Caxambu

Caxambu-MG
banner

Bem-vindo a Caxambu!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Caxambu e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Caxambu.

A cidade de Caxambu, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1901. A localidade está em uma altitude de 895m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.591 habitantes. A área total de Caxambu é de 100,5km², e sua densidade demográfica é de 224,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caxambu-MG é 37440-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Caxambu é um município mineiro conhecido nacionalmente por ser uma rica fonte de água mineral, gasosa e medicinal. Por isso, para quem gosta de água e tranquilidade, a cidade é um prato cheio. A cidade de Caxambu fica a 370 km de distância da capital mineira Belo Horizonte.

O balneário Hidroterápico atrai turistas de toda parte do Brasil e do mundo. Localizado dentro do Parque das Águas de Caxambu, é um paraíso para quem procura tranquilidade. Com banhos de imersão em água mineral, piscinas de hidroterapia, saunas e tratamentos estéticos, é possível lavar a alma. Um destaque é que os azulejos que compõem as piscinas do balneário formam lindos desenhos de mosaico, um espetáculo à parte.

Outro roteiro para quem quer renovação das energias é o parque das águas, um complexo enorme com cerca de 210.000 m², situado bem no centro de Caxambu. Aliás, esta é a principal atração da cidade. O parque tem a maior concentração de águas carbogasosas do mundo. Além disso, há 12 fontes de água mineral que abastecem o parque, e há também um grande gêiser que proporciona espetáculos emocionantes. As piscinas de água mineral são maravilhosas, há lagos onde é possível andar de pedalinho, há brinquedos para as crianças em playgrounds e, também, teleférico. O parque fica aberto o dia todo, das 7 h às 18 h. Dica importante: use bastante protetor solar, pois o sol quente pode machucar a pele, mesmo sem você perceber.

Caxambu é uma cidade muito calma. Uma forma interessante de conhecê-la é através dos passeios de charrete e a cavalo. É possível fazer um tour pela cidade e conhecer os principais pontos turísticos, como a Chácara das Roas (um local de terapias holísticas) e o Portal das Águas (uma chácara aberta à visitação com opção de trilha ecológica, onde é possível entrar em contato com nascentes e lagos).

É possível, também, conhecer as fazendas de criação de cavalos de raça pura, como o Mangalarga Marchador. Para as crianças, passeios de pôneis e, é claro, na hora da fome, um delicioso almoço típico e ou um café colonial de primeira.

Informações de Caxambu

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nas montanhas do sul de Minas Gerais situa-se Caxambu, o maior complexo hidromineral do mundo, com 12 fontes de água mineral com propriedades diferentes.
A cidade possui um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza e um clima saudável de montanha. Através do colorido de suas paisagens, das belezas naturais, pelos encantos dos seus jardins floridos e pelo valor inigualável de suas miraculosas águas, Caxambu vem , desde a época do Brasil colônia, conquistando seus visitantes. Nas montanhas do sul de Minas Gerais situa-se Caxambu, o maior complexo hidromineral do mundo, com 12 fontes de água mineral com propriedades diferentes.
A cidade possui um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza e um clima saudável de montanha. Através do colorido de suas paisagens, das belezas naturais, pelos encantos dos seus jardins floridos e pelo valor inigualável de suas miraculosas águas, Caxambu vem , desde a época do Brasil colônia, conquistando seus visitantes.
Até o final do século XVII, com a chegada da Bandeira de Lourenço Castanho Taques, que seguia a trilha de Felix Jaques rumo ao vale do Rio Verde, as imediações do Morro de Caxambum, como era conhecido na época, eram habitadas pelos índios Cataguases. Os primeiros a possuirem sesmarias no local foram Carlos Pedroso da Silveira e seu genro Francisco Alves Correia, no ano de 1766. Em 1814, conta-se que havia, no povoado, apenas duas fazendas: a das Palmeiras e a Fazenda Caxambu. Há quem diga que foi nesta época que se tomou conhecimento, pela primeira vez, da existência das fontes. Outros afirmam, entretanto, que tal fato já teria ocorrido em 1762 ou 1772. Em 1868 chega a Caxambu a princesa Isabel, seu esposo Conde DEu e uma comitiva, atraídos pela fama das águas. A princesa buscava a cura de um suposta infertilidade. Ficam durante um mês, partindo em 17 de dezembro.
Durante sua estadia foi lançada pela princesa Isabel, a pedra fundamental da Igreja Santa Isabel da Hungria, com a promessa de sua construção, caso a herdeira viesse a engravidar. Através das águas ferruginosas das fontes, que hoje levam o nome do casal imperial, a princesa curou-se da anemia e engravidou. A Igreja Santa Isabel foi construída e hoje é um dos principais patrimônios de Caxambu, sendo tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). O ano de 1875 foi de grande importância para o povado, pois além de tornar-se Distrito de Baependi, as virtudes curativas de suas águas foram reconhecidas, tendo sua exploração concedida pelo governo da Província de Minas a empresas particulares. Nesta época (1881) a cidade contava com apenas 200 habitantes efetivos, 130 edificações e iluminada por 21 lampiões a querosene. Em 16 de setembro de 1901 é criada a Vila de Caxambu. Época de grande desenvolvimento, foi neste período que foram feitas as principais obras de infra estrutura, como serviços de água e esgoto, aberturas e calçamento de ruas, avenidas e praças, canalização do ribeirão Bengo etc.  

Significado do Nome

Aos índios nativos, segundo o historiador Antônio Maurício Ferreira, deve-se a origem do nome Caxambu, que na língua Tupy significa bolhas a ferver ou água que borbulha (Catã-mbu). Há entretanto quem diga que Caxambu deriva de duas palavras africanas Cacha (tambor) e mumbu (música), que no século XIX designavam os instrumentos e a própria dança ou batuque dos escravos. 

Aniversário da Cidade

16 de Setembro  

Gentílico:

caxambuense

População:

21.719 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Caxambu situa-se nas montanhas do sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. Venha conhecer e sentir o verdadeiro sentimento mineiro em suas comindas e no seu cotidiano, conheça a natureza local.

Clima:

Ameno e seco, chuvas de Setembro a Abril 

Temperatura Média:

21º C 

 hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sul/Sudoeste de Minas  

Limites:

Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde e Baependi 

Acesso Rodoviário:

Rodovias utilizadas neste percurso
BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) / SP-052 (Rodovia Doutor Avelino Junior) / MG-158 / BR-354  

Distâncias:

Da Capital:

360 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Parque das Águas

O Parque das Águas de Caxambu, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), tem 210.000m2 de área e conta com 12 fontes de águas minerais, de alto poder diurético e desintoxicante, com propriedades químicas diferentes umas das outras, fluindo ininterruptamente. Os bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística são perfeitos para passeios tranqüilos e revitalizantes.

Horários de Funcionamento:
Aberto diariamente de 7 às 18 horas
Endereço: Rua João Carlos 100, Centro
Telefone: (35) 3341-1298 / 3999 

Obs: preços e horários sujeitos a mudanças inesperadas.

Igreja Matriz

A atual Igreja Matriz, de estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892 no mesmo local da velha capelinha de N. Sra. dos Remédios, do século XVIII, ficando pronta em 1º de janeiro de 1906. Atualmente a Igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade. A festa da padroeira N. Sra. dos Remédios acontece no dia 15 de agosto 180com missas, procissão e atividades de barracas. Outra grande procissão ocorre no dia de Corpus Christi quando as principais ruas da cidade são enfeitadas com tapetes coloridos feitos com materiais variados como serragem, sementes e pó de café. Durante a Semana Santa são realizadas encenações de quadros vivos lembrando os passos de Cristo, além das tradicionais procissões de Ramos (domingo anterior) e do Encontro (terça-feira).

Igreja de Sta. Isabel de Hungria

A Igreja de Santa Isabel teve sua construção iniciada em 1868, em estilo neogótico, em cumprimento a uma promessa feita pela Princesa Isabel, sendo, porém, consagrada apenas no ano de 1897, quando a Família Imperial já se encontrava no exílio. Nesta Igreja de Caxambu, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, destaca-se um altar feito em madeira trabalhada onde fica a imagem de Santa Isabel de Hungria. O acesso à Igreja pode ser feito a pé por uma escadaria de 126 degraus ou de carro, pela rua Monsenhor João de Deus. 

Praça XVI de Setembro

Praça com amplos jardins floridos, bancos, árvores frondosas e cortada pelo córrego Bengo. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o local conta ainda com um coreto de 1913 decorado com uma pequena cascata esculpida por Chico Cascateiro e uma fonte do mesmo artista.

Pça. Hélio Castilho Moreira

Localizada no centro da cidade, a área recebe exposições e feiras de produtos típicos.

Morro de Caxambu

Com aproximadamente 1090m de altitude e a 186m acima do Parque, o Morro de Caxambu proporciona uma deslumbrante vista da cidade e arredores.
É possível avistar também a cidade de Baependi e as serras próximas. Para se chegar ao topo existem três opções: de carro, a pé, ou de teleférico. Lá funcionam uma lanchonete e lojas de artesanato e souvenirs. Em seu cone superior o Morro de Caxambu abriga ainda a estátua do Redentor (1961) com 15m de altura e o Cruzeiro (1929). 

Horto Municipal 

Área protegida pelo município, de trinta alqueires, também denominada Represa do Jacaré. Com uma grande diversidade de fauna e flora é um local bastante agradável para caminhadas, passeios a cavalo ou de bicicleta, em meio à exuberante vegetação.
O acesso pode ser feito a partir da trilha que começa na entrada do Horto Florestal.

Montanhas e Cachoeiras

Caxambu e as cidades vizinhas oferecem uma grande variedade de atrativos naturais de enorme beleza e raridade.
São inúmeras cachoeiras para todos os gostos e idades, montanhas e picos, reservas e parques municipais e estaduais que possibilitam a prática de esportes radicais e contemplação da natureza.
A região oferece ainda diversas opções de turismo rural e esotérico.

Centro de Convenções

Com localização privilegiada, eqüidistante dos três maiores centros urbanos do país, Caxambu possui uma estrutura completa para a realização de eventos.
Seja nos hotéis, Centro de Convenções, Parque de Exposições ou no Parque das Águas, uma equipe treinada e experiente, os mais modernos equipamentos e diversas salas de diferentes portes e com inúmeras possibilidades de adequações estão a disposição para fazer de qualquer evento um sucesso absoluto.
O atendimento de qualidade, os belos atrativos turísticos e o clima de interior aliado a uma estrutura moderna fazem de Caxambu o local perfeito para a realização de congressos, feiras e seminários em geral. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Folia de Reis - São formadas diversas Companhias de Reis que se encontram para a celebração, com representação dos reis e presépio vivo.

- Festividades de Verão - São realizados diversos festivais, eventos culturais e esportivos.
- Dia Internacional da Água - Celebração da água e realização de eventos culturais e palestras relacionadas ao tema.

- Carnaval - O melhor carnaval da região atrai turistas de todo o Brasil. Bandas diversas, concursos, desfiles de bloco de sujo, carnaval da saudade, desfiles das escolas de samba.
Uma semana inteira de muita alegria!

- Semana Santa -  Mantendo as tradições, acontecem diversos quadros vivos e encenações. O Parque das Águas promove também diversas atrações como apresentações de corais e bandas de música.

- Corpus Christi - A procissão pelas ruas ricamente ornamentadas com tapetes feitos de maneira artesanal é a grande atração desta data, que conta ainda com uma programação especial no Parque das Águas.

- Exposições e Feiras - Diversas exposições e feiras acontecem durante o ano, em especial as de produtos típicos e do Cavalo Mangalarga Marchador que tem origem nesta região.

- Dia Internacional do Turismo - Celebrações e palestras de conscientização visando receber melhor o turista.

- Diversas apresentações musicais ocorrem, com destaque para os corais no Balneário. 

 Junho

- Festas Juninas - Durante o mês ocorrem diversas festas juninas pela cidade. Em especial a festa do Asilo Santo Antônio e a Festa Junina Municipal, que resgatam as tradições do interior com muita música e comidas típicas.

 Setembro

01 a 16 - Festa da Cidade - As comemorações não se restringem a um único dia. Diversos shows, eventos culturais, exposições, desfiles e concursos são realizados. 

 Dezembro

- Natal de Luzes - Comércio, hotéis e em especial o Parque das Águas se enfeitam e iluminam para as celebrações do final de ano. 

 hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXAMBU

E-mail:

Telefones: (35) 3341-1298

Sites: http://www.caxambu.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/mg_218.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E INTERDIÇÕES E TUTELAS:

Rua Conselheiro Mayrink, 217 - Loja 13 - Bairro: Centro    
Caxambu-MG - CEP: 37440-000
 
Telefone: (35) 8842-4588 Fax: 
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:   http://www.estradareal.org.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Caxambu

Muito Linda esta cidade,passei minhas férias lá tenho certeza que na proxima estarei lá novamente. vale a pena conhecer é uma cidade encantadora maravilhosa.Obrigada pela hospitalidade que o povo mineiro tem.Não percam a oportunidade de conhece-la
Por: Luciana Barros

nossa eu moro em caxabu aconcelho todos a vir conhecer........ bjussssssss
Por: debora eloisa

Estive aí no final de 2007 passeando, conhecendo a cidade. Adorei. Andamos de teleférico, tomamos muita água na fonte, andamos de charrete, enfim, estava muito bom. A cidade é realmente linda. Sem falar no povo que é muito bonito e simpático. Fiz muitas amizades lá.
Por: Heloísa Helena

Caxambu é uma cidadezinha maravilhosa e encantadora! Possui um parque rico com suas 12 fontes de agua mineral de propriedades inigualáveis, além, de uma paisagem linda! Muito ar puro, tranquilidade e hospitalidade! Temos diversos restaurantes com a comida típica mineira, deliciosa, diveros hoteís e pousadas com preços acessíveis!! Venham conhecer!!!
Por: Ângela Sarkis

eu sou desa cidade maravilhoza estou a 7 anos a qui en santo andre mai nunca dechi de ir ai so tenho pena de naó poder mora ai por falta de cerviso acho que esta cidade poderia cer melhor do qur e mais tenho fé que um dia vai cer
Por: kelcilene de souza

Caxambu possui o melhor croquete de carne cozida que já comi. simplesmente delicioso e pode ser degustado na Padaria Caxambuense bem em frente ao hotel Caxambu. Da ultima vez que fui em Nov 2010 custava 1,50 e acabei comendo 3 pois não é pesado como os salgados comuns.
Por: Cristiano Osório

Um maravilhoso lugar para se passar férias, feriado prolongado, local de descanso e diversão ao mesmo tempo. Parque das águas maravilhoso, com excelente Balneário com piscinas de água mineral, saunas seca e a vapor e demais tratamentos, como banhos imersos.
Por: Ricardo Adolfo

Eu conheço CAXAMBU, realmente e uma cidade agradavel para se hospedar, clima agradavel, pessoas acolhedoras boa comida, enfim tudo de bom por ai.
Por: Paulo

Uma cidade muito linda! O parque das Águas é deslumbrante, de tão lindo que é.
Por: Patricia Tomaz

Esta cidade é um cantinho do céu é uma cidade limpa de pessoas hospitaleiras amo ir a Caxambu tenho ido bastante e falo sempre pras pessoas pra que vão conhecer este lugar que aprendi a gostar tanto .Voltarei em breve .
Por: Nanci gonçalves de souza Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caxambu
Fundação:
1901
Altitude:
895m
População:
22.591 habitantes
Área:
100,5km²
Densidade Demográfica:
224,79hab/km²
CEP:
37440-000

Envie seu comentário sobre Caxambu