha, simbolizando a Princesa Isabel, com danças de origem negra, destacando a congada.

- Festa Junina da Escola Municipal - A Festa Junina é animada com muita dança, bingo, fogueira, quermesse de assados, gastronomia típica, queima de fogos, etc.

- Festa Junina da Escola Estadual - A festa é animada com quadrilha, quermesse, bingão, jogos, gastronomia típica, fogueira, forró, etc.

- Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores  - Manifestação religiosa com novena preparatória. Todos os dias que antecedem o dia 15 de Setembro (Dia de Nossa Senhora das Dores), missa, quermesse, leilões, barracas gastronômicas, banda.
No dia da Festa, alvorada festiva, leilão de gado, missa solene e procissão, shows, baile e queima de fogos.

Festa dos Bananicultores - Festa local com shows, danças típicas da região, barracas gastronômicas e produtos derivados da banana.

 Outubro
     
07 à 16 - 1º Festival da Gastronomia & Cultura da Roça - 2011 - Além dos pratos de cada participante em sua própria casa, vamos ter um evento na praça onde todos os restaurantes do Festival estarão presentes com degustação.
O tema desse 1º Festival é a comida de roça, traço principal da gastronomia de Gonçalves, pura Slow Food, simples e bem feita.

Programação:

“Praça de Sabores e Saberes”
no Clube, para saborear os pratos dos restaurantes participantes:
Sextas: a partir das 20h
Sábados: a partir das 18h
Domingos: a partir das 12h

07 de outubro, sexta
20 h:  Solenidade de abertura
(somente com convites antecipados: tel.3654-1271)

08 de outubro, sábado
13 h: Dia de Campo* no Sítio Manti
(orgânico - no Bairro dos Henriques)
14 h: Exposição de Carros de Boi e mini desfile    
14 h: Oficina de feltro*, com Vera, Bairro dos Remédios
15 h: Oficina de Biscoitos* com Dona Dita e Cida, do Bairro Sertão do Cantagalo
17 h: Oficina de Peteca*, com o Tio Paulo e Dona Regina, do Bairro Lambari
17 h: Oficina de Roscas*, com Penha, do Bairro Sertão
17 h: Como preparar um Leitão a Pururuca*, com
Sr. Zé da Maria, do Bairro Mundo Novo
18 h: Filme "Caminhos da Mantiqueira", de Galileu Garcia Jr (documentário - 79 min.)
20 h: Grupo de Congada São Benedito (Gonçalves)
20:30 h: Dança Circular, com Cristina Melville (SP)
21:30 h: Elder Costa  -  cantor e compositor (Pouso Alegre)
23 h: Tião, Paulinho e Banda (Gonçalves)

09 de outubro, domingo
10 h: “Colhe e Pague” no sítio do Tiana
(orgânico - no Bairro Dona Luciana)
10 h: Oficina de Queijo, com Tião Dina , do Bairro Venâncios
13 h: Palestra: “Gonçalves é slow”, com Adriana Haddad        (Slow Food SP)
14:30h: Recital de Poesia, com Dona Rosa Ribeiro, do Bairro dos Remédios
15 h: Filme "Caminhos da Mantiqueira", de Galileu Garcia Jr (documentário - 79 min.)
17h: Contos e Causos

12 de outubro, quarta
A partir das 14h: Oficinas para as crianças

14 de outubro, sexta
20 h: Filme "Caminhos da Mantiqueira", de Galileu Garcia Jr (documentário - 79 min.)
22 h: Apresentações culturais diversas

15  de  outubro, sábado
13 h: Dia de Campo* no Sítio Manti (orgânico - no Bairro dos Henriques)
13 h: Exposição de Carros de Boi e mini desfile
14 h: Oficina de Crochê*, com Dona Alcides e Dona Anita, do Centro da Cidade
14 h: Oficina de Bordados* com Dona Maria Antonia e Dona Nercília, do Centro da Cidade
15 h: Oficina de Geléias*: Cozinhando com A Senhora das Especiarias, do Centro da Cidade
15 h: Oficina de Biscoitos*, com Dona Dita e Cida, do Bairro Sertão do Cantagalo
17 h: Oficina de Roscas*, com Penha, do Bairro Sertão
18 h: Filme "Caminhos da Mantiqueira", de Galileu          Garcia Jr (documentário - 79 min.)
19:30 h: Grupo de Catireiros da Mantiqueira & Campo Belo e Cia (catira -  São Bento do Sapucaí)
20:30 h: Conto “1001 noites da roça”, com Gláucia        Stefani e Marcelo Ricardo (Gonçalves)
21 h: Ivan Vilela -  mestre de viola caipira (Itajubá)
22:30 h: Dança Circular, com Fernanda Micotti (SP)

16 de outubro, domingo
10h: “Colhe e Pague” no Sítio do Tiana (orgânico -          no Bairro   Dona Luciana)
10 h: Oficina de Queijo, com Vânia , do Bairro Sertão
11 h : Oficina de Pão de Queijo*, com Bianca, do Bairro Sertão do Cantagalo 
13h: Filme "Caminhos da Mantiqueira", de Galileu Garcia Jr (documentário - 79 min.)
15h: Contos e Causos
16h: Workshop “Comida para a alma - O resgate da cozinha artesanal em nossos dias”, com Chef Thé Ribeiro (SP)

No Salão do Clube: Exposição permanente de fotos do livro "Cozinhas do Brasil: alimentos e ritos" de Zaida Siqueira.
Aos domingos pela manhã, no Clube: Feira de agricultura familiar, orgânicos e agroecológicos

*para as Oficinas e Dia de Campo é necessário a inscrição prévia e um pacote de alimento não perecível ou leite longa vida.

Informações: Portal da Cidade - Telefone: (35) 3654-1271     
http://gastronomiagoncalves.blogspot.com

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GONÇALVES

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3654-1222

Sites: http://www.goncalves.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3654-1271

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3654-1391

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://gastronomiagoncalves.blogspot.com/

www.descubraminas.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Gonçalves

Cidade muito aconchegante,povo excelente.Imperdivel,nao deixe de conhecer de maneira alguma o Bar do Marcelo_é um charme,maravilhoso.Nao leve nenhuma bebida,pois,lá tem de tudo e a excelente precos.Desde Blue Label a cachacas de Salinas.desde Vodka Ciroc a Bagaceira Avelleda....
Por: edson andrade

Pequena cidade serra da mantiqueira, lindo lugar com varias cacheiras, trilhas , vale a pena conhecer, cidade tranquila com muita natureza. eu gostei muito.
Por: Vanderlei

Adoro Gonçalves!! tive a oportunidade de morar lá e simplesmente adorei! A beleza natural , a serra para chegar no centro da cidade é tudo muito lindo e a energia que tem em Gonçalves ainda não conheci em outro lugar; vale a pena conhecer!!
Por: Maria José C.Pimentel

gonçalves,incrivelmente lindo quem gosta de paz e tranquilidade,encontrara tudo isso, nesse lugar maravilhoso.
Por: adriana soares

Amei conhecer Gonçalves!!! Não sabia q o paraiso estava tão perto!!!!!!!!
Por: Elisangela R C. de Souza

Cara, Sou de Gonçalves mais hj moro em Sao Paulo. Gonçalves é maravilhosa e s fosse possivel, estaria lá toda semana, mais infelizmente nao dá, vou só de 15 em 15 dias. fica muito proximo a capital paulista, 190KM, pela Fernão Dias. e vale Muito a pena. Pra saber mais , ao chegar procure no Bairro Mundo Novo, a DONA CIDA DIAS, ou me mande um email. [email protected].
Por: Vaguinho

essa cidade é maravilha...ótima para quem quer curtir momentos coladinho com seu amor....eu curti....amei...
Por: Rosana

Não conheço NINAS GERAIS mas tenho vontade de conhecer o tio do meu marido tem uma pousada aí e se chama JOÃO RIBEIRO DE BRITO.
Por: valdinéa ávila

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gonçalves
Fundação:
1962
Altitude:
1.256m
População:
3.351 habitantes
Área:
189,7km²
Densidade Demográfica:
17,66hab/km²
CEP:
37680-000

Envie seu comentário sobre Gonçalves

banner