Tapauá

Tapauá-AM

Bem-vindo a Tapauá!

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Tapauá, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Tapauá.

A cidade de Tapauá, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1955. A localidade está em uma altitude de 54m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.998 habitantes. A área total de Tapauá é de 89.713,1km², e sua densidade demográfica é de 0,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tapauá-AM é 69480-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tapauá

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE


Na zona do rio Purus, o povoamento civilizado iniciou muito mais tarde que em outras zonas do Amazonas.
Em 1852, a serviço do governo da Província, subiu o rio Purus uma expedição confiada ao prático Serafim Salgado.
Em 1861 outra expedição também navegou pelas águas do caudaloso rio, esta confiada a Manuel Urbano da Encarnação, perito em coisas de sua terra, cujos segredos sabia desvendar dos indígenas.
O primeiro núcleo de povoamento organizado na zona do rio Purus foi, provavelmente, a Missão de São Luiz Gonzaga, fundada em 1854, por Frei Pedro Ceriano, com índios Muras, Cauinicis, Mamuris, jamadis, Purupurus, etc. A Missão, no entanto, teve existência efêmera, porque o Frei Ceriano enfermo, teve de abandoná-la.
Em 1871, começaram a chegar os nordestinos, na terra-firme do Amaciari, hoje Lábrea, naquele ano trazidos pelo Coronel Antônio Rodrigues Pereira Labre.
Em 1874, Manuel Urbano da Encarnação já citado anteriormente, “mestiço de grande tato e consumado explorador do Purus” fundou Canutama.
Em 1878, o Comendador João Gabriel de Carvalho, com vários companheiros, desembarcou em terras do atual município de Boca do Acre. O povoamento dos afluentes do rio Purus, foi então se processando a partir daí.
Em 1891, pela Lei Estadual nº 22 de 10 de novembro, o município de Canutama foi criado, com território desmembrado do de Lábrea.
Em 01.12.1938, pela Lei Estadual nº176, foi criado no distrito de Canutama, o distrito de Boca do Tapauá.
Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, esse distrito é desmembrado de Canutama, passando a construir o município de Tapauá, cuja sede é elevada à categoria de Cidade.
Em 31.01.1956, dá-se a instalação do Município de Tapauá, sendo seu primeiro prefeito, nomeado pelo Governador do Estado, o sr. Antônio Ferreira de Oliveira.
Em 10.12.1981 pela Emenda Constitucional nº 12. Tapauá perde partes de seu território, em favor dos novos municípios de Auxiliadora, Camaruã e Itamarati. 

Significado do Nome

“Tapauá”, denominação dada ao município e à respectiva sede, provém do rio do mesmo nome, um dos principais afluentes do rio Purus e que atravessa o município de um extremo a outro numa extensão de cerca de 500 Km². 

Aniversário da Cidade:

31 de Janeiro. 

Gentílico:


População:

19.077 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Setor Primário
- Agricultura: desponta como o esteio da economia do município. No que diz respeito a absorção de mão-de-obra, destacam-se a cultura de mandioca, seguindo-se a juta e feijão. Entre as culturas permanentes merece registro o abacate, banana, laranja e feijão.
- Pecuária: não tem representatividade como atividade econômica, pois os rebanhos representados por bovinos e suínos são inexpressivos.
- Pesca: praticada como atividade artesanal, voltada, para o consumo de subsistência.
- Extrativismo Vegetal: com predominância sobre atividade do setor primário, está voltado para a exploração de castanha, borracha, madeira, óleo de copaíba e andiroba.

Setor Secundário
- Indústrias: padarias, serrarias e olaria.

Setor Terciário
- Comércio: não tem muita representatividade.
- Serviços: agência bancária.

Clima:

Equatorial  

Temperatura Média:

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região do Purus 

Limites:

Acesso Rodoviário:

Via Fluvial 

Distâncias:

Da Capital:

448 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Maio

14 à 22 - Festa de Santa Rita de Cássia.

 Agosto

29 à 31 - Festa do Pescador. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPAUÁ

E-mail:

Telefones: (97)3391-1290 / 1291

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus

E-mail:

Telefones: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (97) 3391-1059

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

www.seplan.am.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Tapauá

tapauá és minha terra aclolhedora,mesmo estando longe a saudede é grande. terra boa de se viver.
Por: leane

Cidade maravilhosa! É tranquila,bonita... ótima pra quem precisa descançar da correria das cidades grandes.
Por: RUTH SILVA

OLA POVO DE TAPAUA EU SOU A ANA ,AMO DE MAIS TAPAUA, TAPAUA A 10 ANOS QUANDO VIM DAI TAPAUA JA ERA MARAVILHOSA ,A CREDITO QUE AGORA ESTEJA MAIS LINDA.SUSSEÇO TAPAUA. ANA,DE MANAUAS
Por: ANA M.R.

eu amo tapaua, tapauá é terra de gente boa!! quer ser feliz?? more em tapauá!!
Por: eliatan Fernandes

Tapauá ótima cidade para viver!! Temos apenas que cuidar para que Ela continue sendo esta cidade pacata e com muitos valores! Com muitos Recursos Naturais. É dever de cada Tapauaense cuidadar dessas RIQUEZAS.!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Engº Ambiental Melquer Castro

Tapauá cidade de pessoas maravilhosas. Eu A D O R O Tapauá!
Por: Vera Uchôa

essa cidade é muito legal!!!!!!! so tem gente boa!!!!!!
Por: ney

Tapauá é terra de pessoas felizes que não tem o estress nem as preocupações da vida da cidade grande
Por: FERREIRA

a cidade e bonita vale a pena passar umas ferias por la tranquila coisa boa
Por: carlos enrique

amo essa terra maravilhosa estou distante dela ha 11 anos mais jamais esquece conheça tapaua vc tambem vai amar
Por: francisco filho a de azevedo

Tapauá é tudo de bom é a minha terra natal po riso é a terra que eu mas adimiro cidade linda
Por: ricardo gonçalves brandão

Tapaua é uma cidade maravilhosa... so quem mora nela sabe......
Por: simone

eu viví em tapaua durante 3 anos estudei joguei bola pesquei a te hoje lembrome dos gostosus peixes do rio porus gostei muito de ter conhesido esta linda sidade oje eu trabalho na universidade de rondonia e esta tudo bem (www.unir.br
Por: eliseu martins de souza

tapaua cidade linda que eu amo. gente simpatica, bonita. amo essa cidade foi um tempo muito bom que passei em tapaua. eu recomendo.
Por: lauro

Visite Tapauá e conheça o novo porto, em fase de construção, pelo governo federal. Antes, porém, conheça o início da história de Tapauá, digitando na barra do GOOGLE: tapauá primeira geração. Vale a pena! Confira.
Por: Nivaldo Gonçalves Lima

Bom falar de Tapauá é uma uma coisa inesplicável, porque?? Cidade Marivilhosa acolhedora sempre recebendo todos.... aqui você encontra amigos, e entre outros tipos de diverssão... conheça-nos. VISITE TAMBÉM O HOTEL ALINE O MELHOR DA CIDADE ... VENHA E CONFIRA.
Por: Jones Oliveira

tapaua a terra que me vio nascer tenho orgulho de ser tapauaense Dilson brito
Por: Dilson teixeira de brito

poww tapaua naum tem pra ninguemm naummm tapaua he de mais, minha cidade que euu tantoo amoooo ... mais precisa de algumas mudancas como a estrutura da cidade a educacao e etc mais amooo tapaua
Por: Raimundo Evangelista de Castro Filho (sula)

adoro essa cidade,pelas suas belesas desnumbrante e o mais BONITO por do SOL.
Por: elda

ja conheci e aprovo,pois e um lugar belo,suas paisagem e maravilhosa tranquila e acolhedora
Por: LIDIA

A pequena cidade de Tapauá que eu conheci entre 1973 a 1977, acredito que já não é mais tão sossegada como antes. Vendo algumas fotos, só agora depois de 33 anos é que novamente pude rever esse cantinho do Brasil tão distante mas, muito acolhedor. Meu pai foi o primeiro administrador da extinta "Celetramazon". Em 1973 eu cheguei aí com 11 anos de idade, vindos de Manaus, nós não conhecíamos esse lugar, no segundo dia já devidamente estabelecidos na casa que moraríamos até que as construções das duas casas da Empresa "Celetramazon" fossem concluídas, já havíamos conhecido a cidade toda,foi engraçado e muito divertido. Depois de 33 anos provavelmente agente esquece nomes e algumas pessoas também, da mesma forma, eu não sei se um dia desses eu for por aí, conhecidos daquela época talvez tenham dificuldades em me reconhecer . Enfim, eu guardo boas lembranças na minha memória deste lugar que nos acolheu com um grande calor humano. De coração. Carlos Augusto Melo
Por: Carlos Augusto N. de Melo

estou longe desta cidade maravilhosa q é tapaua, uma cidade linda tranquila klma e mui klinte nao existem palavras para falar de tapaua.. vizite-nos.....
Por: jozabe rabelo de arajo

Adoro essa terra por sua maravilhas. venha conhecer esa terra e se apaixonar
Por: calisthenys

Se você esta pensando em descansar, tirar esse stress de cidade grande vendo lindas paisagens, concendo gente legal. Entao nao perca tempo! Venha pra Tapauá.
Por: BRUNO CÉSAR ANDRADE

Tapaua terra de meus amigos gente querida, hospitaleira, acolhedoura, terra de farturas, gente boa, por isso digo so saio daqui se papai do ceu me levar.
Por: Ezio santos

tapauá é um lugar otimo, o povo é muito acolhedor, a paisagem natural é explendida! enfim, me orgulho de nascido nesse municipio abençoado!
Por: carol souza

visitei Tapauá em 2002 me apaixonei,conheci pessoas dez como dona Raimunda mais conhecida por Raimunda gapó por suas pescarias artesanais,as vezes comento com minha esposa quando iremos novamente em tapauá p/ adimirar o por sol não esiste igual se orgulhe Tapauences
Por: aldo de souza da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tapauá
Fundação:
1955
Altitude:
54m
População:
13.998 habitantes
Área:
89.713,1km²
Densidade Demográfica:
0,16hab/km²
CEP:
69480-000

Envie seu comentário sobre Tapauá