Cantanhede

Cantanhede-MA
banner

Bem-vindo a Cantanhede!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Cantanhede, fotos, informações, os principais hotéis de Cantanhede, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Cantanhede, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1952. A localidade está em uma altitude de 25m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.445 habitantes. A área total de Cantanhede é de 844,1km², e sua densidade demográfica é de 17,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cantanhede-MA é 65465-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cantanhede

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1914, com a chegada dos trilhos da estrada de Ferro São Luís-Teresina, Cantanhede iniciou seu desenvolvimento.

Gentílico

cantanhedense

Significado do Nome

Sobre sua origem, sabe-se apenas que, em 1902, Cantanhede já era um povoado com cerca de 20 casas, tendo recebido essa denominação de seus primitivos habitantes lusitanos, certamente vindos da vila de igual nome existente em Portugal.

Aniversário da Cidade


População

20.597 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cantanhede é uma cidade alegre e hospitalheira e quem a conhece não esquece jamais.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

As margens do Rio Itapecuru. 

Limites

 

Acesso Rodoviário

MA 332

Distâncias:

Da Capital:

197 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

E. F. São Luiz-Teresina (1919-1975)
RFFSA (1975-1997) 
CANTANHEDE
Município de Cantanhede, MA
Linha tronco - km 158,939 (1960)   MA-3672
Inauguração: 01.06.1919
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.
 
A ESTAÇÃO
: A estação de Cantanhede foi inaugurada em 1919. Em 1902 já existia o povoado com cerca de vinte habitações com a chegada ao povoado dos trilhos da E. F. São Luiz-Teresina, teve o mesmo grande incremento, que se firmou através das edificações então realizadas. À falta, porém, de um plano urbanístico, todas as habitações se localizaram à margem da ferrovia, e, no correr dos anos, o povoado aumentou, sempre paralelo à mesma. A cidade de Cantanhede tem seu núcleo quase que exclusivamente na Rua da Estrada de Ferro, da qual se originaram travessas que vão ter ao rio Itapecurum situado, em determinados trechos.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANTANHEDE

E-mail: [email protected]

Telefones: (98) 3462-1140 Ramal 21

Sites: http://www.cantanhede.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.famem.org.br

www.cnm.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br/

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cantanhede

Cantanhede -Ma Minha cidade natal, há muito te deixei, mais as lembranças de uma infância feliz, continuam na minha memoria e a certeza de que um dia retornarei, ainda que seja para rever-te bela, desenvolvida, mais sempre com seu ar bucólico de cidade pacata, que tanto sinto falta!
Por: Edna Barbosa

minha cidade é linda!!!! simplesmente abençoada por Deus...
Por: ALENE

Adoro essa cidade, sem falar das praças que são lindas
Por: lucia

as praças,são lindas, as pessoas tratam-nos bem,afinal de contas é a minha cidade! rs!
Por: andreia

Cantanhede és uma cidade risonha e hospitalheira que conhece nossa cidade não esquece jamais
Por: Mauro Mauricio

olha eu já estive em cantanhede e achei super gostoso um lugar simples calmo bonito tenho pessoas amigas ai já passei uns tres meses e adorei........ as.luis carlos ,osasco sp
Por: luicarlos souza coelho

EU,GOSTEI MUITO DOS VIDEOS E MUITO BOM ESSE SAITE!♥AMO ESSA CIDADE PORQUE,NASCI NELA! BJUS♥
Por: maria dos santos araujo de sousa

oi eu amo essa cidade eu nao moro ai mais um dia pretendo volta todos os anos nas minhas ferias eu paso ai e na minha opiniao o que falta e emprego se tevece mais opoturnidade eu voltaria de mala e cuia um beijo
Por: maria do santo araujo de sousa maria

sou de cantanhede e minha cidade, e linda e estou muita saudade, principalmente das festas. falou.
Por: nonato

gosto muito dessa cidade a família da minha mãe é desta linda e maravilhosa cidade.Eles são filhos de Ana Reis Silva e Raimundo Gonzaga (pescador)de Cantanhêde gostaria de mostrar um trabalho de poemas e poesias de Jorge Vilson silva meu tio.
Por: wellington silva dos santos

cantanhede e uma cidade muita linda, estou com muita saldade da minha terra,e do carnaval e dos melhors do maranhão. cidade natal:cantanhede\ma de BrasiliaDF.
Por: papayzinho

cidade bonita, tem um povo hospitaleiro, tendo como principal ponto turistico o rio itapecuru e a igreja nossa senhora da conceição padroeira do municipio. visite-a !
Por: Gersina Loiola de Carvalho Barros

nasci e me criei na praça da cruz,amo minha cidade...cidade calma,praças q encantam as pessoas,o rio itapecurú,o viva, pracinha de muitas recordações,os trilhos da estrada de ferro onde conta e encanta a população com sua história de barras novas na qual foi uma pessoa muita persseguida na quela época,o grande poeta abrão teixeira q tem o livro q conta a história da cidadea geminação entre as duas cantanhede cantanhede portugal e a cantanhede maranhão então tudo isso faz parte da minha,da tua, da nossa cidade,o trem q liga são luís terezina,a igreja matriz,enfim uma serié de histórias,lembranças,q nos emocionam...estou com muita saudades da minha querida cidade,hoje estou morando na capital estou estudando em uma das maiores faculdade do norte-nordeste..conhecendo uma outra realidade,e enfrentando a vida como ela é...bjs á todos...urias reis............
Por: urias reis

Cantanhede é uma cidade maravilhosa gosto muito de passar carnaval lá , sou apaixonada por ela.
Por: Carla Jeane Castro

"Cantanhede cidade rizonha e hospitaleira... Catanhede tú serás sempre radiante... delumbrada pelo riacho Jundiaí... as sua terras são banhadas pelo rio itapecuru" trechos do hino que revelam as todos um pouco da minha amada cidade onde nasci e me criei e até hoje vivo e não me vejo longe de ti querida,pacata e inesquecível. Com o seu povo alegre e hospitaleiro eu sou feliz por em ti nascer e em ti viver, minha Cantanhede maravinhosa um pedacinho do meu Brasil.
Por: Valdomiro Araújo

realmente essa cidade é inesquecível,nasci e cresci lá amo essa cidade de paixao! abçs pra tds de lá!
Por: delnice de medeiros vieira

á que sdd cidade linda te amo minha terrinha;20 anos longe de vc; vou voltar, lindas prasas rio itapécurú povo ospitaleiro grandes politicos da terra grandes administradores cidade linda o coraçâo do maranhâo!!!!!!!
Por: tonny maranhâo

Cantanhede-ma, a cidade é pequena mas o nosso amor é grande, somos um povo que ama ser visitado, daí a nossa fama de "cidade risonha e hospitaleira", se você quer ser feliz vem pra cantanhede!!!!
Por: vicente moreno

io eu amo essa cidade e estou muito feliz de ver o que um prefeito esta fazendo por ela eu fui criada ai moro em brasilia mais todos anos passo as ferias ai essa e minha cidade
Por: maria dos santos

que saudades de minha cidade natal, momentos felizes vivi la.momentos eses q ficaram p sempre na minha vida.
Por: MARCIA

Cantanhede es uma grande cidade da qual eu sempre vou me orgulhar, nos seus bracos eu nasci. Aos que chegam tanto do sul ou do leste, forte a mae gigante que com os seus grandes bracos acolhe sem ver beleza, condicao ou cor. Tu estara impressa em meu coracao pois fazes parte da minha vida...luis rocha
Por: luis rocha

e minha bela cidade sinto muita falta de cantanhede. mas por motivo maior tive que sair, mas em breve estárei ai..
Por: payzyn

cantanhede tem muitas cultura tem tudo para seu uma da cidade mais bonita do imterior do maranhão
Por: wenderson

conheço cantanhede e adoro essa cidade,sempre que posso vou visitá-lá,além de ser uma cidade bonita,pacata as pessoas que lá vivem são extremamente hospitaleiras...
Por: jacileny

ô minha terra querida, terra onde dei o primeiro passo como posso te esquecer se ainda existe forte laço! sou filho de Gonzaga o pescador e Ana reis. sobrinho de Dédé Joana. desejo a todos e a todas da nossa terra um grande abraço.
Por: Jorge Vilson

Parabéns aos meus conterrâneos por criar esse Blog com informações da nossa cidade só assim ficaremos atualizados de tudo que está acontecendo ai em nossa terra. abraços a todos meus amigos e conterrâneos.
Por: Jorge Vilson

moro em teresina a dez anos mais minha paixão e cantanhede não a nada que eu não goste dessa cidade maravilhosa ate breve
Por: debora

em cantanhede tem a melhor festa junina ja vista no brasil.adoro essa cidade.
Por: mylene pereira da silva

Nascido em Itapecuru-Mirim, porem esta magnifica cidade me acolheu desde os 7 anos muito respeitado inclusive nos estudos, hoje sou coordenador de recursos humanos de uma grande empresa, tenho certeza que metade do que sei aprendi nesta monumental cidade onde nao posso perder todos os anos o encontro dos amigos para sempre sou o que sou hoje graça a Deus em 1º lugar e a cantanhede. Obs: fui o 1º aluno a passar direto no ginasio bandeirante 1º lugar no Getulio Vargas 2º no exame de admissao ao lado do atual vice-prefeito Valdir Quaresma a quem tenho grande respeito TE AMO CANTANHEDE
Por: Raimundo Santos

Bela cidade onde nacir , Pessoas bonitas ,educas muitas festas com belesa esuberante.
Por: lauro filho

Cidade muito linda em que minha minha mâe nasceu, e eu tenho muitas saudades da época em que eu era criança e morava com meus avós, em frente a praça atrás de uma escolinha, não sei talvez uma crache, enfim um grande abraço para todos cantanhedenses e um ano novo cheio de realizações para toda a cidade e seus habitantes.
Por: Wenderson Bezerra de Melo

Estou no rio de janeiro,mas essa é minha cidade natal, tenho muitas saudades da minha família porque todos estão aí em cantanhede maranhão,além do mas é uma cidade linda maravilhosa.
Por: Regina damasceno

CANTANHEDE FOI O UNICO LUGAR ONDE EU FUI FELIZ BJS A TODOS DE CANTANHEDE E EM BBREVE ESTAREI AI
Por: larisse ferreira

nasci em cantanhede cida encantada onde vive uma infancia saldavel com banhos no rio e jogos no campo de futibol ,frutas frescas ......
Por: Rosene

EU ADORO CANTANHEDE É UMA CIDADE ACOLHEIDORA.E MUITO ENCANTADORA NÃO É COMO RIO DE JANEIRO OU SÃO PAULO MAS QUEM A CONHEÇE SE ENCANTA
Por: ALEXANDRA ALCANTARA

Uma cidade maravihosa,tenho saudades daquele lugar.
Por: daiane

cantanhede cidade q eu amo,nela vc encontra um povo acolhedor,onde todos somos amgos e quem visita jamais se esquece.venha nos visitar,vc é convidado especial...........
Por: jhonerson

eu mha cidade,venha nos visitar,vc nao vai se arrepender......
Por: olivia

Sou filha desta linda e saudosa cidade. Lembro-me da minha infância e dos meus antepassados da rua do cajueiro. Saudades!!!!!!!!!
Por: Maria da Luz Barros Lopes

adorei saber que cantanhède esta evoluindo, passei uma boa infacia ai tevi que sair para mi forma hoje sou formado mais sempre vou passar o carnaval ai umm grande abraço para todos os cantanhedençes..
Por: francieldo

´ola pessual de cantanhede meu nome jurandyr viana nasci na cidade de pirapemas mais eu estava sempre ai nesta cidade maravilhosa gostava de tomar banho no rio itapecuru e jogar futebol e a rivalidade no futebol entre pirapemas e cantanhede. um forte abraço para todos cantanhedense. [email protected]
Por: jurandyr souza viana

estou com muitas saudades da minha cidade,estuo em paraua´pebas.valeu galera do getulio vargas
Por: adriano

as festas e claro a cultura,sua ospitaslidade tambem e otima
Por: adriano

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cantanhede
Fundação:
1952
Altitude:
25m
População:
14.445 habitantes
Área:
844,1km²
Densidade Demográfica:
17,11hab/km²
CEP:
65465-000

Envie seu comentário sobre Cantanhede

banner