Vargem Grande

Vargem Grande-MA
banner

Bem-vindo a Vargem Grande!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Vargem Grande, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Vargem Grande

ROTEIROS DO BRASIL

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Vargem Grande foi elevada à categoria de cidade pelo Decreto-Lei Nº 45, de 29 de março de 1938, mas a formação política e jurídica do município de que é sede teve origem com a criação, em 1835, da Vila da manga do Iguará ( hoje Nina Rodrigues). Em 1840, ainda uma pequena povoação, serviu de acampamento à 3ª Coluna, sob as ordens do major Feliciano Antônio Falcão, das tropas comandadas pelo coronel Luís Alves de Lima e Silva na repressão da Balaiada. Somente em julho de 1842, pela Lei provincial nº 7203, passou à condição de vila. Antigo ponto de encontro das estradas de boiadas que vinham de Caxias e Itapecuru-Mirim, até hoje Vargem Grande, apesar de ser um grande centro de produção agrícola, demonstra sua forte vocação para pecuária. Entre os ilustres filhos da terra, o que mais se destacou foi Raimundo Nina Rodrigues. Médico, patologista, criminalista, professor e etnógrafo, Nina Rodrigues conquistou renome internacional e é considerado o criador da antropologia criminal em nosso país.

Significado do Nome:

Aniversário da Cidade:

29 de Março

Gentilico:

vargemgrandense

População:

52.937 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município de Vargem Grande-MA é perfeito para quem procura tranquilidade,  seus habitantes são acolhedores e quem conhece a cidade pela primeira vez torna-se visitante assíduo.

Clima: 

Temperatura Média:

-Mínima: 25ºC

-Máxima: 33ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia: BR-222 

Localização:

Norte Maranhense 

Limites:

Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Nina Rodrigues, Cantanhede e Coroatá

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.858 km

-São Luiz/MA - 173 k

-São Paulo/SP - 2.791 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março

  -Dia 29 - Festa de aniversário da cidade

-Agosto

  -Dia 31 - Festa em homenagem à São Raimundo Nonato.

   -História de sua vida: Santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa “não nascido” porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho. Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos. Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-   os com um cadeado. Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro. O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE

E-mail:

Telefones: (98) 3461-1150 / 1645

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO:

E-mail:

Telefones:  (98) 3461-1347

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.famem.org.br

-http://pt.wikipedia.org/

-http://www.cnm.org.br

-http://vargemgrandema.no.comunidades.net/

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Vargem Grande

Vargem Grande onde tenho minha origem, valorizo a todos instantes, pois tive que sair dessa Cidade a procura de melhores dias. Cabe agora as autoridades do Município trabalharem mais, para tornar a Cidade mais humana, investir no bem estar da população.
Por: Jose Wilson de Souza Martins

"..Conheço a cidade, mas, nao sou de lá, porem com a quantidade de amigos que alí encontrei me sinto como se fosse...terra hospitaleira, clima e solo com excelentes condições de trabalho.. Todo meu agradecimento a terra e aos amigos..."
Por: L C Galvao

a igreja de São Raimundo Nonato é uma das mais belas do estado do maranhão. eo festejo de Sã Raimundo é uma excelente festa comemorativa de romeiros de todos os cantos do maranhão. e de outros estados...
Por: vosclei de oloiveira

vargem grande grande é uma cidade muito boa ja morei e é meu sonho voltar a morar de novo tem tudo de bom começando pelo seu povo hospitaleiro,religioso e amigo. a cidade lhe oferece o melhor barzinho do ma.bar do mario belo.visite
Por: jusselino paulo

a vargem-grande é um lugar muito bom visite o mousinho
Por: byanka

ESTOU MORRENDO DE SALDADES MA MINHA CIDADE POIS MEU MAIOR SONHO É DE VOLTAR PRA MORAR DE VEZ..
Por: ANTONIO CARLOS

cidade muito linda principalmente quando chega o festejo de sao raimundo nonato
Por: fabio naiva

essa é uma cidade muito, linda aonde eu nasci, adoro
Por: wanda

sim sou natural desta cidade;mais vivo aqui em bacabal desde de 1985. mais estou muito feliz em rever algumas localidades da minha terra. gostaria de ver mais fotos.
Por: luis

ah, um lugar maravilhoso pena que nao pude passar o resto da minha vida morando ali na quela cidadezinha maravilhosa sinto saudades de la do moisinho e principalmento do festejo de sao raimundo nonato, um beijo para cada um que passou por ali.
Por: abraao alves silva

ESTA CIDADE É MARAVILHOSA,PRINCIPALMENTE QUANDO É TEMPO DE FESTEJO,NÃO MORO NELA MAIS TENHO A CERTEZA QUE UM DIA IREI MORAR.PORQUE ELA É UM SHOW E TAMBÉM PORQUE EU CONHECI PESSOAS MUITO ESPECIAS NELA.VISITO ASSIM QUE POSSO PORQUE A MAIORIA DOS MEUS FAMILIARES SÃO DE VARGEM GRANDE.
Por: ANTONIA

parabens vargem grande uma cidade linda pouco conhecida eu que estive aew foi maravilhoso vim do piaui para vargem grande linda cidade
Por: Joao paulo

é uma cidade que não é muito desenvolvida ,mais ela é otima pra morarmos pois é um pouco tranquila.não com antes mais da pra viver!!!!!visite vargem-grande tem varios pontos turisticos legas pra se divertir.
Por: thamara vallerya

O município de Vargem Grande-MA é perfeito para quem procura tranquilidade, seus habitantes são muito acolhedores e quem conhece a cidade pela primeira vez torna-se visitante assíduo.
Por: Suelen Sousa

A MELHOR CIDADE DO PLANETA,COM GRANDES PAISAGENS,MAIS AINDA TEM MUITO O QUE CRESCER.LÁ TEM UMA PRAIA MELHOR DO A DE COPA CABANA.
Por: otavio neto

nao conheco vargem grande,ms pretendo da uma passadinha ai no periodo do festejo, dizem que muito bom tenho uma amiga de lá, ja passei por lá e vi que é uma cidade interessante.bjsss!!ate agosto
Por: ana clea

linda cidade onde vivi minha infancia , infelizmente tive que ir em busca de mlhoras mais amo esta cidade
Por: djesus

Nasci em Vargem-Grande, amo essa cidade,este ano pretendo ir na festa de Sao Raimundo Nonato, em Agosto, para matar a saudade.E encontrar todos os amigos .
Por: Rosangela Lima

vi as fotos da cidade a Igreja de são Raimundo que saudade, morei air há 32 anos atras. Revendo as fotos me vei umas lembranças não muito agravel pela vida que eu levava, era uma viida muito dificel .hoje só saudade dos festeijos de são raimundo eram muito bonitas durante 7dias não sei se ainda é breve estarei air para dar um passeio se Deus quiser e ele quer com certaza.
Por: maria alice pereira silva

essa e minha cidade onde minha familia mora e meus amigos e meus parentes sa E minha cidade linda
Por: fabio

ja conheco vargem grande pos sou filho de la e e uma cidade muito linda para meus olhos
Por: valderico

sou filho da terra, sai de vargem grande em 1977 hoje vivo em portugal, tenho muitas sudades dessa maravilosa cidade,dos festejos de agosto entre outros eventos sem falar das boas amizades que air deixei sem mais m parabens.
Por: Antonio Silva

eu gosto muito de vargem grande mais ainda prefiro palmas. que é uma linda capital muito acolhedora pois aqui existe muitos maranhenses que por sinal vivi felizes.
Por: sergio

oi!eu moro em boa vistaRR,nasci em vargem grande estou feliz em ver minha cidade natal na net,espero muito em breve voltar,para sentir todo o aconchego desta cidade
Por: roseane

oi!eu moro em boa vistaRR,nasci em vargem grande estou feliz em ver minha cidade natal na net,espero muito em breve voltar,para sentir todo o aconchego desta cidade
Por: roseane

conheco a cidade e amo, em vargem Grande moram os meus familiares e amigos adooooro Vargem Grande vou para lá sempre que posso , pois Brasilia nao tem a alegria que tem Vargem grande.
Por: regilene

a minha cidade é linda .eu amo tudo que tem nele. ti amo vargem grande
Por: erivaldo ferreira de melo

e minha cidade onde eu nasci.eu hoje moro em brasilia mas tenho mita saudade da ir.beijos para tdos que mora ai ate hoje estao de parabens.
Por: SANDRA MARIA DA SILVA

nasci em vargem grande.hje me encontro em brasilia distrito federal desde 98.mas tenhom maior orgulho da minha cidade que e ai em vargem grande beijos para tdos que moro ai.
Por: SANDRA MARIA DA SILVA

vargem grande,é a minha cidade natal,e amor ela,principalmente o banho moizinho,muito legal,logo estarei ai e vizitarei moizinho.
Por: beijamim de lima

eu estarei ai em breve espero que seja uma otima cidade ate o carnaval
Por: sandro

EU AMO VARGEM GRANDE DE CORACAO TI ADORO,SOU DE VARGEM GRANDE.UM FELIZ 2011.
Por: SEBASSTIAO CARMO DE SOUSA FILHO

vargem grande e minha terra natal gosto muito da ir e uma cidade muito bonita
Por: marcos pereira da silva

Nasci em vargem grande mas fui criado no rio de janeiro mas ama minha cidade natal sempre vou visita-la vlw um abraços a todos.
Por: jose ribamar morais lima

Eu nasci nesta cidade, estou morando no Rio de Janeiro desde 05 anos de idade, estou com 46 anos, fiquei surpreso com a cidade, meu pai estar enterrado ai o nome de era Antonio R. de Souza, mais conhecido como Tonico, um abraço.
Por: JOSÉ RAIMUNDO LOPES DE SOUZA

massa minha city venham conhecer é o lugar da bagaça da galera festa quase todo dia hahahahahhaha ah noviddade depois q terminam as festa a galera vai pro satuca bar massa conheçam...
Por: leany

cidade maravilhosa, muito calma, com pessoas muito bem educadas, com lugares lindo como a praça da igreja, balneario do moizinho, entre outros . gostei muito e sempre que poder estarei de volta
Por: Raniele

vargem grande cidade gloriosa por sao raimundo nonato e abenÇoada por Deus. seu lugar preferido para passa seu carnaval. bjao de ysraell torres de Brasilia DF.
Por: ysraell torres

vagem grande e tudo de bom,fazendinha,moizinho e o grande festejo.Um grande beijo...
Por: neurivan

Sou de vargem grande e tenho orgulho de ser lar por isso amor a minha cidade querida mais agora estou morando na ilha do amor em são luis
Por: Adriana ou drikka

morei la ates os dez anos mais e uma otima cidade logo voltarei la estou com 33 anos vou para ver minha familha morro no estado de sp
Por: luziane

Estou encontrando muita dificuldade em encontrar hoteis nessa regiao . se possivel me oriente sobre isso obrigada.
Por: rosely brito

Adoro V. Grande eu moro aqui em V.G. Aqui é ótimo para se viver, beijo para todos da minha cidade.
Por: Clara

Terra maravilhosa! Minha terra natal. Sempre me sinto feliz quando retorno.
Por: NATALINA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vargem Grande

Envie seu comentário sobre Vargem Grande

banner