Cipotânea

Cipotânea-MG
banner

Bem-vindo a Cipotânea!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Cipotânea, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Cipotânea, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 660m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.613 habitantes. A área total de Cipotânea é de 153,9km², e sua densidade demográfica é de 42,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cipotânea-MG é 36265-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cipotânea

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Nascente do Rio Doce

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Há duas versões da origem do povoado onde hoje está Cipotânea. A primeira delas diz que o povoamento da região teve início quando o sertanista Antônio Rodovalho da Fonseca, acompanhado pelos capitães Francisco Álvares e Sebastião de Freitas Moreira, ali se estabeleceu no início do séc. XVIII. Uma outra versão, mais aceita, diz que o arraial de São Caetano, também chamado de São Caetano do Xopotó, teve sua origem em 7 de agosto de 1711, quando vários portugueses pisaram essas terras.
Segundo a tradição, os desbravadores, não podendo atravessar o rio Xopotó por causa do seu grande volume, ali permaneceram, lançando as bases de um arraial, ao qual deram o nome de São Caetano - em homenagem ao santo do dia - acrescido do topônimo Xotopó - que quer dizer rio do cipó amarelo, uma planta trepadeira encontrada em abundância na região.
Cipotânea foi elevada à categoria de município em 1953, após uma longa história de luta pela emancipação.

Significado do Nome

Cipó amarelo em tupi-guarani

Aniversário da Cidade

07 de Agosto

Gentílico

cipotaneano ou cipotanense

População

6.547 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Os principais recursos econômicos do município são de origem agropecuária. Como maior produtor de milho da região, tem na Festa do Milho um acontecimento de divulgação da cidade-sede.

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata

Limites

Senhora de Oliveira, Rio Espera, Alto Rio Doce, Brás Pires

Acesso Rodoviário

BR-040 e MG-265

Distâncias:

Da Capital:

215 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Paciência

Localizada na Estrada da Paciência. Saindo da prefeitura, no sentido a Alto Rio Doce, ao final do calçamento entrar à direita, seguir sentido ao lugarejo de Paciência por aproximadamente 10 Km. É aconselhável pedir informação no vilarejo.

Cachoeira Ipiranguinha

Localiza-se na Fazenda do Ipiranguinha, no sentido para Santa Bárbara.

Picos/Serras/Montanhas

Sentido para o lugarejo de Braz Pires. No local, há um mirante natural.

O rio Xopotó

Nasce na vertente nordeste da Serra da Conceição, inserida nas grimpas da Mantiqueira, no município de Desterro do Melo. A partir da sua foz, essa é a mais alta e a mais distante das nascentes de todos os cursos d´água que formam a bacia do Rio Doce. Cerca de cinqüenta quilômetros abaixo, o Xopotó entra em Cipotânea e banha o lado leste da cidade, onde seu curso sereno agita-se em três cachoeiras e algumas corredeiras. Dentro do município, ele recebe três afluentes, todos em sua margem esquerda. Um deles, o raquítico e sinuoso Rio Espera, desenha seus meandros no lado do poente.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

- 2º Final de semana - Festa do Milho - Festa municipal de incentivo aos produtores
locais. Desfiles apresentações show prêmios. Festa dos cipotaneanos ausentes.
Local Sede Municipal

06 a 08 - XXV Festa do Milho de Cipotânea

 Julho/Agosto

-29 a 07 - 1º Aniversário da Cidade - Festa Municipal - Festa religiosa 
Local Sede Municipal

 Agosto

07 - Festa do Padroeiro São Caetano

 Outubro

14 e 15 - Festa de Santa Efigenia e São Benedito (Congada) - Festa de louvor aos Santos do origem afro-brasileira. Dança folclórica - congada.
Local Sede municipal.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIAL DE CIPOTÂNEA

E-mail:

Telefones: (32) 3348-1119  

Sites: http://cipotanea.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3348-1188 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cipotânea

Cipotanea é uma terra 10, infelizmente há pessoas lá que nao protegem a natureza e muito menos respeite os direitos humanos. no entretanto a natura é bela. sem falar do trabalho artesanal com a palha de milho. bravas mulheres que sustentam maridos e suas criancas.
Por: caetano trindade

Cipotânea, ou como dizia antigamente Säo Caetano Do Xopotó é uma cidade linda, meiga, humilde e acolhedora. Vale a pena visitar as várias cachoeiras que tem por lá. Os meus pais a Dona Brazilina e Sr. Vicente Trindade que moram na Brejaúba tem um acesso perto a cachoeira do Piranguinha. Também boa pinga direto do alambique e muchos artesanatos com palhas de milho e gostosos biscoitos de polvilho e o melhor deste mundo é feito no forno a lenha que a minha mäe faz. nao resito. viva cae
Por: caetano trindade

amei cipotanea e a cachoeira do piranguinha sem falar que a regiao da brejauba, paciencia, sao dimas também oferece belezas naturais. sem falar do biscoito de polviho assado no forno a lenha e o queijo da roca.
Por: Wagner che

Cipotanea, pequena cidade, carente em muitas coisas, mas de um povo ordeiro, trabalhador, dígno, com um coração radiante de alegria e fé em seu padoiro, que é São Caetano, que se comemora no dia 7 de agosto. Lá nasci e cresci, mas moro a bastante anos em Brasília. Embora passado muito tempo, mas não consigo esquecer aquele rincão querido. Quer descançar, viver um pouco, relachar do estres da cidade, corra para lá, onde a natureza, com a participação direta do povo, trasforma-lo-á num relax total, em um curto espaço de tempo. Sem falar é claro do artesanato de palha, que embora de preço simples, mas de qualidade inigualável. Não consigo ficar muito tempo distanta de lá. Cheguei ontem, mas já estou com saudade. Vamos? Não perca! Corra! Te encontro lá. Abraços carinhos aos conterrâneos. Ah! Sou filho de Antonio Julio Moreira e Julia da Assunção Moreira.
Por: joaquim mansueto moreira

cipotanea tem uma festa maraviloza que e avesta do miho
Por: catarina

conheco cipotanea cidade onde minha mae nasceu ja passei ferias por la varias vezes e pretendo no futuro morar por la.tem a ponte de ferro bem antiga e o rio chopoto para fazer uma boa pescaria,eo povo sao muito hospitaleiro,beijos a todos.
Por: paulo vieira

adoro cipotanea sou de cipotanea mas moro em barbacena mas sempre quanto tem uma comemoração tipo são caetazo q é o padroeiro de lá estou lá naum perco nenhuma festa o q tem de melhor lá é a ponte de ferro a praça e varios outros lugares la é calmo tranquilo bom de mas e se deus quiser estarei ai de novo mas dessa vez é pra ficar
Por: livaneza

eta lugar bao, entao na paciencia é uma maravilha, se for lá um dia vc vai gostar demais
Por: adelio

Cipotânea é uma terra de pessoas simples das quais vivem com artesanato da palha de milho e da criação de gado, podendo encontrar deliciosos queijos e doces na região. Também lindas cachoeiras ainda com águas limpas.
Por: sidnei jose

Seja bem vindo a cidade maravilhosa, minha terra natal cipotanea minas gerais!!!
Por: zilah moreira

sou de natural de cipotanêa porem não moro na cidade apenas vsito em època de festas;sua localizacão è ideal para quem precisa de descanso das atividades estressantes da vida urbana mas porem,sem marasmo nem ecesso de pacatês.
Por: vadicarlos

adoro cipotanea!!!! a festa do milho é o máximo!!!!!!!!!! bjs a todos
Por: kátia

Cipotânea, cidade que me faz bem. Quando estou aí me sinto em paz e envolvida com ótimas lembranças da minha adolescência. Bons tempos que não voltam mais. Adoro passar minhas férias nesta cidadezinha tranquila, principalmente juntinha com meus pais que já estão com a idade bem avançada. Não passo muito tempo sem visitar os meus parentes. Em breve estarei aí em Cipó para abraçar e comemorar os 102 anos de vida do Senhor Levindo Moreira, pessoa que admiro de verdade, meu sogro!!!! Ele é 1000!!!
Por: Lili

Uma Gota Havia uma gota em uma nascente de rio. Era uma simples gota, nada mais do que isso. Mas na sua insignificância tinha uma utopia, um sonho. Sonhava em um dia, após vencer a correnteza e chegar ao encontro das águas, virar mar... Era difícil, sabia ela, porém não impossível. E agarrando-se neste fio de esperança seguiu seu curso natural de rio, sempre pensando no dia em que certamente encontraria o oceano. Desafios foram surgindo: pedras, evaporação, galhos, entre outros obstáculos, mas ela nunca desistia. Esta pequena gota venceu todos obstáculos, chegou ao encontro das águas e finalmente realizou seu grande sonho. Hoje aquela gota, aquela ínfima gota, é MAR. E assim um sonho se transforma em realidade... Surge o asfalto em CIPOTÂNEA. Uma realidade tão sonhada por todos moradores dali. Que legal!!! Agora eu posso ir visitar os pais sem me preocupar com as chuvas que interrompiam as estradas. Cipotânea,Cidade acolhedora onde o EU cede lugar ao NÓS, não poderia ficar isolada. Em breve estarei aí para a festa do milho, que eu gosto muito (curto muito o artesanato de palha) e no dia 5 de agosto comemorar os 102 anos de vida do senhor Levindo Moreira, meu sogro.
Por: Lili

Lili cipotânea quando fui à festa do milho em 2007 e amei a cidade.
Por: Ana

Meus pais vivem em Cipotânea desde 1965. Me lembro muito bem quando eu, junto com eles e mais 2 irmãos, chegamos nesta gostosa e pacata cidade para morarmos. Aí passei o restante de minha infância e toda minha adolescência. Como tenho saudade!!! Saudade de amigos que não vejo há muito tempo! Hoje moro em Ouro Branco, uma cidade com costumes bem parecidos com os de Cipotânea, mas nada apaga os bons momentos que aí passei. Cipotãnea é a cidade que me acolheu aos 6 anos de idade e eu a considero minha cidade natal. 20/05/10
Por: Lili

terra boa de gente hospitaleira festa do milho a melhor da regiao. estarei ai
Por: wivianne

mora em Goiania - Go, tem orgulho de ser filho de Cipotanea. Vejo sempre sua hisoria e o seu passado.Meu sonho e passar meus ultimos dias de vida,e nesta Ilustre cidade.Eu e minha familia amamos este lugar.
Por: DIVINO CUSTODIO MOREIA

Desde que eu conheci Cipotanea , meu coraçao ficou apaixonado, das paisagens maravilhosas e do povo hospitaleiro, passei a ser filha adotiva de Cipotanea,pelo carisma que este povo tem.Mora em Goiania - Go.Universitaria,S. Social.
Por: BENEDITA LEMES DE FARIA MOREIRA

Não sou natural de Cipotânea, mas me considero cipotaniense pelo tempo que ali morei. Minhas melhores recordações são do meu tempo de estudante, quando o ginásio situava onde hoje é a praça. Adorava a hora do recreio, para ir ao jardim e ficar dando voltas conversando com os colegas. Que saudades!!!!
Por: lili

CIDADE LINDA,ACOLHEDORA E MÍSTICA,ALI PARECE QUE A GENTE ESTÁ MAIS PROXIMO DO CÉU,GENTE HUMILDE E DE GRANDE SABEDORIA.
Por: antonio helvécio de almeida-filósofo

cipotanea nao e 10 e 1000 linda.onde nasci e pretendo passar toda minha vida. venha conhecer cipotanea cidade maravilhosa. um abraço a todo cipotaneano ausente.
Por: claudio

CIPOTÂNEA,O MELHOR LUGAR PARA PASSAR FÉRIAS.PRINCIPALMENTE NA LIMEIRA!!!!!!
Por: LENA MARCIA NEVES MOREIRA

ola pessoal,desde aqui de espanha mandamos um abraco a todos os cipotaneanos as coisas por ai estao melhorando ,gente... esperamos que cada vez mais,porque essa cidade e nosso cantinho espero que alguem possam por mais fotos ai no portal.porque quase nao vi nada,ou estou mal imformada,um abraco de Nelma e Manuel
Por: nelma e manuel

Eu nasci em Ciptãnea,meu pai mora la,então de vez enquanto vou faze-lo uma visita.Hoje moro em santos SP.
Por: margarida da costa moris

Adoro passear em Cipotãnea,gente acolhedoura,principamente pelo lado da boa vista.Em breve,espero visitar meu sogro e cunhado.
Por: marcello

CIPOTANEA É UM PEDACINHO DO CÉU.SE QUISER COMPROVAR É SO ASSISTIR A FESTA DO MILHO.
Por: LENA MARCIA NEVES MOREIRA

Olá pessoal, eu nasci entre rio espera e cipotania e hoje moro em BH. Sempre que posso vou a festa do milho em cipotania, qui no ver é uma das melhores festa da região. Na última festa fui ver o amado batista, que por sinal a cidade ficou lotada e o show foi maravilhoso. Espero ir e ver outros artista renomado na bela cidade de cipotania. Até uma próxima oportunidade. José Ronaldo.
Por: José Ronaldo

Nasci em Cipotanea mas nao a conheço,qual quer dia irei visitar meus conterranios
Por: jesus cornelio do nascimento

queria conhecer ainda não conheço falaram que essa cidade é muito bonita e ainda eu estou gostando de uma garota que mora lá!!
Por: roberto messias santos junior

NASCI EMCIPOTANIA MINHA FAMILHA SÃO TODAS DE LA MAS A DES ANOS PERDI O CONTATO .ESCREVI ALGAMAS CARTAS MAS .NUNCA TIVEUMA RESPOSTA . MAS O LUGAR E LINDO .ESTOU COM MUITA SAUDADE DO MEU PAI. E DE TODOS . BEIJJJ
Por: maria ap. ventura

Cipotanea, quem vai la uma vez volta duas ou três!!!!!
Por: Anynha toddy

Tenho orgulho de ser cipotanense. De lá trouxe como herança, dgnidade, respeito e muito amor no coração. deixo aqui um forte abraço, a todos conterraneos e em especial ao nosso querido Padre Rogerio. Saudades...
Por: Maria do Rosário Gonçalves

Eu adoro esta cidade onde nasci.Tenho muito carinho,pela cidade e pelo povo que nela residi meu abraço a todos. Margarida
Por: Margarida da Costa Moris

A maravilhosa e querida PONTE DE FERRO... UM LUGAR TRANQUILO, LINDO. UM BELÍSSIMO PONTO TURÍSTICO
Por: Andreia

ADORO ESTA CIDADE MARAVILHOSA, POVO ACOLHEDOR, POVO HUMILDE. AMO MUITOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!
Por: RAÍSSA CAROLINECAMPOS DE MIRANDA

gostaria de ver fotos/filmagens da festa do milho/2010.Sou natural de cipotanea.
Por: joao nepomuceno

CIPOTANEA PEDACINHO DO CÉU...BEIJOS PRA FAMILIA MAIS LINDA DO MUNDO MARTINHA,MARLON,MARLONE,MARLONEY E JULIETE....
Por: LENA MARCIA NEVES MOREIRA

Se você ainda não conhece, então venha conhecer CIPOTÂNEA, uma cidade super acoledora da zona da mata mineira. Um GRANDE abraço para todos os meus amigos e colegas de Cipotânea.
Por: Inácio

CIPOTANEA se vc nao conhece venha logo conhece esse pedacinho de ceu.È tranquilo e aconxegante.A festa do milho e o jubileu de sao caetano traduz tudo que quero dizer sobre essa pequena e maravilhosa cidade
Por: merces(mê)

eu vou esta ai em cipotania com o bloco do espigão um bloco da minha criação vamos leva mais alegria p festa do milho e conto com o apoio de todos ate lá aquele abraço cipotania fiiiiiiii
Por: roberto bh

o lugar e cheio de alegria e traz muita paz p nos q vai lá fui uma vez so e pretend vouta muitas e muitas vezes
Por: roberto bh

é o melhor lugar do mundo não há lugar melhor do q essa codade maravilhosa. amuu cipó!!!!!!!!!!!
Por: deborah da silva moreira

cipotanea e maravilhosa eu amo cipotanea minha sidade.
Por: DIVANIL DO CARMO MOREIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cipotânea
Fundação:
1953
Altitude:
660m
População:
6.613 habitantes
Área:
153,9km²
Densidade Demográfica:
42,97hab/km²
CEP:
36265-000

Envie seu comentário sobre Cipotânea