Alto Parnaíba

Alto Parnaíba-MA
banner

Bem-vindo a Alto Parnaíba!

banner

As melhores pousadas em Alto Parnaíba podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Alto Parnaíba

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Até 1871, quando passou à condição de distrito administrativo de Loreto, no Maranhão, Alto Parnaíba pertencia ao município piauiense de Paranaguá, do qual foi desmembrado.
Registros históricos da época dão conta de que seu primeiro povoador foi Francisco Luís de Freitas, oriundo de Santa Filomena-PI, que cultivou suas terras, instalando-se em fazenda a que deu o nome de Barcelona.
Criado pela Lei Provincial Nº 1227, de 9 de abril de 1881, e por longo tempo denominado Vitória do Alto Parnaíba, o município ganhou seu atual nome em 1943.

Gentílico

Alto-parnaibano

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

19 de Maio

População

10.765 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Maranhense

Limites

alto-parnaibano

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

1.100 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Alto Parnaíba possui um ótimo potencial turístico na região, um atrativo ecológico muito diversificado, mas é pouco explorado pelos amantes da natureza.
Somos banhados pelas águas caldosas do rio Parnaíba, que possui suas nascentes próximo da nossa cidade, formando o Parque das Nascentes do Rio Parnaíba - no mês de julho, o rio Parnaíba é muito procurado pelos banhistas e visitantes e na temporada das chuvas se agiganta com o volume das águas, que chegam a cobrir o cais, sendo um atrativo para os admiradores; temos o Brejo do Campo, local tranqüilo, com uma boa praia e um riacho que forma um lago de água cristalina; o rio Medonho, com suas belezas naturais, ponto de churrascos e farras; o Brejão, que é muito aproveitado também para churrascos e piquiniques; o Chapada, no bairro São José, com alguns riachos e belas paisagens; as corredeiras do rio Parnaíba, no povoado Taboca, uma beleza rara que forma pequenas cachoeiras, que poucos tem o prazer de desfrutar.

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

19 de maio - Aniv. Cidade: shows, jogos, gincanas,etc
Julho - Beira Rio: shows, passeios de barco, bares,
30 de agosto a 8 de setembro - Festejo da padroeira Nossa Senhora das Vitórias (missas, leilões, shows, barracos com bebidas e comidas, etc)

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO PARNAÍBA

E-mail:

Telefones: (89) 3569-7522 / 7344

Sites: http://www.pmaltoparnaiba.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Alto Parnaíba

Gostaria de saber , como saber a respeito de uma pessoa que conhecir as 15 anos, na epoca de colegial o nome dele e SECUNDO SARAFINO, sempre que podia passava as minhas ferias nesta cidade maravilho, alguma resposta mandar no meu e-mail [email protected] por favor e muito importante.
Por: elza vieira dos reis

è intenso o que sinto após ver estas fotografias, elas revelam parte de minha infancia, revelam a paz brincadeiras no Parque onde as Vacas bravas corriam atrás da gente... Lembro Joel o Lenhador que morreu sob um raio...Gostaria de saber se alguém recorda do sr. Pedro e Dona Marina... Ele era Coletor do estado ela , professora. Abraços e mais abraços para todos.
Por: lisarb

alguem vai ajudar a encontra esta pessoa ou não SECUNDO SARAFINO por favor e muito importante,
Por: elza vieira dos reis

eu sou de Balsas mas morei ai de 1990 a 2002,quando vi essas fotos na beira rio lembro da infancia dos amigos Amarildo,Auriam suas irmas cara estou morrendo de saudades tehnos muitos amigos ai mas nao posso participar da festa dos altos parnaibanos em palmas porque moro em ponte alta tocantins mas estou voltando em 2009 para esta linda cidade do sul do maranhao.
Por: Joao B.Gomes Rodrigues

olá meu nome e luemilly nasci na cidade de alto parnaibá, e aos 03 anos de idade vim morar em Marabá - Pará, mas nunca esqueço minha cidade tão linda cheia de riquesas naturais, toda a minha familia mora lá desde bisavó até primos e tios, estou deixando meu recadinho neste site, para falar um pouco desda cidade que eu amo. Alto paranibá e uma cidade traquila no interior do maranhão cheia de belezas desenhadas pela natureza, logo quando chega na cidade já se encanta com a hospitalidade do povo maranhese, as suas cachoeiras são lindas e lá ha uma grande riquesa natural ainda pouco explorada pelos turistas, quero convidar todos que estiverem vendo este site que visitem alto parnaibá garanto que não vão se arrepender, uma cidade traquila para descanso e lazer. deixo um grande abraço a todos. luemilly oliveira
Por: Luemilly Oliveira

Alto Parnaiba eé uma cidade aconchegante,e bem recepitiva.para que que curti um corgo bem gostoso tem q conhecer o brejo do campo o qual e populamente conhecido.... EU sou desta city maravilhosa e de familia tradisonal ...quem quiser conhecer esta cidade não deixa de vizitar os bares do tio solimar,ninia e tio evangelista...aproveite ...
Por: winne marine

meu berço esplendido minha terra querida tenho muinta saudade da terra. dos amigos Raniel b silva. abraços a todos meus amigos.
Por: Raniel bezerra da silva

olá amigos! conhecir esta cidade em 1986 trabalhei com tecnico em eletronica com o tal famoso manoel do poço, mas conhecir varios amigos que não esqueço,zé carlos do b.do brasil bethania aguiar carlos biá laerte brito (o locutor e narrador esportivo cabra da garganta de ouro) meu compadre dr. geraldo minha comadre dr.raimundo clinicos geral em fim a todos aquele abraço,tenho saudade de todos e de tudo nosso velho monge que ao itardecer agente se sentava no barzinho observando a levesa das aguas do velho monge que rolavam suavemente no seu leito as vezes só quebrava seu silencio com o barulho da balsa que vazia a travesia meu velho monge,qualquer dia vou te rever junto com todos os meus amigos que deixei. do amigo j. lucena vulgo: zezé
Por: josé pereira lucena

minha cidade maravilhosagosto muito de altoparnaiba maranhao sou filho desta terra
Por: valdean

Sou maranhense, sai do maranhão e nunca mais voltei aos 4 anos. Considero alto parnaiba o maior paraiso ecologico do Maranhão pois nasce o rio mais sagrado pra vida desse povo sou natural de imperatriz mais sonho um dia subir no lugar mais lindo desse estado a chapada da mangabeira com 804 metros em alto parnaiba. Todos que gostam de serra e turismo ecologico deveriam chegar no topo do paraiso.
Por: raioneves freitas barbosa

ah!essa cidade é maravilhosa..encatadora,com pessoas muito bacanas e divertidas,que adoram curtir a vida e tudo de bom que ela tem pra oferecer!faloi sso porque moro aqui.Eu amo minha cidade, por mais que seja uma cidade pequena, mais ela possui o necessario para uma pessoa viver feliz e em paz.A cidade da amizade,da alegria e da diversão! Amoodemais Alto parnaíba, quem vem aqui uma vez sempre quer voltar novamente! Essa cidade ta guardada pra sempre em meu coração.
Por: Ana tainy

Não conheço, mas estou louca pra visitar essa cidade pois, pelas fotos e achei linda, moro na cidade de estreito-ma, lendo o jornal folha do maranhãoa admistração estar fazendo um belo trabalho parabéns moradores!!!!! pela escolha.
Por: judith martins ferreira campos

oi estou morrendo de saudade de minha terrinha em breve eu voltareu
Por: magno alves da cunha

Morei em Alto Parnaíba, de 1984 a 1987, sinceramente eu nunca esqueci esse lugar, é lindo, tranquilo e tem um povo extremamente acolhedor. Se Deus permitir ainda voltarei a visitar a bela Alto Parnaíba. Se alguém ler esta mensagem e tenha ligações com AP, por favor entre em contanto comigo.
Por: Carlos de Laet

MORO NO RIO DE JANEIRO MAIS NASCI EM ALTO PARNAIBA QUE E UMA CIDADE LINDA QUEM PUDER VISITAR VAI ADORAR
Por: LINDACI RAMOS

sou de corrente e já visitei alto parnaiba gostei demas e só ficou saudades... cidade maravilhosa.
Por: gilmar

essa cidade de alto parnaiba e minha cidade natal so que eu quase não convivir ai so que meus familiares sim muito cedo fui estudar em corrente -pi e depois fui para brasilia-df,m so que meus primos e imãos moran ai senpre que entro de ferias viajo prai esse rio parnaiba e muito bom gosto de mais, e meus pais maram na localidade fazenda macacos um interiorzinho muito bom gosto de mais e tanbem não posso deixar passar batido a fazeda santa luz e outro lugar eu me amarro em ago9sto eu vou fazer altas trilhas nesses lugares eu amo muito,ferias chega logo!!!!!!valeuu galera vou nessa abraços.
Por: filemon

eu sou de alto parnaiba ten 5 anos que não moro mais la agora eu moro em goiania go mas tenho muita saudade quando vir estas fotos fiquei com muita saudades por favor envia para min as fotos do bairro são jose por fafor da praça do sentro obrigada um abraço aguardo as fotos ...
Por: ana almeida

Lugar maravilhoso, habitado por pessoas de bom caráter, receptivas e que nos contamina com energias positivas. Terra onde nasci, fui criado e educado, com a humildade e dignidade dos meus pais.Onde, ainda vive a minha MÂE, dona SEVERINA, viúva de ZÈ MOLÒIDE. Grandes figuras!
Por: ANTONIO LUIZ VIEIRA NUNES

Olá Galera!! Sou de Alto Parnaiba - Ma. O que eu tenho a dizer, é que essa cidade é maravilhosa, principalmente em épocas de ferias e no carnaval da cidade, onde vem varios visitantes de outros lugares. Local de gente honesta e trabalhadora. Há varios lugares para fazer acampamentos. Se você poder venha conhecer um pouco da nossa cultural, prometo que não vai se descepicionar.
Por: Rogerio Borges

Nasci e me criei nesta cidade maravilhosa, morro de saudade dos banhos brejo do campo chapadinha maravilha e outros e principalmente do rio e das festa
Por: Cleonice

Fico cada dia mais emocionado, quando vejo essas fotos postadas, pois lembro quando ia eu, cuca, parrainha,carrasco,ziel, em fim, atras de manga, matando passarinho, banhando no rio.
Por: Jósé Luis Sousa Alves

Me lembro quando ia jogar bola naquele campo da beira rio, q hoje é uma praçinha, pois eu vim daí desde de 1991,pois já irão fazer 20 anos eu morava ao lado da usina de arroz de sr. Tomé, depois me mudei para o bairro são jose, em fim rodei muito por essa cidade maravilhosa, saudades.
Por: José Luis Sousa Alves/Pinheiro(MA)

a cidade e lindaaaaaaa meo povo muito hospitaleiro minha familia e dai eu amo banhar no rio .
Por: neiva batista alves

NACI NESTE MUNICIPIO ME CRIEI NESTA CIDADE A DESESSEIS ANOS QUE MUDEI MAS GUARDO MUINTA SAUDADES UM ABRAÇO A TODOS.
Por: EVANDRO NORONHA DOSSANYOS

pretendo passar minha lua de mel ai em maio quero
Por: jozeleni

fui criada nesta pequena e aconchegante cidade que se chama de;alto Parnaíba-Ma,onde vivir parte de minha infância,minha adolessencia e ate me tornar adulta.Hoje não moro mais air,más ela mora no meu coraçaõ,pois nesta pequena cidade foi onde tive a oportunidade de viver com meus familiars parentes e amigos.Foi neste lugar onde pude ter inicio de uma vida.Hoje sinto muito horrada,em falar pro mundo inteiro que sou mais uma a falar o quanto Alto Parniba é realmente o lugar que vale a pena ver de novo.se vc não a conhece ,dê uma chegadinha com certesa não vai se arrepender .Lá vc vai encontrar pessoas boas ,hospitaleiras.e um paraiso para curtir sua paz e trnquilidade com as paisagens, rios, cachoeiras etc pra vc admira-los.Parabéns Alto parnaiba.
Por: julia de pugas souza

minha cidade natal. O melhor lugar do mundo, nunca deixo de visitá-la!
Por: Ruth Nazareth do Amaral Rocha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alto Parnaíba

Envie seu comentário sobre Alto Parnaíba

banner