Carmo do Cajuru

Carmo do Cajuru-MG
banner

Bem-vindo a Carmo do Cajuru!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Carmo do Cajuru, informações e fotos da maravilhosa Carmo do Cajuru. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Carmo do Cajuru, recomendadas por internautas.

Informações de Carmo do Cajuru

Roteiros do Brasil

Região

 SubTítulo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Localização e Fundação - O povoado do Cajuru se localizou no ângulo formado pelo ribeirão do Empanturrado e pelo rio Pará. Olhando da serra do Empanturrado ou da serra do Calhau, vemos que ele ficou localizado num planalto, a começar da descida da mesma serra do Empanturrado. De fato, diz Alfredo Moreira Pinto, falando sobre o Distrito do Cajuru, que “em um planalto, próximo do rio Pará” (Dic. Geográfico do Brasil, 1894). Entretanto, diz o Prof. João Maria de Melo num artigo enviado para Nelson de Sena em 1909: “O Arraial de Carmo do Cajuru fica na encosta de uma colina”, o que não está errado, considerando-se apenas a sede (Anuário Histórico – Corográfico de Minas Gerais, p. 542).
Originou-se com a construção da Capela Pública, requerida pelo Cap. Manoel Gomes Pinheiro, em área recém-adquirida dos herdeiros de João Teixeira Mendes, antiga posse de patrimônio público. A Capela foi construída dentro do antigo Distrito do Empanturrado, na encruzilhada da estrada que vinha da sede do Distrito, das Contendas e do Maribondo, rumo a S. Gonçalo do Pará e ao Espírito Santo do Itapecerica. Era um local privilegiado, no ângulo formado por um rio e um ribeirão, numa encruzilhada de caminhos. Duas cachoeiras, uma abaixo, outra acima da sede do povoado, completavam o privilégio da localidade, para a montagem de moinhos, monjolos e futuras hidrelétricas.
Com o fechamento da capela de Nossa Senhora das Dores do Empanturrado pelos Teles de Meneses, o nosso povoado desenvolveu-se rapidamente, absorvendo a freqüência daquela Capela. Em pouco mais de um decênio, o povoado do Cajuru se transformou em sede de Freguesia e já era Distrito de Paz em 1829. Em 1836 o povoado já tinha 27 casas cobertas de telhas e 12 cobertas de capim. Tinha três casas de negócio, que vendiam aguardente e uma loja de fazendas (SP, PP 1,18, Cx. 156, nº 9 – APM). Seu comércio já era bem desenvolvido.

Significado do Nome

Palavra indígena “Caha” está grafada “Caa”’. A Forma que adotamos foi dada por Diogo de Vasconcelos (História Antiga das Minas Gerais, p. 139). Nelson de Sena também grafou “Caha” (Anuário Histórico-Corográfico de Minas Gerais, 1909, p. 542).
Quanto à etimologia da palavra está correto, mas quanto ao fato de aqui se chamar “Cajuru”, há uma lenda muito antiga, que justifica de outra maneira. Dizem que dois rapazes vindos de São Miguel do Cajuru, perto de S. João del Rei, vieram para cá em época remota e tomaram posse de uma fazenda atrás do Morro da Cruz, para lá da Água Espalhada e para baixo da Mangonga. Sua fazenda passou a se chamar “Cajuru”, por causa desses “Cajurus”. Os dois rapazes eram gente fina, e passaram a exercer grande influência nos moradores do lugar.

Aniversário da Cidade

27 de Dezembro 

Gentílico

cajuruense

População

20.018 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia local começou com as antigas fábricas de manteiga, cerca de 1915. Mas o dinamismo se deu com a agropecuária - arroz, feijão, milho, mandioca. Em 1922, o beneficiamento de arroz; em 1925 fábrica de macarrão; em 1941, fábricas de macarrão e farinha; em 1959, após a emancipação do município (em 27.12.1948), fundada uma siderúrgica; em 1960, fundição de ferro; em 1977, fundição de alumínio.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Oeste de Minas 

Limites

Igaratinga, São Gonçalo do Pará, Divinópolis, Claudio, Itaguara, Itatiaiuçu, Itaúna.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

112 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

E. F. Oeste de Minas (1911-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARMO DO CAJURU (antiga CAJURU)
Município de Carmo do Cajuru, MG
Linha Belo Horizonte-Garças - km 763,212 (1960)   MG-0537
Inauguração: 01.07.1911
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha Belo Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916 pela E. F. Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte da E. F. Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás. Somente em 1920 foi construída a estação prórpia da EFOM na capital. A linha funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de 1970 o seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da Central do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990 passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que ficou somente para movimento dos trens cargueiros. 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cajuru foi inaugurada em 1911. O nome atual - Carmo do Cajuru - veio nos anos 1940. Está em pé e bem conservada ainda em 2007. 

Estação Ferroviária - Amora

RFFSA (n/d-1996)
AMORAS
Município de Carmo do Cajuru, MG
Linha Belo Horizonte-Garças - km    MG-3919
Inauguração: n/d
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha Belo Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916 pela E. F. Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte da E. F. Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás. Somente em 1920 foi construída a estação prórpia da EFOM na capital. A linha funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de 1970 o seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da Central do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990 passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que ficou somente para movimento dos trens cargueiros. 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Amoras foi inaugurada possivelmente nos anos 1980 pela RFFSA. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DO CAJURU

E-mail:

Telefones: (37) 3244-1322 

Sites: http://www.carmodocajuru.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3244-2069

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Carmo do Cajuru

Conheci a muitos anos atraz, daria tudo para estar ai, adorei sua Historia seus rios e seu povo maravilhoso sinto muita saudade de grandes amigos e amores que faz parte de minha vida. Sirlei Vieira ,GilbertoBetimha, Vanessa,Rodrigo Dona maria do Carno e Valéria
Por: Severino Valério da Silva

Carmo do Cajuru é uma ótima cidade pra quem gosta da natureza e pretende levar uma vida tranquila...enfim Cajuru é o lugar!
Por: dri

Tive a oportunidade de muitos anos atraz conheçer esta maravilhosa cidade e de muitas histórias. Tenho uma grande amiga que mora nesta cidade, tenho muitas saudades e espero voltar um dia a este lugar.
Por: Cosme Antonello

CONHEÇA A BARRAGEM DE CAJURU.COISA LINDA... QUEM JÁ FOI QUER VOLTAR,E QUE NUNCA FOI TRATE DE IR....
Por: MARCIANO GOMES

carmo do cajuru e muito bom vem conheçe é curtir essa cidade
Por: lukas/gorete

Carmo do Cajuru faz parte de minha adolecencia. Conheci a cidade quando eu tinha 14 anos. Nasci em Bhte e o time de varzea ao qual pertencia foi lá para jogar futebol contra o Tupi Fc. Depois voltei para enfrentar o Soprt. Não sei se esses times ainda existem. Almoçava no Restaurante Balalaika, comida boa. Ia e voltava de Trem da RMV. Conhecí muita gente boa e só tenho boas lembranças da cidade, do seu povo hospitaleiro, da Igreja Matriz e da Estação ferroviária. Se alguem tiver fotos da estação por favor me enviem. Tenho muitas saudades de Carmo do Cajuru. Que Deus a abençoe e a seu povo.
Por: cleber de souza oliveira

eu amo carmo do cajuru aqui é otimo tudo de bom sempre vivi aqui e sempre vivirei aquié o lugar mais bonito... a praia , a vista é linda o cruzeiro a cachoeira o rio pará nossa é lindo nunca mi esquecerei daqui.....
Por: talita

morei em carmo do cajuru por quase toda a minha vida.Hoje moro em extrema mg,mas,minha maior paixao e minha cidade natal.me lembro dos carnavais,das festas na cidade,das pessoas maravilhosas que conheco ai.Beijo
Por: marcos ordones

ESTA E MINHA CIDADE,CHEIA DE BELEZAS,LUGARES LINDOS,CACHOEIRAS MARAVILHOSAS,E ALEM DISSO,E A CIDADE DOS MOVEIS.AMO CAJURU.
Por: ROSE

Não só conheço, como moro e amo essa cidadezinha do interior de Minas Gerais, conhecida por alguns pontos turísticos como por exemplo: Praça de Nossa Senhora Aparecida (Cruzeiro), Morro da Cruz, Pedra do Calhau, Barragem, Rio Pará entre outros, tradicionalmente católica seguidora fiel dos costumes e cultura religiosa... Cidade linda, que amo tanto!!!
Por: Karina

Gostaria de agradecer essa cidade por te me acolhido como um filho quando por ai eu trabalhei. Agora aqui em minha cidade ( Mimoso do Sul, Espírito Santo ) não tem um dia sequer que me lembro dessa cidade maravilhosa que é Carmo do Cajuru.
Por: Denilson Cruz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carmo do Cajuru

Envie seu comentário sobre Carmo do Cajuru