Dom Cavati

Dom Cavati-MG
banner

Bem-vindo a Dom Cavati!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Dom Cavati, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Dom Cavati. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Dom Cavati para programar a sua viagem.

A cidade de Dom Cavati, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 358m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.475 habitantes. A área total de Dom Cavati é de 69,3km², e sua densidade demográfica é de 79,00hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dom Cavati-MG é 35148-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Dom Cavati

Roteiros do Brasil 

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Na Bacia do Rio Doce, com território de relevo acidentado, está nas encostas da Serra da Caratinga, num vale a 312 metros de altitude. A Rio-Bahia, BR 116, corta a cidade-sede, que está entre Governador Valadares e Caratinga, ao meio, Município novo, apresenta crescimento em todos os setores.
A região do rio Doce é de colonização relativamente recente, apesar das expedições dos bandeirantes que adentravam pelo sertão de Minas Gerais na época colonial. A ocupação desta região intensificou-se somente com a construção da ferrovia Vitória-Minas e, principalmente, da Rio-Bahia. O atual município de Dom Cavati surgiu como um povoado, às margens da rodovia. Era ponto de parada, abastecimento e descanso de caminhoneiros. De povoado, foi elevado a distrito de Inhapim em 1948. Sua emancipação foi obtida em 1962. 

Significado do Nome

O topônimo Dom Cavati é uma homenagem ao bispo da diocese de Caratinga, dom João Batista Cavati. (1892-1987). A palavra dom vem do latim dóminus "senhor" e Cavati é sobrenome italiano.

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

dom-cavatense

População

5.210 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Dom Cavati se encontra na região leste do estado, tendo como principal fonte de economia agropecuaria e comércio.

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

21,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Rio Doce

Limites

Tarumirim
São João do Oriente
Inhapim

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-116, BR-458

Distâncias:

Da Capital

270 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

1º - O dia da cidade, é o principal programa de suas festividades, seguido da Festa de Nossa Senhora Aparecida padroeira.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DOM CAVATI

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.domcavati.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3357-1123

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Dom Cavati

Dom Cavate cidade que eu adoro
Por: maria da consolacao

Terra onde meu pai cresceu. Terra de gente boa e humildade. Guardo boas lembranças da praça, da igreja... E o salame vendido no botequim! Que delícia!!! Saudade!!!!
Por: Vanusa Silva

Nasci nesta cidade em 15 de julho de 1948. Meu pai, Alverino Moreira Chaves, genro do fundador da cidade, José Santana, pai de minha mãe, Geralda Santana Chaves, foi farmacêutico por muitos anos e atendeu centenas de pessoas que, certamente, ainda o tem na lembrança. Foi vereador também dessa cidade. Em sua homenagem foi dado o seu nome ao grupo escolar, o que a familia muito agradece. Mudei daí em 1962, quando vim morar com meus tios em Brasília. Mas, sempre que viajo passo em visita à cidade e a amigos de minha época que ainda moram aí, por exemplo, o Adilson Jabá. Da última vez vi o Edinho do Tobias. Com certeza vou voltar a esse espaço para escrever mais sobre minha querida cidade.
Por: Vagner Jose Chaves

e uma cidade que eu gosto muito e dom cavate eu sou filho desta linda cidade
Por: lucio flavio de oliveira

minha familia marrraai ,eu adoro esta cidade, que pena que nao morro ai parabens dom cavati
Por: claudia natalia

Eta cidade de gente boa!!!!! inclusive onde mora meus primos.. kkkk abrços a todos esta maravilhosa cidadezinha....
Por: helenildo antonio de oliveira

Cidade tranquila, acolhedora,de gente bonita e simpática.uma das tradições da cidade é a feira arte que acontece em todos os 2º sabados do mês ,muita comida,musica e artesanatos, aberto para toda a comunidade.
Por: Angelita Camilo

minha terra natal.meu berço inesquecível.nasci e cresci nesta terra linda e abençoada,de gente amiga,hospitaleira,de clima agradável,de matas e montanhas paradisiacas.parabens autoridades locais e população em geral.a cidade está linda.que Deus os abençoe.até breve...
Por: edson vidal de souza

amo de mais essa cidade bjsssssssssssssssssss saudades de todos meus AMIGOS AI♥♥♥
Por: suelem

tenho orgulho de falar que nasci nesta cidade simples e acolhedora,sou de fausto serapião da cunha hj falecido,mas foi um homem que colaborou mto pela cidade,foi vice prefeito e vereador por quatro mandatos,me orgulho mto de ser filha dele e de Eraclides cunha,que nasceu,cresceu , casou e criaram todos seus filhos aí,amo essa cidade e vou sempre que posso passear por aí,tenho grande parte da família cunha que mora aí inclusive minha mãe e meu irmão que os amo mto,tenho boas lembranças deste lugar.
Por: cleria da cunha martins

Eu posso dizer que tive o privilégio de conhecer essa encantadora cidade, acho que em 1988. Em Novembro de 2009, portanto, o ano passado, estive a trabalho em Caratinga e pude rever novamente a bela e aconchegadora Dom Cavati, também pude perceber que ela conserva aquela sua beleza original, que lhe é muito peculiar, além de evidentemente das benfeitorias tão bem ministradas nesse paraíso. Quando estive por ai, no ano passado, tirei algumas fotos de pontos que eu particularmente adorei. Fotos estas que coloquei na minha mesa de trabalho.... Como trabalho em uma Pós Graduação na área jurídica, os nossos alunos são na maioria advogados, e estão sempre brincando comigo , uns dizem : esse lugar não existe, será uma miragem do paraíso!? Então!? Não precisa dizer mais nada. Parabéns !!!
Por: Haida Duarte

Amo esta cidade, pois foi nela que nasci,cidade de muitos verdes gente boa e onesta, abraços para minha mãe, irmãos e amigos que nela reside,
Por: Edson de Oliveira

fui criado nesta cidadi maravilhosa espescial gostosa otima pra mora
Por: antonio oliveira nascimento

Esta cidade e pequena mais e grande de coração.vivi minha infancia e adolecencia nela ,deixei amigos e parentes . Tenho saudades do tempo q a cidade tinha o Casarao onde os jovens se divertiam, alguns jovem gostava de bater papo no jardim ,ou ir pra igreja . ,hoje os jovens nao tem onde ir a nao ser pra outras cidades.
Por: Marina

eu a amo ,nasci em dom cavati........que saudades..........
Por: edileusa marques

sou neta de adalgisa lacerda neto e joaquim serapião da cunha.sou nascida e criada nesta cidade tenho muito orgulho de ser cavatina!!!!! Tenho saudade dos meus familiares e amigos que deixei ai.Hoje moro em ibirite mg que tb e uma cidade muito boa de se viver.
Por: celina pereira da silva

ao viir em dom cavati nao deixe de conhecer o COROSCA ele e patrimonio historico de dom cavati abracos galera
Por: waslace

amo demais essa cidade saudades, tinhamos o casarão,como dancei lá.temos as pessoas são otimas tudo de bom minha terra natal,ótima para as férias, to chegando ai mês que vem.
Por: rosa batista

que saudades desta cidade maravilhosa, amo muito dom cavati, foi onde nasci e tive os melhores momentos,meu pai geraldo batista é louco para voltar a morar lá, cidade boa.
Por: rosa batista

nascido em iporã parana de pais nascidos em don cavati pai, Lindolfo gonzaga da cunha e mãe Erminda eller da cunha hoje resido em são paulo tenho saúdades de Don cavati felicidades a todos parentes desta bela cidade
Por: Emiliano luiz gonzaga da cunha

sou suspeito falar do dom cavati porque fui criado nesta sidadi maravilhosa povo ospitaleiro passa ferias la em dezembro voce vai comer tanta manga que naõ acaba mais delicia
Por: antonio oliveira do nascimento

nasci em dom cavati há 45 anos. Aos três anos saí com minha mãe para São Paulo e nunca mais voltamos a esta cidade. Não a conheço. Gostaria de informações sobre a localidade, até para possíveis férias. Obrigado.
Por: José Daniel Rodrigues

Conheço deste nenem, nasci em Novo Hzte, fica bem perto lugr de gente boa kkkk
Por: Helenildo

dom cavati terra de grandes amigos saudades que sempre trazem boas lembranças
Por: claudia silva

precisamos plantar arvores nesta cidade nao corta-las protegem o meio ambiente
Por: claudiasilva

moro em sp, mais dom cavati e a cidade do meu coraçao. meu berço encantado. te amo 02/01/2011[dinho]
Por: osvaldo martins netto

fui nascido no municipio desta modesta cidade, na fazenda do Gê. Meus pais eram conhecidos pelo nome de: Jose augusto e dona piquita ambos faleceram no bairro são paulo entre 2001 e 2003 tendo ainda morando ai minha irmã e meu cunhado, Jacinta e Bastião Pires, e atualmente estou morando em Alfenas.
Por: marinho martins

Em Dom Cavati passei os melhores momentos da minha infancia junto com meus primos, Ronan, Paulo, Cornelio, Stefani, Cleone, Zelia e minha inesquecivel tia Carmelita,
Por: Antonio Gomes de Abreu Neto

hahah o povo ta falando que naceu em dom cavati hahah la nei tem hopital hahaha MAIS EU AMO ESSA CIDADE COM OU SEM HOPITAL EU AMO cidade que eu cresi atee lugarsim calmo TODO MUNDO CONHESE TODO MUNDO E E MTO BOM ADOROOO !!!!! =D
Por: thais

eu sou de dom cavate e sou apaixonado pela cidade e as pessoas que comheço ai
Por: lucio flavio de oliveira

cidade linda que eu tenho muita lenbrança boa da minha infancia quero um dia porde vouta pra essa cidade maravilhosa que nace e fui criado pela minha segunda mae que foi minha vo
Por: lucio flavio de oliveira

MINHA CIDADE NATAL, QUE SAUDADE,GOSTO MUITO DA CIDADE E DA GENTE, PESSOA SMPLES E HUMILDE, ESTOU PROGRAMADO UMAS FERIAS PARA 2012, PARABÉNS PELO PORTAL DE DOM CAVATI. OBRIGADO.
Por: VOLNEY VIEGAS

eu amor dom cavate espero um dia vouta a vive ai nessa cidade que eu naçe e fui criado ate os 40 anos
Por: lucio flavio de oliveira

eu amo esta cidade apesar de eng caldas um bjao pra tdos de dom cavati... ass lala
Por: larissa

Legal rever fotos de nossa querida cidade, Geraldo Santaré-Pará
Por: Geraldo R. Oliveira

Nasci e passei parte de minha de minha vida em dom cavati. Adorei este saite emcontrei nomes de familias conhecidas.gente deixe email
Por: Marina

Tô com muita saudades desse Domka e não vejo a hora de poder reve-la... Amoooo demais esse lugar!
Por: kelly Rodrigues neta do Gessi do Bar

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dom Cavati
Fundação:
1962
Altitude:
358m
População:
5.475 habitantes
Área:
69,3km²
Densidade Demográfica:
79,00hab/km²
CEP:
35148-000

Envie seu comentário sobre Dom Cavati

banner