Colinas

Colinas-MA
banner

Bem-vindo a Colinas!

banner

Comece planejando a sua viagem para Colinas utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Colinas e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Colinas.

A cidade de Colinas, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1870. A localidade está em uma altitude de 141m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.878 habitantes. A área total de Colinas é de 1.576,6km², e sua densidade demográfica é de 20,22hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Colinas-MA é 65690-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Colinas

Roteiros do Brasil

"Princesinha do Alto Sertão"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem da cidade de Colinas remonta ao início do século passado, quando ali foi fundado um povoado com a denominação de Conceição, mais tarde mudado para Fazenda Grande, tornando-se grande centro de criação de gado e de produção de algodão e cereais.
Pela lei provincial Nº 1338, de 28 de maio de 1868, foi elevada à categoria de distrito administrativo de Passagem Franca, sob cuja jurisdição já se encontrava, passando a ter o nome de Consolação. Com a chegada ininterrupta de novos habitantes, destacando-se as famílias do Comendador Antônio José Teixeira, do coronel Francisco Dias Carneiro e do Comendador Severino Dias Carneiro, o distrito de Consolação teve grande impulso econômico, vindo a merecer, através do Decreto provincial Nº 879, de 4 de junho de 1870, sua elevação à categoria de vila, recebendo a denominação de Picos, sugerida por Francisco Dias Carneiro.
Em 10 de abril de 1891, por força do decreto estadual Nº 76, recebeu o título de cidade, conservando o topônimo que anteriormente lhe havia sido consagrado. No ano de 1943, em razão do que dispôs a legislação federal sobre duplicidade de topônimos de cidades e vilas brasileiras, passou oficialmente a denominar-se Colinas.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

10 de Abril

Gentílico

colinense

População

39.167 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia da cidade está baseada no setor de serviços, principalmente o comércio,na indústrias de transformação presentes no município e na agricultura e agropecuária.

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense

Limites

Jatobá, Sucupira do Norte, Mirador, Paraibano, Buriti Bravo, Passagem Franca e Tuntum.

Acesso Rodoviário

BR-135 MA-370 MA-132

Distâncias:

Da Capital:

437 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos:

Balneários: Maresia, Bambú, Cambirimba.

Parque José Maria Lima (Antigo Balneário Colônia).

Avenida Beira Rio, Pousada Nautica;

Piquete (distante 3 km da cidade, local onde se deu um dos confrontos da guerra da Balaiada).

Praça da alegria.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O município tem um rico acervo cultural, com destaque as danças do: Lindô, Jaraguá, tambor de crioula, bumba-meu-boi, principalmente a tradicional vaquejada de Colinas, que acontece todos os anos, sempre no final de julho.

- Todo ano quando chega o final do mês de Julho a cidade vive a alegria de ter uma das melhores vaquejadas do estado do Maranhão. A vaquejada de Colinas já se consagrou como uma das melhores do estado, e atrai sempre um número muito expressivo de competidores e visitantes.

- A vaquejada ocorre no Parque Onildo Maior, que se localiza no bairro Guanabara, na estrada que liga Colinas a cidade de Buriti Bravo. O esporte é muito presente principalmente entre os jovens, que disponibilizam do ginásio municipal e do estádio municipal além de quadras escolares, para participarem de torneios e campeonatos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLINAS

E-mail:

Telefones: (99) 3552-1644

Sites: www.colinas-ma.com.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.colinasma.net/

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO:

 

E-mail: [email protected]

Telefones: (99) 3552-1654

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Colinas

Estou desesperadamente procurando o telefone da Rádio Itapecuru AM de Colinas e infelizmente não consigo... Será que vocês podem me ajudar Obrigado Alex
Por: Alex

eu.estoucommuitasaudadidamilhafamiliabeijo.para.ttoda.voceis
Por: karla

É uma cidade bonita ,mas o q eu mais gostei foi do bolneario Colonia .Lá é simplismente maravilhoso..................
Por: paula gomes

eita cidade boa. so indo la pra conhecer. essa eu garanto que vao gostar
Por: helio victor

nasci nesta cidade,sai dai aos 09 anos de idade, até hoje não voltei, mas tenho vontade e sinto saudades e lembranças.
Por: Antonio Ferro

sabe onde começou a guerra da Balaida ? sabe v .o que é Piquete ? Venha até Colinas- Ma e saberás.
Por: ernande ( pai)

colinas minha terrra natal meu berço onde eu nasci qui saudade em breve to voltando enterior lagoa do mato maiara costa df - brasilia
Por: maiara costa pequeno

Sou filho de colinas e posso assegurar,voçê que nao conhece não perca tempo entre os principais atrativos posso citar; Durante o dia varias opcoes de banho a comecar na beira rio e se estender ate a colonia. A noite nessas ferias tem vaquejada pense tudo de bom.Vá e aproveite
Por: Rivanildo Feitosa Barroso

eu amo minha cidade.pena que não aí, mais um dia quem sabe ?beijos a todos os filhos dessa maravilhosa cidade.saudadesssssssss.
Por: rosamelia pereira da silva

eu sou de colinas mas moro em cristalina ha 5 anos adoro minha cidade maravilhosa. e tudo de bom e tem uma das melhores vaquejadas do nordeste. TE AMO COLINAS.
Por: maria francisca costa barros

É uma cidade muito bonita. E eu tenho um amigo que tem um balneário e o seu nome é; José Maria Lima. Sanfoneiro e comerciante na cidade
Por: Lourival(figueira do acordeon)

Conheço essa cidade maravilhosa, morei por um ano na decada de 80 e fiz otimas amizades.
Por: Edvaldo Mendes

COLINAS E TUDO DE BOM ESTOU COM MUITAS SAUDADES DA MINHA CIDADE DOS MEUS AMIGOS PRINCIPALMENTE DA MINHA FAMILIA.BEIJOS COLINAS TE AMO DE CORACAO
Por: CLEDYSON PEREIRA BRANDAO

q saudades de mina cidade principalmente de minha familia, qualquer dia vou tomar um belo banho de rio com vcs, beijos!
Por: bethania

cidade maravilhosa muito boa de se morar quria estar air para poder apreciar essas maravilhas
Por: daianne

ja vivir em colinas e uma cidade otima de se vivir com muitas festas datas comemorativas como a vaquejada de lar
Por: dayanne

NASCI E ME CRIEI EM COLINAS MINHA CIDADE MARAVILHOSA ESTOU COM MUITA SAUDADES MAS JA ESTOU VOLTANDO EM DEZEMBRA ME AGUARDEM.
Por: JOANDRO

Cidade maravilhosa, aconchegante de gente acolhedora, um paraiso, terra melhor não há!
Por: Genival Costa

eu quero dizer que minha cidade colinas é muito 'linda'...
Por: luan nunes

te amuu colinas te adoro ma fia adoro essa cidade cidadinha que amuuuuuuuuu
Por: lesly lorrany

Concerteza CONHEÇO COLINAS O MEU PAI É DE LÁ,E DE VEZ EM QUANDO VOU PASSAR FERIAS POR LA.....É UMA CIDADE MUITO BONITA.CHEIA DE COISAS MUITO INTERESSANTE...BJUS A TODOS...ADORUH
Por: jessyka

SOU DE COLINAS MORO EM SÃOLUIS E ADOREI AS FOTO DE COLINAS MATEI ASAUDEDE BRIGADA FUI ........,BJ BJ BJ////////~~~´RARARA~.
Por: DIONE MELO DA SILVA

Colinas é uma cidade turistica Que traz muita inspiração Tem muitas cachoeiras lindas Pra o bem do povo da região Enriquecendo tmbem o turismo Pra todo estado do maranhão. Eu sou natural do piaui e moro na cidade de Arame, não conheço pessoalmente colinas, más muitos amigos ja à essa cidade e falaram que é uma região muito bonita, a propria cidade com suas lindas cachoeiras, foi por isso que eu fiz este pequeno dedicado a essa cidade e tambem ao povo da região. ok!
Por: Jose Nunes Vieira(Zé Camilo)

moro aqui em sp a 20 anos sou de colinas do maranhao minha familia esta toda la e eu tenho muita saudade dessa cidade
Por: ana

NASCI EM COLINAS HOJE MORO EM SAO LUIS MAS MINHA FAMILIA MORA AI TA COM 8 ANOS Q N VEJO A MINHA FAMILIA .MAS GOSTO MUITO DA MINHA CIDADE EM BREVE EU VOU VOLTA AI SINTO MUITA FALTA DAS COISA BOA DA MINHA CIDADE
Por: MARIA DA CONSOLAÇAO PEREIRA DA SILVA

Colinas foi uma das cidades mais lindas que eu ja conhecir,onde encontre pessoas muito bonitas e inteligentes. Eu adorei conhecer essa cidades!!!
Por: marceane

adoro essa cidade e minha e da gente breve estarei ai de novo
Por: daniel

Olá! 25 anos que deixei COlinas e a saudade é grande. Da terra e dos amigos, Chico Coquinho, Flávio Feitosa, Chocolate da padaria, seu Antonio da Mar Azul, entre outros e das boas conversas com o Zé Henrique da agropecuária Colinas e seus planos para desenvolver e adminstrar sua agroindustria. Naquela oportunidade, o caju era a bola da vez para investimento e o babaçu e o arroz aqueciam a economia local. O garimpo levou muita gente pois Serra Pelada fez também História e muitos Colinenses foram para lá. Também Mirador, do Nilo, da dona Baiô, do Zé Carlos das boas conversas e pescarias com o "Cemar" e as cervejas no boteco a beira do rio Itapecuru.Quanta beleza do parque Nacional de Mirador que espero esteja sendo preservado. Também, sinto falta das enchentes, da falta dàgua, da falta de luz, dos atoleiros para Sâo João dos Patos na serra Negra, dos atoleiros em São Domingos e dos belos passeios em São Luis e Teresina, que era mais fácil. Como Turismologo, recomendo a visita pelo bucolismo das tardes amenas e noites agradaveis, pelo encontro das águas dos dois rios, pelas praias que se formam na estiagem, pela culinária tipica do piau açu moqueado e assado na brasa, pela panelada que era preparada com esmero nos restaurantes da cidade e no clube COlinas. Apenas não tenho saudades dos políticos, do Sarney, da Roseana, do Cafeteira, do João Castelo, do Ministro Lobão, que nada fez pelo Maranhão a não ser enriquecer.
Por: Darcy Francisco da costa pinto

Eu morei em Colinas oito anos. Estou morando em Sao paulo ha tres anos, mas nao esqueço momento algum desta cidade maravilhosa.
Por: Rejane

conheço,sou de lá e amoooo essa cidade calorosa e muito charmosa!!!!
Por: Alzira Pereira Silva Moura Lima

essa é minha cidade maravilhosa,com seus rios de aguas frias,balneários,festas e muita gente bonita. visite colinas,cofira, ainda tem muita coisa pra se ver...
Por: cleide

nossa conheço de mais colinas afinal so de lar e nascir lar, colinas é maravilhosa.sinto muita saudades de lar.
Por: elitania da conceiçao

conheco muio bem morei muito tempo ai.e uma cidade maravilhoso tenho muitas soudades; faz 10 anos que nao vou air.
Por: Patricia oliveira fernandes

colinas é minha cidade que eu amo.adoro minha cidade..estou muito longe,mais assim que poço eu vou fazer_la uma visita.porque so assim me sinto alegre.a vaquejada,os festejos,a beira rio..é tudo de bom...minha cidade maravilhosa...
Por: claudimar

colinas é uma cidade muito bonita e eu ja fui lá visitei gostei muito de lá espero que as pessoas gostaram de mim como eu moro na cidade de arari é longe mesmo mas eu vou para lá em novembro no festejo thaauuuuuuuuu.. muito obrigado.......
Por: matheus henrique

amei colinas tenho familha,amo o maranhã,tenho saudades ate do cheiros amuuuu.
Por: iracema miranda

Quanta saudades eu sinto desse lugar, vivi minha juventude ai estudei , encontrei o grande e primeiro amor da minha vida apesar de esta longe e faz muito tempo mas ficou algo muito especial por isso, Te Amo Colinas vc sempre vai viver no meu coração........
Por: maria socorro rocha

colinas e uma cidade maravilhosa nao consigo viver sem ela tiamo colinas
Por: miguel

eu sou de colinas e tambem amo essa cidade maravilhosa de se viver e curtir e claro so falta uma coisa que e serviço ok bjos colinas eu te amo
Por: suzana karenn

essa cidade é muito louca tem as melhores festas as garotas mais bonitas amo essa cidade afinal eu nasci aí em colinas
Por: leonardo

eu gosto dess cidade, porque tenho amigos ai,sem falar no rio e minha querida gb.
Por: josé[pinduca

NASCI NESTA LINDA HOJE MORO NO DF + MEUS FAMILIARES MOROM TODOS AIY NETO
Por: jose neto francisco de sousa

colinas é minha cidade nasci e fui criado lá. e sai aos 16 anos de idade com destino ao rio de janeiro...hoje estou casado com uma colinense tenho uma filha,casa,carro,trabalho......construie minha vida aqui no rio, mais nunca esquecir minha terra natal. quese toda minha família mora lá e sempre que dar eu me mando pra lá..eu amo este lugar....é minha cidade maravilhosa...
Por: antonio eduardo

Colinas, cidade do interior, maravilhosa para quem procura descanso e ao mesmo tempo se divertir muito na noitada, sou de colinas, e hoje moro em Brasília, mas não perco a chance de visitar essa terra maravilhosa de gente acolhedora.
Por: antonia raylane

conheço está cidade esplêndida!!!de moradores super acolhedores....felizes os que saõ providos de terem tantas felicidades e emoções ai nesse cantinho do mundo....fantástico, abraços para todos os colinenses!
Por: sayonara

eu nunca andei em colina mas vi pela foto na net e gostei eu sei q tem muita mulher linda
Por: paulo afonso

colinas, é a cidade natal do meu pai, Jotacy Cortêz, no povoado maravilha no municipio de colinas, quero muito conhecer essa cidade tão linda, ver meus parentes paternos, meus irmãos tbm querem muito conhecer, conhecer a beira rio, as praças, nas ferias concerteza estamos indo pra colinas finalmente conhecer essa linda cidade! :)
Por: Andressa cortêz

sou de colinas moro hoje em luis eduardo magalhaes e tenho muitas saudades minha familia mora la sempre que posso vou em colinas bebi muita pinga na beira rio e uma pena que as autoridades de colinas nao oferecem empregos e a gente tem que sair de la a procura de melhoras mais amo colinas.
Por: concileide

Morei em Colinas na minha infância e fiquei até 14 anos. Estudei no Grupo Escolar João Pessoa, Ginásio Colinense, e há muito tempo vou a esta cidade tão querida. Hoje sou Prof. Universitário (Educação Física), Dr. em Engenharia de Produção e sistemas (Comunicação e Mídia). Tenho dois livros publicados e vivo bem com meu pai Agripino, minha mãe Amélia e meu filho lindo Felipe Luz. Um diz voltarei por ai. Abraços fraternos.
Por: Agripino Alves Luz Junior

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Colinas
Fundação:
1870
Altitude:
141m
População:
31.878 habitantes
Área:
1.576,6km²
Densidade Demográfica:
20,22hab/km²
CEP:
65690-000

Envie seu comentário sobre Colinas