Careaçu

Careaçu-MG
banner

Bem-vindo a Careaçu!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Careaçu e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Careaçu.

A cidade de Careaçu, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 816m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.627 habitantes. A área total de Careaçu é de 181,8km², e sua densidade demográfica é de 30,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Careaçu-MG é 37556-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Careaçu

Roteiros do Brasil

Região Turística Estância do Sul

Circuito Turístico Fernão Dias- Queijos do Sul de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem de Careaçu data da segunda metade do século XVIII, quando havia referências a uma Repartição Fiscal, a que chamavam Paragem do Sapucairy, no extremo da localidade. Esse local, constitui, hoje, o Bairro da Itagaçaba, denominação derivada de um marco rochoso debruçado sobre o Rio Sapucaí, que consistia, no passado, em um ponto de referência aos forasteiros que cruzavam o vale. No ano de 1802 faziam-se as primeiras menções sobre a Ermida de Volta Grande, erguida, ao que tudo indica, no correr do último quarto do século, supostamente por João Antônio da Rocha. A formação do primitivo núcleo se atribui, então, aos apreciáveis contigentes humanos que afluíam, atraídos pela lavra de ouro na região. Instalavam-se nesta área devido às boas condições de fixação que oferecia: às margens do Rio, terras férteis, e uma rica fauna, que asseguravam a sobrevivência dos viajantes. No ano de 1819, eram citados como principais moradores da localidade: Joaquim Leite Ferreira de Melo, o Alferes Joaquim Luis da Rocha, Francisco Pociano da Rocha e Domingos de Souza Coutinho, todos fazendeiros. Poucas e rudimentares habitações se espalhavam pelo vasto patrimônio, este com área superior a sessenta alqueires de terra doada pelo Sargento Mor, José Joaquim de Gouveia e outros. Por volta da segunda metade do século XIX, a Lei Provincial nº 998, criava o Distrito de Paz de Nossa Senhora da Conceição de Volta Grande, no dia 27 de junho de 1859, na Freguesia de São Gonçalo da Campanha. No dia 19 de setembro de 1881, o distrito era elevado à categoria de Freguesia, por força da lei nº 779 com o mesmo nome de Nossa Senhora da Conceição de Volta Grande. A freguesia permaneceu vinculada a São Gonçalo do Sapucaí. A 12 de setembro de 1886 era reconhecida canonicamente a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Volta Grande, criada em 1881. Em 1923, pela Lei Estadual nº 843, Volta Grande desligou-se da Comarca de São Gonçalo do Sapucaí, anexando-se a de Santa Rita do Sapucaí. A emancipação política e administrativa da localidade viria a primeiro de janeiro de 1954, pela Lei Estadual nº 1039, de 12 de dezembro de 1953, com a alteração de sua denominação original para Careaçu.

Significado do Nome

Que no idioma Tupi Guarani significa: Caré, a coisa torta; Açu, grande.

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

Gentílico

careaçuense

População

6.302 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cariaçu possui uma excelente festa no mês de maio chamado "Agita Careaçu", diversão é o que não falta. Venha conferir!

Clima

Tropical

Temperatura Média

20,8° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Heliodora, Natércia, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista e Silvianópolis.

Acesso Rodoviário

BR-381 

Distâncias:

Da Capital:

372 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAREAÇU

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3452-1466

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Careaçu

uma cidade maravilhosa com muitas cachoeiras lá tambem é um otimo lugar para se ver o fenomeno ovni
Por: lucas

nasci nesta cidade adoro esse lugar para mim e´tudo de bom´sou filho desse lugar um dia voltarei
Por: natal eugenio alves

Acho linda a cidade Ja fui lá muitas veses adoro todos os lugares . Espero que seja sempre assim e se mudar que mude para melhor !!
Por: Aynoã

nasci nesta cidade adoro esse lugar,atualmente moro en aguas de lindoia;é um lugar lindo para morar e passar as férias.
Por: natal eugenio alves

essa cidade e simplesmente MARAVILHOSA , quando eu ficar velho vou comprar umas terrinhas la nas margens do rio sapucai e construir uma chacrinha , foi lça que vivi boa parte da minha adolescencia e juventude , vai ser la que vou morar daqui algumas decadas , vou morar em uma chacrinha na beira do rio com meus cachorros ,um barco a motor e muuuuitas pescarias !! hehehe
Por: manoel arlindo da silva neto

uma cidade muito linda ninca conheci mas ja vi q pelas fotos vou gostar1!!!muito linda
Por: paloma

Gosto muito da Cidade de Careaçú , pois nesta cidade moram pessoas muito queridas pela nossa familia .Desejamos muita felicidades para a super familia Carlos Garcia . Uma familia muito calorosa .Familia Garcia nós amamos vocês!
Por: Carlos Augusto Papp Leite

Sou de Careaçu mas moro fora de lá. Adoro essa cidade maravilhosa. Pequena mas muito aconchegante, de gente simples, humilde mas, muito, muito, muito bonita e hospitaleira. Todas asminhas férias e feriados procuro sempre poder ficar lá para descansar e rever meus amigos e parentes com muito gosto.
Por: Terezinha

Ja morei em careaçu minha familia ainda reside nesta cidade. é uma cidade muito boa apenas que nao tem emprego, jovem tem que sair desta cidade para ter um futuro melhor.Assim aconteceu comigo!
Por: Jose Vanderlei Dias

Conheço, Careaçu e adorei as férias que passei na cidade em 1998, é eu sei que faz tempo...Mas nunca me esqueci, pq adorei e com certeza um dia vou voltar.
Por: Beatriz

gosto muito desta cidade, afinal tenho familiares que moram ai! tambem já estudei o ginasial ai. Hoje moro em mato grosso, sou farmacêutico/bioquimico mesmo distante não esqueço dos amigos que fiz ai ! abraços a todos... sou mineiro de nascimento (silvianópolis) abraços a minha tia evangelina ! ronan ! ronaldo! meire ! tio naé ! mozart borges..... saudades !!!!! até breve ass : junior
Por: JUNIOR

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Careaçu
Fundação:
1953
Altitude:
816m
População:
5.627 habitantes
Área:
181,8km²
Densidade Demográfica:
30,95hab/km²
CEP:
37556-000

Envie seu comentário sobre Careaçu