Amapá

Amapá-AP

Bem-vindo a Amapá!

Comece planejando a sua viagem para Amapá utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Amapá e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Amapá.

A cidade de Amapá, localizada no estado de Amapá (AP), foi fundada no ano de 1956. A localidade está em uma altitude de 8m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.298 habitantes. A área total de Amapá é de 9.203,5km², e sua densidade demográfica é de 0,68hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Amapá-AP é 68948-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O Amapá é um destino de grandes belezas. É como entrar em uma atmosfera paralela, seja pela imensidão das belezas naturais, seja pela graciosidade sem fim da cultura local e tudo que ela permeia.

Macapá é simplesmente a parte mais imperdível do Amapá. Dentre as muitas opções de roteiros de turismo sofisticados, a Fortaleza de São José é uma parada obrigatória, foi erguida entre 1764 e 1782 por negros e índios, todos escravos da coroa portuguesa. O lugar transpira história e bom gosto de arquitetura, por isso, é para todos os amapaenses um grande marco.

A gastronomia amazônica da região é também algo à parte a se comentar. O peixe e camarão estão sempre presentes em uma grande variedade de saborosos pratos compostos de muitos temperos diferentes e acompanhamentos de darem água na boca. Na região, é possível ter acesso a um número imenso de ervas medicinais de poderes comprovados pela população local. Em feirinhas por qualquer cidade é possível encontrar desde as ervas mais simples, até algumas ervas bastante raras. Vale a pena conferir.

A cultura e o folclore local inundam os olhos e o coração de qualquer turista que se vê no Amapá. Os índios são muito numerosos. Por conta disso, exercem uma grande influência na cultura local, nos ritmos e nas tradições. Para conhecer um pouco mais da capital do Amapá e da cultura, uma visita imperdível é ao Museu Sacaca, onde é possível descobrir tudo sobre a colonização da região - e um pouco mais!

Os municípios próximos, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Mazagão compõem o que é denominado Polo Castanhais. Nessa localidade, há uma série de recantos naturais, cachoeiras e caminhos exóticos, com muita fauna e flora, que vão enfeitiçar você e seus olhos. O Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque e a Reserva do Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru são dois roteiros obrigatórios. Neles, o turista vai poder entrar em contato direto com a natureza, conhecer a fauna local e, além disso, ver as cachoeiras mais bonitas do Brasil, como a majestosa cachoeira de Santo Antônio, que mede mais de 30 metros de altura.

Informações de Amapá

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A costa do Amapá foi descoberta e reconhecida pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón. Com quatro caravelas, Pinzón atingiu em 26 de janeiro de 1500 um cabo do litoral brasileiro que foi identificado como cabo de Santo Agostinho (Pernambuco). Prosseguindo para o norte, passou pela foz do Amazonas e chegou à boca de um outro grande curso d'água, daí por diante conhecido como rio de Vicente Pinzón. Sua identificação com Oiapoque daria ao Brasil ganho de causa na questão dos limites com a Guiana Francesa (1897). O município de Amapá já desfrutou da condição de capital do então Território Federal do Amapá, passando o privilégio para Macapá a partir de 1945.

Significado do Nome:

A palavra Amapá é de origem indígena e vem da nação Nuaruaque, que habitava a região Norte do Brasil, na época do descobrimento. Já o nome do Município de Amapá, assim como o do Estado do Amapá, originou-se de uma espécie de árvore brasileira ou amazônica chamada amapazeiro, que possui um tronco volumoso, com cerca de um metro de diâmetro na base e casca espessa, por onde escorre um abundante leite branco conhecido como "leite de Amapá". 

Aniversário da Cidade:

22 de Outubro 

Gentílico:

amapaense

População:

8.843 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A maior característica de Amapá, é com certeza, a receptividade. Um povo hospitaleiro e muito simpático. Uma cidade calma, sem contar com a cultura, a culinária, e é claro, a Cachoeira Grande que é muito bonita. Você precisa conhecer Amapá! Programe suas férias.

Clima:

quente e úmido 

Temperatura Média:

Máxima de 34°C e a mínima é de 20°C. 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Amapá  

Limites:

Macapá, Cutias, Tartarugalzinho, Pracuúba, Calçoene 

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:

302 KM 

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Balneário do Calafate

  -Localizado às margens do rio Calafate, exatamente na divisa com o município de Calçoene. É um lugar com várias corredeiras, à beira da estrada, parada obrigatória para um delicioso banho.

-Cachoeira Grande

  -Localizada na região centro leste do Estado, já no município de Calçoene, a 56 km da sede do município. O acesso é feito pela BR-156 e 210, podendo chegar por via rodoviária e fluvial. Apresenta uma vegetação amazônica e uma corredeira com precipitação que declinam em uma cascata onde se pode deliciar-se com um verdadeiro banho.. A cachoeira é formada de corredeiras sobre formações rochosas que culminam com uma precipitação de médio porte em forma de cascata.

-Lago Piratuba

  -Reserva natural com área de 385.000 hectares, localiza-se no município de Amapá, costa leste do Estado, e é banhada pelo rio Araguari, que nesta altura deságua no oceano Atlântico.

-Pororoca

  -A pororoca pode ser um espetáculo aterrador ou fantástico dependendo de onde você estiver. Em segurança, pode-se presenciar a única ocasião em que o oceano Atlântico vence a resistência do rio.
A palavra Pororoca é de origem indígena e expressa o barulho produzido pelo fenômeno do encontro das águas do rio Amazonas com o oceano Atlântico, com um volume de 240.000 m3 por segundo,. O choque é particularmente violento no período das marés de primavera. Na primeira fase do encontro, as águas do Amazonas penetram por vários quilômetros dentro do oceano. Em seguida, a maré empurra o rio de volta na direção de seu curso e este se expande pela terra ao redor, inundando toda a região, inclusive praias e as ilhas mais rasas. Dessa forma, o rio é então impedido de despejar suas águas no oceano, ao mesmo tempo em que faz pressão para impedir a força do mar contra seu percursos. A certa altura essa disputa se encerra e a força da maré penetra no estuário do rio Amazonas. As ondas crescem a uma altura de 4 metros, com ruídos que podem ser ouvidos a vários quilômetros de distância. Esse espetáculo natural pode ser observado em vários pontos do estuário do Amazonas, mas sua performance mais impressionante ocorre no maior braço do rio, situado no litoral do Amapá. Existem barcos que levam os turistas ao delta do rio Araguari, que também fica alagado, em viagem que dura 15 horas a partir de Macapá.
Os índios do baixo Amazonas tem uma boa palavra para definir a pororoca: poroc-poroc significa destruidor.

-Museu da 2a. Gerra Mundial

  -O inicio de sua construção data de 29 de outubro de 1941, por uma equipe de engenheiros, arquitetos, topógrafos e fotógrafos, sob o comando da Marinha Americana, a Base Aérea do Amapá constitui-se em grande importância para a história contemporânea do Ocidente, sendo ela, fundamentada no valor estratégico e no objetivo de prestar apoio às forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.A história narra que na região norte, o interesse maior do governo Americano foi pelo município do Amapá, pelo seu ponto estratégico, principalmente para isolar a antiga Guiana Holandesa, do contexto de um ataque por parte do inimigo, no continente americano.
A construção da Base, entretanto, tornou-se imperiosa, a fim de assegurar as operações dos aviões da Marinha dos EUA, empenhado da guerra anti-submarina e nas atividades de salvamento de aviões no mar ao longo da costa norte e nordeste, sendo de inteira responsabilidade da Marinha Americana a manutenção da Base Aérea no período de 1942 a junho de 1945.Durante este período, era grande o número de aviões que transitavam diariamente pela Base, vindo dos EUA, passando pelas Antilhas, Guianas Francesas e Amapá.
"A fim de que as novas gerações não percam de vista a magnitude do que foi aquela organização militar no contexto das Nações Unidas, o Governo do estado resolveu transformar a Base Aérea em um monumento vivo, que muito representará para a memória do povo amapaense, implantando o Museu a Céu Aberto, transforma-se em um atrativo a mais para o nosso Estado". (Texto: Dr. º Alfredo Oliveira). Localizado a 15 Km do Município do Amapá e a 300 quilômetros da capital (Macapá).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Fevereiro

  -Data móvel - Carnaval - A maior festa popular brasileira tem seu destaque também no Amapá: apresentação do Rei Momo e da Rainha do Carnaval; desfile das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos no Sambódromo; Na Segunda-feira Gorda há o tradicional "Futebol à Fantasia", times com fantasias tipicamente carnavalescas defrontam-se na Praça Nossa Senhora da Conceição; Na Terça-feira Gorda, a saída da "Banda", um dos maiores blocos de sujos do Norte; E na Quarta-feira de Cinzas, saem os blocos do formigueiro e do Caldeirão do Pavão.

-Maio

  -Dia do Cabralzinho - Realizado em 15 de maio, o dia do grande herói do Amapá. Dado a relevância desse fato histórico para a própria História do Brasil, na cidade do Amapá comemora-se festivamente esta data. 

  -Dia 25 - Festa do Dívino Espirito Santo - (Município de Amapá) Um mastro é levantado e as pessoas dançam em torno, ao som de caixas e tambores. Durante a festa são servidas certas iguarias típicas como: beijo-de-moça, quindim, rosquinha, beijus, mingau de banana e de farinha de tapioca, etc.

-Junho

  -Festival da Gurijuba - A Gurijuba é um peixe regional muito apreciado, realizado no mês de junho com várias iguarias feitas a partir de sua saborosa carne. 

-Outubro

  -Aniversário do Município do Amapá- No dia 22 de outubro, é realizada uma festa em que se comemora a transformação do vilarejo em município. O povo festeja com muita alegria este dia.

-Novembro

  -Agropesc - Onde acontece a Feira de Agronegócios, agropecuária e pesca no mês de novembro. É um evento que envolve todo o estado com várias programações de artistas locais, competições, rodeios e escolha da Miss Agropesc.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAPÁ

E-mail:

Telefones: (96) 3421-1200

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Macapá

Rod Br156, 1
Jardim Felicidade
Telefone:(96) 3251-3435 / 2009

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail:

Telefones: (96) 3421-1665

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-www.citybrazil.com.br/ap/

-http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Amapá

gostaria de poder ver mais fortos da cidade e seus moradores, pois sou amapaense ja estou muito tempo fora, e gostaria de ver se ouve algum progresso. o portal precisa melhorar muito.
Por: carlos alberto ramos de souza

éu e minha família viemos conhecer o amapá em 1999,e desde então nunca mais voltamaos para o nosso estado;gostamos tanto do amapá que até esquecemos de voltar para o maranhão. o primeiro fato de gostarmos tanto do amapá foi conserteza a recepitivida, o povo hospilareiro, simpaticos e a falta de violencia por ser um municipio calmo. sem contar com a cultura, a culinaria, e é claro a cachoeira grande que é muito bonita,não só ela mas os outros pontos turísticos tambem. e para encerrar eu faço um convite para você que não conhece o amapá;venha eu garanto que vc vai ser bem recebido!!!
Por: lady dayana

O ESTADO DO AMAPÁ FOI E É AINDA O MELHOR LUGAR QUE EU CONHECI ALÉM DE TER A OPORTUNIDADE DE NASCER E PASSAR A MINHA INFÂNCIA É UM ESTADO BOM DE SE VIVER.
Por: SABRINA HORTENSIO RODRIGUES

Conheci a capital em maio/93 na Convenção dos Lions Clube. Gostei e voltei em 2008 + uma vez na Convenção do Distrito do Lions Internacional/LA-6. Parabéns aos que moram nesta linda e acolhedora cidade. Tenho bons amigos e companheiros, sou associado ativo do Lions Clube Marabá Melvin Jones e se for a vontade de Deus estarei aí novamente em abril/2012.
Por: Martiho Frazão Costa (Costinha)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Amapá
Fundação:
1956
Altitude:
8m
População:
6.298 habitantes
Área:
9.203,5km²
Densidade Demográfica:
0,68hab/km²
CEP:
68948-000

Envie seu comentário sobre Amapá