Porto Grande

Porto Grande-AP

Bem-vindo a Porto Grande!

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Porto Grande, informações atualizadas sobre a cidade Porto Grande, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Porto Grande.

A cidade de Porto Grande, localizada no estado de Amapá (AP), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 60m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.384 habitantes. A área total de Porto Grande é de 4.421,6km², e sua densidade demográfica é de 1,90hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Porto Grande-AP é 68980-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Porto Grande

Roteiros do Brasil

Roteiro: Amazônia no Meio do Mundo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ainda não existe um levantamento oficial do município de Porto Grande. Sabe-se apenas que as terras foram desmembradas de Macapá. É rico em recursos naturais e possui uma grande área madeireira, constituindo a base de sua economia. A atração turística do município funciona dentro da própria cidade, com um belo balneário e o festival anual do abacaxi, realizado lá, atrai visitantes de todo o Estado. 

Significado do Nome

Não se tem uma definição precisa da origem do nome Porto Grande. Contam os mais antigos que surgiu no tempo em que a colônia do Matapi era tão próspera em termos de produção agrícola que o fato da comunidade se reunir para comercializar o produto, lembrava um grande porto. Há ainda outra versão para o nome que, segundo alguns, surgiu do fato de haver existido uma mercadoria cujo nome era Porto Grande.  

Aniversário da Cidade:

13 de Maio  

Gentílico:

portograndense

População:

16.825 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um paraíso natural diferente, exelente local para morar devido a tranquilidade em meio da simplicidade das pessoas que ali convivem.

Clima:

Equatorial 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Macapá 

Limites:

Ferreira Gomes a norte e nordeste, Macapá e Santana a sudeste, Mazagão a sudoeste e Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio a noroeste. 

Acesso Rodoviário:

BR 156  

Distâncias:

Da Capital:

103 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Balneário Pontal das Pedras 

Situado à margem do rio Araguari, esse recanto de lazer oferece máxima oportunidade de desfruto das belezas do referido rio. 

Balneário Sonho Meu 

Distante poucos quilômetros da sede do município, é totalmente acercado de ambientação natural, incluindo contato direto com a floresta densa.

Balneário da sede do município 

Aberto ao público em geral, vem sendo largamente aproveitado pela população local e de outros lugares.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

- Festival do Abacaxi - evento de grande repercussão social, encerra, também, um segundo motivo altamente relevante que diz respeito às viabilidades econômicas e naturais do cultivo dessa espécie no Estado.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO GRANDE

E-mail:

Telefones: (96) 3234-1773

Sites: http://www.pmpg.ap.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Macapá

Rod Br156, 1 - Jardim Felicidade
Telefone:(96) 3251-3435 / 2009

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected] 

Telefones: (96) 9967-3308 / 9122-5345

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

 CORREIO: (96) 3234-1134

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Porto Grande

morei ai em porto grande adorei os rios e muito bonito mais o que e bom mesmo e o açai
Por: adriana

Ola fico feliz em poder ver esta cidade em que vivi os meus primeiros 10 anos de minha vida,so neto de um senhor chamado cezario,a sua casa ficava perto da igraja catolica,hoje moro em manaus e fico feliz de ver quanto esta cidade creceu,na prossima vez que irei a macapa vou tirar um tempo para matar saudade desta terra linda.
Por: Cezario de Jesus Santana Neto

eu so simplesmente filho nato de porto grande fico muito grato com as fotos de meu municipio e onde estou sempre falo de meu lugar querido,onde estou porto grande esta no meu coraçao e de minha espousa um abraço
Por: gilvandro cesar

morei em porto grande, tenho varios amigos nesta cidade, paraiso natural, hoje moro em roraima mais tenho uma bruta saudade de reve-la e poder dizer que voce nao e pior nem melhor que as outras mais é sim infinitamente diferente.
Por: joelson alves lima

Nao sou conterranea do Porto, porem ja trabalho nesse municipio a 2 anos, e isso me vez contruir um carinho mt especial por esse lugar, pois alem d ser um exelente local para morar devido a tranquilidade, possui ainda uma maravilhosa natureza, mt bem representada pelo nosso Rio Araguari. Nao troco o Porto por nenhum outro lugar!!!
Por: Bruna

adoro passar as ferias no porto grande; principalmente o festival do abacaxi. regianeeeeeeeeeeeee
Por: regiane

conheço bem a localidade, porem faz muito tempo que vim embora, e pelo que estou sabendo esta bem evoluido.
Por: eliane

porto grande e tudo de bom, e um lugar muito bonito como varios outros lugares aqui em macapá
Por: FLAVIA

morei um ano em porto grande é muito legal essa cidade muitos amigos, saudads desse lugar.
Por: alessandro s silva

ja morei e porto Grande. hoje moro e Belem mais meu pai ainda mora ai. sou um apaixonado pelo rio araguari e uma das coisa mais bonita deste planeta. na verdade porto Grande e tudo de BOM !!!!
Por: jalde vasconcelos

A história do município de Porto Grande começa ás margens do Rio Matapi, mais precisamente em um lugar chamado Porto do Céu (localizado em Santana), quando alguns exploradores resolveram vir em busca de látex. Apesar de encontrarem e explorarem o ouro, a sobrevivência destes mesmos exploradores em nossa região deu-se em função do látex. A chegada dos Ribeiros aconteceu no ano de 1920, em lugar chamado Porto do Limão... Um porto pequeno, mas grande na história. Após andarem vários quilômetros, deixando a margem esquerda Rio Matapi, Cabo Ribeiro, Joaquim paraense e familiares descobriram a margem direita do Rio Araguari. Um Porto maior fora descoberto, a origem do nome do município nasceu daí. O porto do limão ficou como referencia e ponto de partida para o rio Araguari, onde passaram a desembarcar mercadorias.
Por: BRISA BENTES

sou filho d porto adoro muito minha cidade natal atualmenti moro em palmas to tenho saldades dos meos amigos q são muitos. uma coisa q jamais esquecerei e como e bom pesca no rio araguari. minha mãe mora en porto grande
Por: cleonis[miguel] filho d porto grande

moro em porto grande. trabalho na amcel e digo que nao ha melhor lugar do mundo melhor pra se vive. Aqui as pessoas sao calmas e e um lugar bem bonito.
Por: benedito isaac

ja fui em porto grande gostei muito...adoro ir la...conheço muitas pessoas lá..esse ano eu vou pro festival do abacaxi..me aguarde
Por: rafael

sou mineiro mas conheço bastante lugares neste pais gostei desse lugar da simplicidade das pessoas ,da natureza ,da regiao tenho voltade de voltar ai ,compra uma casa na beira do rio ,so paz coisa que falta aqui no sudeste ,um abraço pra todos morradores deste paraiso .
Por: charles cristiano de jesus

orgulho-me muito de ser filha desta terra tão linda. Foi em Porto Grande que nasci e vivi os melhores dias da minha vida. nesta terra tambem construi grandes amizades que guardarei em meu coração todos os dias da minha vida. meus pais ainda desfrutam desse paraíso. Hoje moro em Roraima mas meu coração sempre será PORTOGRANDENSE!!!
Por: Jackeline Oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto Grande
Fundação:
1993
Altitude:
60m
População:
8.384 habitantes
Área:
4.421,6km²
Densidade Demográfica:
1,90hab/km²
CEP:
68980-000

Envie seu comentário sobre Porto Grande