Parintins

Parintins-AM

Bem-vindo a Parintins!

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Parintins, informações e fotos da maravilhosa Parintins. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Parintins, recomendadas por internautas.

A cidade de Parintins, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1848. A localidade está em uma altitude de 27m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 80.277 habitantes. A área total de Parintins é de 6.004,9km², e sua densidade demográfica é de 13,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Parintins-AM é 69150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Parintins é um município que fica a 369 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas. A cidade tem cerca de 100 mil habitantes e está localizada à margem direita do Rio Amazonas.

A pequena cidade de Parintins atrai a atenção de milhares de turistas todos os anos durante a realização do tradicional Festival de Parintins, uma das maiores festas folclóricas da região norte do Brasil. Durante o festival, a cidade chega a reunir um público total de 70 mil pessoas.

Fora da temporada do festival, Parintins costuma receber alguns navios de cruzeiro que fazem rotas no mar do Caribe. A cidade, apesar de pequena, é repleta de atrações e atividades culturais.

Além das tradições, a cidade de Parintins também é agraciada com uma bela paisagem da floresta, e conta com várias ilhotas e praias que ficam dentro do Rio Amazonas. Esses pontos são perfeitos para a prática do ecoturismo.

O famoso festival de Parintins acontece anualmente entre os dias 28 e 30 de junho. O palco dessa festa é o Bumbódromo, onde acontece o encontro dos bois do Garantido e Caprichoso. A festa é muito animada e conta com músicas e danças típicas, além de desfiles de figuras folclóricas, como o Boto, a Cobra Grande e o Curupira. O Festival de Parintins revela toda a riqueza da cultura amazônica.

Dicas de turismo em Parintins

Quem for a Parintins fora da época do Festival, pode aproveitar o passeio para conhecer as praias fluviais que surgem na região no período da vazante do rio Uaiacurapá. Os turistas também devem visitar as famosas ilhas da região, como a Ilha do Pacoval, a Ilha das Guaribas e a Ilha das Onças do largo Mar.

Os passeios por Parintins são ótimos para quem gosta de admirar a fauna e a flora brasileira. E para quem gosta de pesca esportiva, a região também reserva alguns lagos, como o Parananema, o Zé Açu e a Uaiacurapá.

Parintins também tem uma região de serra, numa formação com 152 metros de altitude. Nessa área é possível apreciar a vegetação nativa, fazer caminhadas e trilhas ecológicas. Por fim, quem gosta do turismo religioso e cultural pode visitar a igreja do Sagrado Coração de Jesus e as ruínas da Vila Amazônica.

Informações de Parintins

 

Roteiros do Brasil

Região Boi Bumbá e Festivais

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Parintins como quase todos os demais municípios brasileiros, foi primitivamente habitado por indígenas. Sua descoberta ocorreu em 1749, quando, descendo o Rio Amazonas, o explorador José Gonçalves da Fonseca notou uma ilha que, por sua extensão, se sobressaía das outras localizadas à direita do grande rio.
A fundação da localidade só foi realizada em 1796, por José Pedro Cordovil, que veio com seus escravos e agregados para se dedicar à pesca do pirarucu e à agricultura, chamando-a Tupinambarana. A rainha Dna. Maria I deu-lhe a ilha de presente. Ali instalado, fundou uma fazenda de cacau, dedicando-se à cultura desse produto em grande escala. Ao sair dali, algum tempo depois, ofertou a ilha à rainha.
Tupinambarana foi aceita e elevada à Missão Religiosa, em 1803, pelo Capitão – Mor do Pará, Conde dos Arcos, que incumbiu sua direção ao Frei José das Chagas, recebendo a denominação de Vila Nova da Rainha. A eficiente atuação de Frei José provocou um surto de progresso e desenvolvimento na Vila, mediante a organização da comarca do Alto Amazonas.
Em 25.07.1833, passasse a Freguesia, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana.
Era ainda Tupinambarana simples freguesia quando iniciou a revolução dos Cabanos no Pará e se alastrou por toda a província. O seu vigário – Padre Torquato Antônio de Souza, teve atuação destacada durante a sedição servindo de delegado dos legalistas no Baixo Amazonas. Tupinambarana, talvez porque estivesse bem defendida, foi poupada aos ataques dos “Cabanos”.
Em 24.10.1848, pela Lei Provincial do Pará nº 146, elevou a freguesia à categoria de Vila, com a denominação de Vila Bela da Imperatriz, e constituiu o município até então ligado a Maués.
Em 15.10.1852, pela Lei nº 02, é confirmada a criação do município.
Em 14.03.1853, dá-se a instalação do município de Parintins.
Em 24.09.1858 é criada pela Lei Provincial a Comarca, compreendendo os termos judiciários de Vila Bela da Imperatriz e Vila Nova da Conceição.
Em 30.10.1880, pela Lei Provincial nº 499, a sede do município recebe foros de Cidade e passou a denominar-se Parintins.
Em 1881, foi desmembrado do município de Parintins o território que constituiu o município de Vila Nova de Barreirinha.
A divisão administrativa de 1911, figura o município com quatro distritos: Parintins, Paraná de Ramos, Jamundá e Xibuí.
Em 1933, aparece no quadro da divisão administrativa com um distrito apenas – o de Parintins.
Em 01.12.1938 pelo Decreto-Lei Estadual nº 176 é criado o distrito da Ilha das Cotias, passando assim o município a constituir-se de dois distritos: Parintins e Ilha das Cotias.
Em 24.09.1952, pela Lei Estadual nº 226, a comarca de Parintins perde os termos judiciários de Barreirinha e Urucará, que são transformados em comarcas.
Em 19.12.1956, pela Lei Estadual nº 96, é desmembrado do município de Parintins o distrito da Ilha das Cotias, que passa a constituir o município de Nhamundá.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, o território de Parintins é acrescido do distrito de Mocambo.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

parintinense

População:

102.066 habitnates 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Setor Primário
- Agricultura: junto com a pecuária, completa a formação econômica do setor primário. É representada pelas culturas temporárias: abacaxi, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, fumo, mandioca, melancia, melão e milho. Culturas permanentes: abacate, banana, cacau café, caju, coco, laranja, limão, pimenta-do-reino e tangerina.
- Pecuária: é atividade de maior peso no setor primário. Compreende principalmente a criação de bovinos, vindo a seguir a criação de suínos. A produção de carne e leite destina-se ao consumo local e à exportação para outros municípios.
- Pesca: desponta como um dos principais entrepostos de pesca no Estado, tanto para o consumo local como exportação para outros municípios.
- Avicultura: está voltada para o criatório em moldes domésticos, sendo representada principalmente pela criação de galinhas, seguida de perus, patos, marrecos e gansos.
- Extrativismo Vegetal: é pouco representativo na formação do setor primário, mas destaca-se a exploração de borracha, cumaru, gomas não elásticas, madeira, óleo de copaíba e puxuri.

Setor Secundário
- Indústrias: esquadrias metálicas, peças metálicas, gelo, redes e tapetes, beneficiamento de malva, sacos/fios/tela de juta, beneficiamento de arroz, moinho de café, beneficiamento de pau-rosa, estaleiros, serrarias, olarias, marcenarias.

Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotéis, agências de viagem, agências bancárias, restaurantes, cinemas, hospitais, oficinas mecânicas, clínicas odontológicas, clínicas médicas.

Clima:

equatorial 

Temperatura Média:

26,3º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

9º Sub-Região - Região do Baixo Amazonas 

Limites:

Estado do Pará
Município de Barreirinha
Município de Urucurituba
Município de Nhamundá
Distrito de Mocambo e Parintins 

Acesso Rodoviário:

Via Fluvial 

Distâncias:

Da Capital:

368 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- 1º semestre do ano - Projeto Esporte Solidário

 Janeiro

- Festa de Soltura de Quelônios.

 Abril

- Encenação da Paixão de Cristo.

 Abril à Maio

- Temporada de Festas e Ensaios dos Bois Bumbás – Garantido e Caprichoso

 Junho

12 à 30 - Festival Folclórico e Festival de Quadrilhas – Comunidade do Zé Açu

28 à 30 - Festival Folclórico de Parintins.

- Festival Folclórico.

 Julho

12 à 16 - Festa de Nossa Senhora do Carmo – Padroeira do Município.

 Agosto
 
- Festival de Pesca do Peixe Liso – Comunidade do Paraná do Espírito Santo.

 Setembro
 
- Festival de Música Sacra – FEMUSA.
 
- Festival do Beijú – Agrovila do Mocambo.

- Festival de Verão do Uaicupará.
 
- Festival de Verão do Cabury

 Outubro
 
15 - Aniversário do Município de Parintins.

 Dezembro

23 - Festival de Pastorinhas. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARINTINS

E-mail:

Telefones: (92)3533-3077

Sites: http://www.parintins.am.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus

E-mail:

Telefones: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXO DO 3º OFÍCIO:

E-mail: ubirajara.leite@tjam.jus.br

Telefones: (92) 3533-2784

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

www.skyscrapercity.com

www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Os municípios Parintins e Alvarães serão homenageados por estarem entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo em 2011.  Os prefeitos dos municípios de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus) e Parintins (a 420 quilômetros de Manaus) participarão da 17ª edição do Meeting Dynamic City The World 2011, na Alemanha.
O encontro será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, em Colônia, Alemanha, durante a Feira Internacional de Tecnologia e Urbanismo da Europa. A pesquisa sobre qualidade de vida foi coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo do Meeting City Dinamics World 2011 é mostrar as potencialidades de cada um desses  municípios da lista. Segundo os organizadores do evento, dados como proteção social, desenvolvimento econômico e educação foram levados em conta para o levantamento.

Comentários de Parintins

minha terra é realmente linda, fico muito orgulhosa de ter nascido nesta terra. Agora moro em Canoas-RS. Parintins, só nas férias. abraços! Rocilda
Por: Rocilda Nogueira

Eu sou paraense, e fui a tabalho a Parintins, fiquei encantado com tanta beleza, gente humilde de bom coração, conheci a Comunidade chamada de Boca da Valéria, fiz muita amizades por lá, tenho muita vontade de voltar ver essas pessoas, porém, hoje mi encontro desempregado, por esse motivo, não tenho condicões de voltar, mas desejo muito. Adorei ter conhecido a Dona Francisca que mora enfrente o Corpo de Bombeiro em Parintins. Se voces mi enviassem um endereço de e-mail dessa comunidade eu ficaria muito feliz e agradeceria muito, e mi comprometo com voces, em sempre enviar fotos dos Pontos turisticos de Belém do Pará.Desde já muito obrigado e espero resposta ancioso.
Por: Raul Sérgio da Silva

parintins a terra da magia,emagnifica essa cidade contagia qualquer pessoa e tudo de bom,o ffestival então nem se fala e otimo,essa sim e a verdadeira amazonia,amo essa cidade.
Por: jackson souza

essa e a minha parintins terra encantada terra pra se viver...e pra se trabalhar...sem falar do nosso festival folclorico que e de arrazar...
Por: marcia da silva rodrigues

Parintins é uma cidade maravihosa moro a mais de dez anos em parintins, e adoro. sou caprichoso e amo o meu boi, sou feliz aqui. AMO PARINTINS.
Por: Regina Barbosa Guimarães

PARINTINS, CIDADE PRA VIVER E AMAR - 12 MESES DE INTENSA ALEGRIA, CIDADE DE UM POVO HOSPITALEIRO, GENTE BONITA - TERRA DO MAIOR E MELHOR FESTIVAL FOLCLORICO DO MUNDO, VENHA CONHECER.
Por: Carlos Maia

A melhor terra em q se pode viver,traquila,linda e hospitaleira...saudades da minha city
Por: Jéssica Gonçalves

gostaria imensamente de conhecer toda cultura ,festa ,costumi ,emfim a grande festa ,do bois caprichoso egarantido.sera uma eterna alegria .
Por: edson francisco da rocha

amo parintis suas paissagens maravilhosas pessoas de calor humano ecepcional e tudo de bom.
Por: Glimanes Bentes

Eu nasci em Nova Iorque mas me irradiquei em São Paulo, minha mãe foi a negócios a Parintins e desde então fiquei louco pela cidade é um lugar deslumbrante de tirar o fôlego passar as férias em Parintins é um sonho, é uma grandeza imcomparável com as outras cidades do Estado, ñ é uma cidade pequena, e tem muita gente, um dos lugares que indico que seja visitado é a região portuária da cidade e as praia na zona rural do município e principalmente se possível o festival da cidade que atrai por ano mais de 200 mil visitantes.
Por: gustavo Henrique

A CIDADE DE ENCANTOS E BELEZAS FLORESTAS VERDES MORADORES DE GARRA !!!
Por: LUANA CAROLINA CASTRO BARROSO

Sou parintinense, atualmente radicado em belém do pará, adoro minha terra e assim que posso visito essa ilha maravilhosa, recomento a todos que desejarem conhecer, pode ir passar uma férias que ñ vai se arrepender.
Por: Francisco Duarte Oliveira

sou parintinense atualmente moro em MANAUS morro de saudade dai,sou orgulhosa de dizer que sou parintinense dessa cidade MARAVILHOSA que se tornou!!PARABENS.
Por: alcione tavares marinho

parintins minha terra natal a verdadeira ilha da alegria..
Por: junior oliveira

Cidade tranquila e de muito calor "humano" além de povo hospitaleiro.
Por: josimalia cavalcante rocha

sou parintinense de alma e coração hoje moro em apui-am. tenho tezoito anos de saudade da minha querida parintins.terra linda e maravilhosa,tenho orgulho de ser tupinamba ai me criei.estudei fis travesuras,e sou grato a DEUS por ELE tambem ter me dado o previlegio de erdar tambem um dom que muitos tem em minha terra.trabalho com pinturas em geral do artezanato ao gaffiti.Por isso éque eu amo PARINTINS
Por: junior artes

ESSA CIDADE PARINTINENSE É A TERRA DOS BUMBÁS GOSTO MUITO DO FESTIVAL FOLCLÓRICO!!!QUE ME ENCANTA MUITO!!!VALORIZANDO A NOSSA CULTURA AMAZONENSE...
Por: JOSÉ LEONEL DOS SANTOS AMARAL

quero parabenizar a todos vcs,pela grande festa de parintins/am eu vi pela band foi um show de bola.valeu a pena passar a madrugada acordada vendo esta linda festa,para mim e a melhor do brasil,é uma pena que eu não estava ai,para ver ao vivo e em cores,mas se deus quizer um dia eu irei ai conheçer esta cidade linda e maravilhosa,ameiiiiiiiii
Por: ana lucia do espirito santo leal

gostaria de saber como que eu faço para participar desta festa de parintins,gostaria muito de estar ai no meio da plateia,agitando e gritando com este povo maravilhoso,sera que eu consigo,ir em uma agencia de turismo,para viajar o ano que vém,gostaria que vcs me informaçem,pois quero muito conheçer esta festa maravilhosa
Por: ana lucia do espirito santo leal

parintins e uma maravilha de terra de viver es belo belissima
Por: auricelio elias campos

lendas e nitos faz balanceqa a ilha maravilhoso de pessoas que vivem nessa cidade
Por: auricelio elias campos

P-populosa A-artística R-rica I-interessante N- nova T-turística I- intensa N- normal S- superior
Por: Sandra Almeida

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Parintins
Fundação:
1848
Altitude:
27m
População:
80.277 habitantes
Área:
6.004,9km²
Densidade Demográfica:
13,37hab/km²
CEP:
69150-000

Envie seu comentário sobre Parintins