Boa Esperança

Boa Esperança-MG
banner

Bem-vindo a Boa Esperança!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Boa Esperança e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Boa Esperança.

A cidade de Boa Esperança, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1866. A localidade está em uma altitude de 775m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 35.265 habitantes. A área total de Boa Esperança é de 856,8km², e sua densidade demográfica é de 41,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Boa Esperança-MG é 37170-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Por mais escondidinha que a cidade esteja, lá na região sul do estado de Minas Gerais, Boa Esperança ainda é destaque no que diz respeito à preservação de tradições tanto gastronômicas quanto culturais do estado. Por outro lado, a cidade que está entre a Serra da Boa Esperança e um belo lago também conta com cenários naturais bem atraentes.

O cartão postal da cidade de Boa Esperança é o Lago dos Encantos, que proporciona tanto aos moradores locais como também aos visitantes a realização de uma série de atividades náuticas, como passeios de caiaque, de lancha e de jet ski.

Para os que consideram as caminhadas ótimas opções para uma viagem, devemos destacar que os entornos do lado são totalmente propícios para a prática. E o melhor: ao mesmo tempo em que se exercitam com a atividade, os visitantes podem ainda apreciar cada uma das colinas que compõem a paisagem do local, sendo elas tomadas ainda por plantações de café.

E quando o dia em Boa Esperança chega ao fim, nada melhor do que apreciar o pôr do sol na frente do lago, que faz com que ele se torne um verdadeiro espelho d’água.

Para os que procuram o destino para intensificar o contato com o meio ambiente, nada melhor do que visitar o Parque Estadual da Serra da Boa Esperança, que conta com quase seis milhões de hectares protegidos pelo estado. O parque está a apenas 15 quilômetros da região central de Boa Esperança.

Certamente um dos grandes atrativos são as trilhas que foram criadas em meio à nossa Mata Atlântica, conduzindo os visitantes aos canions, cascatas, mirantes com paisagens panorâmicas a mais de mil metros de altura, cachoeiras e muito mais.

A Serra também é famosa por conta de uma música criada por Lamartine Bobo, lembrando que os seus manuscritos estão todos expostos na própria Casa da Cultura da região. Esse espaço conta com estilo neocolonial predominante, porém, colunas essencialmente romanas, janelas do período alemão e arcos trazem maior ecletismo para essa construção do município. Dessa forma, o passeio se torna ideal até mesmo para os que têm interesses culturais envolvidos.

Durante o feriado de independência do Brasil, em 07 de setembro, o Festival Nacional da Canção acontece na região de Boa Esperança, reunindo muitos visitantes com músicos tanto amadores quanto profissionais.

Informações de Boa Esperança

Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos do Interior

Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A povoação que deu origem ao município Boa Esperança formou-se a partir de meados do séc.XVIII, ao redor de uma capela, erguida em honra a Nossa Senhora das Dores. Essa pequena igreja foi construída pelo Capitão José Alves de Figueiredo, desbravador pioneiro daquele sertão.  Por alvará régio, foi criada, em 1814, a freguesia de Nossa Senhora das Dores. E, somente 52 anos depois, foi elevada à categoria de vila, que se emancipou em 1866, recebendo seu nome atual em 1938. Situada no alto de uma colina, Boa Esperança já foi chamada de Cidade-Beleza. O município possui intensa vida cultural, que, somada às suas belezas naturais, como o Lago de Furnas, contribui para atrair grande número de turistas.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

15 de Outubro

Gentílico

esperansense e/ou dorense

População

38.509 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade é um cantinho tranquilo e aconchegante de Minas Gerais, ladeada pela Serra de mesmo nome, cercada de pequenos paraísos com muitas cachoeiras e uma gente muito hospitaleira!

Clima

Tropical

Temperatura Média

22° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Ilicínea, Aguanil, Carmo do Rio Claro, Campos Gerais, Coqueiral, Santana da Vargem, Campo do Meio, Três Pontas, Campo Belo, Guapé.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

219 km

Outras:

Belo Horizonte.......... 283 km

São Paulo ............. 390 km

Rio de Janeiro ......... 460 km

Brasília................ 830 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Além do visual paradisíaco do lago, o conjunto de atrações propõe muito entretenimento para todos os gostos e idades. São dezenas de bares agitados e alguns com música ao vivo, restaurantes de todos os gêneros, casas de shows, clubes, boates, cinemas, cervejarias, pizzarias, um centro de compras onde você encontra as grifes de Sucesso nos grandes centros como Ellus, Zoomp e Forum.
A cidade é reconhecida pela região por saber organizar e ter sucesso nos eventos festivos, em que se compromete a realizar, como o Festival da Canção, CarnaBoa, entre outros. Tudo feito e organizado com extremo capricho e bom gosto. ” A Cidade do Lago”, como é conhecida pelos Sul-Mineiros, é terra de sons, mas também de belas imagens. É paisagem que agrada, mas que destoa da introspecção comum à boa parte das cidades do interior de Minas. Situada às margens de um lago formado por um dique da represa de Furnas, Boa Esperança ganha uma coloração azul. Cercado de montanhas, o lago reflete a bela paisagem.

Principais Pontos Turísticos

Casa da Cultura e Biblioteca Pública

Endereço: Rua Coqueiral, 131 / Centro
Telefone: (35) 3851-8069

Corporação Musical Lira Esperancense

Telefone: (35) 3851-3030

Estação de Piscicultura

Endereço: Av. JK s/nº
Distância ao Centro: 3 Km

Feira de Artesanato

Endereço: Praça Padre Júlio Maria/ Centro
Horário de Funcionamento: Acontece às sextas e sábados das 18:00 às 21:00 horas.
 
Lago dos Encantos
 
Endereço: O município se localiza no entorno do lago

Mini Pantanal

Distância ao Centro: 12 Km

Como Chegar: 15 min por estrada de terra e 40 min pela água.

Lago de Furnas

O Lago de Boa Esperança possibilitou o desenvolvimento do turismo, do lazer da população, o embelezamento paisagístico da cidade e o saneamento das várzea na cidade. O Lago é formado pelo represamento das águas do ribeirão Marimbondo, Maricota e Cascavel. A extensão total é de aproximadamente 8 km2 (800ha), sendo 3 km2, a “parte que banha a cidade”. Represado no município para formação de uma lagoa perene, circundando de praças, com avenidas arborizadas, restaurantes, instalações para pesca com vara, ancoradouro para barcos e jardins.

Passeios de Charrete na Orla do Lago
Passeio de Lancha
Passeio de Jet Skj
Pesca esportiva
Cachoeira do lago
Ultraleve
Praia Artificial do Bicano - Criada em torno da Av. Beira Lago com intuito de reunir as pessoas para desfrutarem da beleza do Lago dos Encantos.
Prainha – Localizada nas proximidades da FAFIBE, do outro lado do lago.

Parque Estadual da Serra de Boa Esperança.


Um atrativo turístico apaziguador, tanto que foi a Musa que inspirou Lamartine Babo para sua antológica composição: Serra de Boa Esperança. Merece destaque as cachoeiras de 4 a 20 m e as caminhadas ecológicas.

Pico do Branquinho
Pico das Antenas
Pico das Areias
Pico da Igrejinha
Cachoeira Santa Luzia
Cachoeira da Serra
Cachoeira do Buracão
Cachoeira Nascente do Rio Sabaré
Cachoeira da Cava
Cachoeirinha
Cachoeira Cabana
Cachoeira Capão Grande
Cachoeira das Areias

Monumentos


Belos e bem cuidados Monumentos, vindo adicionar mais beleza, cultura e história em nossas vias.
Afonso José Felicori - na Av. Juscelino Kubstichek, instrumentos musicais trabalhados em diversos materiais em exaltação à memória do jovem autor do Hino de Boa Esperança.
Marco do Centenário - na Av. XV de outubro é formado uma pirâmide alusiva ao Centenário, apresentando nas faces as bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e de Boa Esperança.
Lamartine Babo - situado na Av. Marechal Floriano Peixoto é formado de um violão contendo nas cordas o busto do autor.
Monjolinho - caracteriza-se por um monjolo que se monjolo que se movimenta por queda d' água, lembrando as fazendas da região, está localizado na entrada da cidade pela Av. Joaquim Três Pontas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Janeiro - Baile da Praça I

- Fevereiro/Março - Carnaval (carnaboa / carnaval na boa)

- Março ou Abril - ExpoBE (Exposição Agropecuária de Boa Esperança)

- Abril ou Maio - Finais do Campeonato Brasileiro de Jet Sky (desde 89)

- Julho - Baile da Praça II

- Setembro - Festival Nacional da Canção FENAC (O Maior Festival de Música do Brasil)

- Setembro - Dia 15: Dia da Padroeira, Nossa Senhora das Dores

- Outubro – Dia 15: Aniversário da cidade, Festa do Peão

- Jan à Dez - Bailes e Boates no Radium Clube Dorense

- Jan à Dez - Bailes no Clube dos Operários

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA

E-mail:

Telefones: (35) 3851-0336

Sites: http://www.boaesperanca.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone: (35) 3851-2654

Site: http://www.boaesperanca.org/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3851-3008

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Nelson Freire - pianista

- Newton Freire Maia - geneticista

- Rubem Alves - educador e escritor

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Boa Esperança

Olá! podem me chamar de Cidinha. Sou Paulistana nascida no centro de sao paulo. E vivo em sao paulo a 48 anos. Conheci Boa Esperanca de passagem, quando íamos para Guapé onde tenho parentes hoje. Gostaria de morar em Boa Esperanca, amei essa cidade logo de cara. Quero me transferir de "mala, cuia e título eleitoral" tamanha simpatia que senti pela cidade. Para isso gostaria de me preparar. A cidade de sao paulo é muito grande oferece muitas coisas dentre elas ,ofertas de trabalhos para todos os níveis escolares. Aqui já fiz muitas coisas, já fui bancaria, encarregada administrativa entre outros. Nao terminei o curso de letras mas já dei aulas de portugues para a escola do estado em 1998. E trabalhei com alguns projetos socio cultural provisórios para a prefeitura de sao paulo. Vou fazer um curso técnico aqui em sao paulo, e gostaria que vcs me dissessem em que área há deficiencia de mao de obra técnica aí na cidade de Boa Espeanca, assim unirei o útil ao agradável. Ficarei muito grata se vcs pudessem me responder esse email. Me agradei muito da Cidade, que ainda preserva o aspecto interiorano e tranquilo mas tambem tem caracteristicas de bom crescimento. Por favor aguardo contato.
Por: APARECIDA FERREIRA COUTO

Oi o meu nome é Ana Paula estou com muita saldade da miha terra em breve estarei ai um beijo para todos mineiros mãe estou muita saldade
Por: Ana paula

A cidade é um cantinho tranquilo e aconchegante de Minas Gerais, ladeada pela Serra de mesmo nome, cercada de pequenos paraísos com muitas cachoeiras e uma gente muito hospitaleira!!!
Por: Suellen

Passei,parte da minha infancia em férias nesta linda cidade...tenho boas recordaçoes.Meu pai José Francisco da Cunha era filho deste paraiso não sei se ainda tenho alguns parente , perdi o conctato com primas e primos.Essa cidade é tudo de bom......
Por: Fátima Felix da Cunha

Oii!sou valzinha,atravez do chat tive o prazer de conhece esta linda cidade de minas,foi quando conheci o grande amor da minha vida,me deu a louca e peguei o onibus em bh e parei nesta maravilha de cidade,encantei com a logoa e linda,cidade linda cheia de gente bonita educada.boa esperanca que e lugar p gente viver,respira ar puro contemplar com tanta beleza e hospitalidade do povo d que vive ai,ja fui em boa esperanca 5 vezes,e nao vejo a hora de voltar,ainda quero conhecer mais esta cidade!bjs pra todos de boa esperanca e espera que eu to voltando"
Por: Valzinha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Boa Esperança
Fundação:
1866
Altitude:
775m
População:
35.265 habitantes
Área:
856,8km²
Densidade Demográfica:
41,16hab/km²
CEP:
37170-000

Envie seu comentário sobre Boa Esperança