Bom Jardim de Minas

Bom Jardim de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Bom Jardim de Minas!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Bom Jardim de Minas, fotos, informações, os principais hotéis de Bom Jardim de Minas, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Bom Jardim de Minas

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Toda a região de Bom Jardim era habitada por índios Puris, índios bravios que defendiam suas terras contra as pretensões dos colonizadores que no ano de 1.770 chegaram às atuais terras de Bom Jardim, salientando Manoel Arriaga de Oliveira, acompanhado de sua esposa D. Maria Alcântara de Oliveira e seis filhos, fundando a Colônia de Campo Vermelho, em um local próximo á atual cidade. A móvel colônia foi atacada por uma tribo de índios Puris que habitavam a região, tendo durante o ataque sido massacrado um de seus filhos de nome Manoel. Diante desta situação, Manoel Arriaga, entristecido com a tragédia ocorrida, afastou-se da colônia e fixaram residência ás margens do Córrego Milho Branco, onde organizou uma fazenda. Este córrego banha o núcleo urbano da cidade e, para construir a casa de morada escolheram o topo de uma colina que era o local melhor para controlar os ataques indígenas e outros perigos. Esta colina hoje é conhecida por MORRO DA IGREJA. Durante anos, o português Manoel Arriaga e seus familiares, seguros dos perigos com sua residência bem construída, desenvolveram as atividades no setor agrícola e também na pecuária, um bom trabalho. Neste caráter, Manoel Arriaga (Português), e muito bom administrador, chegou ao conhecimento do então compatrício Capitão Antônio Corrêa de Lacerda, em 1779. Antonio Corrêa de Lacerda, (Espanhol), convidou sua esposa, D. Ana de Souza DGuarda, acompanhados de seus treze filhos, Antonio Pereira de Lacerda (Guarda-mor), Justino José Correa de Lacerda (Capitão), Jerônimo Corrêa de Lacerda (alferes), José Luiz Corrêa de Lacerda (Alferes), Fernando Afonso Corrêa de Lacerda (Sargento-mor), Álvaro Pinheiro Corrêa de Lacerda, João Faria Corrêa de Lacerda, José Antonio Corrêa de Lacerda, Leonarea Corrêa de Lacerda, Inácia Corrêa de Lacerda, Mariana Corrêa de Lacerda, Ana Correa de Lacerda e Berlada Corrêa de Lacerda, a fazer uma visita ao fazendeiro forte da freguesia, o senhor Manoel Arriaga. O Capitão Lacerda, gostando muito das terras e da região e da qualidade do solo, propôs ao Senhor Arriaga uma parceria, da qual deu certo, e os dois colonizadores ampliaram os trabalhos e começaram a industrializar os produtos. Foi de grande serventia esta sociedade, pois o capitão Antônio Corrêa de Lacerda veio com bastante dinheiro e escravos facilitando a montagem da fazenda.

Significado do Nome

A origem do nome de nossa cidade, devido a um belo e bem cuidado jardim que havia na frente da fazenda, jardim esse com flores de grande variedade e rara beleza.

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro

Gentílico

bonjardinense

População

6.513 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É uma cidade muito boa, e um povo muito hospitaleiro.

Clima

Tropical Altitude

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Liberdade, Arantina, Andrelândia, Lima Duarte, Olaria, Rio Preto, Santa Rita de Jacutinga, Passa-Vinte.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

10 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Grutas e Picos

Caverna das Pitangueiras. Serra da Bandeira, Serra da Mira (altitude: 1.500 m.), Serra do Cruz (altitude: 1.650 metros) e Serra dos Gerais: (altitude: 1.250 metros.)

Cachoeiras e Corredeiras

cachoeira do Pacau, cachoeira do Presépio (Taboão), cachoeira dos dois córregos, corredeira do Rio Grande, cachoeira das Três Quedas, cachoeira das Pitangueiras, cachoeira Véu da Noiva, cachoeira do Imbutaia, cachoeira da Mandioca, cachoeira da Fumaça, entre outras.

Locais Pitorescos:

Toca do bichinho - (Várias piscinas naturais)
Dois Córregos - (Ideal para pesca e acampamento)
Recanto das Trutas - (Pesque e Pague)
Parque das Trutas - (Pesque e Pague)
Taberna das Gerais - (Restaurante e lazer)
Rancho Mineiro - (Restaurante típico mineiro) - ainda no município de Arantina. 

Estação Ferroviária

V. F. Sapucaí (1897-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977)
BOM JARDIM DE MINAS
Município de Bom Jardim de Minas, MG
Linha da Barra - km 244,109 (1960)   MG-0161
Inauguração: 02.01.1897
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bom Jardim (mais tarde, de Minas) foi inaugurada em 1897, como ponta de linha do trecho que estava sendo construído desde Santa Rita do Jacutinga. Era toda em pinho de riga. Somente em 1901 a linha foi prolongada até Livramento (Liberdade), onde apenas em 1910 seria unida a Encruzilhada (Cruzília), que era até onde chegava a linha vinda de Soledade. Mais tarde, em Bom Jardim também se encontravam a Linha da Barra e um curto ramal que unia a estação à estação de Arantina, na linha-tronco. Até 1977, os trens de passageiros ainda circulavam pela linha, embora desde 1972, somente entre Aiuruoca e a própria Bom Jardim de Minas. Em 17/11/1980, a estação foi totalmente destruída por um incêndio.

Estação Ferroviária - Morangal

Rede Mineira de Viação (1954-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
MORANGAL
Município de Bom Jardim de Minas, MG
Linha-Tronco - km 195,730 (1960)   MG-1344
Inauguração: 03.08.1954
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1954 (já demolido) 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA. 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Morangal foi aberta em 1914 pela E. F. Oeste de Minas. Parece estar abandonada, isolada de tudo. Foi demolida em 2003.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de Maio: Último final semana do mês de maio.

- Festa de Agosto: Inicia-se na segunda sexta-feira do mês de agosto e termina no domingo, dia dos pais. Esclarecemos portanto, que apesar da festa de agosto ser em data móvel, a comemoração oficial do dia do Padroeiro da cidade é no dia 15 do mês de agosto, mas não há grandes festividades.

- Festa do Taboão: Comemora-se no dia 20 de janeiro.

- Semana Santa: Data móvel, segue o calendário religioso.

- Carnaval - Após um período de declínio, o carnaval de Bom Jardim de Minas vem se recuperando bastante nos últimos anos e já é considerado o melhor da região, onde os visitantes são recebidos de braços abertos pela população local. A festa atualmente é realizada no centro da cidade (carnaval de rua) onde a festa é popular e accessível á toda a população, já que anteriormente era realizado no interior de clubes sociais, e este acesso era restrito á população mais privilegiada.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JARDIM DE MINAS

E-mail:

Telefones: (32) 3292-1601 / 1125

Sites: http://www.pmbj.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (32) 3292-1260

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Bom Jardim de Minas

Eu morei lá, de janeiro de 1998 até fevereiro de 2002.E que saudade que sindo de lá até hoje. Te Amo Bom Jardim!
Por: João Fellipe Machado Brum

uma loucura so d la muito boooooom quem conheçe sempre volta te amo minha terrinha
Por: jaques [toquinho]

É uma cidade muito boa, e um povo muito hospitaleiro. Gostaria de mandar um abraço para todos moradores de Bom Jardim.
Por: João Fellipe Machado Brum

EU NASCI LA E É UM ÓTIMO LUGAR PARA SE VIVER SEMPE QUE POSSO ESTOU LÁ PORQUE A TURMA É BOA, ANIMADA E MJUITO BACANA...
Por: JOAQUIM CARNEIRO

Lugar de puro descanso!Lindo ....!Quem conhece não esquece jamais,
Por: gislene

CONHEÇO GOSTO MUITO NÃO PERCO UMA FÉRIAS FORA DO BJ...ESSE É O LUGAR PRA SE VIVER
Por: GABRIEL CARNEIRO

Moro em São Paulo e crecsi nesta ciadade até os meus 11 anos. Hoje vendo ela pela internet, percebo que muita coisa não mudou e me deu uma saudade da minha infancia!!!
Por: eliana

Um abraço a todos bom jardinenses. Estou com muita saudade! Amo Bom Jardim, e assim que puder irei visita-los. Fiquem com DEUS!
Por: João Fellipe Machado Brum

Sou filha desta terra e sou honrada em ter nascido nesta cidade maravilhosa , vim para a cidade de Cruzeiro estado de são paulo com 4 anos de idade , hoje tenho 52 anos e amo de paixão bom jardim de minas terra onde eu nasci. meu pai era maquinista da rede ferroviária , seu nome era Leonel Pinto de Ataide , tenho parentes ai e assim que puder levarei minha familia para conhecer minha cidade natal , grande abraço a todos vocês meus conterraneos , e obrigada por ter feito este site . Lucia
Por: lucia helena pinto de ataide

Orgulho de ter nascido nesta Cidade, tenho parentes ai, sempre que posso vou correndo para minha cidade natal.Beijos para todos meus conterraneos.Vilma Ramos Guarulhos. SP.
Por: Vilma de Fátima Ramos

cidade boa de se viver clima maravilhoso de lindas paisagens
Por: cristian marcos de paula silva

nasci e cresci em Bom Jardim.Me Recordo com muito carinho de cada amigo que aí deixei.Cidade maravilhosa. Quantas saudades sinto desta terra abençoada.
Por: MARLENE DE NOVAIS SILVA CARDOSO

uma cidade com tudo de bom.espero vizita-la em breve
Por: jorge antonio frança

uma bela e acolhedora cidade espero um dia poder voltar
Por: jorge antonio frança

oi numca fui pessoalmemte mais pela enternete e tudo muito lindo.
Por: maria

TIVE UMA TEMPORADA EM BOM JARDIM, OS PAULISTAS FALAM DE CAMPOS DO JORDÃO MAS SE CONHECEREM O FRIGO GOSTOSO QUE FAZ É MUINTO BOM O PESSOAL E 10 SÓ FALTA UM RESTANRANTE DE QUALIDADE NO CENTRO MAS O POVO A PAISAGEM SUPERAM TUDO ABRAÇOS AO PESSAL DA BANDA DE MÚSICA PUXA SAX E AOS MEUS AMIGOS DE BOM JARDIM DE MINAS
Por: LIVIA LEMOS

Oi Bom Jardim, como vai. Eu estou bem, só que o coração aperta no peito toda vez que me lembro que morei aí. E o coração doi a toda hora. Nunca esquecerei esta terra, e esse povo maravilhoso. Não nasci aí, mas parece que nasci. Um abraço a todos os Bom Jardinenses. De: João Fellipe, João Henrique, o (FIRME), Carmem Lúcia e Pedro Henrique.
Por: João Fellipe Machado Brum

Nasci em Taboão e morei em Bom Jardim nos anos 80, trabalhava na Ferrovia do aço Cetenco e Camargo Corrêa, Hoje moro em Belo Horizonte mas sempre que posso vou a Bom Jardim, Que saudade de B.J - Abraço a todos bomjardinenses , Taboenses, Amo voces Valtemir José de Souza
Por: Valtemir José de Souza

É impossivel falar de Bom Jardim de minas sem mencionar Taboão... Conheça Bom Jardim de minas e se apaixone por Taboão,municipio de Bom Jardim de minas
Por: Valtemir José de Souza

e muiiiiiito bom passear em Bom Jardim.Sempre que temos oportunidade ficamos alguns dias em casa de parentes nesta bela cidade.
Por: EMILIA DE FATIMA MACHADO RIBEIRO PEREIRA

ola moro em avare a 5 anos minha faminha esta la em bom jardim gosto muito da cidade e tenho uma grande saudade mas um dia vou volta a mora la um grande abraco aos bonjardinenses e para minha familha
Por: tatiane andrade

Parabens a todos bomjardinenenses o carnaval foi muito bom, amo muito esta cidade ,nasci ai beijos .
Por: vilma de fatima ramos

Olá Bom Jardim, como vaí? Eu vou bem, mas com muita saudade de voce, e de seus moradores. Estive aí em janeiro deste ano, mas não é a mesma coisa de quando eu aí morava. Quero mandar um abraço a todos voces, TE AMO Bom Jardim de Minas. João Fellipe M. Brum-Vassouras.
Por: João Fellipe Machado Brum

Eu nasci aqui em Bom Jardim de Minas, tive essa dádiva. Um lugar simples de gente acolhedora, de coração puro. Como toda cidade pequena, do interior, tem seus problemas, mas todos que aqui nasceram ou que por aqui passaram, podem até tentar um dia esquecer, dizer que não gostam daqui, que jamais voltará. Mas como essa terra há como poucas no mundo, e não se coinsegue longe dela por muito tempo ficar. O verdadeiro bonjardinense é assim, ama de mais, vive de mais, sofre de mais, bebe de mais, ri de mais, chora de mais... Mas é feliz de mais. Existe aqui um padroeiro, que olha esse povo com tanto amor que mesmo aquele que não são natos, são de coração, de alma. E acabam sendo bonjardinenses verdadeiramente. É!!!! Esse é meu Bom Jardim do senhor Bom Jesus. E é essa a terra que hemana leite e mel. Podes acreditar.
Por: Beatriz Maioli

Hoje quando vi as fotos da cidade de Bom jardim , tive grande emoção,me lembrei do campo de futebol dentro de um triângulo da ferrovia.A toda população de BJ um abraço .
Por: girley teixeira

NASCI EM BOM JARDIM HOJE MORO EM BARRA MANSA MAIS AMO ESTA CIDADE SENPRE QUE POSSO VOU AI NA CASA DOS MEUS PRIMOS E DA MINHA VÓ AMO O CARNAVAL DAI.
Por: RENATO

bom jardim e uma cidade muito bonita tem tudo de bom pra gente divertir pos sou de la deichei muitas amigas e parentes me cazei ai na igreja do senhor bom jesus do matozinho
Por: geny rezende itajuba

Nosso município tem muitos atrativos para o turismo, dos quais destaco, clima de serra, matas preservadas, mais de cem cachoeiras, pesque-pague de trutas, povo hospitaleiro e gentil. Venham visitar e vão adorar.
Por: Antonio Carlos Zillo

Olá Bom Jardim de minas, me aguarde!!! logo, logo estarei voltando, voltando pra ficar, pois B J éo meu lugar... Valtemir José de Souza Belo horizonte [email protected]
Por: Valtemir José de Souza

olha eu vou dizer pra vocer , eu nao nasci nesta cidade mais que lugar maravilhoso ,foi aae que eu encontrei a mulher da minha vida , cidade Humilde maravilhosa de ser morrar eu trocaria tuudo pra morrar nesta cidade , toodo final de semana eu voou pra esta cidade TEAMO bom Jardim de minas
Por: ulisses viana

Olá meu Bom Jardim, como vai? Eu estou bem, mais com muitas saudades. Saudade desse ar puro que respirei, saudade das tardes geladas que aí passei, saudade das peladas que joguei, saudade tambem dessa água pura cristalina que só aí eu sei que tem, saudade das estradas, dos matos bem verdes que aí tem. Saudades do tunelão, do tunel do Oscar Britto e da ferrovia do aço onde por muito tempo eu caminhei. Tenho saudade do Cristo onde noites já passei, saudade das cachoeiras, praças e tudo que deixei. Mais a saudade maior é dos amigos que não deixei, pois quando vou aí, sempre me recebem muito bem. Desejo do fundo do meu coração um dia aí poder voltar, mais voltar pra sempre, pois Bom Jardim com certeza pra mim foi o melhor lugar. Um abraço á todos e fiquei com DEUS. Um feliz natal e um 2011 de muitas felicidades. E Bom Jardim, um dia nóis iremos nos encontrar. Mais uma vez um abraço de João Fellipe, Firme, Carmem Lucia e Pedro Henrique.
Por: João Fellipe Machado Brum

Cidadezinha muito boa, com seu clima frio e muito ar puro. Adorei quando pela primeira vez aí estive. Abraços pro Gege do banco do Brasil e pra todos bonjardinenses. , na primeira vez que por aí cheguei, adorei.
Por: judison costa da silva

Meu pai nasceu nessa pacata cidade, meus avôs moraram em Bom Jardim nos anos de 1970/1963 (Adão Silvério Batista e Terezinha dos Santos Batista), ele saiu de láh quando ainda era pequeno, já fui visitar essa cidade umas 4 vezes , mas também era pequena. Espero ir visitá-la logo, pois tenho a curiosidade de rever os parentes que ainda tenho em Bom Jardim , mas que não me recordo e de ver a cidade e suas belas cachoeiras. Abraços a todos.
Por: Katy Bueno

vivi ai com meu pai ate os dezesete anos depois sai aprocura de um serviço decente pois ai nao tinha hoje vivo em piquete estou bem graças a deus mas espero no futuro morar ai denovo a cidade esta linda e parabens ao criador deste a de vez en quando a cada tres meses mais uma vez parabens a todos que moram ai obrigado fuiii
Por: beto aleixo filho de joao aleixo

oi sou antiga moradora de bom jardim ,sai de la com 18 anos,e vendo as imagens me fez relembrar a epoca em que fui adolecente e feliz .saudades das colegas que algumas ja se foram.hoje moro em angra dos reis faz uns 25 anos.
Por: rosa evangelista

Vivi em Bom Jardim nos anos 75/76 quando trabalhava na construção do trecho da ferrovia do aço. Os moradores são fantásticos e bem hospitaleiros. A região serrana onde está localizada é muito linda. Saudades...
Por: Arlindo Oliveira Paes ( pardal )

morei em bom jardim desde a idade de 3 anos ,da vontade de chorar ao lembrar de la,hoje moro em angra dos reis ,mas tenho uma vontade imensa de voltar la.até os 17 anos fui muito feliz la.beijos para todos os bonjardinenses
Por: rosa evangelista

Dizem que para suportar a dor, basta esquecer que ela existe. Para suportar a saudade, basta esquecer que ela tambem existe. Eu acredito, mas garando que comigo não está funcionando nem um pouco. Um abraço de Bom Jardim de Minas. De João Fellipe Machado Brum.
Por: João Fellipe Machado Brum

QUEM VAI LÁ JÁ MAIS ESQUECE.........AS FESTAS DE LÁ E SEMPRE BOAS, OS QUIOSQUE BEM ANIMADO, ALA O QUE NAUM FALTA E ANIMAÇAO, AS CACHOEIRAS CACA UMA MAIS BONITA DO QUE A OUTRA.
Por: ANDREIA FERNANDES

E ai Bom Jardim, estarei ai, somente de visita, infelizmente, em breve. Um abraço.
Por: João Fellipe Machado Brum

amo esse lugar minha familia e umas das mais antiga a familia dos sabinos
Por: cassio valerio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bom Jardim de Minas

Envie seu comentário sobre Bom Jardim de Minas