Coqueiral

Coqueiral-MG
banner

Bem-vindo a Coqueiral!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Coqueiral, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Coqueiral. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Coqueiral para programar a sua viagem.

A cidade de Coqueiral, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 867m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.192 habitantes. A área total de Coqueiral é de 297,4km², e sua densidade demográfica é de 27,55hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Coqueiral-MG é 37235-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Coqueiral

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Lago das Gerais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1767, Matias da Silva Borges e sua bandeira de Taubaté chegaram às atuais terras de Coqueiral, à procura de metais preciosos. A região oferecia condições excelentes para a instalação de uma sesmaria e  local onde hoje existe a Igreja Matriz da cidade serviu para o primeiro acampamento. Pouco tempo depois, já se havia formado um novo núcleo, composto dos que ali chegaram e dos seus parentes, amigos e escravos, que foram mandados vir de São Paulo. Instalados e decididos ao desbravamento, não encontraram ouro, mas iniciaram plantações, edificaram casas e formaram uma grande fazenda, que hoje tem o nome de Fazenda dos Pinheiros. O primeiro nome do povoado foi Espírito santo dos Sertões. Em 1846, foi elevado à categoria de distrito de paz, com o nome de Espírito Santo dos Coqueiros. Em 1923, recebeu o novo topônimo de Coqueiral, passando a pertencer ao município de Dores da Boa Esperança. Finalmente, em 27 de dezembro de 1948, foi elevado à categoria de cidade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

13 de Outubro

Gentílico

coqueirense

População

9.289 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Com a maioria das ruas asfaltadas, o município de Coqueiral tem como base da economia à agricultura e a principal cultura, o café. O município conta com um banco, uma cooperativa de credito (Sicoob Copersul), com dois hospitais públicos, três escolas estaduais e 11 municipais, o que coloca o município como referência na educação.

Clima

Temperado

Temperatura Média

21,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Sul do Estado de Minas Gerais

Limites

Boa Esperança, Aguanil, Nepomuceno, Santana da Vargem.     

Acesso Rodoviário

BR-381

Distâncias:

Da Capital

253 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

O lago de furnas e a Pedra do Ermo são as principais atrações turísticas do município; a Pedra foi recentemente declarada uma Área de Preservação Ambiental (APA); no local católicos lutam para construção da estátua de um cristo, semelhante a do Rio de Janeiro.

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira da Antiga Hidrelétrica do Esmeril

Endereço: Fazenda do Esmeril
Distância ao Centro: 12 Km
Como Chegar: Rodovia pavimentada (7 Km) até a BR-265 (2 Km). Depois, pega-se a estrada municipal não pavimentada (3 Km).
 
Cachoeira da Antiga Usina Hidrelétrica de Frei Eustáquio

Endereço: Zona Rural
Distância ao Centro: 13 Km
Como Chegar: Estrada municipal não pavimentada.

Casarão do Régis (futuro Museu Mineiro do Café)

Endereço: Praça Dom Pedro II, 37
Bairro: Centro

Fazenda Belém - Lago de Furnas

Endereço: Fazenda Belém
Distância ao Centro: 15 Km
Como Chegar: Estrada municipal não pavimentada.
 
Pedra da Boa Vista

Endereço: Fazenda Boa Vista 
Distância ao Centro: 15 Km
Como Chegar: Estrada municipal não pavimentada.
 
Rainha da Lavoura - Aguardente de Cana

Endereço: Fazenda Vista Longa 
Distância ao Centro: 10 Km
 
Serra dos Pedros

Endereço: Comunidade Capituvas
Distância ao Centro: 25 Km
Como Chegar: Estrada municipal não pavimentada.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COQUEIRAL

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3855-1166

Sites: http://www.coqueiral.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3855-1110 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Coqueiral

A cidade de Coqueiral e uma otima cidade, ela e banhada pela represa de furnas, e uma cidade pequena porém muito acolhedora, contem tambem uma serra, que e uma area de preservaçao ambiental, aonde e encontrada diversas especies da fauna e da flora não encontradas em nenhum outro lugar. tambem se destaca pelas festas que sao renomadas
Por: Luis

uhh ..se conheço nasci em coqueiral,e sempre vou lá ..não pra ficar sem essa cidadizinha que é um paraíso ....
Por: felipe

Adorrroooo Coqueiral cidade maravlhosaa! carnaval de Coqueiral é muitooo bom!!!
Por: Tata

tudo que a de mais lindo e o logo de furnas a 14 km da cidade eu amo essa cidade o carnaval e uma delicia, ano novo nem se fala. BEIJO A MINHA CIDADE
Por: GLEISON ALLAN DE SOUZA

Não fui à cidade de Coqueiral, mas conheci uma pessoa que residi lá.Como ela falou muito bem sobre a cidade, tive curiosidade de ver as fotos. Achei bonita e tranquila. Ainda quero conhecer.
Por: Sonia Mendes

Coqueiral é uma maravilha, de pessoas maravilhosas, otima para se fazer amizades e muito animada, para festas nao existe igual... Aproveitem para conhecer
Por: LUCIO FLAVIO

conheço muito bem a cidade, e o que tem de melhor na minha opinião, é a gentileza das pessoas. meus melhores amigos moram nessa cidade. (melhor carnaval fólia de minas gerais)......
Por: luciano de souza andrade

Nasci em Coqueiral em 1959 próximo à Fazenda ds Areias.Lembro de tudo com muita saudade.A rivalidade entre os times de futebol Bramha e ABC.As brincadeiras na rua Rui Barbosa perto da D. Lia e a venda do Júlio Lima;as fogueiras e o pau de sebo!As conversas no sábado sentados em um banco de jeep no posto do Sô Geraldo(?)!O Bar Menezes e o corte de cabelo no Júlio Faria.....na travessa Coqueiral havia outro barbeiro....Os filhos do Antenor Marques,do João Grama....do Júlio Lima.....e aquela farmacia do lado do posto do Sô Hermínio.....!Assistia tv preto e branco na casa do Antenor Marques.Nos Peloso havia um caepinteiro que encantava crianças com seus trabalhos, o Serafim.Estudei no Frei Eustáquio,lembro-me bem da D. Cidinha,D. Vania,D. Marilda!Gostaria de trocar informações com alguém da minha época que se identificou com estes comentários.Abraço!
Por: Ronaldo de Carvalho

Saudades de lá...ô cidade boa! Lugar abençoado.....
Por: Andrea Simao Rocha

minha querida Coqueiral podemos mudar de cidade,estado ou paiz que sempre levaremos a alegria e a hostilidade e beleza da nossa terra natal 1 grande abraço
Por: arildo bedania

cok e uma cidade maravilhosa morei nela por onze anos e vou voltar a mora nela vocês tem que conhecer nao e cidade e "A Cidade"
Por: carlão sp

Eu ja morei em Coqueiral, e trabalhei numa radio local da cidade. E Garanto que foi a melhor cidade que vivi nos ultimos anos. È um povo acolhedor, gentil, hospitaleiro,e de uma religiosidade explendorosa. Mas alem de tudo isso, o carinho de toda população bem como os amigos que encontrei nesta linda e acolhedora cidade. Tenho muita saudade pois morei em Coqueiral entre os anos de 1997 e 1998, portanto ja se passaram 13 anos e ainda guardo em meu coração as lembranças de cada pessoa que conheci e convivi nesta cidade.
Por: Romero Henrique de Faria

eu nasci,em coqueiral meus familiares sao todos de coqueiral,agora estou morando em jaguariuna sp,mas vou ai sempre,ADORO ESSA CIDADE BJSSSSSSSS
Por: mirna ap precidino rodrigues

para mim é uma cidade muito bonita.-e uma cidade muito tranquila.
Por: MARCONE

nasci nesta maravilhosa cidade e me recordo dos amigos que lá deixei hoje moro em itanhaém mas lembro com saudades dos velhos tempos.
Por: fabio botelho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Coqueiral
Fundação:
1948
Altitude:
867m
População:
8.192 habitantes
Área:
297,4km²
Densidade Demográfica:
27,55hab/km²
CEP:
37235-000

Envie seu comentário sobre Coqueiral

banner