Macapá

Macapá-AP

Bem-vindo a Macapá!

As melhores pousadas em Macapá podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Macapá, localizada no estado de Amapá (AP), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 16m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 256.033 habitantes. A área total de Macapá é de 6.562,4km², e sua densidade demográfica é de 39,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Macapá-AP é 68976-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Macapá é a capital do Amapá e a única a ser cortada pela famosa Linha do Equador. Sendo assim, não é à toa de que um dos seus maiores cartões portais seja o “Marco Zero”, ou seja, o exato local em que os hemisférios Sul e Norte são separados. Ela é também a que está mais perto da nascente do Rio Amazonas.

Para os que visitam a capital, o ponto de visita considerado obrigatório foi o já citado anteriormente: para chegar no Marco Zero, é necessário subir no monólito que marca a linha imaginária e, preferencialmente, aproveite também para tirar a sua foto com um pé localizado em cada hemisfério do mundo!

Para chegar à cidade, também não é assim tão fácil: o acesso só se torna possível por meio de avião ou de barco, para os que saem de Belém. Porém, esse é, certamente, um dos mais adequados destinos para os amantes de natureza e esportes radicais.

Uma das maiores atrações do Macapá é a Fortaleza de São José do Macapá, que é um forte construído no ano de 1782 especialmente para garantir a proteção do Rio Amazonas. Ele conta com mais de 125 mil m² de edificações na parte interna e com muralhas que chegam a até 15 metros de altura, tudo isso pela proteção do Rio. No ano de 1950, o Forte foi tombado, se tornando o primeiro e mais renomado Patrimônio Histórico de Macapá.

Na parte de fora da fortaleza, está localizado o Parque do Forte, um ponto turístico extremamente adequado para a prática de caminhadas e, também, de piqueniques entre amigos ou familiares. Muitos são os decks com vista panorâmica encontrados no meio do caminho, dando uma ampla visão do Rio Amazonas. Dessa forma, prepare as máquinas fotográficas e filmadoras durante esse passeio.

E, para os que estão à procura de um destino extremamente rico em cultura, Macapá também se destaca. É exatamente nos arredores da fortaleza e do parque que ocorre o Festival Quebramar, anualmente, durante os meses de dezembro. O cenário reúne teatro, cinema, música, arte e fotografia em um evento cultural extremamente amplo e que reúne brasileiros de todos os cantos.

Informações de Macapá

 

Roteiros do Brasil

Região Amazônia no Meio do Mundo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Macapá foi formada através da instalação de açorianos no canal norte do Rio Amazonas, em 1751. Deveriam consolidar os domínios portugueses na região. O povoado cresceu rapidamente e em 1758, foi elevado à categoria de Vila com a denominação de Vila de São josé de Macapá. Treze anos depois é construída a Fortaleza de São José, utilizando a mão de obra escrava. Esses negros fundaram um quilombo que deu origem a Vila de Curiaú onde hoje vivem seus descendentes. Em 1943, o Amapá passa a ser Território e Macapá seu Capital, o que continua até hoje, mesmo com a transformação do território em Estado. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

04 de Fevereiro  

Gentílico:

macapaense

População:

397.913 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Macapá localiza-se na foz do Rio Amazonas, à margem esquerda. Sua maior vocação é o comércio pois, em relação à sua posição geográfica, tem grandes possibilidades de relações comerciais com a América Central, América do Norte e a Europa. Em 1991, criou-se a Zona Livre Comércio de Macapá possibilitando uma melhor perspectiva para a economia do Estado. Apresenta recursos naturais e turísticos importantes, porém ainda não muito explorados. Macapá apresenta uma boa infra-estrutura hoteleira e restaurantes para gastos variados. No município acontece o fenômeno do Equinócio, nos meses de Março e Setembro com a passagem do sol do hemisfério Norte para o hemisfério Sul e vice-versa.

Clima:

Equatorial quente e úmido 

Temperatura Média:

27,1º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Foz do Rio Amazonas 

Limites:

Norte: Cutias e Amapá
Sul: Santana
Leste: Rio Amazonas e Itaubal
Oeste: Santana, Porto Grande e Ferreira Gomes 

Acesso Rodoviário:

BR 156  

Distâncias:

Da Capital:

 

Outras: 

Brasília  1.791 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rios

Macapá é banhada pelas águas do rio Amazonas, que nasce no rio Lauricocha, no Peru e percorre mais de 5.000 km até alcançar sua foz, recebendo em toda sua extensão mais de 1.000 afluentes, formando a maior bacia hidrográfica do mundo. É o maior rio do mundo em volume de água e o segundo em comprimento depois do Nilo. 

Macapá, que fica localizado em sua foz, à margem esquerda, tem o privilégio de ser a única capital brasileira banhada pelas águas deste imponente atrativo natural. Um tour pelo maior rio do mundo é sempre uma aventura inesquecível, apresentando logo á sua frente a maravilhosa vista do canal norte e suas numerosas ilhas, formando em seu fluxo perene praias fluviais, além de poder conferir como vive o amazônico típico, em suas palafitas sobre as àguas.

Lagoas 

A mais importante é a lagoa dos Índios que localiza-se no km 03 da rodovia Duque de Caxias (Macapá/Santana), apresentando um dos mais belos panoramas da cidade, oferecendo aos visitantes uma amostra da vegetação aquática e campos que na maioria do tempo são alagados e verdes, propiciando o aparecimento de garças brancas que fazem um belo contraste. Local ideal e magnifico para fotográfias.

Lagos 

Distante a 74 km de Macapá, o lago Ambé localiza-se na região das pedreiras. É uma região constituída por campos, lagos e igarapés, que juntamente com a fauna e a flora da Amazônia, formam um quadro paisagístico de beleza impar. O lago é bastante visitado pelos aficcionados pela pesca, além de proporcionar banhos refrescantes nas águas frias e um contato direto com a natureza.

Outro destaque é o lago do Curiaú, onde a fauna Amazônica, como garças e outros passáros são vistos tranquilo sobre o imenso relvado que o lago transforma no período de estiagem, onde nuanças verdes contrasta com os búfalos das fazendas próximas.

Praias 

No rio Amazonas destaca-se as praias: Fazendinha distante cerca de 13 km de Macapá, onde se pode saborear o camarão regional e práticar esportes naúticos como jet-skis, caiaques e passeio de voadeiras. Outra praia e a do Araxá que localiza-se no perímetro urbano da cidade

Atrativos  Histórico e Cultural 

Igreja de São Jose de Macapá 

É o monumento mais antigo da cidade, sua construção data do século XVIII. Foi inaugurada em 1671 com a presença de Dom Frei Miguel de Bulhões, Menbro da Companhia de Jesus, ordem religiosa que iniciou a catequese na Amazônia. Seu interior é todo pintado em branco, o estilo arquitetônico é o inaciano. A igreja leva o nome do padroeiro da cidade de Macapá.

Fortaleza de São José de Macapá

É considerada o mais belo, o mais sólido e o mais importante monumento militar do Brasil no período colonial. Sua construção foi iniciada em 1764 e inaugurada em 1782, no dia de São José. A construção levou 18 anos para sua conclusão, o qual se deve ao braço negro e em menor escala ao elemento indígena que enfretaram a tarefa penosa e delicada para erguer este marco que é hoje uma sombra luminosa do passado remoto de bravura do lusitano. Sua arquitetura com forte influência francesa, contava com um moderno sistema de defesa o qual permitia o tiro de canhão a flor do solo. Foi construída para evitar incursões estrangeiras e assegurar a conquista definitiva da Amazônia para os colonizadores portugueses. Edificada em estilo Vauban, a 18 metros acima do nível do mar, possue em seu interior, paiol de pólvora, hospital, praça de armas, capela e quartinas. Numa visão aérea lembra uma estrela, formato este proporcionado pelos quatros baluartes ( São José, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e Madre de Deus) e o revelim.

O monumento é tombado pelo SPHAN e atualmente está sendo restaurado pelo ministério da Cultura e governo do Estado.

Museu Valdemiro de Oliveira Gomes

Criado pelo governo estadual, o museu abriga vasto acervo distribuido em galerias, sobre as pesquisas e os objetos pessoais do seu fundador Valdemiro de Oliveira Gomes, produtos da flora medicinal da Amazônia, a cultura indígena, composta de armamento, indumentárias e peças, coleção de sementes, produção de mudas, carpoteca (coleção de frutas) e laboratório de fitoterapia, tinturas homeopáticas e vegetais.

Vila do Curiaú

É um povoado habitado por remanescente de escravos, que ali, originalmente formaram um quilombo para refugiarem-se dos maus tratos a que eram forçados na época da construção da bicentenária Fortaleza de São José de Macapá. Nos dias atuais a comunidade negra é preservada por seus descendentes, mantendo os mesmos costumes e tradições de seus antepassados africanos. Destacando-se pela produção da farinha de mandioca e pelas manifestações folclóricas e do batuque.

Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva 

Construído em 1895 na administração do intendente Coronel Coriolano Jucá. A construção é um vestígio da arquitetura de porte monumental e edificação tipo Palácio utilizada para fins administrativos, apresentando características marcantes do período neoclássico. Após a restauração, o prédio foi adaptado museologicamente para funcionar como Museu Histórico do Amapá, possuindo um acervo composto de peças arqueológicas de cerâmica, peças históricas e indígenas, caracterizando o período da pré-história e história do Amapá. 

Museu Ângelo Moreira da Costa  Lima

Localizado no km 10 da rodovia Juscelino Kubitscheck, contendo um acervo variado da fauna e flora amapaense com peças em coleções seriadas para estudos e exposição. Desenvolve pesquisas e estudos nas àreas de zoologia, botânica e geologia.

Parque Zoobotânico

O parque compõe-se de um agradável recanto da natureza amazônica, com amostras de espécimes da fauna e flora regional, tendo, inclusive animais de grande porte em cativeiro e exposição.

Teatro das Bacabeiras

O teatro das Bacabeiras foi inaugurado em 1990, sob a denominação de Cine Teatro de Macapá, e em 1992 passou a chamar-se Teatro das Bacabeiras. Caracteriza-se pela arquitetura moderna, atribuindo-lhe especial destaque no patrimônio arquitetônico da cidade. Destina-se primordialmente a promover eventos nos gêneros artístico-culturais ligadas à música, dança, teatro, cinema, literatura e comunicação.

ARQUITETURA 

Marco Zero do Equador 

Monumento construído para registrar a evidência geográfica da linha do equador, apresentando um obelisco representado por um relógio de sol. Está localizado a 2 km do centro da cidade e por estar posicionado estrategicamente entre os hemisfério norte e sul, permite que o visitante esteja simultaneamente nos dois hemisférios.

Sambodromo

O sambodromo é um centro de cultura e lazer, que durante o período escolar funciona como núcleo educacional. É utilizado também para apresentação de festas populares como o marabaixo, batuque, boi bumbá, quadrilhas juninas e desfiles cívicos.
Como o próprio nome indica, o sambodromo foi projetado para atender com maior segurança, conforto e qualidade o desfile das escolas de samba de Macapá, onde no período, há uma demanda significativa de turistas na cidade.

Complexo Beira Rio

É o mais novo cartão postal da cidade, composto pela Praça Abdallah Houat e diversos quiosques de alimentação a poucos metros do rio Amazonas, oferecendo área de mezanino e passarela a céu aberto, com pista de patins e de cooper, playground infantil e espaço livre para o lazer.

GASTRONOMIA TÍPICA 

- A cozinha macapaense como toda a Amazônia caracteriza-se por uma culinária essencial indígena sem similar, desde o saboroso pato-no-tucupí, a extravagante maniçoba e o delicioso tacacá, sendo também importante ressaltar, a gostosa caldeirada de tucunaré e em especial destaque ao camarão, abundante no município de Macapá.

As principais frutas encontradas em Macapá são:

Açaí: Bebida extraída da palmeira do mesmo nome, que dá frutos em cachos com dezenas de caroços(frutos) redondinhos que quando maduro toma a cor arroxeada.

Bacaba: Bebida extraída da palmeira do mesmo nome, que dá frutos em cachos com dezenas de caroços.

Cupuaçú: Fruto cilíndrico com mais ou menos 20 cm de comprimento por 13 cm de diâmetro, arredondado nas extremidades. Casca dura, de cor marrom-escura. Dentro, cerca de 50 sementes graúdas, recobertas inteiramente por massa branca, bastante espessa, de perfume forte e agradável e delicioso sabor agri-doce.

Pupunha: Fruto de palmeira que alcança altura elevadas e que pode Ter o tronco todo revestido por anéis de espinhos. Isso dificulta a colheita dos cachos que apresentam numerosos frutos, que variam de cor de planta para planta: vermelha, amarela, esverdeada, etc...

Tucumã: Fruto de palmeira que chega a alcançar 10m de altura. Essa palmeira produz cachos com numerosos frutos de formato ovóide. Casca amarelo-esverdeada e polpa fibrosa, amarela, comestível, de sabor característico, que reveste o caroço.

Muruci: Fruto de árvore que tem o mesmo nome. Seu formato é esférico, achatado nos pólos, com cerca de 15 cm de diâmetro. A casca é uma película de cor amarelada e a polpa, que envolve o pequeno caroço, também é amarela, seu sabor acri-doce e seu perfume agradável não podem ser comparados aos de nenhuma outra fruta, tais as suas características exclusivas. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Festa de São José de Macapá

- Festa em homenagem ao padroeiro da cidade de Macapá. Consta de arraial e parque de diversão. Durante as festividade ocorre a procissão que pela beleza e simplicidade da fé, já se constitui em grande atração. É comemorado na 2ª quinzena de março.

 Círio  de Nazaré

- Festejo em louvor a virgem de Nazaré, com a realização da procissão no 2º Domingo de outubro por diversos bairros da cidade, novenas, missas e o arraial em louvor a santa.

 Festa de São Joaquim

- A Festa de São Joaquim é realizada de 09 a 19 de agosto e tem características religiosas e profanas. As ladainhas, a procissão e a folia retratam com profundidade a devoção e a fé que os habitantes do Curiaú tem para com seus santos.

 Marabaixo

- É um ritual de origem africana, que se realiza durante as comemorações da Semana Santa, a partir do Domingo de Páscoa, prolongando-se por cerca de 64 dias. A dança e o canto do Marabaixo constituem o lado profano das festividades em homenagem a Santíssima Trindade e ao Divino Espirito Santo. Ao som de caixas(tambores) rusticamente confecçionadas, os participantes, na sua maioria negros e mulatos de idades variadas, dançam ao redor dos tocadores respondendo em coro “o ladrão”, tirado por um cantor ou cantora.

 Batuque

- O Batuque é uma das danças manifestações de dança, mais expressiva do Amapá, tem suas raízes ligadas a cultura africana. Dança-se normalmente em louvor aos santos de predileção das comunidades, o Batuque é dançado ao som de dois tambores chamados “macacos” e de pandeiros. Os batuqueiros tocam os tambores sentado sobre estes que ficam superpostos num tarugo de acajú. Os cantores e tocadores de pandeiro e tocadores ficam junto no centro do salão, enquanto os dançadores fazem rápidas evoluções sobre si e ao redor dos batuqueiros, sempre no sentido inverso aos dos ponteiros do relógio. As mulheres com suas saias abaixo do joelho, rodadas e coloridas, tomam conta do salão quando fazem evoluções. Os gritos e a queda de corpo dos homens também dão ao espetáculo um movimento ímpar de dança típica do folclore do Amapá.

 Festa de Nossa Senhora da Piedade

- Manifestação folclórica realizada aproxímadamente há 80 anos, e executada pelos moradores da Comunidade de Igarapé do Lago há 80 km de Macapá em homenagem a sua padroeira Nossa Senhora da Piedade.
Os festejos tem início no dia 24 de junho constando de ladainhas, novenas e festas, e no dia 02 de julho é apresentado o tradicional batuque e uma feira com venda de “produtos” agrícolas locais, encerrando os festejos. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAPÁ

E-mail: webmaster@macapa-ap.com.br

Telefones: (96) 3213-1166

Sites: http://www.macapa.ap.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Macapá

Rod Br156, 1
Jardim Felicidade
Telefone:(96) 3251-3435 / 2009

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: cc.passos@terra.com.br

Telefones: (96)3242-4000 / 4003

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.macapa-ap.com.br

www.ap.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Macapá

Sou uma paulistana casada com militar, e morei em Macapá durante 5 anos.logo que cheguei deixei a arrogancia falar mais alto.Bem só vim me dar conta de como fui feliz nesta terra e de como as pessoas desta terra são hospitaleiras e maravilhosas depois que saí da cidade por motivo de transferência de meu esposo.Hoje só me resta vestígios do sutaque e muita saudade de Macapá.aprendi muito morando aí e por onde for nunca me esquecerei desta terra. tenho muita honra de dizer que já morei em Macapá.Quem sabe um dia eu e minha família retornaremos? muita saudae......
Por: marici sant ana andraderodrigues

Sou massapeense de uma pequena cidade do estado do ceara, por nome de massapê, com um pouco mais de 30mil habitantes, apesar de não conhecer macapá tenho visto falar bem desta cidade maravilhosa, tenho primo que já mora nesta ha mais de 10 anos, e conhecendo fotos pelo site, estou pensando de fazer uma visita, conhecer alguns pontos turistico, e com certeza terei mais o que falar desta cidade, um grande abraço ao macapaense.
Por: francisco marcondes alves

EU SOU AMAPAENSE, AMO MINHA TERRA, APESAR DE MORAR E TRABALHAR NO RIO DE JANEIRO HÁ 28 ANOS E HÁ 13 ANOS QUE NÃO VOU A MINHA CIDADE, EU RECOMENDO DE MELHOR É A CULINÁRIA E AS BELEZAS NATURAIS.
Por: MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS LOBATO

olá ja visitei macapá,gostei muito ,o clima ai é muito bom quente mas umido,a cidade é um otimo lugar as pessoas recebem a gente muito bem ,olha aqui vai uma fraze.visite o que tem de melhor visite macapa,beijos,,
Por: rosangela maria rodrigues pereira

Sou amapaense,estou longe desta cidade uns 20anos.saudades. voces estão de parabens.fotos maravilhosas.Macapa é a minha cicade maravilhosa.
Por: franci rosi da silva barros russo

Miha cidade querida,tenho saudade|Enconrou-me longe de você.Lembrou de minha infância perto da rádio nacional,onde meu irmão mora até o presente momento.Eu comento para as pessoas de Impetriz-ma, que as praças de macapá ,são belas .Visite a cidade de macapá,você ficará feliz.Estou fazendo o curso de serviço social em Impertriz-ma.Um abraço a todos os meus familiares em macapá,principalmente á familia Aranha.
Por: odete monteiro aranha

amei o estado do Ap espero que ano que vem possa morar aí TE AMO MACAPA. Monica
Por: Francisca Monica Silva Costa

sou de macapa e conheço as grandes belezas de minha terra.Infelismente ñ vou poder participar do macapa verão 2010, porque estou em Belem do para.
Por: Anderson Brito

Gostei muito das fotos, a cidade é belissima. Achei tudo maravilhoso, super legal. A visão do forte é linda, so ´não vi fotos do centro histórico. super legallllllllllllllllllllllllllllllll !!!
Por: sandra

e uma cidade belissima gostaria de conhece-la um dia pois tenho duas filhas morando ai
Por: ceica miranda

Eu amo muito essa cidade de coração, que pena que estou longe mais logo voltarei pra tir macapa querida, macapa queria cidade linda da amazonia tues cheia de vida............
Por: michel

Minha cidade e tão linda cheio de encantos e beleza naturaris,e banhada pelo maior rio do mundo o rio amazonas
Por: socorro barbosa

cidade pequena mas bem tranquila eu gosto dessa cidade
Por: sila

sou baiano e moro em macapá a vinte e seis anos...já fui embora três vezes mas não deu certo voutei...hoje sou feliz, casado e pai do guilherme...não tem lugar melhor no mundo para viver.
Por: marcondes araujo

Macapa é surpreendente, curioso,lmuitas atrações, adorei o marco zero,lá o ovo fica em pé. inacreditavel, a fortaleza, entre outras atrações, Hospedei no Centro Hotel bem no centro de Macapa, O rio Amazonas é uma magia, o povo é sem duvida uns dos melhores do país, macapa Meu respeito.
Por: Marta Maria das Gracas

É a única capital do Brasil banhada pelo Rio Amazonas, tem o Forte de São José de Macapá que é o maior e mais lindo, ótimos restaurantes e bares, o bairro da Fazendinha é um point 10, Av Beira Rio com muitos bares e lindas mulheres.
Por: NASCIMENTO

Macapá é uma bela capital, me orgulho de morar nessa cidade que tem muitas maravilhas. Macapá, cidade que todos deveriam dar valor, terra forte, de encantos significativos ao que moram aqui.
Por: Tayná Cavalcante

Me surpreendi com a cidade, com a paisagem lindíssima, com o menu do restaurante Cantinho do Baiano, com a gentileza das pessoas especialmente.
Por: Thaïs

macapa é a cidade mais linda. tem muitos lugares lindos,pra tudo lado tem praça eu amo macapa venha conheçer e voce nao vai se arrepender...
Por: Karla

Olha, acesso somente via aérea ou maritimo, mais é uma boa cidade. Não grande quanto outras capitais, porém, muito aconchegante. Vale a pena conhecer. A viagem por água oferece uma vista maravilhosa.
Por: etelvina oliveira de carvalho

Muito bom. No norte do país não vi nada igual. Sou de Salvador e fiquei 4 meses e adorei. Voltarei algum dia pois fiz amizades.
Por: eduardo souza

Muito bom. No norte do país não vi nada igual. Natureza preservada, Boa culinária. INESQUECÍVEL O PEIXE ASSADO chamado FILHOTE, simplesmente uma delícia. Sou de Salvador,fiquei 4 meses e adorei. Voltarei algum dia pois fiz amizades.
Por: eduardo souza

cidade maravilhosa onde todos te recebem a intensidade de sua temperatura cheia de amor ,hospitalidade sem difernça de onde voce vem sera bem acolhido no meio do mundo.viva a macapá aonde podemos encontrar o lugar bonito para se alegrar...
Por: fernanda santos

macapa,e uma otima cidade,para passa ferias,e todas pessoas sao jente boua.eu vim e adorei e nao vejo a hora d volta la.
Por: larissa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Macapá
Fundação:
1943
Altitude:
16m
População:
256.033 habitantes
Área:
6.562,4km²
Densidade Demográfica:
39,02hab/km²
CEP:
68976-000

Envie seu comentário sobre Macapá