Cururupu

Cururupu-MA
banner

Bem-vindo a Cururupu!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Cururupu, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Cururupu, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1841. A localidade está em uma altitude de 12m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.406 habitantes. A área total de Cururupu é de 673,3km², e sua densidade demográfica é de 36,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cururupu-MA é 65268-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cururupu

Roteiros do Brasil

Região Floresta dos Guarás

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Presume-se que as primeiras incursões na região tenham sido realizadas, entre 1612 e 1614, pelos comandados de La Ravardière, seguindo-se a missão de reconhecimento efetuada por Pedro Teixeira, em 1661, com vistas à implantação da estrada real ligando São Luís a Belém, via Bragança e Alto Caité Segundo fontes históricas, seu povoamento tornou-se possível a partir das entradas chefiadas por Maciel Parente, que subjugou os índios tupinambás ali aldeados, matando o cacique Cabelo de Velha. Não demorou muito para que, com a chegada de fazendeiros e colonos oriundos de Guimarães, o atual território cururupense se tornasse grande centro de produção agrícola e de fabricação de farinha, açúcar e aguardente, para o que muito contribuiu o trabalho de escravos africanos trazidos de Daomé e da Costa de Ouro. Até 1835, quando foi criada a freguesia de Cururupu permaneceu com a classificação de 3º Distrito de Cabelo de Velha, subordinado administrativamente a Guimarães. Pela Lei provincial Nº 120, de 3 de outubro de 1841, a freguesia tornou-se vila e conquistou sua autonomia. Sua elevação à categoria de cidade ocorreu no dia 9 de março de 1920, por força da Lei Estadual Nº 893.

Gentílico

Curupuense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

09 de Março

População

32.594 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O melhor lugar para diversão. No carnaval, encontro com a familia. Uma linda cidade, muito hospitaleira e um bom local para se passar nas férias, principalmente as praias com suas belezas naturais que não há palavras para descrever, só visitando para ver!

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Maranhense 

Limites

Porto Rico do Maranhão, Mirinzal e Serrano do Maranhão

Acesso Rodoviário

MA-006

Distâncias:

Da Capital:

100 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Ilha dos Lenções

No litoral do municipio de Cururupu-Ma morada definitiva do Rei Sebastião,anfitrião do Sultão Turco,Darsolan e sua filha Princesa Jarina.

Duna

Descrição:  Duna alta na ilha dos lençóis no Municipio de Cururupu-MA.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURUPURU

E-mail: [email protected]

Telefones:  (98) 3391-1120

Site:  http://www.cururupu.ma.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO:

E-mail:

Telefones: (98) 3391-1875

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cururupu

melhor lugar para diverção no carnaval e encrotro com a familia.
Por: thaise vieira da cruz

Olá, conheço sim Cururupue tenho familiares q moram ai, o Jeova meu cunhado tem um posto de gasolina se não me engano o nome do posto beira mar , um abraço a todos ai acho q deveria ter mais fotos da cidade. by
Por: Lourival Abelha

Na minha opnião essa cidade e uma das mais lindas do mundo inteiro.
Por: Rafaella

é uma linda cidade e muito hospitaleira um bom local para si passar ferias principalmente nas praias que tem beleza naturais que não tem palavras para descrever, só voçê indo lar para ver. isso que eu não falei do carnaval, esse só voçê indo pessoalmente pra sentir vale apenas.
Por: kenandy

cururupu é uma cidade muito acolhetora adorei,tdo pessoas maravilhosas com muito bom humor...
Por: viviane vieira costa

Olá morei em CPU por 6 anos dos meus 6 aos 12 anos de idade e posso dizer que foram os melhores anos de minha vida... sinto muita saudade de lá pretendo voltar um dia....
Por: Sabrina Reis

Olá, tenho orgulho de ser Cururupuense, e não visito minha Cidade a mais de 20 anos, gostaria de ter noticas da minha Cidade... Hoje moro em SP.
Por: Milton

cONHEÇO CURURUPU E GOSTO MUITO DO SEUS HABITANTES, POIS SÃO PESSOAS SIMPLES E MUITO ACOLHEDORA
Por: OSSEAN

eu amo essa cidade maravilhosa,aonde eu nasci,é pertendo volta em breve.
Por: juely

foi lá que eu nasci seu moço, sou mesmo é de uma linda ilha cahamada valha-me-Deus sai quando tinha seis anos mais Cururupu é d+ meu aparece lá vou gostar de te ver, bre eu também chego lá. beijos a todos
Por: kátya santos

AMO ESSA CIDADE!AÉ UM LUGAR MARAVILHOSO! TENHO ORGULHO DE SER CURURUPUENSE!ESPERO IR AI EM BREVE MEAGUARDEM ,POIS APENAS DIAS PRA MIM CHEGAR!NÃO VEJO AHORA DE ESTAR NO MELHOR LUGAR DO MUNDO!!!!!!!! CURURUPU AMO-TE!!!!!!!
Por: MATHEWS MONTEIRO DA SILVA

E A MINHA TERRA QUERIDA ONDE ESTA AS MNHAS RAIZES EMBORA DISTANTE NÃO A ESQUEÇO E QUANDO POSSO ESTOU SEMPRE LA
Por: LEONIDAS DINIZ

Sou cururupuense de coração , corpo e alma e atualmente sinto muita saudade de todos , do barsinho do aereoporto , dos banhos de mar , das praias e as comidas em fim de tudo e de todos. Um abraço a todos os conterraneos .
Por: pedro paulo costa diniz

sou dessa cidade linda que eu amo de paixão infelizmente nao morro mais ai mais sinto muitas saudades de tudo e de todos.
Por: Maria José da s.moura

Crurupu é "MARA"não há cidade melhor no MA (tirando São Luis claro)Eu amo essa cidade maravilhosa tudo é lindo começando pelos homens maravilhosos q lá moram!!!Amo
Por: Tatyanne

Estou com muita saudade da minha terra , acho que em breve estarei indo matar essa saudade , rever os amigos e os meus familiares que estão por ai . Um abraçãoooo a todos os meus conterraneos .
Por: pedro paulo costa diniz

a cidade de cururpu é muito linda,existe vários pontos turisticos,adorei ir até essa cidade.
Por: Rosiana Reis

Olá sou de são paulo, estive em cururupu a 3 anos atrás e me apaixonei pela cidade, meus pais são do maranhão e eu considero como minha terra, peço que se alguem puder me aceite no msn [email protected] para conversarmos mais sobre a cidade pois um dia pretendo ir para morar, obrigado a todos e meus parabéns!!!
Por: LEANDRO CARLOS ANDRADE QUEIROZ

Fui convidade pra conhecer Cururupu e pelo q vejo nas fotografias esse lugar deve se maravilhoso.E quem me fez o convite foi um morador da aí. bjs
Por: Marcele

TENHO O GRANDE PRIVILÉGIO DE TER NASCIDO NESSA TERRINHA MARAVILHOSA E ABENÇOADA POR DEUS!!!! RICA EM SUA DIVERSIDADE DE ESPECIES E MANQUEZAIS!!!!!!
Por: ANA NERY

Sou de cururupu com muito orgulho,venham e conheçam as belezas naturais ,nossa cultura,praias linda inclusive ilha de Lencóis,e muito mais.
Por: Leudiane Ferreira

minha querida cidade onde eu nasci e cresci, toda minha infancia eu passei nesta cidade sinto muita saudade era muito gostoso sinto muita falta dos meus amigos infancia como a que eu tive em cururupu não existe mais.sinto saudades da minha terra te amo cururupu te amo LUCIVALDO PIRES PINTO belem pará.
Por: lucivaldo pires pinto

eu nuca morei ai mais pela foto parece legal aminha mae nasceu ai no maranhao ele passol 2 anos no maranhao depois ela e a minha vo vei morar no perri ela conhe seu o meu pai e venho morra em sp ela me deve e nunca mais se mudou
Por: amanda

És uma cidade maravilhosa, hoje me encontro distante mais com a dor no peito e a alegria de saber que minha terra natal esta mudando e evoluindo cada vez mais... saudades!!!!
Por: glaudston

Gostaria que a minha querida Cururupu essa cidade quem tanto amo, tivesse melhor para receber os turistas, mesmo assim quero dizer " Sejam bem vindos"
Por: IDALENE

oi sou comunicador de radio, já visitei cururupu em uma oportunidade. sou de juazeiro do norte ce, meu sonho é voltar a essa cidade pos quando olho minhas fotos fico com saudades. um abraço a todos moradores amei cururupu
Por: marcondes santos

CURURUPU, É O MELHOR CARNAVAL DO MUNDO. EM TODOS OS NÍVEIS, SEGURANÇA, ALEGRIA, CONFRATERNIZAÇÃO É QUANDO OS CURURUPUENSE SE ENCONTRAM.
Por: LEONIDAS DINIZ

Nasci nesta cidade a 56 anos tenho muitos familiares e parentes aí joguei muita bola e fiz muitas pescarias amo esta cidade.só espero,aqueles que desfrutam de tudo isso tenham mais cuidados com os rios e garapés vivo em são paulo mais não esqueço do meu lugar.Milton
Por: MiltonSilva-StaLuzia-Areiabranca

Cidade linda onde nasci,com praias paradisíacas...
Por: Clicia

Sinto saudades, da minha Cidade, faz sete anos, que não visito, logo visitarei. abraços a minha familia, aos cururupuense. palmas-to 11-03-10
Por: Antonio Carlos

Sinto saudades, da minha Cidade, faz sete anos, que não visito, logo visitarei. abraços a minha familia, aos cururupuense. palmas-to 11-03-10
Por: Antonio Carlos

eu fui criado nesta cidade ,pois toda vez q vejo algo sobre ela eu. me cinto como criança novamente,isso è muito bom por que eu amo esta lugar
Por: sidney roberto alves barros

eu amo essa cidade... pos vivir toda minha invancia nela..... e apaz e o discanso so encontro nela, pode cre.........
Por: jose jarbas franco costa

eu amo cururupu,morei na cidade 18 anos e fui muito feliz.parabéns pelas fotos.temos que investi 70% na area do turismo.
Por: leandra brito

Com o potencial cultural que tem,Cururupu ainda poderá despontar como o município mais promissor do Estado do Maranhão. Bastas que seus filhos que tem poder de mando esueçam suas vitórias pessoais e voltem seus olhare para essa bela terra. Ainda há tempo
Por: Firmino Pimentel Ferreira

' Cidade bonita , e verdadeira. Lugar que eu gosto de ir. Minha ferias tem que ser ai. Cururupu Terra viva de se hospedar !
Por: Luan Rodrigues

estou em brasilia mas sou cururupu-ensse.e sinto-mi muito felis de ver a minha sidade cresse com um povo lindo com uma cutura tipica de nosso povo estou aconpanhando a nossa cidade cresse com um umilde e acolhedor seta é a nossa cururupu que Deus levant lideres que levi bom termo nossa nossos valores.
Por: elinaldo silva mendes

cururupu é uma bela cidade, tenho vontade de voltar a morar lá novamente, a cidade é muito bonita e me encanta toda vez que eu a vejo, venham visita-la vocêsz não vão se arrepender, venham passar pelo menos um fim de semana aqui em cururupu que vocês vão sse encantarn asim como eu, vocês não vão ter vontade de ir enbora nunca mais. VENHAM VISITAR ESSA BELA CIDADE.
Por: Danielle tavares dos santos

cururupu cidade maravilhosa estar no meu coração, adorooooooooo.
Por: JOSIANE SILVA

Adoro esta terra.Atualmente moro em Belém mas quando estou de férias da faculdade não penso em outro lugar para curti-la.
Por: cristiane campelo

sou de cururupú gostaria de ver mais fotos das praia de cururupú
Por: josé paulo de oliveira rabelo

O que tem de melhor nesse município são as ilhas, pena que não são dotadas de infraestrutura e nem divulgadas para o ecoturismo, no entanto dá para visitá-las e deslumbrar belas e desertas praias onde residem colonias de pescadores. São mais de dez vilas com cerca de mil habitantes, onde só se chega via mar, em viagens de 1 a 2 horas em pequenas e médias embarcações típicas da região.
Por: João Carlos C. da Silva

Como cururupuense sou suspeito a falalr , mais a minha terra é maravilhosa. Estou com muita saudade de tudo . em cpu tudo é saudavel , espero ñ demorar muito a ir lá .Valeuuuuuuuuuuuuu
Por: pcdiniz

essa cidade é muinto linda super encantadora adorei rever algumas coisas de cururupú é showwwwwwwwwww
Por: leandro

eu nascir la eu mao cururupu minha cidade natal e apesar de tudo e o segundo melhor carnaval do maranhao
Por: ana claudia

eu morro no df mais naum peco o carnaval de cururupu
Por: ana claudia

nasci em cururupu, vivo no Rio de Janeiro a50 anos, mas sinto muits saudades de la,pretendo ir em breve matar as saudades. Ainda tenho parentes la e gostaria muito de reve-los. Me aguarde no carnaval. Franci Gomes (irma do Assis)
Por: Franci Gomes Coelho

adoro cururupu,stou sempre viajando para esse municipio maravilhoso.
Por: nyldhe

eu pasei um bom tempo em cururupu eu amei er quero voulta para eu pasa mais tempo ela so mitroser felisidader eu nunca vou esqueser esta maravilha do meu coracao
Por: eu achei muito linda er um paraiso

Cururupu é um dos lugares mais lindo pricipalmente apraia do PERU onde eu nasci e estou indo visitar os dois.
Por: EDNALDO AMORIM

Sou de cururupu, vivi muitos anos por lá hoje vivo em são luis capital do MA , adoro minha cidade natal, ele é linda, conheço cada palmo da cidade, as praças, as igrejas, as praias aliás as praias são lindas conheço todas elas. Pena que CPU seja tão maltratada.
Por: Raimundo J A Silva

adoro o carnaval de cururupu e o melhor carnaval do Maranhão.
Por: josinalda abreu

a cidade é muito linda, é uma cidade otima para passar ferios curtir o carnal.é tudo de bom.xello
Por: Regina

Moro em Belo horizonte. Passei a minha infância e adolescência em Cururupu, todas as boas lembranças desta terra maravilhosa estão na minha memória. Faço planos para visitá-la em breve. Graças a Deus pela existência de um lugar tão especial.
Por: Ronald

PARA MIM É O MELHOR LUGAR DO MUNDO, MELHOR CARNAVAL QUE TEM, EU COLOQUEI A MINHA IMAGEM NO YOUTUBE COM O NOME COIMBRA CURURUPU , EU MORO EM PORTO VELHO RONDONIA , MAS SO MEU CORPO ESTAR AQUI O RESTO ESTAR EM CURURUPU EU AMO DE PAIXÃO , ADOR PISAR NAS SUAS AREIAS E ADORO VIVER E REPIRAR EM CURURUPU , MINHA MÃE MORA LA E MUITAS DAS PESSOAS QUE EU AMO , PARA CURURUPU SO FALTA BONS POLITICOS E QUE FAÇAM ALGUMA COISA , E QUE PAREM DE ROUBAR!!!!!!!!!!!
Por: COIMBRA CURURUPU

Cururupu cidade linda, calma, cururupu cidade que amo de coração, por lá vivi por muintos anos, hoje longe de casa, apenas posso sonhar que estou a caminhar pelas suas ruas ladrilhadas. por Raimundo amorim, São Luis 27/10/2010.
Por: Raimundo Amorim

eu morro em brasilia mais nasci em cururupu sou cururupuense com muito amor em viajo pra la de 2 em 2 anos eu aonda acho pouco e vcs q deijao comentarios espero ve vcs la carnaval de 2011 fique com deus tds vcs
Por: ana claudia

cururupu é uma bela cidade de pessoas maravilhosas, uma bela e maravilhosa cidade que eu amo de coração.
Por: josylanda

É a melho cidade do mundo,é divertido e agradavél mora lá .estou com saudades da minha terra.
Por: Luan da silva gomes

eu gostei de rever o lugar que eu nascir, hoje eu estou no rio de janeiro a 25 anos que e nao vou na minha terra, voces estao de parabens,por favor mande pelo o meu imail as novidades desta cidade que tenho muita saudade. obrigado
Por: cristina macedo

Oiiii,sou de cururupue amo essa cidade de paixão,embora n tenha nascido lar mas moro lá desde os 4 anos de idade mas cm 13 anos vim para são luís e morro de saudades de lá stou cm 15 anos praticamente dois anos sem ver minha família e meus amigos mas eu amo mto esse lugar e dessa vez eu voto para passar o carnaval bjos
Por: Rosivane Araujo

Cururupu é uma cidade belissíma , com lindas praias , cheias de encanto e magia
Por: SAMYLA

Adooooro Cururupu,mesmo morando longe não perco uma oportunidad d estar no carnaval,.Èuma cidade d pessoas acolhedoras.
Por: Leilce

amo cada pedacinho adoro os rios praias o mercado e bem legal a casa de artesanato tem muita coisa interesante nao deixe de visita as igrejas o carnaval e muito bom uns dos melhores gue ja passei
Por: eliciane

Oi Nao conheço a cidade de Cururupu,é a primeira vez que ouço sobre essa cidade,gostaria muito de conhecer.
Por: Bernadete

Essa cidade é demais,encantadora e sem falar do carnaval que é tudo d bom
Por: Yanara

É tao bom quando chego em cururupu,rever a familia,fala serio,isso é d+. E o carnaval,nem se fala,reencontrar primos,tios... É otimo,so piracao. Enfim,eu adoro essa cidade.
Por: Yanara

sou cururupuense com orgulho aminha mae mora la mais faz 12 anos que nao vou la sinto saudades do povo la etudo de bom
Por: shirlany rodrigues

Curururupu, eterna saudade, amo este lugar,neste momento gostaria de estar na minha cidade natal.Pensem em um lugar delicioso... é minha amada cidade. Minhas melhores lembranças e amizades, estão neste lugar!!! Rita.
Por: rita de cassia almeida

Nao conheço a cidade , mas tenho um amigo que tem orgulho dessa cidade. Deve ser linda .
Por: Gilderlane -Caxias - MA

Cururupu é inesquecível,amo de paixão a minha cidade natal;é uma pena estar tão longe.Uma das coisas que Cururupu tem de melhor é o carnaval e a hospitalidade de sua gente. 100% maravilhosa.
Por: Mery machado

Nasci em São Luis, pouco tempo depois meu pai(Professor José Lino) foi transferido pro Cururupu. Fui embora quando ainda era criança, tenho planos para voltar, o litoral me fascina. Hoje tenho 50 anos e moro em Imperatriz. Um abraço Cururupu.
Por: Ismael L Silva

simplesmente d+ com certesa não ira se arepender pois alem dessas praias maravilhoses tem tambem a cultura desse povo que com sertesa ê umas das mais ricas o reggae o que fala desse movimento que tem no maranhão especialmente em são luis e em cururupu.
Por: sandro

sou maranhense e tenho muita vontade de conhecer cururupu.
Por: ismael

nao ha cidade melhor no mundo. sou filha da terra subrinha do dono da melhor escola de sanba da cidade aspirante do sanba
Por: ieth sulene gayoso miranda

Nasci e cresci na cidade de Cururupu, cidade maravilhosa, que eu amo e morro de saudade. Onde encontra-se um povo simples, e hospitaleiro, que possui uma grande riqueza, a alegria de viver. Podemos ainda encontrar uma culinária única, composta de deliciosos pratos com frutos do mar de primeira qualidade, uma grande variedade de produtos agrícolas, e uma imensidão de áreas naturais para passeios de barco, carro ou mesmo caminhadas. E tudo isso graças a esse grande povo, que luta e constrói com suor essa terra boa. PARABÉNS! povo de Cururupu.
Por: Clara Elice Cunha Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cururupu
Fundação:
1841
Altitude:
12m
População:
24.406 habitantes
Área:
673,3km²
Densidade Demográfica:
36,25hab/km²
CEP:
65268-000

Envie seu comentário sobre Cururupu

banner