Primeira Cruz

Primeira Cruz-MA
banner

Bem-vindo a Primeira Cruz!

banner

Comece planejando a sua viagem para Primeira Cruz utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Primeira Cruz e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Primeira Cruz.

A cidade de Primeira Cruz, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1947. A localidade está em uma altitude de 16m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.180 habitantes. A área total de Primeira Cruz é de 1.717,4km², e sua densidade demográfica é de 5,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Primeira Cruz-MA é 65190-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Primeira Cruz

Roteiros do Brasil

Região Lençóis Maranhenses

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Tirante esse remoto evento, que antecede a fundação da cidade de São Luís (8-09-1612), quase nada se sabe da história primeira-cruzense inclusive no que se refere à própria formação do núcleo habitacional que deu origem à sede municipal. Primeira cruz foi elevada `a categoria de cidade e município em 1948, tendo seu território sido desmembrado de Humberto de Campos.

Significado do Nome

 

Segundo alguns historiadores, teria sido nesse município que os frades capuchinhos vindos com Daniel de la Touche plantaram a primeira cruz em terras do Maranhão, nome pelo qual ficou sendo conhecido o lugar em que se deu tal fato e , muito tempo depois, a cidade que ali surgiria.

Aniversário da Cidade

16 de Outubro

 CARACTERÍSTICAS 

Primeira Cruz, é um pequeno município localizado ao nordeste do litoral maranhense, porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis. É nessa região, que costumamos concentrar nossas pescarias em água salgada. A estrutura é basicamente de manguezais e entranças, estuários, rios e igarapés. Na ilha da Macacoeira,ao norte de Primeira Cruz, temos um rancho que é a nossa base e ponto de partida para vários pesqueiros. É também onde encontramos refúgio para o descanso da vida atribulada da cidade.

Clima 

O clima é quente, porém semi-úmido com quatro a cinco meses secos.

Temperatura Média

30º C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Maranhense 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

96 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Os rios Parnaíba e o Preguiças carregam grande quantidade de areia proveniente de seus leitos, e a descarregam no Oceano Atlântico. As correntes marítimas conduzem os grãos até às praias desertas de determinado trecho da costa do Maranhão. O vento incessante, que sopra mais forte entre os meses de agosto e novembro, forma dunas de até 50m de altura dando o toque final nessa obra-prima da natureza: Lençóis Maranhenses.O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses constitui o principal atrativo turístico da região, o percurso Barreirinhas-Lençóis é feito pelo rio Preguiças e dura aproximadamente quatro horas. O espetáculo da Morraria, como antes se chamava, se estende de perto da cidade até quilômetros acima da comunidade de Atins, num roteiro de mais de dez praias e dois pequenos lugarejos. Algumas praias com dunas de cinco metros de altura ocultando atraentes piscinas de água doce. Segundo a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) a forte ação dos ventos faz com que as dunas se movimentem cerca de 20 metros por ano ameaçando as comunidades vizinhas de soterramento.
Os ventos circulam com velocidade de até 70 Km/h, principalmente nos meses de Setembro e Outubro, e com as chuvas formam-se inúmeras piscinas de águas cristalinas, armazenadas com as chuvas do inverno.

Principais Pontos Turísticos

Ilha do Veado

Com os ranchos de pescadores e o povoado de Santaninha.

Parque Nacional dos Lençóis

Um Oásis de 155 mil hectares de areias, de uma natureza insólita, o Parque Nacional dos Lençóis é cheio de magia e beleza natural. Encravado no litoral nordeste maranhense, é tecnicamente considerado um deserto, porém diferente dos tradicionais, têm lagoas de águas cristalinas formadas entre as dunas na época das chuvas que acontece nos primeiros meses do ano, tais dunas alcançam até 20 metros. O Saara Brasileiro como é conhecido, possui ainda dois oásis localizados no meio do parque (Queimada, 6 km de extensão e 3 km de largura, composto por arbustos e frutos tropicais e o de Baixa Grande, com metade do tamanho do primeiro), que misteriosamente resistem ao deslocamento das dunas provocado pelos ventos alísios que sopram em direção ao continente. As dunas não são muito altas e se movimentam todo o tempo com o vento, dá impressão de estar estendendo um lençol gigante! As lagoas que ficam à beira do Oásis possuem águas claras e quentes. A população dos lençóis é constituída de pescadores tanto de residência fixa como pescadores chamados de pescadores de época ou, ainda que erroneamente, de nômades. Eles, nos meses chuvosos, épocas da cheia do rio, se abrigam em cabanas cobertas de palha de buriti do teto ao chão e vivem basicamente da pesca. Quando chega o verão, (época da seca) os peixes ficam escassos e as condições naturais não permitem a permanência, então eles se retiram em busca de outros meios de sobrevivência, principalmente a agricultura.

A Fauna

A fauna do parque é constituída de aves marinhas, de pássaros como: tetéu, garça, marrecas-de-asa-azul, paturi, gaivota etc. A vegetação é também influenciada pela ação dos ventos e das correntes marinhas. Por isso dentre as espécies vegetais ali encontradas estão os mangues que ainda são bem preservados, o carrapicho de roseta, buritizeiros, juçarais, entre outros que dependem das vazantes dos pequenos lagos para se proliferarem.
Responsável pela preservação de um ecossistema único de dunas, mangues e restingas, o Parque Nacional dos Lençóis está dividido pela embocadura do rio Piriá, onde ocorre a transição de duas áreas distintas: a oeste predominam as rias e, a leste, as formações arenosas que formam os chamados lençóis do litoral maranhense.
As rias são costas de recortes profundos, onde o mar é raso e as praias lodosas, com manguezais, dunas, restingas e pequenas falésias, enquanto os lençóis correspondente a uma série de dunas que se prolongam desde o Golfão Maranhense até a foz do Rio Parnaíba.

O Solo

o solo do parque é formado por depósitos aluvionares recentes, constituídos de cascalhos, areias e argilas. As dunas, fixas ou móveis, que ocorrem no litoral, avançam em direção ao continente até uma distância de 50 Km da costa. Devido ao represamento dos rios pelas marés, toda área é mal drenada e com alto teor de sais.
Na ponta noroeste do parque, onde estão os manguezais, a vegetação é formada pelo mangue vermelho(Rhizophora mangle), que pode alcançar até doze metros de altura, mangue-branco (Laguncularia racemosa) e mangues-siriuba (Avicenia tomentosa, Avicenua nitida).

Nas praias e dunas

Sob o efeito contínuo da água e dos ventos marinhos, a vegetação tem aspecto peculiar, destacando-se entre as espécies o campim-da-areia (remiria maritima),carrapicho-da-praia ou espinho-de-roseta (Acicarpha spathulata) e pimenteira (Cordia curassavica).
Já nas restinga ocorrem espécies não diretamente sujeitas ás marés, mas ainda sob influência do solo arenoso e da proximidade do oceano. São encontrados aí o cipó-de-leite (Oxypetalum sp), orquídea-da-restinga (Epidendrum ellipticum), erva-de-cascavel (Crotallaria striata), sumaré-da-areia (Cyrtopodium sp), araticum (Annona coriacea), janaúba (Plumieria sp), cebola-da-restinga (Clusia lanceolata) e mangabeira (Hancornia speciosa).
Nos mangues, além de inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos, pode-se observar as jacaretingas (Caiman crocodilus), que se alimentam preferencialmente de peixes. E, entre os mamíferos, há exemplares de veado-mateiro (mazama americana) e paca (Agouti paca).

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Primeira Cruz.

 

hspace=0 

hspace=0 (98) 3368-1303 / 1123

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.famem.org.br

         www.cnm.org.br

         www.tarpon.br.tripod.com

         www.flickr.com.br

Comentários de Primeira Cruz

nasce em humberto de campos mais eu sempre ia em primeira cruz porque tinha amigos que morava lá eu gostava de passea , agora faz tanto tempo que não vou lá.porque eu moro em são paulo,mas em breve vou conhecer as novidades desta cidade maravijhosa..tshu tshu
Por: oscar silva

gosto muito da cidade de Primeira Cruz. Mas porque vocês não falam da maravilha que tem lá que é a Lagoa do Cassó, que fica entre Urbano Santos e Primeira Cruz.
Por: Fabiana

Eu achei fantastico as paisagens do meu municipio que eu jah não via hah vinte anos, fiquei encantado.Só não gostei foi dos videos que são horriveis, deveriam colocar um video sobre a cultura do municipio e outras atividades inerentes a este municipio parasidiaco.A ultima vez que estive em primeira cruz eu estava trabalhando pela Petrobras. Enfim, foi otimo recordar as lembranças.Moro em Belem e sempre falo para os paraenses desse lugar maravilhoso. Gostaria de ser um embaixador do meu muncipio aqui no Parã, pois, aqui existem conterraneos que tem saudades da terra amada.Aguardo resposta.Ainda tenho muitos comentarios para contribuir e agregar valoes para nosso municipio,pois eu jah andei por quase todo Brasil e quero ajudar daqui nosso municipio.
Por: carlos magno diniz costa

nasci e morei nesta cidade duarante 14 anos, foi maravilhoso, hoje moro em Caxias mas o coração palpita sempre quando retorno ao meu torrão!! Quanta saudade!!
Por: KERLIANE ARAUJO

Eu divulgo minha cidade por onde passo, é um lugar aconchegante, relaxante e muito bonito. Olhar o por do sol é inesquecível. Já subir em uma torre que tem lá e a vista lá é invrível, bjos Primeira Cruz!!!!!!!!!!!!!
Por: KERLIANE ARAUJO

Para mim que tive a honra de nascer rm Primeira Cruz é simplismente uma Cidade MARAVILHOSA
Por: Ezercília

Achei a cidade maravilhosam muito bem organizada infelizmente so pude conhecer a entrada da mesma, falta conhecer o resto das maravilhas que ouvi falar que existe ok! bjs e faço convite aqueles que ainda ñ conhecem p/vir.
Por: ivone de c. almeida

sou de primeira cruz,nasci e me criei lá,é uma cidade maravilhosa,principalmente se quer curtir ferias,recomendo a todos.só falta os nossos administradores da uma arrumada na cidade,principalmente na frente da cidade.
Por: magno cesar

nasci nesta cidade estou em belem ha muito tempo, mas adoro ler ou ouvir falar deste paraiso. Talvez vc conheça ALBERTO CARNEIRO foi prefeito p/ duas x. (meu pai)
Por: alberto da silva carneiro(filho)

visito sempre;ha quase 1ano,que não frequento um lugar maravilhoso que em breve pretendo morar. e um dia torna se cidadão de primeira cruz.
Por: paulo roberto souza araujo

Adoro minha terra natal. Nela nasci, cresci e aprendi a ama-la. Ela, ate hoje, tem me concedido as melhores lembrancas de toda a minha vida. Por isso te digo minha cidade linda: "TE AMEREI ATE O ULTIMO SUSPIRO QUE DEUS ME PROPORCIONAR..."
Por: Jacob Ferreira Santos

Embora não conheça, mas pelas belas fotos que tenho visto por sites, sei que se trata de um belissimo municipio do litoral marenhense, acho até mais, que para quem lá vive deve com certeza ser um priviligélio estar em tão belo lugar.
Por: Lasaro Costa

Nossa!!! primeira Cruz é um lugar q vc vai e ñ quer mais sair de lá. É um lugar muito lindo...
Por: Paula Regina

essa cidade eu admiro muito porque tem um clima otimo alias queria mora la pois ...............
Por: maria helena

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Primeira Cruz
Fundação:
1947
Altitude:
16m
População:
9.180 habitantes
Área:
1.717,4km²
Densidade Demográfica:
5,35hab/km²
CEP:
65190-000

Envie seu comentário sobre Primeira Cruz