Grajaú

Grajaú-MA
banner

Bem-vindo a Grajaú!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Grajaú e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Grajaú.

A cidade de Grajaú, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1835. A localidade está em uma altitude de 172m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 40.779 habitantes. A área total de Grajaú é de 7.205,1km², e sua densidade demográfica é de 5,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Grajaú-MA é 65940-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Grajaú

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antigo porto da fazenda Chapada, pertencente a Manoel Valentim Fernandes,a atual sede do município de Grajaú teve como primeiros habitantes o alferes Antônio Francisco Reis e membros da sua família, que já construíram residências e se estabeleceram comercialmente, fornecendo sal e gêneros para as populações ribeirinhas. Em 1814, o povoado foi atacado pelos índios da região, tendo sido seus habitantes dizimados, exceto seis deles, que estavam ausentes na hora do massacre. Dois anos depois, a população remanescente voltou ao local, restabelecendo suas atividades e os serviços do porto, ao qual foi dado o nome de São Paulo do Norte. Em razão da permanente ameaça dos selvagens, o que exigia permanente proteção de destacamentos militares, nem sempre concedida pelas autoridades da época, o povoado cresceu lentamente, vindo a ser elevado à condição de vila, com nome de Nosso Senhor do Bonfim da Chapada, somente a 29 de abril de 1835, pela Lei provincial Nº 7. Em 7 de abril de 1881, pela Lei Provincial Nº 1225, foi transformada em cidade a denominação de Grajaú.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de Abril

Gentílico

grajauense

População

61.903 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade linda, cheia de muitas paisagens, música, folclore e muita curtição, cidade hospitaleira que ainda conserva os bons costumes familiares.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Maranhense 

Limites

Itaipava do Grajaú, Barra do Corda, Arame, Jenipapo dos Vieiras, Formosa da Serra Negra e Sítio Novo.

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

418 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Ainda destaca-se como fonte econômica o Turismo nos Balneários, nas Cachoeiras, no leito deste imenso rio, um dos principais da hidrovia maranhense. No verão, após o esvaziamento da cheia, precisamente no mês de Julho, este rio transforma-se basicamente na maior força de produção desta cidade e seus povoados, pois atraem inúmeros turistas para apreciarem suas belas Cachoeiras e suas águas no Canecão, Limoeiro, Prainha e Zé Mulato; além de movimentar o comercio local, através de Pousadas, Hotéis, Lojas locais e o artesanato grajauense.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Uma das maiores atrações turísticas da cidade é o rio Grajaú e suas cachoeiros ao longo de seu percurso pelo Estado do Maranhão.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAJAÚ

E-mail:

Telefones: (98) 3221-7266 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO:

E-mail:

Telefones: (99) 3532-6506

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Grajaú

Grajau é minha cidade natal, gosto muito de tudo; clima, costumes, rio e da noite que é muito badalada etc. Breve estararei morando novamente espero que eu seja muito mais feliz nesse novo recomeço. BJS!
Por: VANIA-SANTOS-SILVA

ja tive a oportunidade de conhecer grajaú/ma e adorei é uma cidade linda, conhecir as cachoeiras, o rio e o balneario canecão e tambem os casarões preservados como patrimonios da cidade. Moro no df e sonho um dia poder voltar nesta cidade maravilhosa.!!!!!!!
Por: mauro

Morei nessa acolhedora cidade em 1975 e1976. Era Tenente do Exército, comandava a RESCON/2º BEC cuja missão era conservar a estrada entre Presidente Dutra e Porto Franco, mais o trecho entre Estreito e São Raimundo das Mangabeiras (total 726 Km de estrada de terra ). Tenho muita saudade da hospitalidade do povo, dos locais por onde tive o privilégio andar e conhecer, e dos muitos amigos que por aí deixei. Atualmente, como gaúcho que sou, resido em Porto Alegre mas pretendo um dia retornar a essa Terra. Um grande abraço e felicidades a seu povo.
Por: Johnson Bertoluci

Uma cidade muito otima
Por: ronaldo da silva cabral

um grande abraço pro pessoal de grajaú-ma quero ver muitas fotos da cidade pois moro em parauapebas-pa, e tenho muitos amigos dessa cidade aí que falam bem dela.
Por: joão de deus gomes ferreira

Grajaú do Maranhão és eterna curtição tresidela simpatia união muita orgia Grajaú do CANEÇÃO...(parabola de in- memoria de CHICO ROSAS). A NOSSA CIDADE É QUERIDA VC PRECISA CONHECER. ABRAÇOOOOOOOOO.
Por: LEONETE NOGUEIRA LIMA

Eu moro em Grajaú - MA., e fique curiosa da mensagem do Senhor Johnson Bertoluci que por essa cidade querida passou gostaria de saber mais de Grajaú nos anos que vc aqui morouMeu e-mail: [email protected] e ficarei esperando algum e-mail. Grata, leonete lima
Por: LEONETE NOGUEIRA LIMA

"Grajaú é meu lugar, que tanto amo e gosto de falar, das cachoeiras e remansos,tudo o que se instala nesse lugar"Eunice S.Viana E como diz a minha vó,eu amo esse lugar,onde nasci e que sempre que possível estou lá! E para quem gosta de tranquilidade,liberdade,de um clima agradável, de se divertir Grajaú é o lugar .
Por: TICIANE NASCIMENTO VIANA

gostei muito da espoagra canecaõ e todas as mulheres de grajau ma.
Por: HERMENEGILDO SABOIA DOS SANTOS

Eu sou Jose Nunes Vieira, popularmente conhecido como: Jose Camilo, moro na cidade de Arame, conheço bem grajau, pois nossos negocios são resolvidos ai, no bradesco, BBS/A isto é, quando se trata de transações financeiras. Tenho muitos amigos ai em grajaú, o Ozano, Claudio, Diolino, Benicio, Odilon e outros, quero dizer que grajaú é uma otima cidade para se viver, pois só o banho no rio grajaú ja completa tudo pra você. ok! Grajau é uma bela cidade Com muitos anos de fundação, A margem do rio do mesmo nome Que espelha muita inspiração, Para os poetas desta cidade Nas poesias e muita canção.
Por: Jose Camilo

Eu sou jOSE CAMILO, moro na cidade de Arame desde a decada de 70, sou formado em letras pela UEMA, sou professor e tambem faço pequenos versos Esta é uma dedicatória à cidade Grajau e tambem aos amigos grajauenses. Grajaú é uma grande cidade De bela história e tradição Cidade de grande progresso Com boa estatistica no maranhão Tem um povo bem dedicado Nos campos da educação Mercial é o novo prefeito Dos grajauenses com decisão É um bom administrador Com toda a sua dedicação Seu lema é o progresso Pra o desenvolvimento da região. ok!
Por: Jose Camilo

GOSTEI MUITO DAS FOTOS PARABENS GRAJAU CONTINUA LINDO, MAS DA PARA COLOCAR MAIS FOTOS, QUERO MOSTRA PARA AMIGOS DE MANAUS -AM.
Por: claudimar dantas

hoje amanheci totalmente inspirado pois vir q grajau faz parte de minha vida,nao seria diferente a cidade te oferece tudo aquilo q vc nao encontra em lugar algum pessoas educadas hospitaleiras com seus visitantes q por aqui de alguma forma aterrizou sua nave e eu assim o fiz so q minha nave especial nao mora + em grajau, mesmo assim continuo completamente apaixonado por esse paraiso chamado ¨grajau¨q deus abençoe a todos na verdade a minha maior alegria e quando eu monteiro ser agraciado com o titulo de cidadao grajauense,ai plantei parte do meu coraçao!! ai adotei minha segunda familia,onde fui recebido de braços abertos por todos,um grande beijo para eles, pai pedro e mae maria e vovó ana maria q ainda me acolhe com seus sinceros conselhos de mae e protetora! so agradeço a deus por t deixado conhecer meu paraiso grajau!!!!!!
Por: monteiro o predador

conheço muito bem pois morei ai tenho famailia no bairro fazendinha é uma cidade boa de curtir musicas ao vivo, pessoas maravilhosas hoje moro no estado de Minas mas sinto muita saudades da cidade e dos amigos.
Por: Zuclene maria

olar pessoas de grajau ja fais 10 anos que eu não moru mais ai tenho muinta saudade em dezenbro estarei ai para tomar todas na praça raimundo simas ficam todos com deus ate brevi
Por: adao barros lima

gostei muito das fotos esse por do sol vai para minha area de trabalho parabens.
Por: claudimar dantas

Nossa! como é maravilhoso poder matar a saudade de minha linda terra natal.Muitas lembranças boas me chegam e me enchem de saudades! Viva grajaú!!!
Por: jeomarcio

Grajau minha terra que saudade.
Por: evandro cruz de arruda

cidade linda, cheia de muita paisagem, musica, folclore e muita curtição, cidade hospitaleira q ainda conserva os bons costumes familiares.
Por: roberto

Primeiro, vamos trocar o termo localidade para cidade. Cidade boa para se morar, fixar residência, formar um lar. Este imenso rio Grajaú é um convite ao lazer, ao relaxamento no final de semana, além das Santas Missas aos domingo na paróquia, no canoeiro.
Por: WILLIAM GENNYSON CORREIA DE ALMEIDA

É um ótimo lugar para passar as férias no mês de julho. Temos: exposição agropecuária, banho no rio Grajaú (canecão) e muitas serestas pra você curtir. Vá lá e curta essas maravilhas.
Por: José da Paz Cirqueira de Arruda

que saudade de grajaú, passei só dois dias a serviço do bradesco. gostei muito mesmo, quero que eu tenha oportunidades de ir muitas e muitas vezes nessa cidade maravilhosa.
Por: fabio

Nacir e crecir em Grajaù essa cidade e muito importante pra min beijos.
Por: Andreia carneiro de souza

minha cidade natal ali passei vários momentos de minha vida sou apaixonada por esta cidadezinha
Por: maria diana

cidad d grajau e uma cidad acolhedora sou filho e tenho orgulho de ser grajauense uma cheia d riquezas tem um povo muito alegre,tem belezas naurais q nenhum outro lugar tem belas cachoeiras,tem uma bela catedral q nao vi nemhuma igual a de grajau um abraco a todos os grajauenses
Por: Gerfeson de carvalho

grajau minha terra querinda onde eu nasci,um lugar muito legal.teamo grajau
Por: rayane

Nasci, me criei e fui educado no Educandário "Sagrada Família", colegio direcionado pelas irmãs religiosas, onde fiz o primário e depois fui um dos primeiros alunos do Ginásio Gomes de Sousa, tambem direcionado pelos frades capuchinhos . Sai dai para procurar dias melhores. Depois de muitas lutas, encontro-me em Brasilia, Distrito Federal. Sou atualmente aposentado como Fiscal Tributário da Receita. Gostaria de receber E-mail de conterraneos, mormente aqueles com mais de sessenta anos para recordação dos velhos tempos, que jamais voltarão. Abraços a todos conterraneos.
Por: Jose Carlos Fontenele Viana

ainda não conheço a cidade de grajaú.mais tenho a curiosidade de conhecer. pois olhei as fotos e achei uma cidade maravilhosa e bastante turistica.com certeza estará no meu roteiro de final de ano.pois sempre gosto de conhece lugares diferente.e convido os grajaúenses a virem visitar minha cidade e com certeza é uma cidade muito recptiva e receberá todos muito bém.
Por: vereador mauro sao joao do caru ma.v

gosto muito dessa cidade o motivo e que a familia da minha mãe mora nesta cidade linda, o nome delas são faraide esposa do leonidas/betania/iraneide
Por: marcos

ESSA È HÀ CIDADE DOS SONHOS MUITAS XALDADES ESPERA POR MIN GRAJAÙ SO UM ANO ESTAREI DE VOLTA! UM ENORME ABRAÇO PARA OS GRJAUENSES......
Por: RAFAEL

adororo esta cidade, cidade pela qual esdudei passei a minha infancia . enbora sou goiana,jamais esquecerei esta linda cidade, que me recorda os melhores momentos da minha vida.hoje tenho 31 anos de idade20anos longe deste pedaço de ceu, mas ainda continua viva na minha mente ate mesmo o hino desta cidade que eu cantava na escola que eu estudava , grajau de tanta trdiçao rica pelora do maranhao.por favor alguem que por ventura ler este comentario por favor me retorne.ass. cristiane santos
Por: cristiane

vamos lá grajaú cidade onde meu pai nasceu nuca tive o prazer de esta lá fé em Deus estaremos embreve.
Por: MARCOS ANTONIO DE ASSUNÇÃO RAMOS

conheço eu sou de grajaú,mas moru em são paulo.recomendo va a grajaú
Por: clidenilson(pimba) são paulo

Olá, morei no Grajaú dos sete aos dezessete anos, ou seja: de setenta e cinco a oitenta e cinco, tenho muitas saudades desse lugar maravilhoso. Hoje moro em Santa Catarina, sou escritor, mais não esqueço esse lugar da minha segunda infância e adolescência. Eu morava na Trizidela e ainda tive a graça de conhecer pessoalmente o nosso querido Santo Frei Alberto Beretta. Beijos eternos...
Por: José Gentil Pires Neris

minha sidade natal graju mr saei de grajau em outubro de 77 moro no rio de janeiro mas tenho muita saudade de minha sidade natal aqueles peixe gostozo do rio gajau com farinha de puba que coiza gostoza. q aqui não tem é farinha de puba josé nascimento fonsêca
Por: josé nascimento fonsêca

eu adotei esta cidade pra morar eu amo grajaú estou fazendo 21 anos que moro aqui.gosto muito
Por: iris clores silva

Grajau essa cidade e maravilhosa onde passsei grande parte da minha vida!! mesmo distante sempre arrumo um tempinho pra ir visita essa linda cidade q eu amo de coracao...
Por: Raimundo

graju cidade maraviolhosa gosto muito de ir ai nas ferias do meio do ano curti o canecão
Por: karlene coelho

Essa cidade é um maximo quem conhece nunca esquece!!!
Por: tatiana de castro

VALE A PENA CONHECER!!!
Por: Tatiana de castro

a cidade é lindinha, adorei rever as fotos, pois ai pertinho, em barra do corda os meus pais nasceram e se criaram. amei, é tudo de bom, breve retornarei...
Por: roselane ferreira

Sou de Pernambuco e há mais de dez anos conheci Grajaú, e foi amor a primeira vista, sempre passo carnaval aí. Tenho no amigo Astrogildo, que é daí, o maior incentivo, e esse ano não poderia ser diferente, estive aí no carnaval. Quero agradecer a amiga Lu e seu esposo que me acolheram com muito carinho em sua casa. Um abraco à todos e até breve!
Por: Severino Henrique Goncalves (Bil)

Moro em SÃO Paulo a 23 anos, mais nasci em Grajaú, sou da tradicional familia Arruda. Falar de Grajaú é falar de um paraiso, temos um belo rio onde aos domingos se faz aquelq pescaria de quilqmbí (se pega o peixe com as mãos mergulhando) sem falar nas serestas, expoagra, futebol, e claro, o belo e maravilhoso banho no canecão tomando uma skol gelada e comendo um peixe na barraca do meu grande amigo Zé Muncico. Um grande abraços á todos os meus amigos (Oslean, Nego Hélio, Nego César, Neto Grosso, Alberto Grosso, Pitão, Carlos Filho e muitos outros). Att. José da Paz
Por: josé da paz

Recentemente tive a oportunidade de conhecer essa maravilhosa cidade de Grajaú, de tudo que era bom o que eu mais gostei foi da hospitalidade de seu povo, nos acolheram muito bem, pricipalmente o balneário canecão, as quadrilhas e as garotas que são muito educadas. Serafim de Goiânia.
Por: Serafim Pereira de Sousa

já morei e amo está cidade e as pessoas são maravilhosa e tamben eu estive ai en dezembro de 2010 e curti esta cidade maravilhosa abessa, um grande abraço a toda galera da comidade de grajau
Por: odilio

Grajaú é uma cidade muito boa as cachoeiras são muito lindas,aprecio muito os hoteis e pousadas,como o Torres Palace Hotel.
Por: Larissa.

que saudades da minha terra,sempre que posso vou visitala
Por: jaciaria da silva andrade

Grajaú é uma cidade maravilhosa de pessoas prestativas e muito hospitaleiras morro de saudades por isso agora em julho vou passar férias como diz minha amiga margarete Grajaú é considerada.
Por: Elvirane gomes adriano pereira

Sou filho de Grajáu, e a 23 anos moro em São Paulo. O que eu mais gosto dessa cidade é: -Banho no canecão tomando uma gelada no bar do Zé Mundico. - Saborear uma panelada na rodoviaria -Curtir de domingo a domingo toda a expoagra no mês de julho - E nos ultimos anos curtir o encontro da familia Arruda lá no Jaburú - E a inesquecivél pescaria de quilambí nesse maravilhoso rio Grajaú. Um abraço a todos Att. José da Paz
Por: José da Paz Cirueira de Arruda

Grajau minha cidade maravilhosa! salve pra galera de grajau
Por: kennedy wanderson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Grajaú
Fundação:
1835
Altitude:
172m
População:
40.779 habitantes
Área:
7.205,1km²
Densidade Demográfica:
5,66hab/km²
CEP:
65940-000

Envie seu comentário sobre Grajaú

banner