Alvorada de Minas

Alvorada de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Alvorada de Minas!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Alvorada de Minas e muitas outras opções de hospedagem na cidade Alvorada de Minas. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Alvorada de Minas.

Informações de Alvorada de Minas

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico dos Diamantes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Vizinho de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Serro, o município de Alvorada de Minas estava ligado às atividades mineradoras nos primeiros anos do século XVIII. Nessa época, o povoado era denominado Santo Antônio do Rio do Peixe, ou simplesmente Rio do Peixe. Tornou-se distrito de Serro em 1836, e obteve sua emancipação em 1962. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1° de Março 

Gentílico

alvoradino

População

3.548 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Alvorada de Minas é um lugar muito tranqüilo, com belas paisagens naturais, favorável para longas caminhadas. Um fim de semana em contato com seus campos de flora intocada é ideal para recarregar as baterias para mais uma semana de trabalho.

Clima


Temperatura Média

22,2 º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Região Turística: Central  

Limites

Serro, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Sabinópolis

Acesso Rodoviário

MG-010

Distâncias:

Da Capital:

210 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Aproveite para conhecer a Cachoeira da Campina, com águas cristalinas em meio a um cenário de pedras e uma abundante vegetação. O Rio Landim, próximo a Itapanhoacanga, a uma distância de 4km da cidade, é um dos lugares prediletos dos moradores de Alvorada. Para quem gosta de acampar e para os adeptos do alpinismo, a dica é a Cachoeira da Escadinha de Baixo, no Riacho Escadinha. A queda mais alta, de 15m, faz um grande estrondo ao cair em um bacião de pedra: um fenômeno maravilhoso!

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Campina

Possui uma água cristalina, caldeirões, cachoeira, pedras e uma abundante vegetação circundante. O rio Landim fica bem próximo a Itapanhoacanga (somente 4 km), sendo constantemente visitado pelos moradores da região.

Capela de Nossa Senhora do Rosário - Itapanhoacanga

Não foram encontrados documentos que comprovem qual a data e a história da construção desta capela, mas trata-se de uma construção do período colonial. Possui características do estilo neoclássico e do ciclo do rococó, supondo-se que sua edificação tenha ocorrido em um período de transição, entre a última década do século XVIII e as duas primeiras do século XIX. Nela são realizadas a Festa do Rosário de Adultos em julho, e a Festa do Rosário Mirim, em outubro. Constitui-se em um atrativo urbano do distrito.
Destaca-se na capela a decoração pictórica dos forros da nave, capela-mor e paredes laterais desta última. Estas pinturas são de estilo rococó, e se encontram em precário estado de conservação, sobretudo a do forro da nave, com representação da Assunção da Virgem no medalhão central. Na capela-mor temos, no forro, a Virgem do Rosário, com São Benedito e Santa Efigênia e, nos painéis laterais, cenas da vida de São José - à esquerda o Sonho de São José e a fuga para o Egito e à direita a Oficina do Carpinteiro José.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Festa de são Sebastião

 Maio

- Tradicional festa agropecuária

 Junho

- Festa do padroeiro Santo Antônio

 Julho

- Festa do Rosário

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA DE MINAS

E-mail:

Telefones: (31) 3862-1130

Sites: http://www.alvoradademinas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 8309-1108

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (31) 3862-1135  

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Antônio Simões leite, João Crisóstomo de Abreu, Pedro Carlos de Abreu Filho, Hyberno Mota Cardoso, José de Ãgácio, Osvaldo Miranda.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

- A cidade é cortada em todos os ângulos por rios e cachoeiras que são o cartão postal do município.

Comentários de Alvorada de Minas

adorei esta foto goto muinto de montanhas omdi fica este lugar tao bonito
Por: natalino

eu fui a esta cidade chamada alvorada de minas e amei ela e linda e acolhedora obrigado povo de alvorada aamo vcs louvado seja deus por esta linda cidade amei conhecer a matriz.... santo antonio
Por: martins da rcc de bh.

meu pai, Francisco Xisto Teixeira nasceu nesta cidade, a qual tenho muita vontade de conhecê-la e, inclusive conhecer seus familiares. Hoje, ele mora no mato grosso e está com 82 anos
Por: IZABEL da Silva Teixeira

sou nascido em alvorada de minas, a muitos anos não visito minha terra estou com saudade e alegre em saber que se tornou uma bela cidade.
Por: adilson fontoura

Lugar linda tem varias cachoeiras mas sendo duas de mais destaque, natureza preservada, restaureante com deliciosa comida mineira e um povo muito recepitivo. Venha conhecer essa maravilha....
Por: Alexson Costa dos Passos

Demais muito linda a cidade, suas cachoeiras são maravilhosas.Todas as pessoas devem conhecer..........é algo extraordinário essa cidade........
Por: Alexson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alvorada de Minas

Envie seu comentário sobre Alvorada de Minas

banner