Alto Jequitibá

Alto Jequitibá-MG
banner

Bem-vindo a Alto Jequitibá!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Alto Jequitibá, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Alto Jequitibá.

A cidade de Alto Jequitibá, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 645m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.590 habitantes. A área total de Alto Jequitibá é de 153,2km², e sua densidade demográfica é de 49,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alto Jequitibá-MG é 36976-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alto Jequitibá

Roteiros do Brasil

Região Turística Resevas da Natureza

Circuito Turístico Pico da Bandeira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

De origem ligada ao protestantismo, o município fica a leste de Belo Horizonte, 310 km.
O reverendo Mathias Gomes dos Santos, foi quem iniciou trabalhos eclesiásticos na Igreja Presbiteriana há 100 anos, construindo um templo, no meio da mata nativa que ainda dominava a região.
A existência de um Jequitibá de grande altura, situado nas proximidades de um dos pousos de tropeiros no caminho que cortava a região, deu origem ao nome do atual município.
Os primeiros a se fixarem na região, em 1862, foram os irmãos Eugênio Antônio e Leon Antônio José Sanglard, acompanhados de escravos. Pouco depois chegaram os Eller, em 1868, seguidos pelas famílias Heringer, Werner, Gripp e Sathler, vindos de Nova Friburgo-RJ. De 1900 a 1930 a povoação se intensificou, muitas famílias de origem alemã.
A fertilidade das terras e a abundancia de água, foram os principais atrativos para a fixação das primeiras famílias, que passaram a cultivar o café.
O povoado de Alto Jequitibá foi elevado a distrito em 1923 com o nome de Presidente Soares, em homenagem ao político Raul Soares. Em 1953, o município foi emancipado e em 21 de Outubro de 1991, após plebiscito, Alto Jequitibá volta a ter o nome de origem.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

21 de Outubro

Gentílico

alto-jequitibaense

População

8.318 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A magnitude da Serra do Caparaó pode ser admirada no mirante da Vargem Grande, localidade que abriga uma maravilhosa reserva ecológica. A natureza de Alto Jequitibá tem ainda outras reservas de Mata Atlântica e a deslumbrante Cachoeira das Andorinhas com suas piscinas naturais. As montanhas, vales e florestas do município convidam para a aventura (trekking, rapel, trilhas motociclísticas, off-road e muito mais).

Clima

 

Temperatura Média

20,9º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata

Limites

Manhumirim, Caparaó, Alto Caparaó, Luisburgo, Iúna

Acesso Rodoviário

DE BELO HORIZONTE

Pela BR-262, em direção a Vitória, após 5 Km de Manhuaçu, entrar no Trevo Reduto, virar à direita no sentido Manhumirim, que está a 6 km de Alto Jequitibá.

DE VITÓRIA


Pela BR-262, em direção a Belo Horizonte indo até Martins Soares (15 Km após Péquia, divisa do estado de Minas Gerais com Espírito Santo), contornar no Trevo à esquerda, em direção de Manhumirim, seguir reto, sentido Alto Jequitibá.

DE SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO

Pela BR-116, ou Rio-Bahia, passando por Muriaé-MG, virando à direita em Fervedouro no sentido Carangola, no Trevo de Carangola seguir no sentido Alto Jequitibá.

Distâncias:

Da Capital:

310 km

Outras:

Belo Horizonte 322 Km

Rio de Janeiro 405 Km

Vitória 235 Km

Brasília 1.030 Km

São Paulo 715 Km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Balneário da Cachoeira das Andorinhas

Fica a poucos quilômetros da sede(na entrada de chão que dá acesso à entrada do Parque Nacional do Caparaó) e é um dos locais mais visitados da região. Não poderia ser diferente. Esta área particular possui uma infinidade de recursos naturais preservados e de uma beleza espetacular. São vários hectares de matas e uma sucessão de quedas d'água e piscinas naturais. Entre a Mata Atlântica, há várias trilhas demarcadas. As caminhadas não oferecem muita dificuldade e podem durar pouco mais de 30 minutos. Cada via leva a uma cachoeira diferente. As águas são cristalinas e o leito do manancial possui muitas pedras, que formam até grutas. Além de muita natureza, o local oferece uma das melhores infraestruturas da região, com bar, restaurante, churrasqueiras, área esportiva e estacionamento.
A visitação é mais intensa no verão e é cobrada uma pequena taxa de acesso. Do balneário ao parque, há um belo trajeto entre os vales e montanhas da cordilheira, percurso que faz a alegria de trilheiros, ciclistas, cavaleiros e amantes do off-road.O Aeromodelismo, vem se tornando chave na cidade, o campo de aviação é o local ideal para a pratica deste hobby. Já para os praticantes de esportes radicais, a rampa da Serra dos Tavares é uma boa opção para a prática de vôo livre.

Aeromodelismo

Vêm se tornando chave na cidade, principalmente com a chegada da Modelismo 3 Irmãos. O campo de aviação é o local ideal para a pratica deste hobby.

Cícero e Cecília Siqueira 

A rara presença feminina nos monumentos estatuários da Zona da Mata.

Estação Ferroviária 

Igreja Matriz Nossa Senhora Conceição 

Lazer

Cachoeira das Andorinhas: (33) 9953-2980     
Sítio Didaquê: (33) 3343-1262     
Reserva Particular do Patrimônio Natural: (33) 3343-2022

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Popular  II Carnaplay  

- Realizadas no período do carnaval, quando a cidade recebe visitantes de várias localidades que têm no esporte uma opção de lazer durante o dia.
 
 Religioso  Encenação da Paixão de Cristo 

- Jovens da comunidade católica revivem a Paixão de Cristo em praça pública.
 
 Cívico  Festa do Trabalhador

- Atividades culturais e esportivas em homenagem ao trabalhador
   
 Religioso  Arraiá de São Pedro

- Com o intuito de não deixar morrer as festas juninas, realizam o Arraiá de São Pedro, com comidas e bebidas típicas, festival de quadrilhas, casamento do Jeca, fogueira com a tradicional passagem com os pés descalços à meia noite, pavilhão artesanal, etc. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO JEQUITIBÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3343-1268

Sites: http://www.altojequitiba.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3343-1258

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CONSELHO TUTELAR: (33) 3343-1340

CORREIO:
(33) 3343-1329

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 - Israel Pedrosa - Pintor, professor e pesquisador, Israel Pedrosa nasceu a 18 de abril de 1926 em Alto Jequitibá, Minas Gerais. Aluno de Cândido Portinari a partir de 1942. Estudou na Escola Superior Nacional de Belas Artes de Paris entre 1948 e 1950.
Foi o fundador da Cadeira de História da Arte na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1963, e Vice-Diretor do Instituto de Arte e Comunicação Social, também da UFF, no período de 1969 a 1972. Foi Professor Titular da Cadeira de Percepção e Comunicação Visual da Faculdade de Formação de Professores, do Centro Educacional de Niterói, de 1974 a 1976. Soma-se ao histórico de sua principais atividades acadêmicas, o de ministrar cursos e conferências em Universidades e Centros de Pesquisas e de Arte do Brasil, França, Hungria, Alemanha, Bélgica e México, além de Consultoria Ad Hoc que presta ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para questões relativas à cor e às artes visuais.

- Júlio Oliveira dos Santos (Julinho) - PAREDÃO - Vigoroso na marcação, mas com um futebol clássico, o zagueiro Julinho era considerado o esteio da retaguarda americana. Ele defendeu o clube entre abril de 1958 e setembro de 1960.
Não é qualquer jogador que possui gabarito para chegar em um time que acaba de conquistar o título mais importante da sua história e já ganhar uma vaga entre os titulares. Como todo bom mineiro, o centromédio (atual quarto-zagueiro) Julinho começou a treinar no América F.C. de São José do Rio Preto (SP) como quem não queria nada. O fato aconteceu logo depois do primeiro acesso ao Paulistão, no início de 1958. Foi comendo pelas beiradas e tornou-se um dos maiores símbolos da raça americana. Perfeito no desarme e com ótimo senso de cobertura, Julinho era diferenciado. Rigoroso na marcação, conseguia aliar força e técnica. Tanto que saía jogando com facilidade e muitas vezes proporcionou ótimos contra-ataques para o Vermelhinho surpreender seus oponentes. “Ele tinha muitos recursos. Era um quarto-zagueiro moderno para a época”, diz o atacante Colada, um dos melhores amigos do “mineiro”. Júlio Oliveira dos Santos nasceu em Alto Jequitibá, onde começou a exibir seus dotes futebolísticos. Logo chamou a atenção de dirigentes do Carangola, time do município vizinho, que disputava a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Alto Jequitibá

Nasci nesta bela e gostosa cidade e sia aos 12 anos, vindo para o rio de janeiro. De vez em quando me da uma saudade.Voltei aos 20 anos e minha expressão foi. Nasci num paraiso e não sabia. sou la do corgo dos tavares.
Por: joaquim rosa dutra sobrinho

Amo essa pequena cidade onde nasci e vivi até os 14 anos.Que saudade daqueles tempos do colégio internato, das festas de maio, do 7 de setembro. Tinha até cinema!! E os pomares, os banhos de rio. Meu Deus!!! Era maravilhoso!!! Um abraço pra esse pessoal daí!!
Por: jose eduardo dos reis

AMO ESSA TERRA! AMO ESSA GENTE! CONHEÇO DESDE INFANCIA. SAUDADE.
Por: NAIR BASTOS

Acho , que deveria preservar a antiga estação de trem que já é um patrimônio estorico . Cabe as autoridade a preservar a nossa historia . São Paulo.
Por: Oseas Perazzoli

NASCI NESTA CIDADE E AMO DEW CORAÇÃO ESTE LUGAR. HOJE VIVO NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, MAS NÃO ESQUEÇO UM MINUTO SEQUER DA MINHA ALTO JEQUITIBÁ.
Por: EUGENIO FELICIANO SANGLARD

Tenho familiares que moram em jequitibá e eu também morei um tempo em jequitibá,É uma cidade acolhedoura,pessoas simples,mais muito prestativos.
Por: denise da costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alto Jequitibá
Fundação:
1953
Altitude:
645m
População:
7.590 habitantes
Área:
153,2km²
Densidade Demográfica:
49,54hab/km²
CEP:
36976-000

Envie seu comentário sobre Alto Jequitibá