Cássia

Cássia-MG
banner

Bem-vindo a Cássia!

banner

As melhores pousadas em Cássia podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Cássia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 738m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.306 habitantes. A área total de Cássia é de 645,7km², e sua densidade demográfica é de 28,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cássia-MG é 37980-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cássia

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Nascentes das Gerais

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A região da atual cidade de Cássia era coberta por matas seculares, desbravadas por tropeiros que iam da cidade de Passos à Dores do Aterrado. Em meados do século XVIII, no local denominado Praia, foi formado um pouso para tropeiros e boiadeiros. Com o correr dos anos, o pouso foi recebendo moradores fixos, constituindo-se no núcleo inicial do futuro povoado, formado em plena mata. Em 1846, foi edificada no alto de uma colina, uma pequena capela construída de ripas coqueiro, com sua frente voltada para o Córrego da Olaria, em cujas margens os primeiros habitantes da região edificaram suas casas e construíram, mais tarde, uma olaria. A povoação subiu a colina, expandindo-se nas imediações da capela, e consctruindo os primeiros prédios. O distrito de Santa Rita foi criado em 1855, no município de Passos. Elevado a freguesia em 1866, passa a vila e é desmembrada de Passos, sendo elevada a cidade em 1892. Passa a ser apenas Cássia em 1919.

Significado do Nome:

Aniversário da Cidade:

26 de Fevereiro

Gentílico:

cassiense

População:

17.967 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cássia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais e é a cidade-sede da primeira usina de biodiesel do Brasil. Localiza-se na região sudoeste do estado de Minas Gerais, fronteiriça com o estado de São Paulo. Destaca-se na cultura, literatura e artesanato. Espetáculos de teatro e cinema são de grande importância da memória cultural da cidade. São diversas as manifestações religiosas presentes na cidade, destacando-se como prioridade a Religião Católica, sendo que, as outras , também de grande importância. Cidade interiorana, calma de um povo hospitaleiro. Localidade cercada de muito ar puro. Não deixe de visitar!

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

 23ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: MG-344 e MG-444

Localização:

Sudoeste de Minas

Limites:

Ibiraci, Capetinga, Passos, Itaú de Minas, Pratápolis, Delfinópolis

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 399  km
-Brasília/DF - 727 km
-Rio de Janeiro/RJ - 656 km
-São Paulo/SP - 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Coral dos Pequenos Cantores

  -Fundado em 1972 pelo Maestro Heitor Combat. Em 1994 o coral se transformou em um centro musical atendendo centenas de jovens. O coral é conhecido nacionalmente e se apresenta em festas, cerimônias religiosas e congressos.

-Cine Teatro Santa Cruz

  -Inaugurado em 1949, ainda recebe público em diversas apresentações.

-Carnaval

  -O carnaval de Cássia é considerado um dos mais famosos do interior do estado. A praça Barão de Cambuí se transforma num sambódromo e recebe por noite cerca de 15.000 pessoas.

-Santuário de Santa Rita de Cássia

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Fevereiro

  -Dia 26 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CÁSSIA

E-mail:

Telefones: (35) 3541-5000   

Sites: http://www.cassia.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3541-1707

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:

-http://distanciacidades.com

-https://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Donizetti Tavares de Lima - (Pe.Donizetti) - Conhecido, em todo país e no exterior, por seus milagres na cidade de Tambaú.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Cássia

SOU DESTA CIDADE MARAVILHOSA, HOJE MORO EM GOIANIA E NUNCA VOU ESQUECER MINHA QUERIDA TERRA NATAL E NEM MEU QUERIDO BAIRRO DO PATRIMONIO. ABRAÇOS A TODOS.
Por: GLEISON ANTONIO VILELA

Já morei nesta cidade a trabalho. É uma cidade tranquila para se morar e tem varios locais turismo muito bonitos.
Por: rubens

A CIDADE DE CASSIA E UMA CIDADE MUINTO BOA PRA SI VIVER.POIS NELA NASCI,MORO ATE HOJE E ESTOU CRIANDO MINHA FILHA,COBERTO PELO MANTO SAGRADO DE SANTA RITA DE CASSIA.
Por: eder faleiros

sim ja estive em cassia e adorei muito essa maravilhosa cidade
Por: ivania

Sou neto do falecido João paiaço...assim como ele fcou conhecido...tds conhecem a historia do meu avô...bom passando pra deixar um grande abraço a tds os cassiences, sou paulistano e moro em sampa, mais a familia p parte da minha mão são dessa terra linda....ai q saudades dos carnavais q passei aí! Um abraço a tds e um especial aos meus familiares q são muito aí! Fui....
Por: Alessandro

Sou desta cidade, já moro a quase trinta anos fora ( Araxá MG ), não posso esquecer de minha juventude, meus amigos e pricipalmente meus familiares. Sempre que posso estou na cidae para matar as saudades que não são poucas. Abraços a todos e muitas saudades do tempo da FAMA.
Por: Antonio Fernando Dias

Conheço pouco esta cidade, mas conheço algumas pessoas de Cássia que são muito legais, excelentes amizades.
Por: Fabiano

Nasci e residí em Cássia até meus 20 anos de idade.Tive que mudar escolhendo São Paulo para fixar residencia onde fui a procura de melhores oportunidades já perfazendo 41 anos,gosto de onde moro más Cássia dispensa qualquer comentário,ainda não conhece não perca a oportunidade porque tenho certeza que voltará lá diversas vezes por ser uma Cidade de um povo muito hospitaleiro e gentil.Um abraço apertado a todos meus conterrâneos Cassienses. Ivan
Por: Ivan Corrêa Lemos

Sou cassiense com muito orgulho, vou fazer um pequeno comentário minha pequena cidade maravilhosa de Santa Rita de Cássia, um lugar abençoado por Deus pelas suas paisagens montanhosas e banhada por uma bela represa, Cássia possui um povo humilde, onde cultiva café e produz leite de boa qualidade, sem falar de muitas olarias e cerâmicas de tijolos e vasos...Um lugar incrível e o carnaval venha conhecer...kkk..
Por: Glayk Humberto Vilela Barbosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cássia
Fundação:
1890
Altitude:
738m
População:
18.306 habitantes
Área:
645,7km²
Densidade Demográfica:
28,35hab/km²
CEP:
37980-000

Envie seu comentário sobre Cássia