Conceição do Ibitipoca

Conceição do Ibitipoca-MG
banner

Bem-vindo a Conceição do Ibitipoca!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Conceição do Ibitipoca, informações atualizadas sobre a cidade Conceição do Ibitipoca, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Conceição do Ibitipoca.


Conceição do Ibitipoca é um distrito da cidade de Lima Duarte, no estado de Minas Gerais, mais precisamente na zona da mata mineira, aproximadamente, 270 quilômetros de Belo Horizonte, a capital do estado. O distrito possui aproximadamente 1000 habitantes e uma grande vocação para o turismo, sendo esta a principal atividade econômica do povoado, que recebe milhares de turistas todos os anos.

Conceição do Ibitipoca é um povoado que praticamente parou no tempo. Por muitos anos esquecido no meio de uma região tomada por montanhas e floresta fechada, o distrito recebeu a devida importância só em 1891. A cultura simples e os costumes antigos e tradicionais são dois pontos que atraem muitos turistas, mas a principal atração fica a três quilômetros do pequeno povoado: o Parque Estadual de Ibitipoca.

Turismo na natureza

As agências de turismo souberam explorar tudo que podiam no Parque Estadual do Ibitipoca. Para quem visita a região, é possível escolher entre vários passeios bem distintos entre si, mas que apresentam algo em comum: o contato com a natureza. Mesmo num passeio que mostra a parte do povoado em si, com suas construções antigas e clássicas, o turista mantém contato com o verde e a natureza o tempo todo.

Entre as atividades mais procuradas nos passeios estão algumas caminhadas, com várias opções de trajetos e “monumentos” da natureza para se admirar, como o Pico do Pião, o Pico da Lombada, a Gruta dos Viajantes, o Lago dos Espelhos, o Rio do Salto, entre outra infinidade de locais para simplesmente apreciar a vista ou se aventurar.

Além destes passeios com caminhada, é possível fazer outras coisas dentro do parque, como passear de bote ou caiaque no Rio Grande, trekking ou passeio a cavalo na Serra do Cruz, entre outras coisas. Num dos passeios mais completos, o chamado “Ibitipoca 360” permite que o visitante passe três dias inteiros em contato com a mata, acampando em locais estratégicos e aproveitando todas as paisagens exuberantes que só o Parque Estadual do Ibitipoca pode oferecer. Aproveite este presente da natureza, num local praticamente esquecido pela globalização, mas charmoso pela sua simplicidade.

Informações de Conceição do Ibitipoca

Roteiros do Brasil

Região Circuito Turístico Serras do Ibitipoca 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Até meados do século XVII, a Serra do Ibitipoca era habitada por pacíficos índios da tribo Aracy, é quando se têm notícias de passagem das primeiras bandeiras na região. A Localização de Ibitipoca - divisor do Planalto de Itatiaia e Andrelândia, o que contribuiu para servir de passagem entre Minas e o Porto de Parati (Trilha do ouro) - facilitou para que chegasse em 1692 a bandeira do Vigário de Taubaté; Padre João Faria Fialho, e com ele a descoberta de ouro. Em 1718, Ibitipoca atinge o seu apogeu, com a formação da freguesia (extensas áreas de terra, com aproximadamente 7000 habitantes), mas logo em seguida o mesmo Fialho dando continuidade a sua bandeira descobre pepitas de ouro em Vila Rica. Começando o êxodo de Ibitipoca. As mulas que traziam os alimentos de Parati para Ibitipoca ficaram escassas ou não chegavam. Seguiam agora para Vila Rica. Começa o êxodo. Após a grande retirada restou a população mais pobre e a região começa a ser freqüentada por contrabandistas. Estes traziam comida e levavam o ouro contrabandeado para o Porto do Rio de Janeiro, por uma trilha recém aberta. Em 1764, Ibitipoca recebe a visita do Governador Geral da Capitania das Minas Gerais, general Luiz Diogo Lobo da Silva, com o objetivo de proibir o desmatamento. Mas a idéia não era em prol do ambiente e sim para dificultar a abertura de novas trilhas para o contrabando. Em 1768 fica pronta a Igreja Matriz de Conceição de Ibitipoca, mortos eram transportados de longe para serem enterrados na Igreja. Em 1884 é instalado o município de Lima Duarte e em 1918 é reconstruída a Capela do Rosário. Em 1932, numa tentativa de se apossar de terras consideradas até então devolutas, a igreja constrói uma capela no alto do Pico do Pião, com a imagem do Bom Senhor Jesus da Serra. Em 1933 o Estado ganha na justiça a reintegração de posse de terra e o que resta hoje da capela são as ruínas no Pico do Pião. Em 1964, o governador nomeia o 1º administrador da fazenda do Ibitipoca, Sr. Jacinto Lage, e em 04/07/1973 sai o decreto da criação do Parque Estadual do Ibitipoca. Hoje é como se estivéssemos em 1692, Ibitipoca reinicia sua caminhada rumo ao apogeu, só que agora o ouro é o turismo.

Significado do Nome

Ibitipoca - ibiti = Pedra  e  poca = estala

Aniversário da Cidade

04 de Julho 

Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O Distrito de Conceição do Ibitipoca, faz parte do Município de Lima Duarte. Um pedacinho do céu, na Serra da Mantiqueira. O endereço da natureza em estado bruto, com linda paisagem, a 1.250m de altitude. Ibitipoca já tem um plano diretor e o desenvolvimento do turismo sustentável na Serra deverá seguir sua orientação. 

Clima

A distribuição geral das temperaturas e pluviosidade são muito influenciadas pelas altitudes e formas de relevo. As temperaturas diminuem cerca de 0,5°C a cada 100m de altitude em direção aos altos nos períodos mais frios e secos, e cerca de 0,4°C nos períodos mais quentes e úmidos. 

Temperatura Média

22° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo de Belo Horizonte siga na BR-040 (sentido Rio de Janeiro) com destino a Juiz de Fora. Após a cidade de Santos Dumont - já próximo a Juiz de Fora –chegará a sua direita a montadora Mercedes Benz. Aproximadamente 7Km após a entrada da Mercedes – passando pela entrada para Juiz de Fora - vire a direita na BR 267 (Placa Lima Duarte). Até Lima Duarte são mais 50Km. Entre na cidade de Lima Duarte (placa: Lima Duarte, Ibitipoca). Depois são mais 27Km de estrada de chão até o Arraial de Conceição do Ibitipoca.

Localização

No sudeste de Minas Gerais (zona da mata). 

Acesso Rodoviário

BR-267

Distâncias:

Da Capital:

350 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Localizado a apenas três quilômetros da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca, o Arraial é ótima opção para o visitante se hospedar, alimentar e conhecer a simplicidade acolhedora do povo mineiro. Com Hotéis, Pousadas e campings de qualidades em todo Arraial e seu entorno a boa hospedagem é garantia certa.  A mesma harmonia procurada com a natureza é importante com a Vila e seus moradores. O Arraial de Conceição do Ibitipoca e sua comunidade serão tão inesquecíveis quanto as belezas naturais da serra.

Principais Pontos Turísticos

Parque Estadual do Ibitipoca

Um verdadeiro paraíso ecológico situado na Zona da Mata Mineira em um dos pontos mais altos da Mantiqueira, o Ibitipoca é um dos mais belos parques de Minas. O nome, de origem indígena, significa “serra fendida”. As formações em quartzito conjugadas com os campos de altitude formam um ecossistema especial que chamou a atenção do botânico francês Auguste Saint-Hilaire em 1822, quando fez preciosos registros.  Os atrativos do Parque são mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos. A flora é um atrativo à parte, predominando as orquídeas, bromélias, candeias, liquens e samambaias. Uma espécie de líquen verde conhecido como as “barbas-de-velho” que cai dos galhos das árvores proporciona uma paisagem incomum. 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Parque Estadual do Ibitipoca

Telefone:(32) 3281 1101     
e-mail: [email protected]
site: http://www.ief.mg.gov.br

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO IBITIPOCA

E-mail:

Telefones: (32) 3281-1195

Sites: http://www.ibitipoca.tur.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.limaduarte.com
       
http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Conceição do Ibitipoca

nossa, que saudade que dá olhando essas fotos, quando eu fui eu devia ter uns 8 anos, mt coisa lá ja deve ter mudado, agora estou planejando voltar lá no ano que vem!!! as fotos estão lindas!!
Por: carla

Recanto de Refúgio para os que amam á natureza, tranquilidade, paz, moradores sinpáticos, lugar onde pretendo viver e curtir muito a natureza, conheci e não mais esqueci, pois me apaixônei.
Por: Armindo Seixas Cardoso Junior

ibitipoca é um paraíso,onde todos deveriam conhecer!!!
Por: RICHELLI KELLEY BOTELHO

As cachoeiras, o parque estadual é um lugar Mágico! O melhor lugar pra se viver uma grande história de amor! Aos românticos a melhor pedida!
Por: Marcela Bia

Um dos melhores lugares do mundo para se ir. Paisagem incrível e gente hospitaleira, povo de bem com a vida. sempre que posso retorno!!!!!!
Por: Henrique Grizotti

ibitipoca é uma das oitavas maravilhas do mundo.é tudo de bom.
Por: Daniele maia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conceição do Ibitipoca

Envie seu comentário sobre Conceição do Ibitipoca

banner