Caranaíba

Caranaíba-MG
banner

Bem-vindo a Caranaíba!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Caranaíba, informações atualizadas sobre a cidade Caranaíba, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Caranaíba.

A cidade de Caranaíba, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 822m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.692 habitantes. A área total de Caranaíba é de 160,5km², e sua densidade demográfica é de 23,00hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caranaíba-MG é 36428-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Caranaíba

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A rota de penetração da bandeira de Fernão Dias Pais passa pela região onde está o município. Saindo de São Paulo no início do século XVIII, entrou nas região minas gerais pela Garganta do Embaú, cruzou o Rio Grande e alcançou o vale do Rio Paraopeba, depois de passar pelo Rio das Mortes. Caranaíba está na porta de entrada para as nascentes do Rio Paraopeba, onde se localiza os municípios vizinhos de Cristiano Otoni e Queluzita. Necessitando de pontos de apoio e de aprovisionamento, nasciam fazendas e consequentemente povoados ao longo dos caminhos de penetração. Foi como povoado de Nossa Senhora da Glória de Queluz ou simplesmente Glória de Queluz que nasceu a Caranaíba de hoje.
Entre os sesmeiros da região, um se destacou, foi o Conde Afonso Celso de Assis Figueiredo, foi deputado pela província mineira, ministro da Fazenda do Império em 1879, membro da Academia Brasileira de Letras e mais tarde Visconde de Ouro Preto.
Em 1739 foi erguida a capela em taipa e madeira, em nome de Nossa Senhora da Glória, e em 1770 em alvenaria pelo construtor José Costa de Oliveira famoso por outras igrejas com a Matriz Campo Alegre dos Carijós(Conselheiro Lafaiete) e seu trabalho tem a mesma conformação das igrejas dos Profetas de Congonhas.
De 1864 a 1873 foi sede de paróquia e depois transferida para Capela Nova.
Em 1918 voltou a ser definitivamente sede de paróquia. E a 30 de setembro deste mesmo ano o distrito passa a se chamar Caranaíba integrado ao município de Carandaí.
Em 30 de dezembro de 1962, foi elevado a município. 

Significado do Nome

CARANÁ-YBA - Palmeira Carnaúba.

Aniversário da Cidade

01 de março 

Gentílico

caranaibense

População

3.288 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Agricultura: Arroz, café, cana-de-açúcar, feijão e milho.
Pecuária: Gado de corte e leite.
Indústria: Carvão vegetal. O município também fornece matéria prima para industrialização de talco e cimento.

Clima

ameno   

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes

Limites

Carandaí, Capela Nova, Cristiano Otoni e Santana dos Montes.

Acesso Rodoviário

BR 040

Distâncias:

Da Capital

119 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Municipal 

Descrição: Localizada na Escola Municipal Luiz Moreira Netto.Possui bibliografia escolar e literatura de modo geral.

Cachoeira da Caatinga 

Descrição: Partindo de Caranaíba em direção ao município de Santana dos Montes, pela estrada que liga as duas cidades. Após a Fazenda da Cachoeira, andar por aproximadamente 3 Km. Possui algumas quedas dágua, com mata ciliar, formando pequenas piscinas naturais e muito freqüentada por turistas que hospedam nos hotéis próximos à mesma.

Cachoeira do Abelard 

Descrição: Partindo de Caranaíba em direção ao município de Capela Nova, pela estrada que liga as duas cidades. Após a localidade do Campinho, andar por aproximadamente 4 Km. Possui pequena queda dágua, com mata ciliar, formando pequena piscina natural em sua base.

Cachoeira do Benjamim 

Descrição: Partindo de Caranaíba, pela rua Duque de Caxias, em direção ao terreno do Sr Benjamim. Próxima ao centro. Pequenas quedas d´água sobre pedras. Possui mata ciliar, sendo utilizada pela população para natação. Com pouco volume de água, forma pequena piscina natural.

Cachoeira do Cruzeiro 

Descrição: Partindo de Caranaíba em direção à localidade do Cruzeiro. Pequenas quedas dágua que escorrem sobre pedras. Possui mata ciliar e é utilizada pela população para a natação. Com médio volume de água, forma uma pequena piscina natural em sua base.

Fazenda Cachoeira 

Descrição: Partindo de Caranaíba em direção à cidade de Santana dos Montes, a fazenda com aproximadamente 200 anos preserva, ainda, a arquitetura da época, bem como algumas antiguidades.

Fonte Luminosa da Praça Central 

Descrição: Fonte luminosa da Praça central. Só é ligada nos finais de semana. Possui dança de água com iluminação cênica.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória 

Descrição: Igreja datada de 1744, possuindo adro datado de 1770 (inspirado em Aleijadinho). Possui escadaria frontal e uma única torre lateral. Possui também altar talhado em madeira sendo parte revestido em ouro. Existem também algumas imagens talhadas em madeira

Praça Marciano Vieira 

Descrição: Localizada diante da Matriz de Nossa Senhora da Glória. Ajardinada e arborizada, possui coreto, fonte luminosa, bancos e iluminação própria.

Trilha 

Descrição: Partindo de Caranaíba em direção ao distrito de Bernardo Correia. Esta trilha é utilizada para a prática de motocroos e cavalgada. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARANAÍBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3725-1133

Sites: http://www.caranaiba.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3725-1299

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Caranaíba

Conheço e bem Caranaíba, morei nesta cidade por 2 anos. Meu pai trabalhou como PM lá. Tenho muitos amigos, joguei no time do gloriense, caranaíba. Esta cidade me trás boas recordações, tempo bom. Espero poder voltar a Itamonte o mais breve possível e rever meus amigos.
Por: Claudio Marcio Ferreira

Amo esta cidade de coração. E tadas as pessoas que mora nesta Abençoada terra de Nossa senhora da Gloria
Por: Evanir de souza rezende

Nós precisamos de divulgar mais sobre esta maravilhosa cidade de caranaiba.Quem conhecer nunca mais vai esquecer ,eu te amo minha querida caranaiba.
Por: Renato de Souza Rodrigues

DEVEMOS FOTOGRAFAR MAIS A REGIÃO,PORQUE EU CERTEZA QUE O PESSOAL QUE GOSTA DE ESPORTE RADICAL VAI ADORAR.SEM FALAR DO RODEO QUE É SHOU.ABRAÇO P/GALERA DE CARANAIBA Q/GOSTO MUITO..
Por: Renato de Souza Rodrigues

DEIXE EU VOLTAR EM CARANAIBA ,EU VOU ENRRIQUECER SEU PORTAL DE LINDAS FOTOS COM CERTESA ALGUEM VAI QUERER CONHECER ESTA CIDADE MARAVILHOSA.
Por: Renato de Souza Rodrigues

esta cidade e maravilhosa sua gente e amiga rerecebe bem os que por la passam tem muito verde muitas nascentes e um paraizo que deus nus deixou vamos cuidar dele
Por: celina

Infelizmente não conheço. Mas quando na festa do Congado em Belo Vale, dia 10.10.2010, fiquei encantado com a guarda da cidade. Quem quizer ver fotos no meu orkut? [email protected] certeza que gostarão. Abraços a todos de Caranaíba. Espero breve conhecer!
Por: Adilson Francisco Vieira

morei muitos anos la amo caranaiba tenho boas recordaçoes cidade maravilhosa povo hospitaleiro gente amavel
Por: sueli

Nossa sem palavras, omellor que temos ai e nossa matriz de nossa senhora da gloria
Por: maria aparecida da silvazi

nasce no melhor pais ,melhor estado melhor cidade caranaiba ,poucos ten este previlegio,amo caranaiba estou com saudades ,estou voltando para minha querida cidade
Por: sanrda fernandes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caranaíba
Fundação:
1962
Altitude:
822m
População:
3.692 habitantes
Área:
160,5km²
Densidade Demográfica:
23,00hab/km²
CEP:
36428-000

Envie seu comentário sobre Caranaíba

banner