Timon

Timon-MA
banner

Bem-vindo a Timon!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Timon, informações e fotos da maravilhosa Timon. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Timon, recomendadas por internautas.

A cidade de Timon, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 69m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 125.812 habitantes. A área total de Timon é de 1.720,5km², e sua densidade demográfica é de 73,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Timon-MA é 65630-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Timon

Roteiros do Brasil

Região dos Cocais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história da sede do município começa a partir da fundação de Teresina, quando foi aberta uma estrada para ligar a capital piauiense à cidade de Caxias. Em frente a Teresina, no lado maranhense do rio Parnaíba, foi estabelecido um ponto de travessia que, inicialmente, tomou o nome de Porto das Cajazeiras e, mais tarde, o de São José do Parnaíba. A 22 de dezembro de 1890, de acordo com a Lei Nº 50, a já então vila de São José do Parnaíba foi denominada Flores e transformada em sede do município de São José das Cajazeiras. Em 1924, com a edição da Lei Nº 1139, a vila de Flores foi elevada à categoria de cidade e, pelo Decreto-Lei Nº 820. editado em 1943,recebeu a denominação de Timon, dada também ao município.

Gentílico

Timonense

Significado do Nome

Uma homenagem ao intelectual maranhense João Lisboa, que deixou uma obra com o título “ Jornal de Timon”.

Aniversário da Cidade


População

155.396 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município de Timon ainda possui uma economia voltada basicamente para os pequenos negócios, para o setor informal e para a agricultura de subsistência.O setor do comércio e serviços é o que mais cresce e já representa 60% da economia do município.

Clima 

Temperado 

Temperatura Média

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense 

Limites

Teresina, Caxias

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

450 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

O turismo e a agricultura, são atividades com grande potencial de desenvolvimento.
Destaque na agricultura é a visão empresarial da Cropterra, concessionária da marca John Deere, empresa norte-americana de maquinas agrícolas, que a pouco inaugurou suas instalações no município.

Principais Pontos Turísticos

 Estação Ferroviária

E. F. Caxias a Cajazeiras (1895-1919)
E. F. São Luiz-Teresina (1919-1975)
RFFSA (1975-1997)
TIMON
(antiga CAJAZEIRAS e FLORES)
Município de Timon, MA
Linha tronco - km 448,776 (1960)           MA-3649
Inauguração: 29.10.1948
Uso atual: moradia           com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1948
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A primeira estação, com o nome de Cajazeiras, foi construída em 1895 como ponto final da então E. F. Caxias a Cajazeiras. Mais tarde, a estação foi renomeada como Flores. Quando a ponte sobre o rio Parnaíba foi aberta, em 1939, não estava no sentido da linha; como a linha passou a seguir para a esquerda, rumo à ponte, antes de chegar à estação velha, esta estação ficou sem serventia, em 1948 foi inaugurada uma outra, 500 m antes da curva à esquerda. A estação de Timon, novo nome do município e da estação, foi inaugurada em 1948. A cidade fica em frente à cidade de Teresina, capital do Piauí e do outro lado do rio. "A estação de Timon foi inaugurada oficialmente no dia 29 de outubro de 1948, já que funcionava desde o final de 1947.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-  A cidade de Timon conta com vários segmentos artísticos, Associações de cunho culturais e um número muito grande de artistas na literatura, na música, nas artes plásticas, na dança e no teatro. Neste último segmento, nos ultimos anos houve um progresso notável, o Grupo Proposta de Teatro (18 anos em 2008), por exemplo, recentemente participou do ENTEPOLA - Encontro de Teatro Popular Latino Americano, que aconteceu em Colatina-ES e contou com a participação de grupos da Espanha, da Argentina e de vários Estados do Brasil, sendo o Grupo Proposta de Teatro o único do Maranhão a participar do evento, com apenas três grupos do Nordeste.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMON

E-mail:

Telefones: (99) 3212-1500

Sites: http://www.timon.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (99) 3212-2240

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

http://www.estacoesferroviarias.com.br/  

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Timon

Desejo receber fotos e dados sobre os pontos turísticos da cidade de TIMON - MA
Por: Gislane Ferreira Pereira

Desejo receber fotos da cidade de timon pois ja morei lá e pretendo esta viajando para visita-la no final do ano, gostria de saber guias de hoteis e pousadas pois não consegui através do site Obrigada.
Por: cleudi santos

Meu namorado nasceu ai, mas agora mora na minha cidade no PE mas agora nas férias vamos para ir estou com muita vontade de conhecer essa cidade. Já vi pela net várias fotos dai mas quero ver pessoalmente.
Por: Maria Galvão

sim conheço Timon como a palma da minha mão, nasci aí, me criei em Timon, hoje moro em Lucas do Rio Verde MT mas pretendo voltar a morar em Timon eu gosto tanto de Timon, se não quiserem me verem zangado não fale mau de Tiomon perto de mim,tchau um abraço.
Por: josielton lourenço de sousa

Aíiiiiiiiiii...meu Deus,o que falar de Timon...UhmmmmJá sei,cidade linda e aconchegante,que me acolheu desde criança. Cidade que amo de todo o meu coração,que nunca vou esqueçer porque foi onde viví os melhores momentos de toda a minha vida.cidade de amores,rsrs,onde conhecí o amor da minha vida,na qual vivo até hoje. Estou longe dela,mais o meu coração dói de ve-la pela NET e que em breve estarei de volta,pra reviver novamente o9s momentos mais lindos de toda a minha vida. TE AMO TIMON. de todo o meu coração.até breve...
Por: martha

acho a cidade de timin linda maravilhosa a qual faço parte dela, vivi em timon dos 03 aos 16 anos, vivo em brasilia mas não me esqueço de timon.
Por: MARIA DOS MILAGRES FÉLIX DA SILVA

oi eu sou de codó-ma,mas estou morando em timon e estou adorando,apesar de não oferecer emprego mas é uma cidade boa pra morar.
Por: lucélia gonçalves

Conheço Timon, hj moro em São Paulo mais adoro acidade de Timon
Por: Elias Santos Oliveira

Amo esta cidade, estou fora ha 20 anos , mas nunca a esqueci. moro em Brasilia, acho que tudo mudou, mas pretendo voltar em breve para rever tudo e todos um abraço muita saudade
Por: ana telma

sou maranhense da baixada,mudei pra Timon em 1991.Gosto daqui é uma cidade diferente das outras,pois a mesma é aconchegante tem ritmo de capital.Aqui criei minhas filhas e toda minha familia gosta de morar em Timon City como é chamada carinhosamente. TE AMO TIMON!!!!!!!!!!
Por: francisca

eu gosto da cid timon tenho familiarias e muitos amigos no geral local bom pra curti tem varias opçoes 100% d alegria la ...........
Por: geicleison macedo dos santos

BOA TARDE O TRABALHO DE VCS E NOTA 10 CONTINUE ASIM ADORO O TRABALHO DE VCS
Por: clemilton dos santos

tenho orgulho de mora em timon...to em minas gerai mas to com saudade
Por: argemiro

Cara. Acho minha cidade o máximo, estou em Sampa à mais ou menos 35 anos, Condesso não esuqeço minha terra natal, sempre que possivel faço uma visita. Este ano vou em 23/12. Adoro a comida, panelada, carbe de sol e outras cossita mais...
Por: Marlon Serrate

sou de codó mas morei em timon desde 79 a 83 quando vim para belém para trabalhar desde então moro aqui, já andei por todo o pará, amapá, brasilha mas não equeço timom minha timon querida do forro do magela, da taimi-som, do reegae abraços á todos.
Por: josias viana

minha cidade natal,morei até os meus 18 anos na rua acrizio veras,brinquei e nadei muito no rio parnaíba...tempos bons...2011 me aguarde,estarei matando a saudade desta "pequena e grande cidade" bjos aos conterrâneos♥♥♥♥
Por: CLEA REGINA

hoje eu tenho verganha da minha cidade está parecendo um lição de lixão,tenho muita vergonha de mora nela....
Por: john lennon pereira lopes

Sou Piauiense de Campo maior, mas adoro as maravilha do maranhão Timon é uma dessas maravilha uma linda cidade. Parabéns .......
Por: Sebastião Cardoso de Araujo

adoro esse luga fui criada em timon minha familha toda hj viver em saõ paulo mais timon e´nosso lugar de passar ferias.....
Por: francisca joanafeito da silva freire

moro a trinta anos em bsb.mas timon pra mim é minha terra,minha patria, meu brasil. te amo meu timon.
Por: jose francisco alencar

ESTOU VOLTANDO PARA TIMON DEPOIS DE OITO ANOS LONGE.
Por: VERONICA

Eu amo essa cidade,pq foi nesta cidade que nascir, e é nela que mora meus familiares.
Por: carmelinda freitas alvarez

cidade linda em breve estarei morndo ai. ja comheço e muito linda
Por: albino antonio da cruz

Oi Cidade Linda poren Quente. Mas a Humildade das pessoas fas tudo ficar melhor fiquei 10 dias min centi en casa.
Por: Carlos Alberto C. Silva

ja conheco timon sou daieu gosto de todo cidade maravinhosa mais morro no df
Por: zeneude

Morro de saudades de timon,agora morado em sao luis.Timon uma cidade linda,quente mais boa de se morar.
Por: hellenn

Morei 17 anos em Timon e morro de saudades, e sonho em voltar pra Timon, o que tem de bom, muita festa, e libedade de ir e vir a qualquer hora, atualmente moro em Porto Alegre RS, mas um dia vou voltar pra Timon,
Por: carmelinda freitas

ha que saudade dos velhos tempos, quando vejo essas fotos cinto muita saudade de timon dos meus amigos minha familia. 100% timon-ma att: gilmar fernandes belem 08-01-2011
Por: gilmar f silva

eu sou morado de timon mais atuaumenti moro em sao paulo a 5 anos mais timon no coracao
Por: eliezio de sousa

eu sou morado de timon mais atuaumenti moro em sao paulo a 5 anos mais timon no coracao
Por: eliezio de sousa

gostei Timon é otimo pra quem quer fugir da cidade grande.
Por: Edinete Maria

eu moro em brasilia ja morei em timon. nao troco timon por outra cidade .so moro em brasilia porque meu esposo nao quer i embora.mais um dia eu volto morar em timon. minha cidade maravilhosa adoro gosto do balneario roncador .venesa MARIA DO ROSARIO. em fim tudo de bom timon
Por: ivete costa

Cidade natal e primeiro filho é doênça incurável. já dizia José Sarney.é verdade , moro em sampa há mais de 20 anos. mas não tiro a minha querída Timon da cabeça. berço da minha formação e educação. Timon on my mind.
Por: Almir José Rodrigues

onde nasci estou procurando novidades, e ruas onde mora meus irmãos cunhados primos e tios e velhos amigos de infância estou vendo que mudou bastante minha cidade natal..em mais próximo possivel estou de volta para visitar minha cidade e ver crianças na minha partida que hoje são pai e mãe e eu avô..
Por: evaldo leite da silva

Conheço,é uma cidade de pessoas receptivas.Moro em brasília, mas meus familiares são daí. Sempre que estou de ferias vou para ai e já estou com saudades.bjos para todos.
Por: maria

moro em rifaina sao paulo a 16 anos mais nunca esqueci minha cidade maravilhosa amo essa cidade timon e tudo de bom amo essa cidade e todos que nela vivem
Por: francisaca naiana moreira silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Timon
Fundação:
1890
Altitude:
69m
População:
125.812 habitantes
Área:
1.720,5km²
Densidade Demográfica:
73,13hab/km²
CEP:
65630-000

Envie seu comentário sobre Timon