Novo Airão

Novo Airão-AM

Bem-vindo a Novo Airão!

Confira aqui as melhores pousadas em Novo Airão, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Novo Airão. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Novo Airão para programar a sua viagem.

A cidade de Novo Airão, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1955. A localidade está em uma altitude de 45m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.429 habitantes. A área total de Novo Airão é de 37.940,2km², e sua densidade demográfica é de 0,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Novo Airão-AM é 69730-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Novo Airão

Roteiros do Brasil

Região Pólo Rio Negro e Solimões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As penetrações de estrangeiros no Rio Negro começaram em 1645, com a bandeira de Bartolomeu Barreiros de Ataíde, que traziam instruções do Governador Luiz Magalhães de descobrir o “rio do ouro”.
Há, todavia, duas versões sobre a origem do primeiro núcleo de povoamento em terras do município de Airão, as quais eram habitadas primitivamente pelos índios Uaimiri, Atroaí, Crichanã, Carabinari e Jauaperi.
A primeira versão diz que numa das bandeiras dos Jesuítas, saídas do Maranhão, a primeira em 1657 e a segunda no ano seguinte, foi fundada a “missão dos Tarumãs, que, depois de passar por vários incidentes transmudou-se na missão da Foz do Jaú, sob a proteção de Santo Elias”.
A segunda versão informa que Pedro da Costa Favela, no comando de uma tropa de resgate e o Frei Teodósio da Veiga, da ordem dos Mercês, vieram ao Rio Negro guiados pelos Aroquis que habitavam o rio Urubu e fundaram em 1668, nas proximidades do riacho Aruim, uma povoação que anos depois, foi transferida para a Foz do Rio Jaú, com a denominação de Santo Elias do Jaú.
Como se vê, ambas as versões, dão como o primeiro núcleo do povoamento a Missão de Santo Elias do Jaú. Divergem, no entanto, quanto à primitiva localização e sobre a data da fundação.
Tudo indica que haja sido a missão ou a aldeia de Santo Elias do Jaú o segundo ou terceiro núcleo de povoamento organizado pelos portugueses em terras amazonenses.
Em 1759, a aldeia de Santo Elias do Jaú foi elevada à categoria de Lugar, com a denominação de Airão, por Joaquim de Melo Póvoas, primeiro Governador da Capitania de São José do Rio Negro.
A denominação de Jaú originava-se do rio do mesmo nome, próximo a cuja foz está situada a localidade; a de Airão foi aplicada em observância à política iniciada por Mendonça Furtado de dar às povoações amazonenses nomes portugueses. Assim, aconteceu, também, por exemplo, com as aldeias de Abacaxis (atual Itacoatiara) e Saracá, que na mesma época passaram a denominar-se Serpa e Silves, respectivamente.
Em 1833, quando da criação da Comarca do Alto Amazonas, figura Airão, como Freguesia ou Colégio Eleitoral pertencente ao Termo de Manaus.
A Lei Provincial nº 92, de 06 de novembro de 1858, reduziu o número de freguesias da Província, excluindo alguns, dentre eles a de Airão.
Permaneceu Airão mais de um século sem nenhuma alteração em sua história e sem, também, apresentar quase nenhum progresso, quando em 1938, foi transformada em sede de distrito do mesmo nome, integrada no município de Manaus pela Lei Estadual nº 96, o distrito de Airão é desmembrado de Manaus, passando a constituir o município Autônomo de Novo Airão e sendo sua sede elevada à categoria de Cidade.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, Novo Airão perde partes de seu território em favor dos novos municípios de Moura e Presidente Figueiredo. 

Significado do Nome 

 

Aniversário da Cidade:

19 de Dezembro  

Gentílico:

novo airense

População:

14.780 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

• Setor Primário
- Agricultura: incipiente, com predominância para as culturas temporárias onde destacam-se a mandioca, vindo a seguir arroz, feijão, cana-de-açúcar, malva e sorva. Dentre as culturas permanentes destacam-se mamão, abacate, laranja, tangerina, limão, cupuaçu, graviola, cacau, coco, tucumã, melancia e pupunha.
- Pecuária: com a criação de bovinos e suínos, mas não possui representatividade na formação econômica do setor.
- Pesca: é praticada em escala relativamente grande, dentre as espécies existentes destacam-se: jaraqui, tucunaré e o pirarucu, tartaruga e jacaré.
- Avicultura: resume-se ao criatório doméstico de galinhas, cuja produção é voltada para o consumo familiar.
- Extrativismo Vegetal: mantém o setor primário e se processa através da exploração de seringa, madeira, sorva e castanha, abundantes na região. Merecem citação também as gomas não elásticas.
• Setor Secundário
- Indústrias: estaleiros, serrarias, olaria e padarias.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadistas
- Serviço: hotel e pensões.

Clima:

Equatorial    

Temperatura Média:

26º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Região do Rio Negro – Solimões 

Limites:

Presidente Figueiredo, Manaus, Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Codajás, Barcelos, Roraima  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

115 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

A flora, embora não tão rica como na maioria dos municípios amazonenses, destacam-se: seringueira (hevea brasiliensis) e castanha-do-pará (Bertholletia excelsa). A sua fauna também é relativamente importante, principalmente a aquática, com peixes de várias espécies, destacando-se o pirarucu (podocnemis expensa); e quelônios, como tartarugas (Podocnemis unifilis) e tracajás. 
Como atrativos turísticos naturais destacam-se os rios: Negro, Jaú, Jauaperi, Carabinani; os lagos e Igarapés: constituem opções de lazer habituais, nas modalidades de passeios e piqueniques; cachoeira: no Rio Carabinani e Formação de Rochosas da Fazendinha; praias: Praia Grande e do Meio.
Como atrativo cultural histórico, Novo Airão apresenta sua antiga sede administrativa referida como velho Airão ou Airão velho, encontram-se ruínas do final do século XIX e um construção religiosa , em pedra, dedicada a Santo Elias do Jaú. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Abril/Maio

27 a 25 - Festejos de Santo Ângelo - Padroeiro da Cidade

 Agosto

29 a 30 - Festival de Música Popular Airãoense

 Outubro

- Festival do Peixe-Boi  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO AIRÃO

E-mail:

Telefones: (92) 3365-1391

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus
 
Av.. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail: jpontes12@hotmail.com

Telefones: (92) 3365-1716

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Novo Airão

E simplismente, linda e natural, alimentar os botos, o serpentario, suas parais, cachoeiras. é coisa de outro mundo. vc precisa ver as fotos. eu tenho bastantes fotos. vc quer?
Por: luiz alberto ramos de souza

cidade linda,lugares maravilhoso...quem é o atual preFeito dessa cidade linda.bjss
Por: andreia santos

adoraria conhcer novo airao .... amo meu amozonas quero passar um final de semana eu e meu marido mas eu nao sei nada sobre acidade quria ver fotos sobre os pontos turisticos sou muito curiosa vou adorar esplorar novo airao me aguardem beijos novoairaoense..........
Por: nelizia mafra queiroz

Novo Airão paraiso ecologico uma cidade rica em ecologia ecoturismo lindas praias sem falar no maior arquipelago do mundo Ilhas de Anavilhanas e seu maravilhoso Parque Nacional do Jaú + temos muitos + isso só é o cartão postal.Quero diser aos nossos representantes trabalhei por essa cidade tão carente que é Novo Airão e respeite a decisão desse povo tão sofrido.Sou Adma Gimon Kunast Filha dessa terra tão linda que AMO tanto.
Por: Adma Gimon Kunast

Sou natural deste municipio, atualmente moro em outro estado, sinto muita saudade, dos meus amigos, afinal fazem oito, anos que nao visito o minha querida, cidade do sirriso alegre. sinto falta das noitadas e do amanhecer, na praia do meio... saudade.
Por: jonas santos silva

QUEM NAO CONHECE A PRAIA DO CAMELAO, TÁ PERDENDO TUDO. O POR DO SOL E MARAVILHA, E O AMANHECER COM MUITAS GAIOTAS E BALAR DAS AGUAS. UM VERDADEIRO PARAISO.
Por: ELISANGELA SERRAO

Gosto muito da cidade de Novo Airão principalmente das prais em epoca de seca, passei varias vezes pela cidade quando era criaça, hoje mora na capital manaus mas pretendo compra uma casa em Novo Airão para morar.
Por: ivete

Lindas praias, Parque Nacional do Jaú, ruína de Airão Velho e a energia de Anavilhanas. Eu recomendos a todos os ecoturistas e turistas a conhecer esta Cidade.
Por: Cirilo Antonio Ventura Xavier

nasci e morei em novo airão, hoje moro em caracaraí-roraima, mas guardo com muito carinho a velha tauapessaçú em meu coração. um dia quem sabe volto a morar lá. airão o paraiso ecológigo!
Por: Alberto Dialeco Dantas Pacheco

Amei o Municipio de Novo Airão. Passei minha lua de mel lá... É uma cidade encantadora,e bonita,gostei de alimentar os botinhos rosa e o balneário de aguá gelada o Mato Grosso , os restaurantes e cafés regionais e as pousadas e as pessoas... Novo Airão é tudo de bom. Vale a pena conhecer...
Por: ivone savino rodrigues costa

tudo maravilhoso principalmente os botos ,o banho do mato grosso com a agua mais gelada do amazona, as ilhas de anavilhanas um espetaculo aparte ,a comida principalmente a do restorante e peixaria canto do tucunaré sem palavras , o café da manhã rico e saboroso passeiar de lancha lava quaisquer alma a pousada aguas negra é 10 va la e comente tambem (saudades)
Por: Michael s.costa

Amei o Municipio de Novo Airão. Passei minha lua de mel lá... É uma cidade encantadora,e bonita,gostei de alimentar os botinhos rosa e o balneário de aguá gelada o Mato Grosso , os restaurantes e cafés regionais e as pousadas e as pessoas... Novo Airão é tudo de bom. Vale a pena conhecer...
Por: ivone savino rodrigues costa

experimente novo airão:a praia do meio, a praia do camaleão, as grutas do madadá, singrar pelas anavilhanas, contemplar o parque nacioanl do jaú, alimentar os botos, o pfestival do peixe-boi, a dança regional café novo milênio, o balneário do mato grosso, as noitadas, e claro não deixe de de experimentar a acolhida do gentil povo de desse lugar. novo airão é a mãe gentil que acolhe os filhos amados. visite a velha tauapessaçú.
Por: Alberto Dialeco Dantas Pacheco

nossa falar de novo airao e como falar da minha familia que amo muito. pos os melhores momentos da minha vida foi em novo airao passeei um pouco de minha infacia la tomei banhor na quele rio maravilhoso mergulhei nas praias do sarara nunca esquecerei. nao consigo ficar um ano sem ir la passei o carnaval la foi maravilhoso as pessoas sao muito gentis , hospedeiras tenho vontade de morar la quem sabi um dia.
Por: anita pinheiro

Novo Airão é tudo de bom!!!! Claro é minha cidade!!!!
Por: Ana Queiroz

novo airao, simplesmente um paraiso de naturezas incomparaveis ,povo acolhedor tudo de bom, venha voçe tambem.
Por: joao paulo costa de souza

oi pessoal em dois mil e quatro eu morei em novo airao um ano comn=oleto adorei essa terra e pretendo volta para la da qui a algumanos pois foi uma cidade que marcou muito a minha adolecencia caranba adorei ter conhecido essa cidade tao maravilhosa que aproveitei muito la quero deixa uma mensagem para voces que estao visitando essa comunidadfe que aproveitem muito pois e bacana de maistchau
Por: kleverson candido

Novo Airão cidade 100% amiga da natureza, com um povo acolhedor, praias maravillhosas e inesquesiveis venha conhecer voçê tambem!!!!!!!
Por: joão paulo costa de souza

Caracaa, aproveitei 1 semana de Ferias em Novo Airão... e me apaixonei cara. show de Bola aquela Cidade.
Por: Ricardo da Costa Rocha

adoro novo airao, a cidade e linda e as pessoas sao hospedeiras!maravilhoso!espero volta em breve!sds
Por: geize nogueira

Sou filho desta terra mavilhosa, mas hoje moro em manaus não, esqueço meus amigos e as badaladas que nós faziamos no chapéu de palha do gilliarde e do pisa no meio do wellignton. há tempo bom que não volta! ABRAÇOS..... ABRAÇOS.......
Por: edicarlos pinheiro (tupãzinho)

CARA,quem ainda ñ foi ta perdendo porque la tem varias coisas bem legais p/ se divertir
Por: Fernando Almeida

Adorei a pousada onde ficamos,a cidade é um pouco abandona mais mto bom pela tranquilidade. Fomos bem atendidos na Pousada Aguas Negras..Quem vai visite-os muto bom msm.
Por: Allan victor

novo airao a terra de um grande paraiso ecologico, onde suas belezas se localizam em preservar suas praias .
Por: bruna

novo airão a cidade onde eu e minha namorada e em breve mulher iremos viver trabalhar e ter três filhos.............Amo minha namorada Nalva, Amo também sua terra natal novo airão...........beijos para todos dessa terra de muita gente boa...............
Por: Dhones Silva

Novo Airão é o paraíso, só falta ser descoberto e explorado. Eu amo Novo Airão
Por: ivo almeida

Eu vivo constantemente em Novo Airão, na minha opinião o que existe de melhor são as praias nos meses de julho a janeiro e durante o ano todo as belezas naturais, perfeitas para o turismo ecologico e pesca esportiva. grande abraço. Ivo Almeida
Por: ivo almeida

Terra de muita paz e felicidade, de um povo generoso e a acolhedor.De arquipelagos, prais, balnéario atrativos naturais... NOVO AIRÃO VENHA CONHERCER...
Por: felipe

novo airao, o que dizer dessa terra? conheci novo airao em 2007, me encantei com tudo. praça, praia, o balneario mato grosso, as festas e tudo mais, amei tanto que hoje moro aqui nessa em terra linda!! beijos a todos que leem este depoimemto! meu lugar e concerteza no meu cantinho em novo airão....
Por: kelly da natividade souza

MUITOR LEGAL
Por: MARCOS

Não nasci em Novo Airão, mais passei toda a minha infância lá e por isso tenho muito orgulho da terrinha. Além do povo ser super hospitaleiro, tem também as frutas mais saborosas do mundo principalmente as mangas do quintal da D. Branca, uma das moradoras antigas de lá. Vale apena conhecer minha cidade.
Por: cinthia sarmento carmin

Airão como todos dizem é o paraiso! quem ainda não visitou não sabe o que ta perdendo.venha e conheça,as belas praias,e as belezas locais,sem falar na cultura do lugar,o festival do peixe-boi,que mostra as lendas e historia do lugar.venha e faça parte da agremiação ANVILHANAS,,;., faça novas amizades, o povo daqui são muito hospitaleiros,sem igual.,.,/,, NOVO AIRÃO é o tesouro mais valioso que se pode imaginar....
Por: Iane Almeida

gostari de conhecer este municipio sim as pousadas ,em fim a cidade deve ser muito bonita.
Por: ilcemar braga mattos

Novo Airão, é o Município mais bonito do Amazonas, para quem gosta de paz espiritual, e curtir à natureza. Tem 85% de sua àrea de reservas, e como suas principais atrações turísticas, nadar e alimentar os botos-cor-de-rosa, fazer passeios maravilhosos pelo Parque Nacional de Anavilhanas, para fotografar lindas orquídeas e bromelias no seu habitat natural, passeios pelo Madada, grutas do Madada, Airão Velho e suas lindas praias, na vazante do rio. Visite Novo Airão, Paraíso Ecológico do Amazonas. Vovê vai ficar maravilhado.
Por: Luis Carlos Areosa

Olá, nem vivo nem visitei tive o prazer de ver novo Airaõ no programa de Ana gostaria de conhece-la principalmente a cidade fantasma
Por: marisa silva leao bezerra

Já estive em novo Airão varias vezes, é uma cidade maravilhosa com lindas paisagens da natureza e opções de lazer.
Por: José Frank

HOJE vir esta cidade no mais voce da ANA MARIA BRAGA .fiQUEI APAXONADA PELO LUGAR QUERO IR A ESTE LUGAR LINDO EM BREVE PRINCIPALMENTE OS BOTOS PARANBÉNS PARA DONAMARIA DOS BOTOS O BRASIL TENHEM LUGARES LINDOS.
Por: MARCIA LUCENA YAMAMOTO

AMO ESSA CIDADE MARAVILHOSA,RECORDO MUITO DOS MOMENTOS ALEGRES COM MINHA FAMILIA............
Por: vallery

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Novo Airão
Fundação:
1955
Altitude:
45m
População:
15.429 habitantes
Área:
37.940,2km²
Densidade Demográfica:
0,41hab/km²
CEP:
69730-000

Envie seu comentário sobre Novo Airão