Coronel Xavier Chaves

Coronel Xavier Chaves-MG
banner

Bem-vindo a Coronel Xavier Chaves!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Coronel Xavier Chaves, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Coronel Xavier Chaves. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Coronel Xavier Chaves para programar a sua viagem.

Informações de Coronel Xavier Chaves

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Município da zona dos Campos das Vertentes, criado em 30 de dezembro de 1962, com território desmembrado do de Prados. O distrito, com a denominação de São Francisco Xavier, foi criado no povoado de Mosquito, então no município de Tiradentes em 30 de agosto de 1911, que o incorporou ao município de Prados.
Em 31 de dezembro de 1943, mudou a denominação de São Francisco Xavier para Coroas. Finalmente, ao criar o município, deu-lhe a denominação de Coronel Xavier Chaves. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

xavierense

População

3.301 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS


Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes

Limites

São João del-Rei, Ritápolis, Resende Costa, Prados, Tiradentes e Lagoa Dourada. 

Acesso Rodoviário

BR 383

Distâncias:

Da Capital

179 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Árvore do Jequitibá 

Descrição: Tombada pelo patrimônio histórico municipal. Seguir a estrada para Resende Costa (estrada de terra) até o Alto do Cascalho Preto, depois andar à pé uns 500m.

Cachoeira Baú 

Descrição: Esta cachoeira fica no leito do rio Carandaí. A cachoeira está localizada no caminho para a àrvore do Jequitibá (cerca de 3km), sendo necessário andar uns 500m. Seguir a estrada para Resende Costa (estrada de terra) até o Alto do Cascalho Preto.

Cava Amarela 

Descrição: A Trilha da Cava Amarela é muito utilizada em cavalgadas e mountain bike.

Engenho Boa Vista 

Descrição: Esse engenho tem aproximadamente 250 anos e pertenceu ao irmão mais velho de Tiradentes. Nele é produzida o que se diz ser a mais antiga cachaça existente.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição 

Descrição: Igreja construída em 1920.

Igreja Nossa Senhora do Rosário 

Descrição: Igreja do início do século XVIII, tombada pelo patrimônio histórico municipal 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL XAVIER CHAVES

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3357-1513

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3357-1290

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Coronel Xavier Chaves

O que tem de melhor na cidade de Coronel Xavier Chaves é a população, sou cunhado do Ivo Mariano de Sousa e do Francisco Chavier de Souza, Um mora na Água Limpa o outro no Centro, eu visito esta cidade há 40 anos e não me canso, amo cada vez mais esse povo. Paz e progresso e o que desejo a todos os cidadãos dessa maravilhosa cidade, fiquem com Deus.
Por: Reinaldo Henrique Salvino

Ei Trem bão sô... Minas Gerais quem te conhece não esqueçe jamais... E fica louco pra voltar logo! MARAVILHOSA CIDADE !
Por: CLAUDIA

Eu moro em Coronel e essa cidade é maravilhosa. Nela é encontrado um artesanato que varia de ponto cruz, abrolho até lindas esculturas em pedra. Hoje ela já é conhecida como cidade da pedra por causa dos lindos trabalhos em pedra que são feitos lá. Em Coronel você se hospeda e come com grande economia. E por falar em comida, existe lá um pequeno restaurante chamado Cantina Mineira, que serve um deliciosa comida caseira e também deliciosa sobremesa, a um precinho ótimo. Há também uma boa pizzaria e um hotel maravilhoso e aconchegante. Além disso há aqui um centro do artesão onde se encontra varios trabalhos dos moradores. Vale a pena conhecer.
Por: Flávia Chaves Magalhães

Oi! Moro em Coronel Xavier Chaves, Aquela cidadisinha queta e muito tranquila um lugar bom de se morar! O unico problema da cidade que a noite lá é muito parado não temos para onde ir,não tem movimento na rua! Mais alem disso lá é otimo!
Por: Fabíola Mendonça

Para quem mora em cidade grande é uma ótima opção para descanço e lazer. A tranquilidade, limpeza e receptividade na cidade encantam visitantes e turistas que a conhecem.
Por: MarceliAparecida Costa Anacleto

É uma cidade muitoaconchegante vc se sente em casa já que a população é muito acolhedora aproveite para visitar Tiaradentes e São João Del Rey.
Por: Tatiane Erika

ola,sou de Bh mas tenho vó, tios,primos que moram em coroas. Nos feriados prolongados e ferias é pra la q vamos. Pois tenho uma filha de 6 anos q adora essa cidade .É um lugar tranquilo e sereno apezar do frio a noite,durante o dia é super calor.Tem vilas e praças, no alto onde tem uma santa,da pra ver a cidade inteira é muito linda.Na praça então... muita gente jogando converça fora... o tinlintar do sino...quando estou lá,é como um sonho pois só acaba quando temos q voltar a Bh.Mas ô lugar gostoso viu.Quem não conhece tem que conhecer e não vão se arrepender!!!!!
Por: fabricia esteva dos reis

O que tem de melhor, a casa de meus pais, os pães de queijo,as empadinhas, e angú do meu pai que feito na pamela de ferro e no fogão a lenha. Tudo isso e casa do seu Jé da porteira.
Por: Maria da Conceição Ap. L. Queiroz

Nasci em Coronel Xavier Chaves, antiga São Francico Xavier e também Coroas. Em 1934, data essa que foi celebrada a primeira semana santa, Na igreja Matriz existem lindas imagens de santos. A igrejinha do Rosário,linda , cravejada de pedras, situada em espaçosa praça. Quando criança brincávamos de rodas, pique, corriámos, gritávamos e o "eco" respondia. Nossas mães, comadres, sentadas nas cadeiras ou bancos proseavam e vigiavam a criançada em suas brincadeiras inocentes. Televisão não exitia. Rádio ? - poucas casas tinham. Quantas histo´rias........Sem comentário, hoje moro em cidade grande . Em fim,: "saudade é amar um passado que nunca passou " Lá , as portas ainda ficam abertas.Grades não existem. O sol´é brilhante,as estrelas acumuladas são contempladas. O ar é leve. Todos se cumprimentam. Ainda é vida. Ainda é Brasil
Por: Theresinha Resende Vidigal

Moro numa cidade onde você não conhece seus vizinhos onde as pessoas não tem tempo pra nada, muita violência, muito trânsito. Quanto mais velha eu fico mais saudades eu tenho de Coronel Xavier Chaves. Beijos e abraços pra todos .
Por: Maria da Conceição Ap Lopes Queiroz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Coronel Xavier Chaves

Envie seu comentário sobre Coronel Xavier Chaves

banner