Maués

Maués-AM

Bem-vindo a Maués!

As melhores pousadas em Maués podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Maués, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 25m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 41.082 habitantes. A área total de Maués é de 40.163,8km², e sua densidade demográfica é de 1,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Maués-AM é 69190-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Maués

Roteiros do Brasil

Roteiro: Boi Bumbá e Festivais

Cidade do Guaraná

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1796 aconteceu o primeiro marco oficial, de grande impacto na confecção política da Sociedade Maueense: Sob as ordens do Conde dos Arcos de Belém - Governador do Grão Pará e Rio Negro, parte da Barra do Rio Negro, atual Manaus - é composta a comitiva por dois capitães portugueses, Luiz Pereira da Cruz e José Rodrigues Preto, com a missão de recuperar a Missão Maraguases, a Uacituba dos indígenas. Dois anos depois foi finalmente fundada a Luzéa, nome construído com a junção dos dois capitães Luiz e José. Em 1850 a Comarca do Amazonas é elevada a Província, com seus 40000 habitantes e quatro municípios: Manaus, Tefé, Barcelos e Luzéa. O município perde dois anos depois parte do seu território com o desmembramento de Parintins e em 1856 perde também a subordinação do termo da Vila de Borba para Manaus. Em 9 de Setembro de 1865 a sede do Município passa a chamar-se Vila da Conceição de Maués. A Proclamação da República manteve a Vila da Conceição de Maués como Município (o que não ocorreu com a maioria das vilas existentes) e nomeou seu primeiro Intendente o Sr. Antonio José Verçosa. Em 4 de novembro de 1892, finalmente foi oficializado, pela Lei Estadual Num. 35, o nome que a população já adotara a muito tempo para o município e sua sede - Maués. Em 5 de novembro de 1895, é criada pela Lei Estadual No. 137, sancionada pelo Governador Dr. Eduardo Ribeiro, a Comarca de Maués, tendo como primeiro juiz o Dr. Octaviano de Siqueira Cavalcante. A produção em torno de 1200 toneladas por ano e a cotação do produto no mercado, fez com que Maués crescesse rapidamente nos anos 80. O destino da cidade fez com que muito ouro também fosse produzido neste período no garimpo do Amana. 

Significado do Nome

Seu nome tem origem da língua tupi e significa Papagaio Curioso e Inteligente.  

Aniversário da Cidade:

25 de Junho 

Gentílico:

mauesense

População:

51.857 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município do Médio Amazonas, banhado pelas águas do Rio Maués-Açu, Maués é conhecida como a Cidade do Guaraná, exportando para outros Estado do País e para o exterior. Oferece ao turista diversos rios com águas límpidas que permitem a prática da caça subaquática e ve se firmando como grande pólo turístico do Estado. Seu acesso só pode ser feito por via fluvial ou aérea.

Clima:

Tropical chuvoso

Temperatura Média:

29º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município o Leste do Estado do Amazonas  

Limites:

Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Itacoatiara, Apuí, Borba, Nova Olinda do Norte, Jacareacanga (PA), Aveiro (PA) e Itaituba (PA)  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

267 Km   

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Com os novos tempos, a beleza das praias, que margeiam os rios, lagos e igarapés da cidade começaram a impressionar turistas e autoridades que a visitavam. Maués começa a atrair novos moradores por seus cenários e amabilidade do seu povo.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Além das praias, há várias outras opções em atividades de lazer e culturais: esportes, passeios de barco, igarapés, além do contato direto com a cultura de algumas civilizações indígenas ainda presentes, estas responsáveis por uma variedade de artesanato e lendas, destacando-se o artesanato saterê-maué, grupo étnico que habita um trecho do rio urupadi, sob a jurisdição da FUNAI. As águas límpidas dos rios de Maués permitem inclusive a prática da caça sub-aquática, prática trazida por imigrantes do sul, realizada com frequência por alguns habitantes. No mês de setembro é o auge da vazante do rio Maués-Açu. 

Praia da Antártica

Arborizada, de areias brancas, águas límpidas. Dotada de calçadão e bancos, dispostos por toda a extensão de cerca de 1.500 metros

Praia de Vera Cruz

Localiza-se na frente da cidade. Areias brancas, águas límpidas, bela paisagem. Lugar tranquilo e integrado à natureza.

Praia da Ponta da Maresia

A mais procurada pelos amantes deste tipo de lazer. Nos períodos de temporada fica lotada. Sua extensão é de aproximadamente 500 metros.

Praia do Lombo

Localiza-se na frente do centro da sede do município, assim como suas congêneres, possui águas refrescantes e tranquilas.

Praia Ramalho Jr

Com extensão de aproximadamente 500 metros e beleza ímpar, possui uma vista panorâmica da cidade.

Encontro das Águas

Em frente à cidade ocorre o encontro das águas esbranquiçadas do Paraná do Urariá com as águas de tonalidade quase negras do rio Maués-Açú, denominado Rio Preto, principal rio do município. 

Museu do Homem de Maués

Foi inaugurado em novembro de 2009. O museu abriga peças arqueológicas e artesanais que retratam a história da cidade, além de esculturas feitas do pó de guaraná, mapas geográficos do município, peças arqueológicas com mais de mil anos, além de machados de pedra, vasos e instrumentos rústicos que produzem a trilha musical da lenda do guaraná.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Festa de São Sebastião

 Fevereiro

- Carnaval de Rua

 Maio

- Festa do Divino

 Junho

25 - Aniversário do Município

 Julho

- Expoagro

 Setembro

- Festival de Verão - competições esportivas de praia - Praia da Maresia

 Novembro

- Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição - Praça da Matriz

- Feira Industrial

 Dezembro

- Festa do Guaraná - Apresentação de grupos folclóricos, conjuntos regionais e artistas diversos.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAUÉS

E-mail:

Telefones: (92) 3542-1565

Sites: http://www.maues.am.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus
 
Av.. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: claudete.carmo@tjsm.jus.br

Telefones: (92) 3452-1043

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.planetaguarana.com.br

www.citybrazil.com.br

www.amazonastur.am.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Maués
Fundação:
1833
Altitude:
25m
População:
41.082 habitantes
Área:
40.163,8km²
Densidade Demográfica:
1,02hab/km²
CEP:
69190-000

Maués é otima para quem busca: sossego, esportes, aventuras ou saborear o melhor guaraná do mundo. Maués é completa para quem ama a amazonia e valoriza a Natureza.
Por: Edgri Rodrigo Miranda Caldas

Minha família e eu nos muamos para Maués em 1982, tive a oportunidade de viver a minha infância e início da adolescência, fui estudar em São Paulo onde fiz minha graduação em Enfermagem e pós em Gestão de Serviços e Sistema, a quatro anos tive meu primeiro filho, meu esposo e eu escolhemos esta linda cidade, abençoada por Deus com uma Natureza exuberante, para o meu filho viver o início de sua infância. O turismo deve explorar mais as nossas lindas cachoeuras, praias, rios e lagos e excelentes lugares de pesca. Quem vier a Maués traga consigo a certeza que encontrará um bom lugar e conserve a natureza para que continue sendo magestosa.
Por: Nailce Costa de Sousa Matos

Amo minha terra querida. Falando nisso, já estou com muita saudade desse clima adorável. No momento estou cursando faculdade, e como infelizmente Maués ainda não ofereçe instituições particulares para se obter um estudo avançado em diverças áreas, tive que deixá-la, mas pretendo voltar e quem sabe um dia administrar uma empresa aí em Maués. Amo essa cidade magnífica.
Por: Simony Góes

hola, fiquei emocionada quando vi as fotos de minha cidade. desde 1982 que ñao vou a maues. hoje vivo em españa na cidade de barcelona, agora em março volto ao brasil e em maio quero ir aí ver minha querida cidade que nunca esquecí. muito obrigado. un grande abraço.
Por: luiza de marilac

Bom eu não conheço Maúes mas em breve vou conhecê-la.Porque meu grande amor mudou recentemente para essa bela cidade.
Por: elen

particulamente,uma cidade linda,com varias culturas,belos lugares,com um povo bem acolhedor,pessoas lindas,de todos os tipos. Um verdadeiro paraiso Amazonico. Vale a pena se visitar......
Por: jessica

Maués é uma ciidade linda ,com muitas praias lindisimas e com festas de pura agitação,um lugar com muito lazer e para passar ferias sem se preocupar com nada,só relaxando com a familia é sensacional!
Por: cristina peixoto

[i][red] que municipio lindo bom de morra
Por: daiana

teve o prazer de conhecer à terra do guaraná,100%energia,e um povo hospitaleiro.Em particular p/ meu amigo de roda de pagode e samba( negrinho do cavaco)que é o ícone da musica de maués,consertes vou está nós festivais desse ano,saúdades de vc maués.
Por: moza

maues e uma cidade muito linda ,eu moro la mas estou morando em Manaus eu nascir em MAUES a praia e linda ,quen nao conheçe deve conheçer MAUES tem muitas festas ,eu moro no bairro santa luzia la na santa luzia tem o peti programa de erradicaçao do trabalho infantil VA EM MAUES E APROVEITE A PRIA E MUITO LINDO A PRAIA E MAUES TAMBEM.
Por: hilary cristine assis de almeida

Maués é uma cidade hospitaleira, amei morar nela e espero voltar o quanto antes, principalmente pro festival do Guaraná, te amo Maués..
Por: Cristianilma Souza

maués terra qwe todo mundo qwe viver terrra boa de vicer! maues tenho saudades [
Por: matheus

Eu amo esta cidade,e ja teve a sorte de morar e desfutar das suas belissimas praias.Bjos...A todos
Por: Waldilene Almeida

A cidade Maués é uma terra abençoada, rica em minérios, como: ouro, potássio, calcário e argila. Nó IV Fórum em Maués, chamada de Geodiversidade, podemos tomar conhecimento do potencial que a Terra do Guaraná possui, além do produto guaraná, cobiçado por muitos, ainda conta com um rico atrativo turístico, lindas praias, locais para pesca, e três grandes eventos, carnaval popular, festivalde Verão e a Festa do Guaraná. abs.
Por: MANOEL fRANCISCO Garcia(Dudu Garcia)

a cidade de maues e a melhor cidade pra passar as ferias de final de ano.
Por: maryana

Maues é uma das cidades mas bonitas que já vizitei, e desejo ír lá mas vezes.
Por: gessiely simões

Esta cidade é encontadora, tive a oportunidade de viver 18 anos, jamais esqueci, sinto saudade das belas praias e das boas festas populares, esta cidade é linda de natureza. Eu amo você Maues!
Por: Adauto Barauna

maues é d mais um verdadeiro paraiso, porisso que eu gosto da qui com as praias e aguas cristalina e um povo bastante alegres por curtir essa cidade.
Por: edevanilson ferreira dos santos

Estou até emocionada, vendo minha linda terra querida.
Por: socorro

sou de maues mais moro em cuiaba minha familia mora td ai sinto muita saudade da minha cidade.a cidade ta muito bonita.
Por: cilene quintino

Adoro Maués, praias paradisíacas, povo hospitaleiro, há 28 anos adotei Maués como minha cidade do coração. Amo Maués e seu povo.
Por: Sebila Ida Gunsch Gruber

Maués é uma cidade muito linda! Eu nasci em Maués, vivi minha infancia nessa cidade que pra mim é maravilhosa! Amo as praias, vivia nelas todos os dias quando criança, hoje vivo em floripa, mais Maués está no meu coração.
Por: elinaldo parintins

Maues e uma cidade muito linda,de grandes riquezas onde tem muita cultura,mitos e lendas. Maues e a terra do guarana,terra da cereçaporanga. Maues tem praias lindas,cidade maravilhosa,onde quero sempre morar.
Por: marcela gabriela fonseca coelho.

amo maués foi a cidade onde passei a minha infancia, sinto muita saudade, quero ver as fotos das praias e da cidade. E O MUNICIPIO MAIS LIMPO DO ESTADO DO AMAZONAS!!
Por: rosana peixoto da silva

não conheço maués mas gostaria muito de conhecer, porque as pessoas que conheço elas falam que é lindo... tudo lindo; as praias, enfimmm gostaria muito de conhecer. beijos
Por: Angélica

Mués,Maués, Maués é a cidade mais hospitaleira do norte do brasil. ho que saudade dessa cidade,foi onde me criei e obtive minha estrutura para sair por esse brasil afora. que lindas praias,paisagens pitorescasé um lugar para descansar em suas férias. ## na praia da maresia, numa noite de luar, tudo é lindo e só poesia eu amo este lugar. minha serêsaporanga bela india sateré........
Por: santos parintins

eu amo essa cidade maravilhosa eu sou de la e vou voltar em nome de jesus
Por: anne lima

pense em um lugar e agora feche os olhos e multiplique por dois.
Por: samuel.coelho

eu quero dizer pra voçés que eu ja morei em maués e por motivo de força maior tive de mudar mpra BHMG mas morro de saudade dessa cidade .um povo hospitaleiro e educado.entre essas pessoas destaca a professoura .maria da conceição brito .da ceduc .beijos a todos mauéenses ,saudades
Por: manoel pereira brito

quem mora em maués é muito feliz porque essa cidade tem as prais mais linda que eu ja conheci ..quem visita essa cidade nunca esquesse um grande abraço a todos amazonenses.bjs
Por: manoel pereira brito

Me orgulho muito de nascido nesta cidade tão linda, um pedacinho de terra dentro de um glodo grandioso, mas, que se destaca por ter praias tão lindas e um rio maravilhoso. Sinto até saudade quando lembro de tanto que fui feliz nesta maravilha.
Por: ednarocha

maues e a melhor cidade do amazonas e so ir e comferir
Por: alessandro

fazem 8 anos que não vou em maués mais amo aquelas praias a água criatalina andar de barco ou voadeira gosto do guaraná ralado na hora este ano com fé em jesus quero a festa do guaraná preciso saber a data é possivel? estou morando bôa vista rr
Por: maria de nazaré tavares pinto

maues tem praias lindas e emcantadoras povo hospitaleiro !!!!!
Por: otiniel lopes de oliveira

Conheço a cidade de Maues muito bonito a natureza, suas praias, rios, floresta são exuberante, gostaria de pedir aos dirigentes prefeitoe sociedade maueense que dessem total prioridade para conservação da natureza.
Por: DOMINGOS CARDOSO

Maués é Terra do Guaraná e um lugar mais lindo do planeta.
Por: Aderaldo Batista

maués terra do quaraná não sou da qui mas aonde eu estiver vou lebra de voce
Por: hamilton almeida dos santos

Moro em Maués, uma das mais belas cidades do Amazonas,com praias, tranquilidade e tudo de bom pra se morar e viver...
Por: Emerson Michel

cidade linda o meu sonho é de conhecer pois esta cidade é muito linda quero morar nesta cidade em nome de jesus
Por: vilmar andre(pr. andre)

Maués é uma cidade lnda tem por objetivo encantar quaisquer turista com sua lindas praias e sem contar com as hospitelaridade q se encontra nessa cidade e tenho certeza que futuramente vai enrrequecer mais e mais. Amo essa cidade linda...... TE AMO MAUÉS.....
Por: marcela

Sou de MauÉs,atualmente moro em Roraima . nunca esqueci minha linda cidade de Água critalina e de pessoas maravilhosas. Ai ficou um pedaço de mim, meus amores de juventude, amo de paixão essa cidade, que foi o meu berço, e só de olhar penso que estou de volta.
Por: SONIA MARIACARDELI DINELI

Eu ainda nao conheço Maués. Mas fiquei super curioso de conhecê-la depois que vi este site. Já programei minhas ferias de final de ano e brevemente estarei pisando sobre o solo Mauense.
Por: Andres Nacher

MAUES CIDADE PRA TODA VIDA TE AMO DE PAIXAO.TENHO MUITO ORGULHO DA MINHA FAMILIA MORAR LA.SOU GRATA A TUDO E A TODOS DE MAUES.
Por: cristina valentim neves

Fiz a passagem de ano 2009 / 2010 lá. Realmente uma cidade muito acolhedora, pessoal simpatiquíssimo, praias maravilhosas. Ótimo mesmo para quem quer relaxar. Tem pizzarias, gelataria, lanches, se come bem, em especial em um restaurante / fazenda perto do aeroporto, que tem um borrego de chorar por mais, enfim, no geral muito legal.. Irei lá passar o carnaval este ano, mesmo que provávelmente em março não vá ter praia, com a subida do rio... só fiquei engasgado porque só tem, se não estou em erro, Bradesco e BB, e eu que tinha conta Itau, Real e Caixa e fiquei na mão, se não fosse um amigo...teria que voltar a nado.. rsrs Para ir aconselho onibus da Aruanã até Itacoatiara ( 06:00 da manhã - R$ 33,00) e depois o "Ajato" ( R$ 57,00), que permite chegar de Manaus lá no mesmo dia e vice versa.. de barco regional podem ser mais de 24H00, e acaba por ser cansativo.. Mas aconselho vivamente a visita a Maués, de preferência no verão para curtirem as areias brancas da praia, e porque não, pescarem um tucunarés na beirada... Abs Victor
Por: Victor Piedade

maués é tudo,vc pricisa conhecer* eu adoro Maués,pra mim nao tem coisa melhor do que a natureza,venha conhecer.
Por: larissa

Maués, simplismente Maués, terra linda de se viver. A terra que Deus escolheu para mim viver. Venha conhecer.
Por: Ronan Miranda Caldas

Adoro Maués, ja estive ai a vinte anos atrás,tenho vontade de ir novamente,Maués minha cidade querida assim posso diser.
Por: Reinaldo Torres

Olá,venha conhecer a beleza de Maues,moro aqui, e tenho muito orgulho de ser mauesense.
Por: gicele freire

maues e uma cidade muito linda a menho que eu ja conheci . eu nasci ai me criei ai e gostaria de criar meus filhos nela.agora eu moro em fiqueiredo mais um dia voltarei na minha cidade querida linda e maravilhosa .eu amo de coraçao ela maues eu te amo te amo e tenho muito orgulho de ser mauesenze...
Por: geara goiana lopes

sou uma eterna apaixonada pelo meu municipio,sendo que possui um povo amavel,acolhedor e educado....suas belezas encantam os visitantes...maues terra do guarana....
Por: anissa alexandra

Conheço sim Maués é uma cidade incrível,eu nasce em Maués,hoje moro no Rio ,mais,Maués está em meu coração..saudades das minhas raízes.
Por: Anne de Souza

Cidade da terra do guaraná, linda de natureza, tendo como principal atrativo as suas praias de água doce, sendo as principais: Praia da Ponta da Meresia, do Lombo, da Antartica, do Mirante do Éden e da Vera Cruz. É uma cidade fantástica, rodeada de uma natureza exoberamte.
Por: Adauto Barauna

AMO MINHA CIDADE. SAI DE LA COM 15 AMOS VOLTEI DEPOIS DE 25 ANOS.......CONTINUA LINDA. TENHO SAUDADE DA MADRINHA LYGIA,,,,,
Por: MARILAC

Envie seu comentário sobre Maués