Paço do Lumiar

Paço do Lumiar-MA
banner

Bem-vindo a Paço do Lumiar!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Paço do Lumiar, informações atualizadas sobre a cidade Paço do Lumiar, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Paço do Lumiar.

Informações de Paço do Lumiar

Roteiros do Brasil

Região Pólo São Luiz

                                                                                   

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Quando Francisco Coelho de Carvalho chegou a São Luís, em 1625, na condição de primeiro governador do Estado Colonial do Maranhão, já existia, no local em que hoje se encontra a sede do município de Paço do Lumiar, o sítio denominado Anindiba, pertencente ao jesuíta Luís Figueira, que o recebera, por doação, de Pedro Dias e sua mulher Apolônia Bustamante. Por força da Carta Régia datada de 11 de junho de 1761, o povoado que havia urgido naquele sítio foi elevado à categoria de vila, com o nome que ainda conserva, dando-se sua implantação no ano seguinte, em solenidade presidida pelo então governador Joaquim de Melo e Póvoas. Empenhado em incentivar o desenvolvimento do lugar Melo Povoas determinou que para lá fossem transferidas algumas famílias indígenas remanescentes das antigas Missões, as quais, consideradas livres pela Lei de 6 de junho de 1755, se encontravam dispersas e ociosas. A 9 de junho de 1764, em razão do grande número de fiéis que abrigava, a vila tornou-se também Freguesia de Nossa Senhora da Luz, santa que continua sendo sua padroeira até os dias presentes. Com a divisão administrativa do Estado ocorrida em 1911. Paço do Lumiar, composto de 4 distritos, passou à condição de município, nela permanecendo até 27 de fevereiro de 1931, quando seu território foi anexado ao município de São Luís. Pelo Decreto-Lei Nº 159, de 6 de dezembro de 1938, voltou a ser um simples povoado, integrando o distrito de São José de Ribamar que , àquela época, tendo perdido sua autonomia, voltara à jurisdição da Capital. Quando o município de São José de Ribamar foi restabelecido ( Lei Nº 758, de 24 de dezembro de 1952), ficou a ele subordinada, reconquistando a condição de distrito. A 7 de dezembro de 1959, pela Lei Nº 1890 passou novamente à condição de município. Formado pelos distritos de Iguaíba, Maioba de Mocajituba, Maiobão, Mojó, Mercês, Pau Deitado,Pindoba, Pindaí, Raposa, Timbuba, Rio Grande, Riozinho, Vila São José e Vila Cafeteira, Paço do Lumiar tem sua economia fundada na agricultura e na pesca, se bem que , em razão de sua proximidade de São Luís, os setores secundário e terciário tenham tomado considerável impulso, principalmente este último, com a implantação da Jollymar (indústria de alimentos) e Marfil (fabricação de caixas d’água).

Gentílico

Luminense

Significado do Nome

Em razão de sua semelhança como uma localidade de idêntica denominação existente em Portugal.

Aniversário da Cidade

24 de dezembro

Gentílico

luminense

População

104.881 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS  

É uma cidade onde ainda há muito contato com o verde. A localidade traz uma paz interior muito gostosa!

Clima 


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Maranhense

Limites

São Luís (Maranhão), São José de Ribamar, Raposa (Maranhão).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

21 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Aeroporto Coronel Alexandre Raposo/Paço do Lumiar (ICAO:SNOZ)

Possui uma pista de 1000 metros de extensão e 30 metros de largura, com superfície de asfalto. As cabeceiras da pista não são traçadas na superfície, são imaginárias. Essa pista é usada freqüentemente para corridas de carros e aeromodelismo. Algumas vezes, o aeroporto recebe aeronaves de pequeno porte, que levam pessoas à cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR

E-mail:

Telefones: (98) 3264-7035 

Sites: http://www.pacodolumiar.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (98) 3274-3980

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (98) 3212-2821

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (98) 3264-7054

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Paço do Lumiar

vivo no paço do lumiar mas em lisboa, por curiosidade procuro fotos do paço do lumiar em são luis mas não encontro nenhuma, como tal, não posso deixar comentário.gostava que alguem desse paço do lumiar coloca-se fotos aqui. e tambem a origem do nome, pois o meu paço do lumiar tambem é bastante antigo e não vá algum jesuita ter saido daqui e ter dado o mesmo nome ai. obrigado
Por: luis ramos

Paço do Lumiar é uma cidade bastante antiga ,porem não tem tido sorte com seus governantes, antes era chamada de Vila do Paço,depois passou a categoria de cidade mas,possui apenas um posto de saude,a prefeitura,o correio, a camara municipal e algumas secretarias, possui escolas do nivel fundamental e médio.existe um bairro muito grande chamado Maiobão ,que possui uma estrutura bem maior do que da sede do municipio o que tem sido motivo para que a sede do municipio vá para la.Possui monumentos tombados pelo patrimonio como a Igreja de Nossa Senhora dA lUZ E A dELEGACIA.Tem um ferstejo muito grande e visitado que é o do Divino Espirito Santo, de responsabilidade da Irmandade a qua Dr. Herbelina de Jesus Alves é a presidente esse festejo ocorre no terceiro final de semana de outubro.E em dezembro e a festa da Padroeira Nossa Senhora da Luz .
Por: MARINES LIANE FERREIRA DA CRUZ SILVA

Conheço Paço do Lumiar,é uma cidade,onde ainda há muito contato com o verde,há as áreas em que conserva-se bastante os sítios que é Iguaiba.Esta questão do campo,contato com a natureza,traz uma paz interior muito gostosa.
Por: Leticia

QUE CIDADE MARAVILHOSA,UM DIA VOU MORA AI.ME ESPEREM TO CHEGANDO
Por: ALEX

é a cidade dos meu sonhos.vou levar toda minha familia para ai algum dia.
Por: ALEX

nasci em paço do lumiar para mim foi uma grande supresar ver a evoluçao de minha cidade moro em sao paulo a 28 anos desde entao nunca voltei qdo sair tinha a festa do divino espirito santo ainda tem tinha meu time do coraçao tamoio estou muito feliz mesmo pelo desenvolvimento de minha cidade onde fica essa pousadar gostaria de saber porque meus familiares estao indo passa as ferias em sl e logico tendo uma pousadar na minha cidade mandarei que eles se hospedem ai um grande abraço .
Por: jose pedro rosa santos

A cidade e linda so merece ser mais cuidada a cidade em se não parece ter sede pois a grande movimentação não ficar na propria sede ficar em outro bairro!
Por: thalisson

eu nasci la e otimo para viver la e passa ferias muito bommm
Por: rosivalda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paço do Lumiar

Envie seu comentário sobre Paço do Lumiar

banner