Cunani

Cunani-AP

Bem-vindo a Cunani!

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Cunani, informações atualizadas sobre a cidade Cunani, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Cunani.

Informações de Cunani

Roteiros do Brasil

Região Pólo Extremo Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Distrito do Municipio de Calçoene, Estado do Amapá, antiga Replubica disputada por franceses e Brasileiros, conta uma rica história, tornou área quilombal e agora foi descoberto em sua redondeza um sitio arqueológico. Por que este povoado tão pequeno e isolado despertou a cobiça de aventureiros como Jules Gross e Adolph Brezet, chegando eles a transformar essa região, por duas vezes, em república independente? Mas a República de Cunani não constituiu um fato isolado. A própria cobiça
francesa por toda a região do Contestado se verificou ali culminando com vários conflitos armados ocorridos entre franceses e brasileiros.
A sanha de Jules Goss e seus aventureiros provocou, assim, o aparecimento da República em 1885, que foi logo abafada pelo próprio governo francês, por causa da situação ridícula que causou à França. Mesmo assim, houve uma segunda tentativa, provocada por outro francês de nome Adolph Brezet, em l902, mas foi sufocada, desta vez, pelo governo brasileiro. Mesmo com sua duração efêmera, os selos e moedas do Cunani atualmente representam valores incalculáveis para filatelistas e numismatas.  

Significado do Nome

O termo Cunani vem do tupi, e é um dos nomes do tucunaré, peixe da região amazônica.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atual vila de Cunani é distrito do município de Calçoene. Deve possuir cerca de 500 habitantes entre os que moram na sede e os da região ribeira. A base econômica é a pesca e a pequena agricultura. A extração de madeira é outra frente econômica, mas o trabalho é todo manual, por não existir serraria motorizada.

Clima:

Tropical superúmido  

Temperatura Média:

20º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte do Amapá 

Limites:

Norte: Oceano Atlântico
Sul: Amapá e Pracuúba
Leste: Oceano Atlântico
Oeste: Oiapoque e Serra do Navio  

Acesso Rodoviário:

BR-156 

Distâncias:

Da Capital:

272 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

O Parque Nacional do Cabo Orange (PNCO)

É uma unidade de conservação criada pelo governo federal no dia 15 de julho de 1980 para preservar uma variedade de ecossistemas localizados na foz do rio Oiapoque e na costa norte do Brasil, no estado do Amapá.
Seus 619 mil hectares protegem paisagens moldadas pelo contato dos ecossistemas amazônicos com as correntes do Oceano Atlântico. São mangues, campos inundáveis, campos limpos entrecortados por buritizais, cerrados, florestas inundáveis (também chamadas várzeas), florestas de terra firme, além de ecossistemas marinhos. É, ao mesmo tempo, um parque continental e um parque marinho, já que aproximadamente 200 mil hectares de sua área estão em águas oceânicas.
Situado junto à foz dos rios Oiapoque e Uaçá, o PNCO abrange terras dos municípios de Calçoene e Oiapoque. Foi a primeira unidade de conservação federal criada no Amapá, estado que tem hoje 55% de seu território protegido por parques, reservas e terras indígenas. O parque do Cabo Orange tem como limites a Guiana Francesa, ao norte; as terras indígenas Uaçá e Juminã e, num pequeno trecho, o Projeto de Assentamento de Vila Velha, a oeste, e o Oceano Atlântico, a leste.

Obs: O parque não é aberto a visitação pública e não há infra-estrutura nas proximidades. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUNANI

E-mail:

Telefones: (96) 3423-1225

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Macapá

Rod Br156, 1
Jardim Felicidade
Telefone:(96) 3251-3435 / 2009

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ap.gov.br

www.amapa.net

www.spintravel.blogtvbrasil.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

Comentários de Cunani

cunani,pequeno lugarejo histórico,com uma vasta riqueza natural,localiza-se a margem esquerda do rio com o mesmo nome,fazparte do municipio de calçoene.Otimo para passeios e acampar,possui pequenas fazendas e cachoeiras ao seu redor.
Por: HISTORIADORA KEILA BARATA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cunani

Envie seu comentário sobre Cunani