Calçoene

Calçoene-AP

Bem-vindo a Calçoene!

As melhores pousadas em Calçoene podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Calçoene, localizada no estado de Amapá (AP), foi fundada no ano de 1956. A localidade está em uma altitude de 12m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.014 habitantes. A área total de Calçoene é de 14.333km², e sua densidade demográfica é de 0,42hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Calçoene-AP é 68950-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Calçoene

Roteiros do Brasil

Região Pólo Extremo Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Calçoene começa em 1893 quando, a esse tempo, foi descoberto ouro no leito de rio do mesmo nome (Veja Amapá). Com isso, a questão do Contestado Franco-Brasileiro se reacendeu, com vários conflitos envolvendo brasileiros e franceses da Caiena, culminando com a vitória dos brasileiros e a anexação da área, antes contestada pela França, ao Brasil em 1900. Assim, a atual cidade de Calçoene teve origem do movimento de garimpeiros e faiscadores do ouro.
Em 25 de maio de 1901, o decreto nº 1.021 divide o Aricari em duas regiões:
Amapá e Calçoene. Após sua instalação, a Mesa de Rendas consegue arrecadar, do imposto do ouro, 224 mil réis, equivalentes ao despacho de 17 quilos desse metal, das minas de Lourenço. Nesse ano a população da sede chega a 1.600 habitantes.
Em 16 de abril de 1903, é criado o Distrito de Calçoene com jurisdição no então município de Montenegro. Em 23 de maio de 1945 Calçoene é elevada a vila e, a 22 de dezembro de 1956, recebe foros de cidade (Lei nº 3.055).  

Significado do Nome

A palavra Calçoene significa cunha do Norte. 

Aniversário da Cidade:

22 de Dezembro 

Gentílico:

calçoenense

População:

10.000 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As principais atividades produtivas do município são a Agropecuária, a silvicultura, o extrativismo, o comércio e serviços. A garimpagem e a pesca são ocupações ainda predominantes. Município mais chuvoso do Brasil, é conhecido pelo sítio arqueológico pré-colombiano descoberto em 2005.

Clima:

Tropical superúmido 

Temperatura Média:

20° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Norte do Amapá 

Limites:

Norte: Oceano Atlântico
Sul: Amapá e Pracuúba
Leste: Oceano Atlântico
Oeste: Oiapoque e Serra do Navio  

Acesso Rodoviário:

BR 156 todo trecho pavimentado

Distâncias:

Da Capital:

360 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Tem um açaí delicioso preferido por todos e éo unico município do estado do Amapá que dispoe de uma praia no oceano atlantico,  a Praia do Goiabal.

Principais Pontos Turísticos:

Ruínas históricas de Cunani 

Trata-se de edificações que testemunham a historicidade do local.

Distrito de Lourenço

Com uma história de garimpagem que remonta ao século passado.

Rio Calçoene 

Destaca-se por corredeiras e recantos de entretenimento e lazer e por suas cachoeiras, como as de Asa Aberta e Firmino, localizadas em frente à sede do município. 

Praia de Goiabal 

Fica à 22 km da sede do município.

Parque Arqueológico do Solstício

No local existe um círculo de pedras, que se supõe construído como um antigo observatório indígena. Tem 30 metros de diâmetro, com pedras de granito com até 4 metros de comprimento. Semelhante ao encontrado na Guiana Francesa que tem 2.000 anos de idade. O círculo de Calçoene apelidado de Stonehenge do Amapá, se referindo ao Stonehenge da Inglaterra.
As escavações no local por arqueólogos estão sendo feitas agora (2006) e por isso ainda não se tem prova que realmente seja um observatório. O local já era conhecido da comunidade científica desde 1950.

Parque Nacional do Cabo Orange (PNCO)

É uma unidade de conservação criada pelo governo federal no dia 15 de julho de 1980 para preservar uma variedade de ecossistemas localizados na foz do rio Oiapoque e na costa norte do Brasil, no estado do Amapá.
Seus 619 mil hectares protegem paisagens moldadas pelo contato dos ecossistemas amazônicos com as correntes do Oceano Atlântico. São mangues, campos inundáveis, campos limpos entrecortados por buritizais, cerrados, florestas inundáveis (também chamadas várzeas), florestas de terra firme, além de ecossistemas marinhos. É, ao mesmo tempo, um parque continental e um parque marinho, já que aproximadamente 200 mil hectares de sua área estão em águas oceânicas.
Situado junto à foz dos rios Oiapoque e Uaçá, o PNCO abrange terras dos municípios de Calçoene e Oiapoque. Foi a primeira unidade de conservação federal criada no Amapá, estado que tem hoje 55% de seu território protegido por parques, reservas e terras indígenas. O parque do Cabo Orange tem como limites a Guiana Francesa, ao norte; as terras indígenas Uaçá e Juminã e, num pequeno trecho, o Projeto de Assentamento de Vila Velha, a oeste, e o Oceano Atlântico, a leste.

Obs: O parque não é aberto a visitação pública e não há infra-estrutura nas proximidades. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

29 - Organiza-se o festival do caranguejo

 Dezembro

- Festividades em louvor à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CALÇOENE

E-mail:

Telefones: (96) 3423-1225

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Macapá

Rod Br156, 1
Jardim Felicidade
Telefone:(96) 3251-3435 / 2009

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

SECRETARIA DA VARA ÚNICA:

E-mail:

Telefones: (96) 3423-1102 / 1158

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.ap.gov.br

www.amapa.net

www.arqueologiamericana.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Calçoene

Já visitei calçoene, e gostei muito do local! Principalmente dos balnearios, adorei! Em breve estarei de volta!!!! Foi tudo d bom!!!!!
Por: kelle

Calçoene é um pontencial turístico MARAVILHOSO, com sua bela praia do Goiabal, única praia de água salgada do litoral amapaense,e agora com infra-estrutura para receber os turistas.Vale a pena conhecer!!!!!!!
Por: Juciana Cardoso

Hoje a Cidade de Calçoeneestá sendo uma das opções para a prática do turismos. Temos aqui muitas riquezas turísticas inesploráveis. Venha conhece-a de perto, somos bastantes hospitaleiros.
Por: NONATO SILVA

Minha nora é dessa linda região.Aqui no Rio de janeiro não temos lugares assim tão lindos e naturais.
Por: Angela

Eu moro em calçoene e nunca um cidade cresceu tanto como agora, a praia do goiabal foi restruturada, os balnearios estao todos reformulados e o melhor de tudo, hoje vc sai de macapa e chega em calçoene em 4 hs de tempo vindo de alfalto da capital ate a cidade e tambem hoje contamos com celular no nosso municipio venha pra calçoene
Por: ney santos

é, a mas bela cidade que ja conheci. pde se dizer terra da garoa, apesar da grande quantidade de chuva. e nao do balneario pau pintado, o que mais atrai turistas para a regiao. e a rádio calçoene fm 87, 9 que tráz a comunicação aos moradores da regiao.
Por: assis afonso santos farias

Conheço Calçoene, passei alguns dias la na casa de parente, e digo que agora que o acesso esta asfaltado melhorou, é uma cidade pequena que fica no caminho para Oiapoque cidade tipica do norte com poucos recursos, tem um sitio arqueologico, praia linda mas nao é boa para banho, bastante pescaria inclusive comercial, e qualquer coisa é só correr para cidade vizinha que é a cidade de Amapa lá tem melhores condiçoes de hospedagem bancos etc.. Para chegar a Calçoene apartir de Macapa é tudo asfalto novo, pode ser de carro onibus ou pirata.
Por: pauloroyer

Nossa passei uns dias em Calçoene e adorei!!!!!Não vou esqueçer essas minhas férias lá.Visitem e muito Bom
Por: Cássia Balieiro

Estive nas férias de julho-2010 em Calçoene. Além do sítio arquológico onde várias cerâmicas indígenas foram encontradas, indico como atração os balneários da praia do Goiabal, Asa Aberta e Pau Pintado. Apesar das deficiências de infra-estrutura de hospedaria, tem ótimas opçoes para quem gosta de aventura e apreciar belezas naturais (rios, mangues, cerrado, floresta, etc.).
Por: Marco Antonio Cardoso

NÃO ACREDITO QUE UMA CIDADE TÃO RICA EM BALNEARIOS NÃO FAÇA A DIVULGAÇÃO DOS MESMOS, SUGIRO QUE MOSTREM MAIS AS BELEZAS QUE CALÇOENE TEM A OFEREÇER AOS SEUS VISITANTES.
Por: marcio marques

GOSTARIA DE MAIS DIVULGAÇÃ0 DO MUNICIPIO ,DAS FESTIVIDADES DO MÊS DE JUNHO E JULHO QUE SÃO FÉRIAS E PRINCIPALMENTE DOS BALNEÁRIOS .
Por: LILIAN CRISTINA

Apesar de pequena, Calçoene é seu povo são acolhedores, estou com saudades de meus familiares que residem a mais de um seculo em calçoene os remanecentes são varias gerações...... Abraço a tds sdsss....
Por: sidney de freitas pimentel barriga junior

nao conheço, mas tenho amigos nesta cidade, e pretendo visita-los em breve. Gostaria de saber mais a respeito da cidade; Laser, pontos turisticos etc.
Por: Raimundo paixao

SOU DE CALÇOENEE ADORO MINHA TERRA NATAL ALÉM DE SER MUITO RICA EM PONTOS TURISTICOS TEM O AÇAÍ, O PEIXE E ENTRE OUTRAS COISAS MARAVILHOSAS QUE SÓ VENDO DE PERTO PRA CONFIRMAR O QUE DIGO OBRIGADA BEIJOS
Por: solange

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Calçoene
Fundação:
1956
Altitude:
12m
População:
6.014 habitantes
Área:
14.333km²
Densidade Demográfica:
0,42hab/km²
CEP:
68950-000

Envie seu comentário sobre Calçoene