Araponga

Araponga-MG
banner

Bem-vindo a Araponga!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Araponga e muitas outras opções de hospedagem na cidade Araponga. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Araponga.

A cidade de Araponga, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 1.040m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.187 habitantes. A área total de Araponga é de 305,3km², e sua densidade demográfica é de 23,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Araponga-MG é 36594-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Araponga

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Serras de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com o nome primitivo de São Miguel e Almas dos Arrepiados, surgiu no Ciclo do Ouro, em 1781, determinada comunidade. Isso ocorreu quando D. Rodrigo José de Menezes, governador da Capitania de Minas, visitou a região e distribuiu sesmarias e áreas de mineração.Com o tempo, os veios auríferos se esgotaram e o crescimento do povoado tornou-se mais lento. Mas, em 1826, foi criada a freguesia de São Miguel e Almas dos Arrepiados, e o nome do local mudou para São Miguel do Araponga em 1857, quando foi elevado a distrito. E, em 1938, com o Estado Novo, seu nome foi simplificado para Araponga, tornando-se uma cidade em 1962.

Gentílico

 

Significado do Nome

O nome Araponga, vem da atribuição dada pelos bravos desbravadores, em razão da existência do pássaro de mesmo nome, que naquela região existia àquela remota época. Esses pássaros produziam sons estridentes como se fossem sons de uma bigorna.

Aniversário da Cidade

1º de Março

População

8.165 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

As principais atividades econômicas são a cafeicultura e a pecuária de corte e de leite.

Clima

Temperado

Temperatura Média

20,9º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região do Rio Doce no Estado de Minas Gerais

Limites

Sericita, Jequeri, Canaã, Ervália, Miradouro, Fervedouro, Pedra Bonita.

Acesso Rodoviário

BR-040 e BR-482

Distâncias:

Da Capital:

284 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo – 07 às 17 h
Telefone: (32) 3721-7491    

Cachoeira da Cidade

A cachoeira localiza-se praticamente no centro da cidade. Possui uma queda de cerca de 20 metros, com um razoável volume de água, cuja transparência é um destaque.
A cachoeira se encontra em um pequeno vale, e possui uma vista para fazendas e fundos de casas.
Como Chegar: Saindo da praça principal, seguir a rua à esquerda da pensão Santa Maria e descer 300 metros

Cachoeira da Fazenda do Pai do Toninho

A Cachoeira da Fazenda do Pai de Toninho, como é conhecida na região, é uma boa indicação para o desenvolvimento de atividades ligadas ao lazer. São várias quedas, com muitos locais para duchas, pequenas piscinas e prainhas. A água é límpida, sem poluição e de boa qualidade. A região está próxima à área do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, com a fauna e a flora bem representativas e vários locais e percursos com interesse de visitação. 
A cachoeira se estende por um grande percurso, permitindo passeios e descobertas.
Endereço: Serra da Grama
Distância ao Centro: 5 Km
Como Chegar: Seguir 20 km pela estrada que vai a Carangola
 
Cachoeira da Lage

A Cachoeira da Lage é a mais visitada de todas. Possui uma queda de cerca de 30 metros, tendo um razoável volume de água. Existe em seu entorno uma área selvagem para camping, com sombra e água potável.
A primeira queda acontece na Lage - pedra que forma um patamar - permitindo ducha e formando uma piscina. A segunda queda é maior e mais selvagem.
A cachoeira está localizada em uma fechada mata de galeria e possui fortes duchas, piscinas e escorregadores. A água é límpida, fria e sem poluição. E a área em que se encontra - região dos Estouros -  é muito importante, local onde vivem isoladas e receptivas famílias.
A cachoeira é o início da trilha para o Remanso - piscina natural - e para o Pico do Boné.
Endereço: Estouro
Como Chegar: Passando pela Fazenda Mundial, seguir em direção ao Estouro. Passar por quatro porteiras até chegar ao Grupo escolar, percorrendo um total de 1,7 km. Virar à direita e passar por quatro mata-burros, no entroncamento de quatro vias, descer a mais íngreme, e, no próximo entroncamento de três vias, virar à direita, passando pela fazenda até chegar à cachoeira.
 
Cachoeira do Félix

A Cachoeira do Félix é uma aconchegante e pequena queda d’água. Possui vários pequenos saltos, num total de cerca de 10 metros de corredeiras. A água é limpa e própria para banhos.
A mata galeria é formada por eucaliptos.
Endereço: Serra das Cabeças
Como Chegar: Entrada para São Domingos, 02 km de Araponga
 
Cachoeira do Rafael

A Cachoeira do Rafael está localizada próxima à cidade. Possui uma queda de aproximadamente 20 metros; o leito do rio, antes de formar a queda, se estreita, tornando-a forte e perigosa.
No local há uma pequena e fechada mata de galeria e uma fauna não expressiva. A cachoeira exige maiores cuidados aos possíveis banhistas devido ao despenhadeiro e à força das águas.
A denominação refere-se ao cidadão de nome Rafael que suicidou em suas águas.
Como Chegar: Saindo da praça principal, seguir a rua à esquerda da Pensão Santa Maria até a porteira.
 
Cachoeira São Domingos

A Cachoeira de São Domingos é a mais alta de toda a região. Possui um único salto com cerca de 70 metros de queda, descendo junto à encosta, com razoável volume d’água. A água é cristalina e de boa qualidade, ideal para banhos.
A parte superior da cachoeira possui locais para passeios, além de pequenas piscinas e duchas.
Endereço: São Domingos
Como Chegar: Seguir estrada para São Domingos.
 
Casa Colonial

Construída em 1910 para ser a residência do Cônego José Ermelindo Souza, o casarão é em estilo colonial e está situado na parte alta da cidade. Em sua fachada, há uma porta onde estão esculpidas em ferro as iniciais do Cônego – Pe JES. As janelas de vergas retas são do tipo guilhotina. No interior, há pequenos cômodos com tábua corrida.
Endereço: Próximo ao Estádio de Futebol
Como Chegar: Saindo da praça Getúlio Vargas, seguir rua Benvindo Macedo até o final.
 
Fazenda da Neblina

A Fazenda da Neblina se destaca das demais pela constante neblina que se instala entre a cadeia de montanha da Serra do Brigadeiro e a Casa-sede.
Próximo à sede da fazenda, encontra-se a represa e lagos, onde a vegetação predominante é de Mata Atlântica primária. São, ao todo, 100 alqueires de Mata Atlântica altamente preservada. Nela, há maciços florais ainda primitivos e espécies botânicas ainda não estudadas, além de enorme variedade de orquídeas, ipês, cedros, jequitibás, canjeranas e uma fauna ameaçada de extinção - o mono-carvoeiro (o maior macaco das Américas), o mutum, a jaguatirica, o bicho-preguiça, a jacutinga, o tamanduá, a onça pintada, etc.
Com os 100 alqueires de Mata Atlântica preservada, a fazenda é um exemplo do respeito à natureza.
Endereço: Serra do Brigadeiro
Como Chegar: Seguir estrada para Carangola, cerca de 10 km.
 
Fazenda Modelo da Universidade Federal de Viçosa

A Fazenda se destaca pela variedade de frutas - além de cultivar variedades européias, experimentar novas variedades e desenvolver pesquisas, a fazenda cultiva manga, pêra, caqui, citros, macadâmia, goiaba, pêssego e castanhas. Os resultados dos experimentos têm sido muito positivos. A região é perfeita para a produção de frutas, o que tem revolucionado o desenvolvimento na região.
A produção da Fazenda vai para a Universidade que desenvolve outros tipos de experimentos, desenvolvendo doces e sucos variados. Além disso, ainda abastece o refeitório, que repassa aos estudantes a baixo custo.
Endereço: Estrada para São Bento, 5 km
Distância ao Centro: 4 Km
Como Chegar: Seguir estrada da Fazenda Mundial até passar a primeira ponte.
 
Fazenda Mundial

A fazenda Mundial é uma típica fazenda da região de Araponga. Produz café tipo exportação, pêssegos, pinhos e cria gado e carneiro.
Antigas minas de ouro estão em sua área e são o destaque da fazenda, além de uma interessante escadaria de pedras que remete ao tempo da mineração, onde provavelmente um fiscal coordenava o trabalho de exploração.
Na sede da fazenda, há uma pequena capela, um moinho e pátios para secagem de café.
Endereço: Saída para São Bento
Como Chegar: Saída para São Bento.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPONGA

E-mail:

Telefones: (31) 3894-1100 / 1130

Sites: http://www.araponga.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3894-1309 / 1211 / 8455-0262

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3894-1161

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (31) 3894-1303

CORREIOS: (31) 3894-1256
   
CONSELHO TUTELAR:
(31) 3894-1305

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Araponga

Olá, Sou a professora Wanda Lúcia de Paaíba doSul, trabalhei com o Matheus, casado com a Cristia de Viçosa, ambos residem em Itaboraí. Gostaria de saber quem é Roseane ou Rosane, vice-prefeita de Araponga, de cidadã sulparaibana. Parabén pela vitória! Aguardo retorno! WLúcia.
Por: Wanda Lúcia Batista Teixeira

eu morava nessa cidade ela e maravilhosa perfeita pra quem quer repousar um pouco ver as belezas naturais desse lugar.......venha conhecer.
Por: rosimeri rodrigues

UMSANTUÁRIO ECOLÓGICO BEM PERTO DE VOCÊ!!! VENHA CONHECER O PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO E SABOREAR AS COMINDAS TIPICAS DA REGIÃO.
Por: Mario Henrique Assis Macedo

É logico conheço está cidade maravilhosa...ADoro este lugar!!!
Por: Maria Cecilia

sou nascida em estouros municipio de araponga.hoje moro em ribeirao preto e mato miha saudade olhando as fotos amo esta cidade precisam colocar mais fotos das belezaque existe tambem ai no estouros. sou sobrinha da gracinhamiguel. um abraco
Por: ana paula

Eu so de araponga. de sao domingos. terra dos bravos esto com saudades beijos galera. Eni martins de bh. querem descansa veim pra araponga mutas cachoeras.muitos lugares lindos.
Por: Eni martins.

Araponga é uma bela cidade de lindas cachoeiras e um lugar onde todos o tratam bem...eu adoroo esse lugar!!!
Por: Jacyra

moro la e uam cidade maravilhosa conheca e gostara t+
Por: dione

sou de araponga com muito orgulho... e uma cidade muito bem falada onde eu moro aqui em muriae....
Por: raquel alves

sou de araponga com muito orgulho... e uma cidade muito bem falada onde eu moro aqui em muriae....
Por: raquel alves

ola vi este comentario de eni martins sobre araponga tambem sou de la adoro este lugar e voce eni nunca mais vi voce mande noticia [email protected]
Por: joaox paulo correa

Falar de Araponga, S. Bento (Estevão Araujo) Canaã, encho-me de orgulho e lágrimas queimam meu rosto de vontade de voltar. Um dia volto pra ficar.
Por: Lula Batista

adoro araponga por ser minha terra natal vivo em sp mas araponga tem tudo de bom principalmente no ecoturismo belas cachoeiras e montanhas localizadas no estouro. a mais famosa pico do bone abraço deste filho jvb
Por: jose vidal belo

ola eu nacir na cidade de araponga.moro atualmente em sao paulo e uma cidade tranquila tinha que melhora na aria da saude mais.sem mais
Por: elenice

E UM LUGAR MARAVILHOSO! AMU D PAIXAOOO. MINHA TERRA,SAUDADES
Por: ALCIONE

Vivi até os 22 anos no município de Araponga, adoro a minha terra,estou morrendo de saudades desta terra querida.Hoje estou em Angola Africa como missionária, mas minhas férias é sempre em Araponga junto da minha familia.
Por: Maria Ribas

ola sou tambem de araponga lugar bom de se viver tranquilidade tot al ...paz pra todos.....atualmente moro em sao paulo sp mas sempre que surge orportunidades stou la curtindo as belas paisagens q Deus nos ofereçe.....
Por: julio cezar

ja morei tenho saudades das cachoeiras amigos e namoradas e do clima frio
Por: alaor

araponga,não tem como definir,simplismente é um local de grande exuberância,onde se tem agua em abundancia,o contato com a natureza preservada,variedades de comidas típicas,uma população acolhedoura,de grande simpatia.podemos diser que é um cantinho pra s relachar,esquecer a cidade turbulenta,ouvi somente os cantos dos passarinhos,apreciar os animais,debustar de mergulhos em lindas cachoeiras.simplismente é tudo,e eu tenho um enorme prazer de prestigiar essa beleza todos os dias,pois sou uma habitante de Araponga.quem não conhece,espero que passe a conhecer pois araponga e tudo de bom,eu amo araponga naturalmente e radicalmente.
Por: laelas de paula

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Araponga
Fundação:
1962
Altitude:
1.040m
População:
7.187 habitantes
Área:
305,3km²
Densidade Demográfica:
23,54hab/km²
CEP:
36594-000

Envie seu comentário sobre Araponga

banner