Uruana

Uruana-GO
banner

Bem-vindo a Uruana!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Uruana, informações e fotos da maravilhosa Uruana. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Uruana, recomendadas por internautas.

Informações de Uruana

Roteiros do Brasil

Região do Vale da Serra da Mesa

"Capital Nacional da Melancia"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras onde se desenvolveu o povoamento pertenciam inicialmente a Diógenes de Castro Ribeiro. Em meados da década de 30, entretanto, José Alves Toledo comprou a propriedade e a loteou. Sua vontade era construir escolas onde seus filhos pudessem estudar. A partir de então, começou a convidar habitantes de outras regiões para se fixarem no lugarejo.
Em 18 de julho de 1937, foi rezado terço em louvor a São Sebastião e levantada cruz, em frente ao local onde hoje se localiza a matriz. No ano seguinte, foi celebrada, pelo Pe. Luiz Maria, a primeira missa. Já a pedra fundamental da igreja foi lançada pelo bispo dom Emanuel, e a capela ficou pronta em 1939. No ano seguinte, foi legalizada a doação de parte das terras da fazenda de José Alves Toledo aos novos moradores. A Lei nº 305, de 31 dezembro de 1943, elevou o povoado à categoria de distrito. Em 1948, o governador Jerônimo Coimbra Bueno instituiu o município, que passou a existir, de fato, com a nomeação do primeiro prefeito, Benedito Francisco de Oliveira, no dia 1º de janeiro de 1949. O nome da cidade foi escolhido pelo engenheiro Felicíssimo do Espírito Santo Neto.

Significado do Nome

Junção do nome do Rio Uru com o da esposa do fundador, Ana Toledo - Uru+ana.

Aniversário da Cidade

20 de Julho

Gentílico

uruanense

População

13.821 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É uma bela cidade para tirar as férias! Há uma calmaria e tranquilidade imensas!

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Goiano 

Limites

Carmo do Rio Verde, Rialma, Rianápolis, Itaguaru, Itapuranga, Heitoraí e Jaraguá.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

158 km

Outra:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Uruana é a capital nacional da melancia. No mês de setembro acontece a festa nacional da melancia, onde se escolhe a Rainha da melancia e acontecem desfiles e shows. O rio Uru é usado para refrescar os turistas. Uruana é conhecida por sua hospitalidade com os turistas não somente durante a festa da melancia, mas também durante outros eventos como a festa de São Sebastião.Outro ponto atrativo aos turistas é o rio Uru situado dentro da cidade acolhe banhistas em tardes quentes.

- O padroeiro da Cidade é São Sebastião, quando na festa em sua homenagem, comemora-se com grande alegria. Embora se comemore o dia de São Sebastião em 20 de janeiro, em Uruana, devido a chuva que cai nesse mês, o evento passou a ser realizado em julho. A crença em São Sebastião está ligada à imaginação dos produtores. Ele é o principal protetor contra pestes, fomes e as misérias a que camponeses estavam vulneráveis, como as doenças nas lavouras e nos animais. Nas rezas e orações comuns a São Sebastião, sempre acompanha a seguinte expressão: "Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei nossas plantações e nossos rabanhos, que são dons de Deus para o nosso bem, para o bem de todos."

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUANA

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (62) 3344-1285

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Uruana

Já estive em Uruana, visitando tios e primos, só que perdemos o contato, quem sabe vcs. podem nos ajudar.Meu telef.é; [031]34426678 Belo Horizonte.Ana e Adilson. Nome dos Primos; Divino Pires, esposa Dorinha, Geraldo Pires, Adelaide Pires.Desde já agradeço. desejando Feliz 2009, a todos, que Deus os abençoe.Meu e-mail [email protected]
Por: ana.carvalho

É uma bela cidade para tirar as férias! Há uma calmaria e tranquilidade imensas!
Por: Carlos

oi amigos eu sou de uruana amo esta cidade de paixoa minha famila e dei desta cidade sou da famila toledo que cidade mais bonita e esta bjs para vc
Por: juliana alves parreira

nasci em uruana dia 23/06/1960,sou natural desta bela cidade,onde vc pode desfrutar do rio uru e a hospitalidade do povo desta cidade,pois uruana e conhecida como terra da melancia,como hoje me morro em palmas-to a 9 anos mais não deixei de costar da minha terra natal,portanto uruana faz parte de minha vida tenho parentes ai,agora em agosto estou passando ai para revelos amigos que a muito tempo não vejo,abraço a essa cidade maravilhosa.
Por: juniorantonioborges

é uma otima cidade com uma bela paisagem as pessoas sao muito acolhedoras e legais a melhor parte é a festa da melancia.
Por: albert

E UMA CIDADE MARAVILHOSA, COM UM POVO AMAVEL E HOSPITALEIRO. TENHO SAUDADES DE TODOS.
Por: VERA LUCIA GONTIJO

CIDADE,,,MARAVILHOSA,,,,,VIVI,,,12 AMOS EM URUANA,,,,,ESTOU NO MOMENTO,,EM FORTALERZA,,,,MAIS O MEU CORAÇAO SEMPRE DIZ Q O MEU LUGAR É EM GOIAS,,,,,,A TERRA VERDE,,,,A CAPITAL DA MELANCIA,,,CONHEÇA URUAMA,,,O RIO URU,,,,AS MARAVILHAS DE GOIAS TAMBEM SE ENCONTRA AQUI.....
Por: EMERSON OLIVEIRA

Uruana minha terrinha,em ti vivi os melhores anos de minha vida,minha infância e minha mocidade,enfeitei as suas ruas,estudei en suas escolas,joguei muita bola,com meus colegas éramos um timão,O timão do CEJAT,anos 70,salve nossos treinadoresProfessores Negão e Detinho...que saudades!ai também concebi minha filha,um dos meus tesouros.Em Uruana tive Grandes Mestres que me direcionáram nesta vida,ai tenho minha família e as familias que ganhei....Um abraço Uruana de quem viveu fora de ti por ditames do destino,porém tecarrego no coração ...te amo Uruana.Mária Matias.Assessora de currículo de Química no ensino médio DRE-Miracema do Tocantis-To
Por: Mária Matias da Silva

galera uruana e uma cidade muito legal , recomendo a todos a conhecer essa linda cidade de nosso estado! ha tem muita mulher bonita e um pessoal muito bacana!!!
Por: danillo

Uruana terra boa , cidade onde passei minha infancia ,e uma parte da minha juventude ,uma cidade para ficar sempre na lembraca amo uruana,em breve voltarei a te ver cidade querida de muitas alegrias ja sao onze anos longe de vc mas sempre perto de ti em minha memoria.
Por: Edmar alvarenga

quem for visitar uruana,nao vai esquece-la jamais,lugar de gente boa hospitaleira,amigos de verdade,va conhecer vive em uruana 15 anos,sai dela mas nao esqueço em nenhum momento.vale a pena ir la.
Por: dilza santos

Sou filha de Uruana, estou em BSB desde ano de 1995, mas recomendo a todos que gosta de curtir sossego, rio e bares na beira rio é de deixar saudades as comidas, fazendas, festas e amigos... Sempre que posso passo uns dias em companhia de familiares...... Amo de paixão!!!!!!!
Por: ANDRÉIA DUTRA

cidade de boas qualidades mas com problemas como outras qualquer
Por: zeca camargo

fui criada em uruana, amo essa cidade sai dai em 1956 vim pra brasília mais nunca vou esquecer a minha infância era muito bom, tenho muita saudades desse tempo, tempo de criança que eu era feliz e não sabía, agora sou uma senhora idosa cheia de problemas, mas fazer o que né não da pra parar o tempo mas se desse eu voltaria cinqueta e quatro anos e parava o tempo, o que tem de melhor em uruana é a cidade, pena que não esta mais do geito que deixei mudou muito e eu tenho saudades daquela uruana que deixei.
Por: marta

nasci em uruana, tenho saudades desta cidade, moro em brasilia desde 1978, sai de uruana em 1973, tenho vontade de retornar pra reve-la.
Por: cassio

nasci em uruana, sai dai em 1973, moro em brasilia desde 1978, tenho saudades das festas da pecuaria, festa de julho e da festa da melancia, quero voltar a passeio pra rever os lugares desta cidade.
Por: cassio rosa

Nasci e me criei em Uruana. Tenho lembranças lindas da minha infância, dos amigos e da familia. Atualmente moro em Goiânia. Sou jornlaista e estou muito envolvida com trabalho, familia e por isto a difivuldade de visitar todos. Nunca esqueço da escola,da padaria do Sr Nilton, da igreja linda - a mais linda que já vi pelos interiores de Goiás. Me lembro dos vizinhos, dos professores Detinho, Americano do Brasil, Terezinha, Arlete, enfim, uma saudade de uma vida boa e saudavel. Em Uruana tem uma rua com o nome do meu avô em homenagem a ele. Tenho saudades da Carlucia Amaral, Tânia Brandão, Marlene Gonçalves - são tantas amigas que seria preciso um dia para citá-las. Rnfim, Uruana vc é maravilhosa e todos que nela vivem e viveram. Até breve, se Deus quiser!
Por: Maria Reis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Uruana

Envie seu comentário sobre Uruana