Cambuquira

Cambuquira-MG
banner

Bem-vindo a Cambuquira!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Cambuquira, fotos, informações, os principais hotéis de Cambuquira, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Cambuquira, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 950m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.399 habitantes. A área total de Cambuquira é de 246,4km², e sua densidade demográfica é de 50,32hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cambuquira-MG é 37420-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cambuquira

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

 Circuito Turístico das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com área de 250 km², terras montanhosas e de baixadas ao longo de seus cursos dágua, a sede municipal distante 322 quilometros de Belo Horizonte, clima classificado como ideal e de bem-estar térmico, o município é parte integrante do Circuíto das Águas, internacionalmente conhecido.
Três rios formam sua hidrografia: Lambari, Lambarizinho e São Bento, além dos córregos. Sua rede hoteleira está perfeitamente capacitada a receber os visitantes, e mais de 20 pontos turísticos estão relacionados entre suas atrações, todos em lugar de fácil acesso.
O município de São Sebastião de Cambuquira, criado em 1911, teve sua denominação reduzida para Cambuquira. O local tornou-se cidade em 1925, mas sua origem remonta a 1798, quando foi criada a Vila da Campanha da Princesa, com terras que iam do sul do rio Grande até a serra da Mantiqueira.
No local onde é hoje o largo de São Francisco erguia-se a sede da fazenda Boa Vista, propriedade de três irmãs solteiras: Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart. Com a morte das três, seus escravos herdaram as terras que, em 1861, foram consideradas de utilidade pública pela Câmara Municipal de Campanha, devido a descoberta de águas medicinais no local.
As terras foram desapropriadas e os ex-escravos indenizados com 800 mil reais. Ao povoado que ali se formou deu-se o nome de Boa Vista de Cambuquira.
Transformada em estância hidromineral em 1970, Cambuquira tem como principal atrativo turístico o Parque das Águas, com fontes hidrominerais de grande valor terapêutico, balneário com serviços de hidroterapia e fisioterapia e extensa área de recreação, com jardins, viveiros, play-ground e lago.
O município conta ainda com outros atrativos naturais, como as fontes do Marimbeiro e do Laranjal, o salto das Sete Cachoeiras, a cascata do Congonhal, a cachoeira da Usina, a gruta do Coimbra e a serra do Palmital.

Significado do Nome

 

O nome Cambuquira vem do tupi-guarani CAÀ-AMBYQUIRA, onde CAÀ significa folhas, plantas, mato e AMBYQUIRA (A-BY-QUIRA) brotado, grelado. Juntando-se os vocábulos chega-se à tradução erva grelada, mato grelado. 
 

Aniversário da Cidade

 

12 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cambuquira é uma das cidades que compõem o Circuito das Águas de Minas. Possui uma das melhores águas, segundo classificação especializada. A cidade é pequena e acolhedora, entretanto, possui poucas opções de hospedagem.
O parque das águas possui 5 variadas fontes de água, cada qual com um uso terapêutico específico. Entre elas: Gasosa (nefrite,diurese,gastrite, sistema digestivo,etc), Férrea (anemia, linfatismo), Magnesiana (reumatismo, obesidade, estimulante da função renal), Sulfurosa(Diurese, colite, gastrite, intestinos).
Outra atração que a cidade oferece são suas cachoeiras.
O morro do Piripau é opção para quem pratica esportes radicais, propício para a prática de vôo livre e paraglider.

Clima

Ameno e seco com chuvas de Setembro a Abril.

 

Temperatura Média

19º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Sul/ Sudoeste do Estado de Minas Gerais.

Limites

Jesuânia, Campanha, Lambari, Conceição do Rio Verde e Três Corações.

Acesso Rodoviário

BR- 381 (Fernão Dias)

Distâncias

 

310 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

Parque das Águas

Oferece 5 diferentes fontes de água mineral, reconhecida nacionalmente.

Cachoeiras

Salto das Sete Cachoeiras, Cascata do Congonhal, São Bento e do Hilton.

Morro do Piripau

Prática de vôo livre e paraglider

 

Fonte Regina Werneck

Água carbogasosa. Indicada no tratamento dos casos de nefrite aguda ou crônica, diurese e estimula a secreção e motricidade gástrica. Utilizada também no combate à gastrite, hepatismo, inflamação dos canais biliares, angiocolites, colociste, desordens intestinais, enterite, dermatoses, eczemas, eritemas e hiperemias.
Esta água foi classificada pela pesquisa da revista Vip Exame (Editora Abril-1997) como a melhor água produzida no Brasil. Participaram todas as marcas (nacionais e importadas) vendidas no mercado nacional. A Água Cambuquira ficou em segundo lugar na classificação final, perdendo apenas para a Ty Nant, da Europa (País de Gales). Os critérios usados para avaliação foram a cristalinidade, a persistência e homogeneidade do gás, neutralidade ao olfato, qualidade, frescor e harmonia do gosto.

Fonte Dr. Fernandes Pinheiro

Água férrea e tônica. Tem aplicação em anemias, caquexias, linfatismo e astemia. Pessoas muito sensíveis a estados congestivos devem evitar seu consumo.

Fonte Comendador Augusto Ferreira

Água magnesiana. Estimula a função renal e auxilia no tratamento de reumatismo, obesidade, uricemia, litíase, colite, pialite e pielo-nifrite.

Fonte Dr. Sousa Lima

Água sulfurosa. Indicada em colite, gastrite e estimula os movimentos peristálticos dos intestinos.

Fonte Roxo Rodrigues

Água levemente gasosa. Possui praticamente as mesmas características da fonte Regina Werneck, tendo também indicação nos casos de distúrbios emocionais, por conter lítio.

Fonte do Marimbeiro

Água alcalino-gasosa. Localizada a dois quilômetros do centro da cidade (saída para Campanha e Caxambu), em área pertencente ao Parque das Águas. Além das seis bicas para degustação, oferece ducha. Tem poder curativo em distúrbios digestivos, colites rebeldes, litíases e disfunções hepáticas.
 
Fonte do Laranjal (Dico)

Água alcalino-gasosa-bicarbonatada. É a mais afastada e menos visitada da cidade. Acesso pela estrada que leva ao distrito de Congonhal (nove quilômetros).

Serra do Piripau

Ponto mais elevado de toda a região, a 1370 metros de altitude. De lá descortina-se uma panorâmica de 360 graus, permitindo em dias claros visualizar as cidades vizinhas de São Thomé das Letras, Três Corações e Jesuânia. O regime de ventos é excepcional (ótimas térmicas), fazendo do local palco privilegiado para a prática de várias modalidades de vôo livre (asa-delta, paraglider...). Campeonatos regionais e nacionais se aproveitam destas características e transformam a serra em point, atraindo esportistas de todo o país. É uma mistura de cores, sotaques e muita aventura.
DADOS DA RAMPA
- orientação: norte/nordeste - sul/sudeste
- altitude: 1370 metros
- desnível: rampa norte (420m) / rampa sul (600m)
- acesso: qualquer carro vai até o topo
- rampa norte: permite seis decolagens simultâneas e possui ampla área de montagem
- rampa sul: permite três decolagens simultâneas e possui ampla área de montagem. Possibilita bom pouso em cima
 
Vale do Sol

Uma brisa corta um formoso vale (a três quilômetros do centro), cujo cenário fica ainda mais espetacular com o nascer e o pôr do sol. O mirante natural, a 1.010 metros de altitude, é ponto de encontro de jovens e fica na estrada (de terra) para o distrito de Congonhal. Uma curiosa árvore de tronco retorcido demarca sua localização.
 
Alto de Santa Quitéria

Melhor vista do centro da cidade, emoldurado pelas montanhas e matas ciliares. Fica a três quilômetros do centro, com acesso facilitado. No local, a 1.114 metros de altitude, existe um cruzeiro.

Cachoeira do Congonhal

Localizada na distrito de Congonhal (cerca de dez quilômetros da cidade). Trata-se de uma sequência de pequenas quedas, que formam piscinas naturais na extensão do leito rochoso. Nos finais de semana com sol o lugar fica repleto de banhistas.

Mata do Parque

Anexa ao Parque das Águas. Possui várias trilhas que permitem ao caminhante um contato direto com a exuberante natureza local. Sua localização estratégica contribui definitivamente para o clima agradável da cidade.

Reserva Biológica Santa Clara

Criada em 1976, ainda não possui uma boa estrutura para visitação. Entretanto promete ser um dos principais pontos de atração turística de Cambuquira. Seu acervo natural, que se espalha por 1.452 ha, guarda espécies da flora e fauna nativas do sul de Minas. A importância de sua preservação vai além: nela está localizada parte considerável do manancial das nascentes que abastecem o município. O acesso é pela rodovia Vital Brasil (BR 267), a aproximadamente dois quilômetros do trevo para Cambuquira (sentido Campanha). Entrar à esquerda. A partir daí o trajeto é por estrada de terra e depois a pé. Aconselhamos a companhia de um guia local. Preserve e contribua para a preservação deste patrimônio.

hspace=0 EVENTOS

- Data: Móvel - Semana Santa - Uma semana de procissões, com atos alusivos a via cruci de Jesus na terra. As ruas da cidade são enfeitadas.
Local: Ruas e igrejas da cidade.

- Festa Junina do CTC 

 Janeiro

01 a 06 - Festa de Santos Reis - Grupos folclóricos que num período de seis dias visitam as casas da cidade, cantando e dançando para homenagear os Reis Magos.
Local: Cidade e Zona Rural.

20 - Festa de São Sebastião - Procissão conduzindo o santo padroeiro da cidade, após quermesse com leilão de gados, suínos e aves.
Local: Largo da Matriz de São Sebastião.

06 - Festa do Miranda - Festa tradicional que comemora o dia dos Santos Reis. São realizados leilões, a folia se apresenta e são servidas comidas e bebidas.

 Janeiro a Dezembro

- Quinta Musical - Apresentações musicais de artistas da região e de todo o país. O município oferece a hospedagem e a renda da bilheteria aos artistas
participantes. Aberto a todos os generos musicais, o evento acontece mensalmente, numa quinta-feira.
Local: Teatro Georgina Bacla.

 Julho

15 a 30 - Olimpíadas de Inverno - Competições esportiva nas modalidades, basquete, futebol de salão e peteca, com atletas da, cidade. A cada ano homenageia um ex-atleta do
clube.

FESTA DO DIVINO EM CAMBUQUIRA

            Com a participação de artistas internacionais, como os
pianistas André Torres (brasileiro) e Gilbert Gambucci (norte-americano),
serão realizados o 7º Festival de Artes e Cultura e a 6ª Festa do Divino,
de 16 a 18 de julho de 2010,  na agradável estância hidromineral de Cambuquira,
sul do Estado de Minas Gerais.
            Os eventos - que visam ajudar a cidade e região do Circuito
das Águas a recuperar seu antigo esplendor, através das artes e cultura -
são organizados pela Associação Keppe e Pacheco, dentro de seu projeto
STOP a Destruição do Mundo, em conjunto com os munícipes.
             As festas  contam com o apoio do Grande Hotel Trilogia, de
voluntários da STOP, e de professores e alunos da Escola de Línguas
Millennium de São Paulo, que participam diretamente de sua realização.

Piano & Viola

            O popular e o erudito - piano clássico e viola caipira de 10
cordas -  confluem num impetuoso show musical na cidade, sábado dia 17. O
pianista clássico André Torres une-se a Tarcisio do Prado, Prêmio Nacional
de Excelência da Viola Caipira de 2004 (Melhor Compositor) para um
estonteante concerto de dois virtuoses em instrumentos que, com eles,
passaram a andar juntos e  vieram para ficar.

Cavalgada

            Cerca de 70 voluntários da STOP fizeram  milhares de flores de
pano e papel, pombas e outros enfeites para ornamentar a 6ª Festa do
Divino Espírito Santo que vem sendo realizada cada vez com mais pompa em
Cambuquira, com o objetivo de aproximá-la das festas originais de Tomar,
Portugal, criadas 7 séculos atrás pelo rei D. Dinis e a Rainha Santa
Isabel.
            A festa deste ano inclui a Cavalgada, com participação de 40
cavaleiros templários e mouros, vestidos a caráter, em cavalos
ornamentados como nos tempos medievais; para a festa foram trazidos alguns
cavalos puro-sangue lusitanos, considerados os melhores do mundo. Haverá
ainda a coroação do Imperador do Divino, dança folclórica portuguesa, bodo
(distribuição de almoço gratuito para o povo), cerimônia das pombas
brancas, comida típica portuguesa (doces e salgados) e a belíssima
procissão dos tabuleiros, como havia em Tomar, sede dos templários.

 

 Outubro

- Festa de Nsa. Sra. do Rosário e São Benedito - Data: 1ª Semana do mês - rocissão conduzindo os santos padroeiros, uma apresentação de ternos de congadas, leilões e barracas de comidas e bebidas.
Local: Igreja da Lavra.

 Novembro

- Mostra de Poesia - Reunião anual dos poetas de Cambuquira e região, com declamações de suas poesias.
Local: Teatro Ceorgina Bacla.

 Dezembro

- Festa de Natal - Shows variados de música, dança, balé clássico e teatro, com artistas de São Paulo, Rio, Campinas, e Cambuquira. A entrada é franca e tem sorteio
de brindes. 
 


hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Cambuquira.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (35) 3251-1333 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 Rodoviária - Av. Floriano Peixoto, 101 - Fone: (35) 3251- 1387

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:  www.cambuquira.mg.probrasil.com.br

          www.idasbrasil.com.br

          www.geocities.com

          www.cademeusanto.com.br

          www.bussolanet.com.br

 

Comentários de Cambuquira

Já passamos várias férias em Cambuquira. É uma cidade muito aprazível. Pequena, sossegada, com um ótimo clima, onde pudemos descansar e apreciar a natureza. Como todo mineiro, o povo é muito hospitaleiro. Vale a pena conhecer e desfrutar seu aconchego.
Por: Maria Cristina

É uma das mais belas cidades do Sul de Minas é a minha terra, meus pais moram ai no sitio Xororo sou filha do Zé Caxambu moro em Vinhedo-SP sempre que tenho folga estou ai. Cambuquira é o meu Reino Encantado. Que Jesus abençõe esta terra.
Por: Juliana

Não visitei, não conheço, classifico como excepcional. Parabenizo aos cambuquirenses. Pela fantástica cidade que com certeza enriquece o nosso Brasil. Com certeza estarei visitando esta maravilhosa cidade do estado de Minas Gerais - Brasil.
Por: Celso R. Mattiuzzo

todos nos, que algum motivo estamos fora dessa maravilhosa cidade, não estamos satisfeitos, mesmo que alguns resultados dvs foram obtidos. Para falar em nome do todos digo. SE CAMBUQUIRA PUSESSE NOS ABRAÇAR, Não estaríamos en outras cidade. Cambguquira é nossa mãe.
Por: tomaz augusto

nunca tive oportunidade de conhecer Cambuquira,mas é como já a conhecesse,como fizesse parte da minha vida.Meu 6°sentido atrai -me fortemente para Cambuquira.Estou até com planos de vender minha casa em S.V.e mudar de mala e cuia para lá.Me aguardem!
Por: Ana Márcia

Cambuquira é uma pequena cidade com uma particularidade, é desta simpática cidade do Sul de Minas uma das melhores águas minerais do planeta. A revista Vip Exame em sua edição de abril/97, elegeu a Água Mineral gasosa de Cambuquira como a segunda melhor entre todas as existentes no mercado, e a melhor entre as produzidas no Brasil. A conceituada publicação da Editora Abril, na seção Saber Viver - Degustação, reuniu oito experts que julgaram o total de quinze marcas, entre nacionais e importadas, provadas em copos "impecavelmente lavados" e numerados, sem que os examinadores soubessem a qual marca pertenciam. A prova de degustação teve como critérios a cristalinidade, persistência e homogeneidade do gás, neutralidade ao olfato, qualidade, frescor e harmonia do gosto de cada água, atribuindo notas de 0 a 10 para cada item com pesos diferentes, com o total máximo atingível de cem pontos As águas foram servidas frias, "mas não geladíssimas", para o prazer do olfato e paladar dos degustadores do júri coordenado pelo editor sênior do Guia 4 Rodas Mauro Marcelo Rezende. A eleita como melhor foi a TY NANT, do País de Gales, com 84,8 pontos perseguida de perto pela nossa mineiríssima Cambuquira, com 82,9 pontos. Se fossem avaliadas as propriedades medicinais das águas, conforme é sabido, certamente a água mineral de Cambuquira obteria a primeira colocação. Foram as seguintes as demais águas minerais gasosas degustadas e classificadas, da terceira colocação em diante: Caxambu, Lindoya, High Land (Escócia), Perrier (França), São Lourenço, Prata, Quarzia (Itália), San Pellegrino (Itália), Lambari, Minalba, Pedras Salgadas (Portugal), Vichy Célestins (França) e Appolinaris (Alemanha). Vale a pena experimentar a água Magnesiana e a Gasosa e conferir na fonte suas qualidades terapêuticas
Por: Luiz Magalhães Gomes

TENHO PARENTES AÍ, PARA MIM CAMBUQUIRA É UM PEDACINHO DO CÉU, FELIZES SÃO AS PESSOAS QUE PODEM VIVER AÍ!!!
Por: JULIANO ANTUNES

Eu sou de conceição do rio verde-mg,mas,resido em são jose dos campos-sp,amo conceição do rio verde e cambuquira de paixão!!!seu povo é muito hospitaleiro!!!
Por: sebastiao barbosa

adoro esta cidade especialmente porque eu nasci la e moro em Sao Paulo a 24 anos mas nao me esqueço de minha infancia que passei la ate meus 10 anos de idade eu amo Cambuquira
Por: lucimarcos gonçalves rodrigues

Conheço há 35anos , ficava no saudoso hotel globo, e depois no empresa e por ultimo,no brasilia, comi muito doce no seu marino,e até na fabrica,saiamos a cavalo om seu arnaldo, para passeios, fui um dos ultimos a deixar o hotel globo e guardo como recordação o quadro de regras.Amo esta cidade.
Por: Eduardo Gomes

tudo de bom, sem duvida. o melhor lugar que já fiquei este lugar me lembra de minha enfancia, me lembra de minha mãe do meu pai e resumindo de toda minha familia de parte do meu papai já desencarnado.adoro vc meus primos mineiros jorge, cósme e sandro filhos de marilha de paula.
Por: adilson ferreira da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cambuquira
Fundação:
1911
Altitude:
950m
População:
12.399 habitantes
Área:
246,4km²
Densidade Demográfica:
50,32hab/km²
CEP:
37420-000

Envie seu comentário sobre Cambuquira