Bom Jesus do Galho

Bom Jesus do Galho-MG
banner

Bem-vindo a Bom Jesus do Galho!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Bom Jesus do Galho, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Bom Jesus do Galho.

Informações de Bom Jesus do Galho

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1880, Adão Coelho adquiriu uma porção de terras junto ao ribeirão do Galho, afluente do rio Doce, onde já existia um povoado, incorporado como distrito ao município de Manhuaçu, em 1877, com o nome de Galho. Em 1903, a divisão administrativa do Estado coloca o distrito como pertencente a Caratinga. Em 1928, a chegada à região dos trilhos da estrada de ferro Leopoldina estimulou o desenvolvimento do lugar. O município é criado em 1953, conservando a denominação.

Significado do Nome

O topônimo Bom Jesus do Galho surgiu quando o fundador, Adão Coelho, desenganado pelos médicos, recorreu às graças do Senhor Bom Jesus. Ao se curar, ele mandou erigir uma capela às margens do córrego do Galho.

Aniversário da Cidade


Gentílico

bom-jesuense

População

15.376 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A base da economia está na pecuária de leite e na cafeicultura. Em boa parte do município também se cultiva o eucalipto.

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

21,2° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Rio Doce 

Limites

Caratinga
Timoteo
Marlieria
Pingo Dagua
Córrego Novo
Raul Soares
Entre Folhas
Vargem Alegre 

Acesso Rodoviário

MG-329 - Rodovia pavimentada que liga Bom Jesus a Caratinga/BR116 e a Raul Soares, São Pedro dos Ferros e Rio Casca/BR262.
BR-116 - Distante 20 quilômetros.
BR-262 - Distante 67 quilômetros.

Distâncias:

Da Capital:

304 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Turísticos

O município possui diversas cachoeiras e lagos, clube campestre, ginásio poliesportivo e dois clubes de Futebol: Associação BomJesuense (ASBJ) e Clube Atlético BomJesuense. Todo ano é disputada a Copa Distrital de futebol amador, com a participação dos times dos distritos pertencentes ao município.

Estação Ferroviária

E. F. Leopoldina (1930-1975)
RFFSA (1975-1996) 
BOM JESUS DO GALHO (GALHO)
Município de Bom Jesus do Galho, MG
Linha de Caratinga - km 582,565 (1960)   MG-1787
Inauguração: 14.12.1930
Uso atual: sede da APAE local   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo tráfego suspenso.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bom Jesus do Galho foi construída para atender a povoação do mesmo nome, na época da inauguração da estação (final de 1930) com 2.000 habitantes, cujas terras são de rara fertilidade e fartamente servidas de águas correntes, produzindo em abundância café e arroz, e fazendo vasta criação de suínos (descrição da própria E. F. Leopoldina).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A Semana Santa também atrai muitos visitantes. Há a realização de peças teatrais retratando passagens bíblicas.

- O carnaval é outra festa que nos últimos anos vem ganhando força na cidade.

- Merece destaque também o Cristo que recebe inúmeros visitantes ao longo do ano. 

 Julho

- Bom Jesuense Ausente - comemora-se na última semana do mês.

Setembro

07 à 14 - A principal festa da cidade é o Jubileu do Senhor Bom Jesus.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO GALHO

E-mail:

Telefones: (33) 3354-1358

Sites: http://bomjesusdogalho.txau.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS - PASSA DEZ:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3354-1715

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.indi.mg.gov.br

www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Bom Jesus do Galho

Já visitei a cidade de Bom Jesus do Galho e acho essa cidade marvilhosa principalmente o Cristo Redentor!
Por: Jéssica

nasci em bjg vivo en londres ,tenho saudades a cidade e muito hospitaleira todas as pessoas sao amigas de todas e uma cidade tranquila sem parigo nenhum.
Por: altamir

bom jesus do galho. lugar onde nasci e amo de todo o meu coração. apesar de estar a mais de mil quilometros de distancia, eu continuo sonhando com o melhor para essa cidade tão simples de um povo trabalhador e honesto. oro para que esta cidade do meu coração seje abençoada por deus, um abraço a todos os bonjesuences presentes e ausentes.
Por: isaque gonçalves machado

essa cidade é maravilhosa meus familiares mora ai. adoro e para ai, as cachoeiras dai são otimas, bom jesus do glho vc tem o que, que faz agemte gostar de vc
Por: rafael joaquim

sou filho do altamiro borracheiro de quartel do sacramento passe meu email para a maria lucia levar ate meus irmaos .....obrigado desde ja .abraço pra todos bonjesuensses...........sou do interior de sao paulo.nao tenho telefone deles obrigado gente thauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Por: geovane b. souza

morro em betim mas adoro bom jesus do galho e minha terra natal bom jesus e tudo de bom e muito mais que bom quem coence gosta muito quem nao coencen guando conence quer sempre voltar meus pais moram em bom jesus a vida deles e esta cidade um beijo a cada um de voces que morrom em bom jesus do galho terra que mim fas feliz bom jesus do galho voce tem muita coizas que mim faz muito feliz,,,,....;;;;;;/////////b j d g a quele abraco;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Por: lourdes a m peixoto

bom jesus do galho tem tudo de bom tem um jardim lindo na praca igreja muito bonitas tem jubileu semana santa rodeios tem dancanterias bom atemdimento ao comercio pessoas muito educadas tem rios cachoeiras picinas voce sabe o que eu mas gosto em bom jesue tudo porquer ama esta cidade b j d g aquele abraco;;;;;;;;;;beijos;;;;;;;;;;;;o que deus junta nao separa se separar amente guantinua eu naci en bom jesus mas nao morro la mas bom jesus do galho estar sempre na minha mente e no meu coracao ;;;;;;;;;;;;;;
Por: loudes a m p

Coneço bom jesus galho há muitos anos morava em corrégo grande fui em muitas festas para dançar congada, em 1967 vim para Brasilia mas sepre que tiro férias em setembro vou participar do festa de jubileu que adoro muito, abraços a todos conterrânio ai desta linda cidade.
Por: geraldo bernardo sobrinho

cidade maravilhosa,onde q sempre q posso,vou passar uns dias.quem sabe um dia voltarei a morar lá.
Por: Allan

conheço a cidade é muito boa pra se viver meu pai nasceu e cresceu lá já fui varias vezes em ferias meu primo é médico e bem conhecido por lá e região, tem paisagens lindas e é um lugar calmo bom para fugir do estresse das cidades grandes! mas também quero pedir que se alguem tiver fotos do sr: Patrocíneo Moreira de Assis antigo morador e já falecido desde +- 1947 é meu avô paterno meu pai tinha apenas 2 anos de idade quando meu avô falesceu e não temos nem uma foto dele e gostariamos de ter ficariamos muito gratos a quem tiver e puder envia-las a nós abraços e muito obrigado desde já!!!
Por: Emmerson

É pequena e MARAVILHOSA como a cidade do Rio de Janeiro...
Por: Marlon

Sou do Bonja, tem tudo de bom. A cidade, o povo que nela, vive sempre hospitaleiro e de bem com vida. Elder Campinas-sp
Por: elder

a cidade e linda axo que tem tudo pra agradar parabens
Por: marlucia

Nasci em BJG, moro em Contagem ,mas amo a cidade onde eu nasci!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Dodora

oi pessoal eu amo minas gerais bom jesus e mantimento sao minhas duas cidades preferidadas viziti lah vcs vao ver q vale apena .... bjuuu para todos tiamooo minas gerais
Por: fah

SOU DE BOM JESUS DO GALHO HOJE MORO EM IPATINGA,COM CERTEZA BOM JESUS DO GALHO ÉUMA DAS MELHORES CIDADES MINEIRAS PARA MORAR POIS É TRANQUILA,AS PESSOAS SÃO AMIGAS,E HOSPEDEIRAS.SAUDADES.
Por: JOSÉ GERALDO MORAIS/LALADO

Bom Jesus é uma cidade maravilhosa, pouvo hospitalheiro, festa do Jubileu um evento muito bacana da cidade, vale a pena conhecer.
Por: Sebastião

Amo bom jesus do galho,nasci,cresci e vivi muito tempo lá.Hoje moro em bh,mas jamais esqueci o meu bomja. Minha infância passei toda lá,meu preimeiro amor aconteceu lá,como esquecer de uma cidade que me marcou muito.Amo bom jesus do galho,que saudades!
Por: Rita

A família do meu pai é de Bom Jesus do galho.Quando era criiança ia muito ,mesmo depois fui muito.Gosto dessa cidade , e não quero cprtar laços com Bom Jesus . tenho ótimas recordações dessa cidade. Hoje mormo no Oriente Médio,Qatar, mas quando for ao Brasil em janeiro de 2010, quero ir em Bom Jesus, onde mora mina prima Elane Campos. Abraços
Por: Maria do carmo campos

conheça voçe tambem bom jesus do galho cidade linda; amo bom jesus!!!
Por: luciana faria

P quem deseja um lugar p relachar,sai da rotina,extrese da capital,eu recomendo bom jesus do galho...granto vc nao vai se arepeder.
Por: uellington ferreira

o melhor lugar para se VIVER. EU AMO BOM JESUS DOGALHO RADICALMENTE.......................................................................................................
Por: FABRICIA BASTOS

EU VOU NA FESTA DA CERVEJA E VC??? ME AGUARDE BOM JESUS DO GALHO. EU ESTAREI AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.... A EU ESTAVA NA FESTA DO TRABALHADOR QUE BELEZA ESTAVA OTIMA...A MINHA PRIMA ESTAVA LÁ LINDA DISFILANDO (GISELY) TE ADOOOORO........... E UM GRANDE BEIJO A TODOS OS BONJESUENCE...ADORO VCS...
Por: FABRICIA BASTOS

sou do corrego da fundaca pt de bjdgalho mas atualmente estou morando em BH minha familha mora nessa linda cidade abrasso familha e galera legal
Por: adilson lopes

essa cidade para mim não tem igual quando agente reúne a familia então eu moro em Vila Velha meus primos em São Paulo e os nossos amigos la de bom jesus, é só alegria agente se diverte muito. Quando eu vou para lá eu ligo para o meu primo Evânio de São Paulo e falo para ele que eu to indo para o paraíso ele fica doido. um abraço a todos os moradores de Good Jesus the Galho, e todos os bonjesuenses ausentes e tá vindo aí o jubileu.
Por: douglas ferreira de souza

não conheço mais gostaria de passa este final de semana ai só que não consegui nem um telefone de um hotél , se alguem tiver favor me enviar.
Por: silvana

conheço bom jesus essa cidade e maravilhosa e tenho muitos parentes e amigos ai. estou indo pra ai dia 10 para a festa de jubileu beijos ate mais
Por: marcia g da silva

sou do corrego limoeiro b,j do galho um abraço moro em f,da rocha sp
Por: geraldo de assis machado

visitei bom jesus amei a cidade , tantas coisa lindas fiquei encantada com a igreja matriz, os bom jesusenses estão de parabéns.
Por: silvana moura

ja morei em bom jesus do galho,lugar de pontos turisticos bonitos,principalmente o cristo e a igreja,mas nao trago boas lembracas tive uito aborecimentos nesse lugar,
Por: maria luiza

éum lugar bom para morar é um lugar bom para morar,incrusive tenho ai duas irmãs a neila esposa do geraldo e a neilizana esposa do wilson abraço ao povo de bom jesus do galho ,desejo à todos um 2011 de paz leia o salmo 133.e que Deus vos os abenções 29-12-2010
Por: natalicio

Nasci em Caratinga,mas moro em Bom jesus do do galho,uma cidade hospitaleira,tranquila,boa de se viver.Possui ótimas cachoeiras,pontus turíscos exuberantes,onde quem tá pra visitar ou quem já visitou não se esquece,ou não queira mais sair,porque é muito bom.Está em fase de desenvolvimento o que faz com que surjam oportunidades de empregos.
Por: edervanio gomes de souza

fui a bom jesus no mes de janeiro visitar minha sogra dona zelia ,amoo essa cidade sou do rio de janeiro buzios ,beijos a todos ,,,,,
Por: janaina fernandes drumond

OLA BJG CIDADE QUE EU NACI CIDADE MARAVILHOSA SAUDADE DA BOM JESUS DO GALHO
Por: JOSE GERALDO DE OLIVEIRA

COM CERTEZA E A MELHOR CIDADE PARA AQUELAS PESSOAS QUE PROCURAM TRANQUILIDADE, UM LUGAR CALMO E SEM PERIGO.UM OTIMO LUGAR PARA SE DIVERTIR COM A FAMILIA OU SOZINHO SAO AS CACHOEIRAS MUITO LINDAS, VALE A PENA CONHECER,BJS PARA TODOS.
Por: GEISIANE BASTOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bom Jesus do Galho

Envie seu comentário sobre Bom Jesus do Galho