Tefé

Tefé-AM

Bem-vindo a Tefé!

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Tefé, informações atualizadas sobre a cidade Tefé, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Tefé.

A cidade de Tefé, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1759. A localidade está em uma altitude de 75m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 67.800 habitantes. A área total de Tefé é de 23.808,9km², e sua densidade demográfica é de 2,85hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tefé-AM é 69470-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tefé

 

Roteiros do Brasil

Região Pólo Rio Negro e Solimões

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A ambição territorial da Espanha no Amazonas, nos tempos coloniais, encontrou no jesuíta Samuel Fritz um dos seus mais destacados defensores.
No fim do século XVII, várias aldeias foram fundadas por aquele religioso, Tefé foi uma dessas aldeias.
Fritz estava realmente convencido de que aquela região pertencia à Espanha. A Portugal, todavia, pouco importava essa convicção: o território era seu e como tal cumpria-lhe preservá-lo do domínio espanhol, que se implantava simultaneamente com a obra catequista dos missionários castelhanos.
Em 1708, o governador do Grão-Pará, enviou uma tropa sob o comando do capitão Inácio Correia de Oliveira, para fazer evacuar ditas aldeias, das quais era responsável o padre João Batista Sana, o qual simulando obediência à ordem de retirar-se seguiu para Quito onde obteve uma força armada com que desceu o Maranhão e o Solimões, e investiu contra as aldeias, aprisionando o comandante e muitos soldados da tropa inimiga.
Resolveu então o Governador do Grão-Pará enviar no ano seguinte nova expedição ao Solimões sob o comando do Sargento José Antunes da Fonseca. Coube dessa feita, a vitória às forças portuguesas. que aprisionaram entre outros o padre Sana.
Em 1718, essas lutas trouxeram a devastação das aldeias, cujos remanescentes, o piedoso frei André da Costa, reuniu na Ilha dos Veados e trouxe para Tefé.
Habitavam primitivamente a região, os índios: Nuruaques, Cauixanas, Jumanas, Passés, Uainumas, Catuquinas, Jamamadis, Pamanas, Júris e Jurimaguas, Tupebas ou Tapibás.
Em 1759, Tefé foi elevada à vila, com a denominação de Ega. No mesmo ano cria-se o município de Tefé.
Em 1817, foi criado o município de Olivença, com território desmembrado de Tefé.
Em 1833, foi suprimido o município de Olivença, cujo território retornou ao de Tefé. E no mesmo ano dando cumprimento ao Código de Processo a Vila voltou a denominar-se Tefé. Nessa divisão, a comarca do Alto Amazonas, que compreendia o território do atual estado, compunha-se apenas de quatro municípios. Tefé era um deles e a sua área, abrangendo vastíssima região, era superior a 500.000Km2.
Em 1835, eclodiu em Cametá, no Pará, sedição a se deu o nome de Cabanagem. O movimento desenvolveu-se rápida e extraordinariamente, espalhando-se por toda a Província.
Em 1843, é restabelecida a denominação de Ega.
Em 1848, é desmembrado o território do atual município de Coari.
Em 1853, foi criada a comarca do Solimões.
Em 19.03.1855 a Vila de Ega torna-se sede da comarca do Solimões.
Em 15.06.1855, pela Resolução provincial nº 44 dá-se elevação a Cidade de Tefé.
Em 1861, recebeu Tefé a visita do poeta Gonçalves Dias, incubido então pelo governo da Província de inspecionar as escolas primárias do Solimões.
Em 1891, parte do seu território é desmembrado, dando origem ao município de Fonte Boa. No ano seguinte mais um município é formado, com território desmembrado do de Tefé: o de São Felipe (atual Eirunepé).
Em 23.05.1910, a prefeitura Apostólica, atual Prelazia de Tefé, foi fundada pelos padres da Congregação do Espírito Santo. O primeiro prefeito apostólico foi Monsenhor Miguel Alfredo Barat.
Em 1911, foi criado o município de Xibauá (atual Carauari) com território desmembrado do de Tefé.
Em 1920, nos quadros de apuração do recenseamento geral, Tefé compõem-se de sete distritos: Tefé, Caiçara, Caianibó, Jauató, Santa Fé do Japurá e Uairini.
Em 1933, na divisão administrativa, compõe-se apenas do distrito-sede e constitui-se de dois distritos: Tefé 1º e Tefé 2º.
Em 1938, volta a compor-se de um só distrito. Nesse mesmo ano, foram criados no município de Tefé, pela Lei 167, os distritos de Caiçara e Maraã, passando então o município a ter três distritos.
Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96 o município de Tefé perde o distrito de Maraã, que se transforma nos municípios de Maraã e Japurá. Perdeu também parte do distrito-sede para o município de Juruá, criado também por aquela mesma Lei.  

Significado do Nome

A denominação dada ao município e à sua sede, provém da tribo indígena das “Tapibás” de cujo vocábulo o de “Tefé” é corrutela. Depois de Manaus, foi Tefé a primeira localidade amazonense a receber Foros de Cidade. 

Aniversário da Cidade:

15 de Junho 

Gentílico:

tefeense

População:

61 .399 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O melhor da localidade é a tranquilidade, as belezas naturais, o ar puro e também o encontro das águas do rio solimões com as águas negras do rio tefé. É tudo de bom!

Clima:

equatorial 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Região do Triângulo Jutaí – Solimões - Juruá 

Limites:

Município de Coari
Município de Tapauá
Município de Carauari
Município de Alvarães
Município de Maraã 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

520 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

A cidade de Tefé, destaca-se dos demais municípios da região por ser um município cheio de mistérios e belezas. Belezas estas, indescritíveis aos olhos de quem não o conhece. Com uma vegetação exuberante e clima equatorial, atrai pessoas de diferentes raças e crenças que buscam conhecer este pedaço do Amazonas. O encontro consigo mesmo é propiciado pelo ar de misticismo e a natureza em abundância.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

A vegetação é um verde que canaliza suas águas para as inúmeras nascentes. Na maior parte do ano, tempo de calor que designamos como verão, os rios distribuem suas águas nos lagos, tornando a paisagem bela. Já em tempos de friagem, as cores se misturam e a abundância de flores e frutos, animais exóticos que tomam conta deste cenário. 

Lago de Tefé

Aos arredores tem uma fauna com importância mundial pela grande diversidade de espécies encontradas na região. Não é à toa que o local é um dos pontos de visitação. Os visitantes podem encontrar paisagens inesquecíveis como o lago de Tefé, banhos em igarapés, sítios com as variedades infinitas de frutas e legumes e muita pescaria no rio. Cada um deste com suas belezas e suas infinitas particularidades.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

02 à 04 - Tefé Folia.

 Abril à Maio
 
26 à 24 - Festival da Canção Estudantil.

 Junho

27 à 29 - Festival Folclórico de Tefé.

 Julho

25 e 26 - Festa da Castanha    2008

 Setembro 

19 à 21 - Festival de Verão.

 Outubro

11 à 15 - Feira Cultural de Tefé.  

15 - Festa Padroeira da Cidade. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEFÉ

E-mail:

Telefones: (97) 3343-2442

Sites: http://www.tefe.am.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus

E-mail:

Telefones: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO E ANEXOS DA COMARCA DE TEFÉ:

E-mail: osvaldo.novo@tjam.jus.br

Telefones: (97) 3343-2473 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

www.panoramio.com

www.municipionline.com.br

www.xibe.radiolivre.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tefé
Fundação:
1759
Altitude:
75m
População:
67.800 habitantes
Área:
23.808,9km²
Densidade Demográfica:
2,85hab/km²
CEP:
69470-000

eu to indo mora ai espero que seja uma esperiencia um tato proveitoza . sou de coari to indo no fim do mes espero que eu me surprienda com essa cidade maravilhosa!!
Por: nelyton

A CIDADE E MUITO BONITA FALTA MAS DIVULGASAO ESTA DE PARABENS
Por: VALTER R CORREA

tefe eh uma cidade muito legal eu gosto muito de la
Por: priscila

vivo em Tefé há 21 anos e sempre amei minha cidade! aki é um lugar lindo pra se viver tranquilamente, uma vida sem pertubações, ou seja, tranquila. o nosso pôr do sol visto da Muralha é liiiiiiiindoooo..... nosso rio é maravilhoso........ são bens da natureza que não podem ser medidos e sim vistos á ponto de um encantamento infinito. Temos pessoas bastantes receptivas, temos vários locais de lazer e sem falar dos nossos patrimônicos históricos que são sensacionais............. Á todos que queiram visitar nossa cidade sintam-se todos muito BEM VINDOS. A população Tefeense agradece.
Por: mwyre

tefe é uma cidade linda,morei dois anos na vila militar,adorei,amei,saudades dessa cidade
Por: meres

gostei muito gostei muito gostei muito gostei muito gostei muito muito legal
Por: Renato Schneider

a cidade é bonita e linda sempre vai ser eu gosto dessa cidade linda poquer tem festa na muralha ate de manha
Por: priscila

hum muito lido a nossa cidade de tefe...uma cidade que vale ouro...parabens pelo seu carinho q tem povo de tefe!!!
Por: emir

Moro em Petropolis RJ,estive em TEFE para visitar minha filha que esta moorando ai,pois meu genro e militar e optou servir nesta cidade.Adorei a cidade,a maneira hospitaleira do seu povo,o carinho com que fui recebido,vou voltar pois gostei muito parabens Tefeenses pela sua cidade.
Por: julio cesar fecher

morei na cidade de tefe 5anos. eu vim de la por falta de emprego mais gostei muito de la .atualmente moro na colombia em bogota mas tou com muita saudade de la ,lembransas pra familia dias cabral na rua hermes tupinanba
Por: norberto arcila

Eu moro em Manaus mas sou apaixonado por Tefé que é minha cidade natal, meu sonho é trabalhar em Tefé sou radiologista. Eu tenho orgulho de ser Tefeense!!!!!
Por: Francisco Araújo

conheço pos vivo em tefe nasci e cresci aqui é uma cidade maravilhosa existe tudo de bom e melhor
Por: Dorvalina

É a minha terra natal,cidade que amo,onde passei uma infância muito feliz.saudades!
Por: ioneida retto

sou filho de tefé,o melhor de lá é a tranquilidade,as belezas naturais,o ar puro e lá também tem o encontro das águas do rio solimões com as águas negras do rio tefé.lá é tudo de bom.
Por: guilhermino

eu ja estive em tefe duas vezes e adorei,pena ke nao vou estar na festa da castanha....
Por: juliene braga

esta cidade é uma beleza tem váriso locias para se divertir esta cidade me encanta
Por: elsimar golberto da silva

Tive o prazer de conhecer esta Cidade.Gostei muito principalmente sobre a paz,tranquilidade quase ñ existe violencia em relação a minha Cidade ,é um paraiso.Devo voultar a TEFE, no final deste a no.
Por: ARNALDO CUSTODIO DE SOUZA

tefé é uma cidade maravilhosa muitoo bom tefé tudo de bom....
Por: raymara

OLLÁ, SOU DAKI DE TEFÉ...NASCI E M CRIEI AKI!!!AMOOOOOOO ESSA CIDADE DE CORAÇÃO!!!STA CIDADE QUE SÓ TEM GENT ALEGRE...SEM MEDO DE SER FELIZ...ENTÃO EU DIGO PARA QUEM DESEJA CONHECER...PODEM TER CERTEZA QUE NÃO VÃO SE ARREPENDER!!!
Por: LETY

Não conheço, tenho desejo muito grande de conhecer Tefé, como também outras Regioes da Amazonia.
Por: Nonato Santos

ola, sou de manaus estou indo visita tefe pela segunda vez gostei muito a cidade, todos vcs de tefe estão de parabens.nada melho de passa as ferias no lugar com tefe.
Por: nilce costa

eu nasci em Tefé e eu tenho muito orgulho da minha cidade la vivi momentos maravilhoso na minha infancia mas ja faz algum tempo que eu vim de la eu tenho um sonho quero muito voutar pra la e ficar pra sempre um dia eu voltarei pra minha cidade que eu amo de paixão eu tenho muito orgulho de ser tefeence.
Por: David cristhían de souza cametá

Tefé é uma cidade maravilhosa, morei nesta cidade e aprendi amar cada detalhe que meus olhos podiam alcançar, sinto muita saudades da feira, dos peixes e da carne de sol, nunca mais comi igual...se vc tiver oportunidade de visitá-la vai sem pensar em luxo, mas vá pensando em beleza, paz, aconchego...são nas coisas simples e pequenas que conseguims sentir a beleza das coisas, assim é Tefé para mim...
Por: Maria Cláudia Martins

Cidade muito linda e limpa boa de mora tem pessoas bacana gente educadar e gente simples sao tudo de bons
Por: nuza

não moro mais aii!! mas amooo essa cidade....Saudades das festas e dops amigos que são muito companheiros!! Cidade como essa não é igual!!
Por: raiziana costa

Olá pessoal, tefé também é minha terra natal e tenho muito orgulho de dizer isso, afinal tefé é uma cidade maravilhosa onde mora as pessoas que mas amo, todos os meus amigos e familiares! Quem ainda não conhece, tente conhecer pois não irão se arrepender!
Por: cheiliane

conheço Tefé so por fotos tenho dois irmãos que foram morar ai.estou louca para ir conhecer pois pelas fotos me apaixonei.
Por: sandra Muller

conheci a cidade de tefe e amei esta cidade ,onde voce e recepcionado com o calor humano da quela gente ,quero voltar mas vezes ,amei
Por: jeane nogueira da silva

me apaixoneipor tefe assisti omais bonito por do sol na minha vida os passeios de barcos foram vibrantes um povoacolhedor principalmente sr gilsom e familia tambem o sr cristovao da mercearia vasi como pode etoda sua familia
Por: jose francisco soares dos reis

é a cidade + linda e boa de se viver .por isso jamais será esquecida por quem já o visitou ,quem jamais esquece..
Por: beatriz

Tefé é uma cidade maravilhosa tem seus lados positivos e negativos,mas como um beija-flor que colhe o que tem de bom em cada flor, acredito que seja uma terra abençoada de riquezas culturais, populacional, cidade acolhedora característica típica desse povo que é tão hospitaleiro,além de ser muito festeiro, até quando me entendi como gente dessa gente, Tefé é uma cidade que não guarda tristeza, tudo é motivo de festa, não falo isso por ser moradora reconheço que a princesinha do solimões como é mais conhecida, precisa e muito evoluir!!!! UM ABRAÇOS A MOÇADA DE BIOLOGIA!!!
Por: julcelia oliveira

conheci tefe em 2003 qdo fui a serviço e adorei a cidade, muito organizada ate mais q muitos grandes centros.EEspero um dia voltar com minha familia .Forte abraço e sorte a todos
Por: karllos

tefé e a minlha cidade querida eu amo tefé!!!!!!!!!!!!!!!!!! um bij pra cidade de tefé !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: paulo victor

Na prelazia de Tefé, Lá também vislumbra meu olhar, Sempre nutre meu espírito, Eu convido a contemplar. OBS: Esta poesia foi extraida da obra A Contemplação do Poeta Contemplador da Amazônia, Leonardo Mississipe de Souza.
Por: Leonardo Mississipe de souza

Nooossa..ja morei em Tefé quando tinha 12 anos,tenho ótimas lembranças de lá.Na época meu pai era coletor federal de lá,moravámos em frente ao rio,numa ruazinha cheia de mangueiras.Fiz catequese em um seminário que tinha lá.Tenho muita vontade de retornar a Tefé.Hoje eu moro no Acre,em Rio Branco.
Por: Mara Regina Braga

Tefé é tudo de bom eu nasci nesta ciade e sair de lá ainda pequena mais eu amo essa cidade pois apesar de pequena é muito linda ela merece ser realmente homenagiada! obrigado.
Por: Raimunda elissanha de sousa oliveira

Tefé, Cidade muito linda, um lugar espetácular de se morar, onde as pessoas que aquir vivem são bastantes acolhedoras. Vim visitar Tefé e não quero ir embora vou ficar nessa Cidade cheia de culturas e belezas naturais.
Por: Demeson Carioca

Tefé um pedacinho do mundo que pode guardar varios segredos e belezas esuberantes um lugar cheio de surpresas e lugares impressionantes.
Por: Demeson Carioca

Morei um ano e meio em Tefé hoje moro em Tupanciretã-RS, fiz muitos amigos em Tefé ainda quero voltar para visitar a cidade e rever os amigos.
Por: Luciano Nunes Mayer

ja morei em tefé, mais o que em tefe tem de mais legais são as praias,os balneários gosto muito de tefe quem não conhece precisa conhecer pois não vão se arrepender tenho certeza disso!!!
Por: nadiR

MINHA QUERIDA TEFÉ DEPOIS DE ALGUNS ANO ESTAREI DE VOLTA P CURTE AS BELAS PRAIA QUI SÓ AMAIS LINDA DO ALTO S TEM ESTOL EM TABATINGA EM BREVE ESTAREI DE VOLTA CALEIDE
Por: CB CALEIDE DE JESUS COELHO

Quando ainda estudante do antigo ginásio, onde somente Atlas existia, ja tinha uma paixão por Tefé,onde so se via no velho Atlas,quando me foi dada a oprtunidade de conhecer Tefé,Simplesmente AMEI,sendo da vontade de "DEUS" quero ser mais um Tefeense de paixão.que maravilha de mercado no porto,como fui bem tratado onde estive ,bares restaurantes ,hotel aeroporto mototáxi,quen quer Paz de espirito sossego tranquilidade,excelente qualidade de vida, o local e este TEFÉ-AM sem dúvida,Tefé me aguarde!!! Caitano.
Por: José Maria Caitano

SOU APAIXONADO POR TEFÉ, AM MAIO DE 2011 ESTAREI AÍ. ME AGUARDE.
Por: ELSON GOLBERTO DA SILVA

Morei em Tefé durante dois anos 2008 e 2009 e foram os anos mais felizes da minha vida amo essa cidade e pretendo voltar um dia.
Por: Dielson Macedo dos Santos

Nascie na cidade de Tefé e morrei na cidade por muito tempo agora moro em Manaus por motivo de trabalho e estudo e por isso deixei de morar em Tefé mas sinto muita saudade de tefé por ser uma cidade maravilhosa e tranquila e uma cidade de pessoas trabalhadoras e por isso me orgulho muito de ter nascido na cidade de Tefé.
Por: Lucas Souza

Não tem coisa melhor q as praias e as pescarias no lago de Tefé
Por: Allison F. Lima

Morei por dois anos em Tefe cidade linda tenho um filho nascido em Tefé. Indo a Tefé procure a igreja batista regular. Povo acolhedor.
Por: Jussara Miranda

Cidade linda e maravilhosa,tranquila.nasci ai em tefé sou teféense de coraçao,mais moro em manaus.sempre vou ai sempre que eu posso.thau tenham um feliz 2011
Por: Alciane fernandes

eu nasci ai pretendo faser uma viagem até ai meu pai morra ai e eu ñ o conheço e quero muito conheselo
Por: alessandra oliveira

eu amo a minha cidade e linda e festa da castanha e maravilhosa ao nossos olhos
Por: joaquim oliveira

cidade onde quase tudo pode acontecer,morei em tefé e tive minha historia,mesmo que tenha cido de forma passageira,fui muitas vezes no tropical,onde um dia conheci uma mulher muito especial,que abalou muito minha historia, por favor mande um abraço para o genesi,filho do joão nogueira e para prof.tereza conhecida como pirita,eu amó esta cidade um dia eu volto p ir as praias.
Por: manuel gama

EU MOREI EM TEFÉ,HOJE MORO EM SANTARÉM,MAS SEMPRE,ESTOU INDO EM TEFÉ,A CIDADE É MARAVILHOSA,AS PESSOAS SÃO HOSPITALEIRAS,E TEM MUITOS LUGARES LINDOS...
Por: ana claudia secondino

Tefé e uma cidadezinha muutoo legal goistei vez as pessoa de tefe e muitoo gegal muitoo obricada !!!!! Beijoss
Por: luciane

Envie seu comentário sobre Tefé