Caldas

Caldas-MG
banner

Bem-vindo a Caldas!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Caldas e muitas outras opções de hospedagem na cidade Caldas. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Caldas.

A cidade de Caldas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1849. A localidade está em uma altitude de 1.105m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.436 habitantes. A área total de Caldas é de 715,6km², e sua densidade demográfica é de 18,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caldas-MG é 37780-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Caldas

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O município de Caldas, antigamente conhecido como Paragens do Bugre, teve sua origem com as entradas e bandeiras que desbravaram o sertão em busca de riquezas. Situada num local de disputas entre as capitanias de Minas e São Paulo, a região de Campos de Caldas prosperou, apesar dos conflitos e da decadência da mineração. Foi graças à riqueza dos campos naturais que os primeiros moradores se estabeleceram, introduzindo a atividade pastoril. 

Significado do Nome:

Aniversário da Cidade:

27 de Março 

Gentílico:

Caldense

População:

13.630 habitantes  - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade tranquila, que acolhe muito bem aos turistas com suas riquezas naturais de lindas cachoeiras. Vale à pena conhecer!

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

20° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sul no Estado de Minas Gerais 

Limites:

Andradas, Poços de Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas,Campestre e Poço Fundo 

Acesso Rodoviário:

BR-381, BR-459  

Distâncias:

Da Capital:

430 km   

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

As belezas naturais da cidade atraem turistas de todos os lugares. A Cachoeira da Margarida, com belíssimas quedas d água - uma delas com aproximadamente 200 metros de altura - é um exemplo de natureza intacta e é uma boa opção para quem aprecia a pesca de piau, lambari e tabarana. O Balneário Dr. Reinaldo de Oliveira Pimenta, a 5 quilômetros da cidade, com fontes de água sulfurosa, é outro atrativo que vale a pena ser visitado.

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira da Margarida

  -A Cachoeira da Margarida está localizada no Rio Capivari e possui uma queda com aproximadamente oito metros de altura. Antecedendo a queda, vemos um pequeno poço, seguido de corredeiras, entre grandes blocos de pedras. O volume de água é bastante significativo, formando uma correnteza forte, não sendo, portanto, o local propício à natação. Após a queda, encontra-se um lago bastante profundo e pedregoso.
A vegetação do local é de pequena mata-galeria junto a uma das margens. Do outro lado, a vegetação é rasteira, havendo bastantes pedras.
Piaus, lambaris e tabaranas são pescados pelos moradores locais e, por ser uma área particular, deve ser visitada com o acompanhamento de um guia local e com uma autorização do proprietário.
Endereço: Bairro do Fins dos Campos
Distância ao Centro: 22 Km
Como Chegar: Alameda Dr. Nelson de Paiva, BR-459 (sentido Pouso Alegre), entrar à esquerda na estrada de terra para São Pedro de Caldas, indo em direção à fins dos Campos por mais 16 km. Andar a pé em torno de 15 minutos em estrada e trilha.
 
-Cachoeira da Rapadura

  -A Cachoeira da Rapadura está localizada no Rio Capivari, e dista da cidade de Caldas aproximadamente 25 km, passando por estrada asfaltada e grande trecho em terra. O acesso torna-se complicado devido à falta de sinalização local e ao trecho de chegada, que é muito íngreme, por isso deve ser acompanhado por um guia local.
Anda-se uns 50 metros em meio a um matagal até se avistar, primeiramente, um grande poço que se forma antes da queda principal que, sobre grande laje de pedra tem aproximadamente 30 metros de altura por dez metros de largura. A partir daí, a água, bastante volumosa, continua correndo sobre grandes pedras, formando um tobogã de grande altura. No poço ou na piscina natural, há possibilidade de banho e pesca de piratininga. A água é fria e de cor turva. 0 local é bastante pedregoso. A vegetação de um lado da queda é de mata fechada e do lado de onde se tem acesso, é rasteira e suja.
Conta-se que o nome da cachoeira deve-se à alimentação dos tropeiros que aí faziam paradas.
O local está em propriedade particular, sendo necessária autorização para visitá-lo. Há animais soltos no local.
Bairro: Bairro Fins dos Campos
Como Chegar: BR 459 sentido Pouso Alegre percorrendo 6 km neste trecho, asfaltado. Em seguida entrar à esquerda na estrada de terra para São Pedro de Caldas indo em direção a Fins dos Campos por mais 19 KM. A estrada vai até 100 metros da cachoeira. 
 
-Cachoeira do Capitão

  -Localizada no bairro Fazenda do Engenho, a Cachoeira do Capitão possui uma queda de aproximadamente 15 metros de altura. Mais acima, podemos observar outra bancada, com uma queda de aproximadamente nove metros. As duas bancadas possuem uma queda principal e um braço lateral,além de pequenos degraus que favorecem uma mini cascata. Existem  pedras no decorrer do seu leito, o que impossibilita o nado.
A vegetação circundante é bastante diversificada, possuindo várias espécies de flora.
É a água desta cachoeira que abastece a cidade.
Endereço: Bairro Fazenda do Engenho, próximo a fábrica de doces Jofeca
Distância ao Centro: 1 Km
Como Chegar: Partindo da praça Paiva de Oliveira, passando pela praça Mello Viana, praça Paulino Figueiredo, praça da Bandeira, entrando na rua Expedicionário Miguel Rachid, em uma estrada de terra, sentido chácara do Engenho (próximo a Jofeca).
 
-Capela de Santa Bárbara - Pedra do Coração

  -A Capela de Santa Bárbara localiza-se no topo da Pedra do Coração, dentro da Reserva Biológica da Serra da Pedra do Coração.
A uma altitude de 1.350 metros, a capelinha tem um só corpo, com porta central e telhado de duas águas encimado com Cruz. É de pequenas proporções e muito singela.
Do local, pode-se ver a interessante formação rochosa em forma de coração, além da bela vista panorâmica da cidade de Caldas.
Endereço: Serra da Pedra do Coração
Como Chegar: Seguir rua Dr. Vital Brasil, rua capitão Pio da Silva, rua Capitão Augusto Ribeiro e estrada de terra em direção à Reserva da Serra da Pedra do Coração. Chega-se a trecho pavimentado de aproximadamente 100 metros até a trilha que dá acesso à capela. 

-Capela Santa Terezinha

  -A Igreja de Santa Terezinha foi construída na década de 40, e proporciona aos visitantes uma bela vista do distrito de Pocinhos do Rio Verde.
Em seu interior, há um altar, em madeira, sobre supedâneo - parte onde o padre põe os pés enquanto celebra a missa - e nicho central com a imagem de Santa Terezinha. Possui, nas paredes laterais, duas janelas basculantes com verga de massa curva, sendo uma de cada lado. Há também um quadro com a imagem de Cristo. O piso é em ladrilho.
Em seu exterior, a capela possui uma porta de madeira central em duas folhas, ladeada por duas colunas, terminando em frontão triangular. O telhado é em duas águas.
Endereço: Morro do Galo
Como Chegar: Saindo da Praça Paiva de Oliveira, seguir rua Dr. Vital Brasil, avenida Jerônimo da Silva Loures, avenida Rio Verde até o Balneário. A partir daí, seguir por uma trilha atrás do Balneário, em subida íngreme, por aproximadamente 01 km.
 
-Cascata Antônio Monteiro

  -A Cascata Antônio Monteiro está localizada no rio Verde em área muito agradável, com vegetação de mata galeria junto às margens do seu leito.
No local, foi construída uma barragem formando uma pequena queda, seguida de uma piscina natural de fundo pedregoso que oferece perigo para banhos. Logo após, segue-se à queda principal com aproximadamente dez metros de altura por seis metros de largura, formando, abaixo, um poço que deságua sobre as rochas no leito do rio em corredeiras e pequenas quedas ate o seu nível normal.
As margens são excelente opção de entretenimento com áreas para churrasqueiras, bancos espalhados, trilhas para passeios, além de pequenos mirantes e seis duchas naturais das águas frias e esverdeadas do rio Verde.
Endereço: Pocinhos do Rio Verde
Como Chegar: Saindo da praça Paiva de Oliveira seguir rua Dr. Vital Brasil, avenida Jerônimo da Silva Loures e avenida Rio Verde. Após o balneário seguir em estrada de terra por aproximadamente dois quilômetros até a cascata. 

-Pedra Branca

  -A Pedra Branca, um dos lugares mais atrativos para passeio, inclusive, ecológico. A pedra está no Bairro que leva o mesmo nome e está 1.926 m de altitude, de onde tem-se vista panorâmica maravilhosa,... Ver o Sol nasce é indiscritível. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Em Caldas, uma das principais atrações são as adegas, que são mais de vinte, responsáveis pela festa do vinho, que anualmente acontece.

 Janeiro

- Festa da Uva

 Julho

- Festa do Biscoito 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CALDAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3735-1578

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

CARTÓRIO ELEITORAL:

57ª ZONA ELEITORAL

Pç André Amarante 235 - Centro
Caldas, MG | CEP: 37780-000
Telefone: (35) 3735-1731

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-http:// www.indi.mg.gov.br

-http://www.guiamais.com.br

-http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Caldas

Portal muitissimo pobre em fotos , Caldas, a Cidade dos sonhos, e encantos, terra natal de grandes Homens, tem as mais belas paisagens, formada por motanhas, um dos leitos mais antigos de Minas Gerais, . tem um acervo natural que vale ser visto e visitado . sera cantada brevemente em www.poemassinceros.com cujo autor natural desta cidade .
Por: Sergio Caldas

Sou de Caldas, filha de Joaquim fermino, adoro esta cidade.
Por: ana lucia de oliveira

Caldas - MG eita cidade boa, moro em são joão da boa vista - SP e quase todo final de seman vou pra caldas, comida caipira no fogão a lenha e doces caseiros... vale apena conferir
Por: Carlos

Naci em caldas em 15/11/1951, sou filha de Joaquim Fermino de Oliveira e Dona Zorica ambos muito conhecidos mas infelismente faledidos recentemente.
Por: Ana Lucia de Oliveira

não conheço calda, mas me interessei em conhecer depois que vi o casal de pocinhos no programa mais voce.
Por: euralice

ola turma,nasci em caldas mais moro em poços de caldas agora,vejo k temos grande potencial no turismo ai,mais esta meio abandonado,.gostaria k minha cidade fosse mais divulgada;.bjs a tds
Por: simone

Amo muito Caldas, cidade do interior, tranquila, que acolhe muito bem aos turistas, com a hospitalidade mineira e o desejo que todos se sintam em casa. Sou filha de Caldas, moro no interior do estado de São Paulo, mas sempre que posso vou visitar essa cidade maravilhosa.
Por: Flaviana

Poxa vida! O que dizer de Caldas??? Conheci esta cidade pacata e me apaixonei. Suas ruas tranquilas, seu comércio aconchegante e os seus moradores me deixaram muito feliz. Já decidi que em breve irei morar nesta cidade!!! Lugar perfeito para se criar raizes!!!
Por: Alecsandra

O meu pai nasceu em caldas, como um bom mineiro, contava muitos causos dessa cidadezinha acolhedora.
Por: LINDON JOHNSON S. RIDOLFI

Eu sou apaixonada por essa cidade,moro em MONTES CLAROS MG,mas fiquei dois meses em CALDAS...E ESTOU LOUCA PRA VOLTAR...Que saudade...desse clima maravlhoso
Por: DAIANE

Adoro Caldas! Minha família é de Caldas e passei minha infância inteira me divertindo nessa cidade! Hoje a grande diversão é passar feriados longos em Caldas para aproveitar as cachoeiras e a adega do Joaquim Faria em Pocinhos.
Por: Letícia Manzini dos Santos

caldas é uma cidade muito pequena mas gosto muito dela
Por: jose

Sou natural da bela e acolherdora Caldas,MG, cidade da qual tenho enorme adoração haja visto que morei lá até os meus 47 anos de idade. Atualmente resido em Poços de Caldas, mas vou visitá-la frequentemente pois é lá que estão minhas raízes e meus amigos.
Por: Nilson Lemes

como é bom nascer e creser nesta cidade, quem toma da agua sempre volta pois nao consigo ficar longe desta cidade que eu tanto amo
Por: danielle

Cidade maravilhosa, hospitaleira e rica em belezas naturais.
Por: Tiga

Sou filho de fortunato Araujo Ridolfi, estive em caldas em 83, resido em Cuiabá Abraços a todos de Caldas
Por: [email protected]

Passei uma parte da infância indo sempre nas férias para Caldas e Poçinhos do Rio Verde e foi uma epóca da minha vida inesquecível , meu tio já falecido era filho de Caldas e a família dele uns tinham casa na cidade e outros na fazenda e na cidade . Um dos lugares que sempre adorava ficar passeando era na praça que sempre foi muita bonita , bem cuidada e limpa. O povo da cidade é fora de série .Parabéns a todos os moradores . Ângela ,Rio de Janeiro Meu tio querido era da família dos Immediatos Bittencourte , muito conhecidos na cidade.
Por: Ângela Domingues Bulhões

estive 4 vezes em caldas,adorei tudo que tem nela,o balneario pocinhos do rio verde e um lugar perfeito para relaxamentos,voce nao conhece,va conhecer,vou voltar em breve para caldasabraços ao povo de caldas principalmente os de pocinhos do rio verde.
Por: nivaldo raimundo longo

qualque hora vou te visitar Caldas, um abraço a todos familiares da Familia Ridolfi
Por: Lindon Johnson S. Ridolfi

Meu primo sempre nos convidada p/ conhecer a Festa do Biscoito,tradicional em Pocinhos-Caldas-MG,desde que fomos há 08 anos,nunca mais faltei.Adoramos tudo por lá.recomendo os passeios,pontos turísticos,a comida,doces e a festa com os biscoitos maravilhosos.Vale a pena enfrentar o frio!Inesquecível.
Por: aninha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caldas
Fundação:
1849
Altitude:
1.105m
População:
13.436 habitantes
Área:
715,6km²
Densidade Demográfica:
18,78hab/km²
CEP:
37780-000

Envie seu comentário sobre Caldas

banner