Balsas

Balsas-MA
banner

Bem-vindo a Balsas!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Balsas, fotos, informações, os principais hotéis de Balsas, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Balsas, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1892. A localidade está em uma altitude de 247m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 52.933 habitantes. A área total de Balsas é de 12.616,8km², e sua densidade demográfica é de 4,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Balsas-MA é 65800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Balsas fica no estado do Maranhão, a 776 km da capital São Luís e é uma cidade com economia majoritariamente agrária. Lá existem plantações de soja, milho, arroz, além da fruticultura. Além disso, a cidade é muito receptiva com uma população de nordestinos e sulistas que buscaram na cidade condições melhores de trabalho e de vida. Com estradas que saem para diversas outras regiões do estado e um aeroporto de pequeno porte, Balsas possui um fácil acesso e muitas opções de lazer.

Entre algumas das opções de passeios pela cidade estão a Cachoeira das Três Marias, que possui quedas de diferentes tamanhos, e também oferece uma estrutura com restaurantes e bares, com os mais diversos tipos de comida. Ótima opção para viajar com a família e crianças. A Cachoeira do Macapá não é tão procurada por quem gosta de tomar banho, mas sim apreciar a paisagem e a ação da natureza. A maior queda possui 72 metros e também é a casa de diversas andorinhas, que fazem seus ninhos entre as rochas da cachoeira.

O Rio Balsas é o ponto turístico mais central da cidade. Apesar da localização, o rio tem uma água limpa e cristalina, permitindo que diversos turistas façam passeios de boia pela extensão do rio. O passeio leva em média 2 horas e trinta minutos. Ao redor do centro também ficam pontos de encontros de jovens e turistas. Evite fazer o passeio de boia durante os finais de semana, que são os dias mais movimentados e procurados nas épocas de alta temporada. Para quem tem vontade de sair da cidade e conhecer a região, existem outros locais como Cachoeira do Cocal e Frutuoso (Riachão), Cachoeiras do Itapecuru e Cachoeira da Pedra Caída (Carolina).

Por ser uma cidade turística e voltada ao mercado do agronegócio, Balsas oferece boa estrutura em termos de alimentação e restaurantes, bares e passeios. Além disso, existem diversas opções de hospedagem em hotéis, pousadas e resorts. É importante sempre ficar atento a promoções e pesquisar qual local para se hospedar atende mais os seus interesses, sejam eles conforto ou preço mais baixo.

Informações de Balsas

ROTEIROS DO BRASIL

Região Chapada das Mesas

"Balsinhas de Açúcar"
"Princesinha do Sul do Maranhão"
"Capital da Agricultura e da Lavoura Mecanizada"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A cidade de Balsas teve seu marco inicial provavelmente no ano de 1840, mais precisamente no Porto das Caraíbas, local originário era denominado Fazenda Bacaba. A propriedade pertencia ao Sr. Tito Coelho, hoje cidade de Balsas. A região foi formada por vaqueiros Nordestinos que fugindo da seca cruzaram o Rio Parnaíba e descobriram as terras do Maranhão, montando uma estrutura na Passagem dos Caraíbas às margens do Rio Balsas.
Os balsenses têm sua historia marcada de extrema beleza e importância, tendo em sua origem, um povo lutador e alegre que revive com orgulho as linhas vivas de suas conquistas.
As terras dessa região eram pertencentes a grandes fazendeiros que residiam na sede do município de Riachão, tendo como proprietários as famílias Coelho e o Tenente – Coronel Daniel Alves Rego.
Como a ligação entre as fazendas eram realizadas somente por via fluvial, não tardou que se formasse ao longo do trajeto pequenos povoados.
Sabedor da existência do novo núcleo de população que aqui se formara, para cá se deslocou o baiano Antônio Ferreira Jacobina, mercador de fumo nos sertões.Tornou-se líder da povoação, a qual denominou Vila Nova. Este construiu às margens do Rio Balsas um pequeno comercio onde vendia: fumo, cachaça, rapadura, sal e querosene.
Em 1879 foi edificada uma pequena igreja em homenagem a Santo Antônio, e em 1882 Vila Nova recebeu um novo nome, “Santo Antônio de Balsas” que posteriormente foi elevado à categoria de vila e de cidade, com a mesma denominação. Os Distrito foi criado em 1892, pela Lei Nº 15; e desmembrado do município de Riachão em 22 de Março de 1918 pela Lei Nº 775. Na ocasião figurava como Distrito de Santo Antônio de Balsas que pelo Decreto-Lei Nº 820 de 30 de Dezembro de 1943, passou a denominar-se “BALSAS.

Significado do Nome:

O local servia de referência para todos os viajantes que ali passavam em embarcações construídas de buritis, denominadas “balsas”.

Aniversário da Cidade:

22 de Março

Gentílico:

balsense

População:

89.126 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Balsas indiscutivelmente é a melhor e mais bonita cidade do Sul do Maranhão. Uma cidade muito hospitaleira. Com vários pontos turísticos e lazer, principalmente no rio Balsas, que atravessa a cidade. O que você está esperando para conhecer Balsas-MA?

Clima:

Tropical Chuvoso

Temperatura Média:

23ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-230 e BR-163

Localização:

Sul Maranhense

Limites:

NORTE - Fortaleza dos Nogueiras / São Raimundo das Mangabeiras
SUL – Alto Parnaíba e Tocantins
LESTE – Alto Parnaíba, Sambaíba e Tasso Fragoso.
OESTE – Riachão e Tocantins

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.310 km

-Rio de Janeiro/RJ - 2.221 km

-São Luis/MA - 776 km

-São Paulo/SP - 2.282 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Balsas é uma cidade bambém privilegiada com relação ao seus pontos turísticos, sendo alguns deles em outros municípios.
São estes pontos turiísticos a Cachoeira das três Marias, a Cachoeira do Macapá, a Cachoeira do Cocal e o próprio Rio Balsas que além de ser o principal ponto de lazer, localiza-se bem no centro da cidade, e além de sua localizaçãonão é um rio poluido e sim de águas claras e cristalinas que proporcionam uma fantástica descida de boias que se inicia na fazenda Canaã epercorre vários quilômetro por entre margens belissimas até chegar ao centro da cidade levando ao todo 2:30hs de descida.

-Três Marias

  -A Cachoeira das três Marias se localiza no Município de Balsas e oferece várias quedas dágua dos mais variados tamanhos e para um lazer completo oferece também um bar e restaurante com os mais variados tipos de comidas caseiras e bebidas. É uma ótima opção para quem tem crianças pequenas, pois não oferece muito perigo.

-Rio Balsas

  -A Avenida Beira Rio é o ponto de encontro dos jovens da cidade e turistas que vêm a Balsas no mês de julho. É palco do Projeto Verão que acontece todos os anos na cidade e é também o ponto de chegada dos banhistas que decem de boia da Canaã. Os dias de maior movimento são sábados e domingos, mas durante o meio da semana sempre tem alguem relachando nas margens do Rio. A descida de boias que inicia-se na Fazenda Canaã é em julho a aventura mais procurada tanto pelo povo da cidade quanto pelos turistas. É ideal para quem quer relaxar e curtir a natureza e além de um ótimo programa, já virou tradição da cidade e delírio daqueles que descem pela primeira vez. A famosa descida de boias é um programa que, quem faz a primeira vez, sempre vai querer repetir.

-Cachoeira do Macapá

  -A Cachoeira do Macapá fica no município de Balsas e não é muito procurada pelos turistas para o banho e sim para apreciação, pois de todas é a maior com aproximadamente 72 m de altitude. O espetáculo maior acontece de manhã com a saida de milhares de andorinhas que fazem seus ninhos nos paredões de rocha e a noite quando retornam aos seus ninhos, formando sobre a imensa queda dágua uma espécie de funil.

-Cachoeira do Cocal

  -A Cachoeira do Cocal se localiza no município de Riachão e é de propriedade do médico Dr. Edimar.
É um local que surpreende todos os visitantes, pois fica em meio a uma região arenosa e de serrado. A Cahoeira do Cocal conta com uma exelente infra-extrutura, tendo, além de um restaurante, chalés que são alugados aos turistas que desejam pernoitar e guias turísticos que acompanham os visitantes para indica-los os caminhos para as quedas dágua e orienta para que não deixem lixo em locais despropriados, preservando a natureza.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março

  -Dia 22 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALSAS

E-mail:

Telefones: (99) 3541-2197

Sites: http://www.pmbalsas.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (99) 3541-2303 / 2179

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Balsas

Oi, já morei em Balsas no ano de 2000 até 2002 e sinto muitas saudades. Tenho dois irmãos que moram aí. Estou de volta para o RS, mas morar ai é muito bom. Um dia desses volto com certeza. Abraços
Por: Eliana Valesan

nasci em balsas,para mim e o lugar mais lindo q ja vi,amo o rio balsas,ñ existe nada igual,tudo ai e maravilhoso.agora moro em santa-ca,ñ gosto daqui,amo minha terra natal,um dia eu volto com fe em Deus.Amo Balsas,este lugar e minha vida.
Por: cintia

Morei em Balsas nos anos de 1994 a 1996, fiz muitos amigos ai, tenho muita saudades desta maravilhosa cidade, que pelo que venho acompanhando houve um desenvolvimento muito grande. Atualmente moro em Curitiba,Pr.
Por: Eder Cazarim

CIDADE MARAVILHOSA, VIVI 12 ANOS EM BALSAS, HOJE ESTOU COM 10 FORA, MAIS TODA VZ QUE VEJO UMA FOTO DE BALSAS ME EMOCIONO
Por: Marciel Lopes Dos Santos

cidade muito boa ....... resumindo balsinha de acucar
Por: elcivane

Balsas indiscutivelmente é a melhor e mais bonita cidade do Sul do Maranhão. Só o rio Balsas fala por si só.
Por: Firmina Araujo

adoro moro aqui as dez anos e uma cidade linda e hospitaleira o que vc estar esperando para conhecer balsas ma
Por: danilo rocha

cidade balsas maravihz estou em sao paulo vou de ferrias no proximo meis depois de um ano longe de casa
Por: salomao a breu

um ótimo lugar para passar as ferias,com lindas cachoeiras,um rio lindo com aguas cristalinas,igreja com muita historia para contar, Voce que nao conhece, deve ir pois sera uma viagem inesquecível,o sul do maranhão e realmente lindo,se apaixone por balsas,viva essa emocao.
Por: thassia de sousa mendes

venha conhecer nossa ciadade ela e linda e terras de grande oprtunidades
Por: mancine

eu sou de balsas,moro em brasilia,há 11 anos,mais a cidade de balsas é minha paixão.amo minha cidade.
Por: marcolina

Cidade boa pra trabalho,pessoas acolhedora, enfim, fica um pouco isolada de cidades maiores, mas lá encontra-se tudo comércio, mercado, clínicas médicas, escolas.
Por: Dionei

euamo esta cidade o que eu mas gosto equando la stou e de toma um bom banho no rio balsas uma das belas riqezas que propociona esta cidade
Por: robertinhomaranhao tecnico de som

Nasci e fui criada em Balsas, há dois anos moro em Brasília mas nas férias sempre vou para minha querida Balsas pois quem há conhece não à esquece jamais.
Por: Jéssica da Silva Oliveira

Balsas cidade querida,unica bela e ativa... Quero pode-la ver uma cidade grande sem ter o medo de te perder,podece eu abrigar-te no meu espaço para não ter que te ver maltratada.Seus donos não ligão ,não ouvem,nem assistem..... eles querem dinheiro e cada vez mais... eita Balsas querida se eu podece,faria de te meu trofel escondido....para não ter que te perder...
Por: ingredy ellkanna ferriere

amo eu adoro sta cidade eu stou morando em barra do corda mas morei ai 11 anos balsas e uma cidade maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!
Por: vivianny andrade da silva

Eu moro na cidade de Arame-ma, eu não conheço Balsas, más tenho amigos que moram ai e me falaram que Balsas é uma otima cidade para morar e viver por toda vida, é tranquila, tem um bom comercio e conforme a historia, nós sabemos que Balsas é uma das principais cidades e região de grande progresso em todo os setores da economia. Na agricultura talvez seja a primeira em destaque no plantio de milho, arroz e por último a soja que é um setor de grande progresso para a economia do maranhão. Era só o que eu tinha que falar um pouco de Balsas, obrigado pela atenção.ok! BALSAS É UMA CIDDE LINDA QUE O PROGRESSO ESTÁ PRESENTE TERRA DE MUITA FARTURA E TAMBEM DE BOA GENTE POIS QUANDO VOCE A CONHECE-LA GANHARÁ UM GRANDE PRESENTE.
Por: Jose Camilo

ESSA E A CIDADE DE BALSAS, UMA DAS CIDADES MAIS LINDA DO BRASIL, AQUI TEMOS UMA CULTURA MUITO RICA , UM RIO DE AGUAS CRISTALINAS, SO VINDO AQUI EM BALSAS PRA SABER MAIS DESSSA MARAVILHA... TENHO URGULHO DE MORA NESSA CIDADE DE BALSAS. EEE MUITO LINDA A BALSAS......
Por: Romario Lima de Castro

essa e uma cidade muito maravilhosa,cidade com um maravilhoso rio,com pessoas bonitas,etc...
Por: jammes

cidade de balsas é muito boa a melhor que existe e pra quem conhece, quem não conhece está perdendo uma das maravilhas do mundo venham conhecer...... i love you balsas.....
Por: lays analiane noleto dos santos

essa cidade de balsas MA e muito linda tudo de bom , ainda mais com esse rio maravilhosa so morando em balsas pra saber mais dessa cidade querida , e no de 22 de março estar aniversariando , meus parabéns balsas... um abraço do tamanho da cidade..
Por: Romario Lima de Castro

Ola amigos de Balsas, a poucos dias tivo o prazer de conhecer a cidade de Balsas, incrivel a quantidade de comercios e veiculos, oficinas e diversões, mais não pude trazer pra Goiania a noticia de uma cidade com transito bom, muita irregularidades e pouca sinalização, muita gente na contra mão, estradas ruins, mais tudo que se precisa se encontra, restaurantes, lanchonetes, rios... cidade boa mais sem organização no transito, cidade 9 transito 0,
Por: IVANILDO

Eu Simplismente Amo Balsas!!!! morei aae desde meus 15 anos, nasci em Balsas e me criei no mesmo ate 2009, agora moro em goias, Estudando num Internatoo, mais naum eskeçço do Balsinhah dee Açucarr.... Amoo muito mesmoo
Por: Luanna Pellegrini

a cidades melho que ja moreie em toda minha vida . te amo balas maranhao.
Por: nubia brito alves

Balsas É UMA CIDADE EXUBERANTE, VALE A PENA PASSA FERIAS POR LÁ
Por: Marciel Lopes

Eu sou de Balsas, moro aqui e adoro minha cidade.E quem nao conhece,precisar conhecer,nossas belezas naturais,nossa cultura,e principalmente nosso Rio Balsas e descer de Boia,por suas aguas cristalinas! Venham conhecer nossa bela cidade e com certeza vc nao ira se arrenpender!
Por: Vania Maria

e essa cidade e a cidade dos meu sonhos ,minha cidade maravinhosa. te amo bausinha de açuca.
Por: nubiabrito

Nada a declara! Simplesmente amo balsas e a familia Nogueira
Por: jurandir c. da silva

Eu moro nesta cidade desde quando nasci,e conheço toda essa beleza e é por isso que passo essa mensagem para voce Eu amo BALSAS de coração,é a melhor cidade do mundo!!!!!!!!!!!!
Por: Bruna

Sou de carolina nasci lá. mais atualmente moro em balsas ha 7 anos amo balsas é uma cidade maravilhosa.
Por: Tais Cristine

sou apaixonada por Balsas é uma cidade linda , muito boa para mora, agora estou morado em outro estado mais quero está lá em breve rio balsas que é maravilhoso me espera...beijos a todos
Por: Marcia sales castelo branco

eu já morei ai 12 anos eu estou de plano ir ai no fim do ano passear visitar alguns amigos meu
Por: flavio silva gomes

Estive em Balsas em 2007,adorei a cidade e as pessoas,sou do RS,pretendo voltar p Balsas,essa cidade maravilhosaaa!!!
Por: Marines M.Ferreira

essa emagen espetacur muito bonita ee sou de balsas a 08 anos moro em goiania tenho muita saudade desta cidade maravilhosa .
Por: lucimilia

oi eu morava em balsas a 09 anos moro em goiania morro de saudade desta cidade maravilhosa, fim do ano estarei ai a paseio com a familia beijos.lucimilia goiania go
Por: lucimilia

Eu so de Balsas, mais atualmente moro em São Luis.EUamo Balsas e adoro o rio Balsas e de todo povo balsenseNAS FERIAS eu estarei ai!!
Por: Mussoline Ribeiro Coelho Junior

cidade maravilhosa amoede paixão ainda mais que minha ciidade natal
Por: marta lucia

BALSAS É UMA DAS MELHORES CIDADES PARA SE VISITA, EM BALSAS ENCONTRA SE ALÉM DE UM RIO MARAVILHOSO A MELHOR PIZZA DO BRASIL QUE FICA NA PIZZARIA TUTTI FRUTTI, QUANDO VINHER PARA BALSAS PASSE LA.
Por: ELIZÂNGELA MILHOMEM

É uma cidade maravilhosa e encantadora.Estive lá e encantei-me. Recomendo, visitem-a.
Por: Mauro L. Cardoso

Balsas terra de mulher bonita,progressista e que dá vontade de ficar eternamente.Amei essa cidade. O Brasil é fantástico.E Balsas mora eternamente comigo.
Por: Áureo

Não conheço Balsa, mas adoraria conhecê-la, pois é nessa linda cidade qeu atualmente mora o meu grande amor.
Por: Orácio da Silva Negreiros

UMA CIDADE TÃO MARAVILHOSA QUANTO BALSAS Ñ É EM TODO LUGAR QUE SE TEM ESSE RIO Ñ DA PRA ESQUECER NUNCA TE AMO CIDADE DO MEU CORAÇÃO ESSAS MULHERES BALSENSES É BRINCADEIRA HEIM KKKKKKKKKK
Por: MAX WEBBER

UMA CIDADE TÃO MARAVILHOSA QUANTO BALSAS Ñ É EM TODO LUGAR QUE SE TEM ESSE RIO Ñ DA PRA ESQUECER NUNCA TE AMO CIDADE DO MEU CORAÇÃO ESSAS MULHERES BALSENSES É BRINCADEIRA HEIM KKKKKKKKKK
Por: MAX WEBBER

quando fui ai eu fiquei louco por tudo ; as praças lindas as mulheres de pele morena e seus moradores . gostaria de ter fotos novas dos lugares da ai. abraços a todos , ass carliller
Por: carliller sousa da silva

Esta maravilhosa cidade foi onde passei a maior parte de minha infancia. Já adulto fiz várias visitas a este lindo e maravilhoso lugar, onde, sempre reencontro com meus grandes e velhos amigos. Hoje moro em salvador más, sinto muitas saudades deste querido lugar embelezado pela velocidade das águas do rio balsas. Um abraço nos amigos Totonho, Nilson Prejuízo, Costinha e o velho Wilson Bom Lanche.
Por: Francisco de Assis Teixeira Lima

nao conheco balsa gostaria de passa o carnaval na cidade e visita os ponto turisco local e outros gostaria de saber a distancia mais perto de recife pra balsa no maranhao
Por: rildson bandeira amorim

é incrivel sou de riachao nao conheco balsas mais tenho mta vontade de conhece moro em GOIÃNIA MAIS vejo comentarios que é uma cidade maravilhosa um grande abraço em todos os maranhece........
Por: maria do espirito santo s lima

De maraba para Balsas Balsas e uma cidade muito linda principalmenta a beira rio Verão balsas estamos air
Por: marcio dos santos

eu nasci ai em balsas mais estu marono em sao paulo ar 16 ano e so apaexnada pro minha cidade
Por: katia maria

AINDA IREI CONHECER BALSAS, POIS TENHO PARENTES DA PARTE DO MEU PAI,PARENTES ESTES QUE EU NUNCA CONHECI. MEU PAI SE CHAMAVA TEODORICO JOSÉ CORREIA, QUE JÁ É FALECIDO.ME LEMBRO DE UMA VEZ QUE VEIO UM MOÇO AI DE BALSAS PROCURANDO PELO MEU PAI DIZENDO QUE ERA IRMÃO DELE E ACHAVA QUE ERA O ÚNICO IRMÃO DELE VIVO E ISSO EU GUARDEI ATÉ HOJE. A ÚNICA COISA QUE EU SEI É O SOBRENOME DELE CORREIA.ISSO OCORREU POR VOLTA DE 1991.
Por: JOSE DOS REIS SOUTO

eu ja morei,em balasa maranhao,em 2002,e uma cidade muito elegante, criativa,muito boa pra morar,pena q nao deu certo ficar ai.mas tudo e na vontade de deus.hj moro em jatai goias.ja visetei balasa duas veze depoi que vim em bora.i Ë isso ai que tenho pra falar,e adoro esse rio balsa,ja tomei banho nele varias vezes.e consteza vou mergulhar nele outr vez.xau
Por: ana carla

eu adoro essa cidade maravilhosa tem muita saudade.
Por: cleidiane oliveira

ameii a cidade de balsas muito lindo.meu pai mora aii eu moro no estado de sao paulo.eu trocaria miha cidade por balsas.lugarr muito natural ameeii
Por: patricia rosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Balsas
Fundação:
1892
Altitude:
247m
População:
52.933 habitantes
Área:
12.616,8km²
Densidade Demográfica:
4,20hab/km²
CEP:
65800-000

Envie seu comentário sobre Balsas

banner