Itapiranga

Itapiranga-AM

Bem-vindo a Itapiranga!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Itapiranga, fotos, informações, os principais hotéis de Itapiranga, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Itapiranga, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 43m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.242 habitantes. A área total de Itapiranga é de 4.249,6km², e sua densidade demográfica é de 1,7hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapiranga-AM é 69120-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itapiranga

Roteiros do Brasil

Região Pólo Uatumã

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Silves, primeira sede do município de Itapiranga, foi o primeiro núcleo Europeu, criado em território do atual estado do Amazonas. O povoamento da região tem seu marco inicial na fundação da Missão do Saracá, por Frei Raimundo, da Ordem das Mercês em 1660. Habitavam a região os índios Caboquenas, Buruburus e Guanavenas.
A denominação de Saracá dada à missão, pelo seu fundador, originou-se no lago em cujo centro se encontra a ilha de Silves ou de Saracá, onde se instalara a missão. Em 1663, sangrentas lutas são travadas entre os colonizadores portugueses e os silvícolas, próximos ao Rio Urubu. Em 25.11.1663, Pedro da Costa Favela, chega à foz do rio Urubu, aí desembarcando parte de sua tropa para a manutenção da ordem. Em 1759, a aldeia de Saracá é elevada à Vila, com a denominação de Silves e como sede de município de mesmo nome no qual se integrava o território que hoje constitui Itapiranga. Em 1833, o município de Silves e outras localidades perdem a categoria de vila. Em 21.10.1852, pela Resolução nº 04, é restabelecido o município. Em 01.02.1873, pelo Decreto Imperial nº 5.210, o termo judiciário de Silves foi anexado ao de Serpa (atual Itacoatiara). Em 26.04.1876, pela Lei nº 341, criou-se a comarca de Itacoatiara. Em 27.09.1911, pela Lei nº 682, o termo de Silves passou a subordinar-se a comarca de Urucará. Em 1913, com a extinção da Comarca de Urucará, voltou ao termo de Silves a integrar a comarca de Itacoatiara. Em 25.03.1922, pela Lei Estadual nº 1.138, a sede do município é transferida para Itapiranga, sendo este povoado elevado à Vila. Em 27.02.1925, pelo Decreto Estadual nº 23, a sede do município retorna para Silves. Em 1930, pelo Ato nº 45, o município é anexado ao de Itacoatiara,
Em 14.01.1931, pelo Ato nº 201, a sede da delegacia municipal é fixada em Itapiranga, elevada posteriormente à Vila, de acordo com o Ato nº 354, de 20 de março do mesmo ano. Em 1935, com a reconstitucionalização do estado, Silves volta a ser município autônomo. Em 31.03.1938, pelo Decreto-Lei Estadual nº 68, o município de Silves passou a denominar-se Itapiranga. Em virtude desse mesmo Decreto é elevada a sede do município à categoria de cidade. Neste mesmo, pelo Decreto-Lei Estadual nº 69, o município de Itapiranga figura com um só distrito. Pelo Decreto-Lei Estadual de 1º de Dezembro do mesmo ano, é criado o distrito de Silves, passando então o município de Itapiranga a constituir-se de dois distritos: Itapiranga e Silves. Em 11.03.1941, pelo Decreto Estadual nº 540, o termo de Itapiranga foi extinto. Em 05.03.1945, pelo Decreto nº 1.400, figura como termo da comarca de Itacoatiara. Em 24.12.1952, pela Lei Estadual nº 226, que reforma a Lei Judiciária do Estado, criou a comarca de Itapiranga. 

Significado do Nome

Itapiranga é um termo de origem indígena que significa pedra vermelha. Do tupi ou nheengatu itá: pedra; e piranga: vermelha.

Aniversário da Cidade:

21 de Outubro 

Gentílico:

Itapiragaense

População:

8.200 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Setor Primário
- Agricultura: mandioca (principal cultura alternativa, mesmo assim, praticada mais como atividade de subsistência), arroz (embrião de produtividade é hoje praticado em pequenas proporções), guaraná (teve uma pequena iniciativa a alguns anos e no presente momento está se expandindo), juta (foi o grande esteio da economia do município até o ano de 1988, sendo hoje praticada em pequena escala).
- Pecuária: atividade embrionária.
- Pesca: atividade de subsistência.
- Extrativismo Vegetal: atividade tradicional mas sem muita produtividade e rentabilidade e tem as seguintes características: cacau (atividade agrícola praticada em pequena proporção, diminuindo a cada ano em função das enchentes e da falta de incentivo), borracha (prática sem representatividade pela falta de estimulo de preços compatíveis), castanha (falta de estímulo pela pratica de preços irrisórios), sorva, cipó titica e outros (foram sendo derrubados para darem lugar as formações de campos para a criação de gado).

Setor Secundário
- Indústrias: serraria e agromadeiras.

Setor Terciário
- Comércio: varejista.
- Serviços: oficinas e consertos de máquinas e motores, agências bancárias, hotéis, pensões, mercado municipal, matadouro.

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Região do Médio Amazonas 

Limites:

São Sebastião do Uatumã, Urucará, Urucurituba, Silves, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo 

Acesso Rodoviário:

BR - 174 

Distâncias:

Da Capital:

180 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Suas principais riquezas naturais, a fauna e a flora. Na primeira destacam-se, pelo valor econômico, a seringueira, castanha-do-pará e o pau-rosa. Na segunda, várias espécies de peixes, entre os quais o pirarucu, tambaqui, tucunaré e etc.

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

O lago de Saracá

Oferecendo cenário de admirável beleza. 

Balneário de Itapiranga

Localizado a poucos metros da entrada da cidade, o balneário de Itapiranga tem a capacidade de receber um grande numero de  moradores e turistas que visitam o município.
Banhado por um belo igarapé de águas negras e limpa e rodeado de vegetação nativa.
O balneário possui  as seguintes características:

Barracas para venda de produtos produzidos na região em pediodos de eventos no municipio.

- Cabanas para pernoite.

- Campo de futebol de areia

- Quadra de voleibol de areia

- Palco para show

- Restaurante

- Iluminação para eventos noturnos

- Estacionamento

Email: meioambiente@itapiranga.am.gov.br

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Julho

21 - Festival Folclórico Itapiranguense

24 - Aniversário do município de Itapiranga

 Setembro

17 - Festa da Padroeira do Município 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIRANGA

E-mail: seas@seas.am.gov.br

Telefones: (92) 3236-5435 / 3648-0655 ramal 204

Sites: http://www.itapiranga.am.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus

E-mail:

Telefones: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://itapirangaamazonas.blogspot.com

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (92) 3575-2151

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.bv.am.gov.br

www.seplan.am.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapiranga
Fundação:
1935
Altitude:
43m
População:
7.242 habitantes
Área:
4.249,6km²
Densidade Demográfica:
1,7hab/km²
CEP:
69120-000

Itapiranga cidade santa Itapiranga ta crecendo te amo Itapiranga
Por: felipe

EI MEUS COLEGAS PENSE NUMA CIDADE LEGAL PARA SE VIVER TEM MUITOS PONTOS TURISTICOS EMUITA COISA BOA TEVE A FESTA DO CENTENARIO NO ANO DE NO MÊS DE JULHO DE 2008 FOI A COISA MAIS LEGAL QUE ACONTECEU EM ITAPIRANGA OBRA DO ATUAL PREFEITO JOSE NIVALTER CORREA LIMA O MELHOR PREFEITO DE TODOS OS TEMPOS A CIDADE EVOLUIU MUITO FICOU MUITO MAIS INTERESSANTE FICOU BONITA OBRA DE MUITA DEDICAÇÃO PO PARTE DE NOSSAS AUTORIDADES TEM MUITO MAIS COISAS BOAS MAIS EU RESUMO EM "A CIDADE EM EVOLUÇÃO" MEUS MUITOS AGRADECIMENTOS POR TUDO DE BOM QUE O MEU DEUS PREFEITO E SEUS ALIADOS FIZERAM POR NOSSO MUNICIPIO ADORO ESSA CIDADE DO MEU CORAÇÃO E DE TODOS OS MORADORES E A FAMILIA 44 QUE É POR AMOR A ITAPIRANGA
Por: MOACIR FREITAS DE MENEZES

Itapiranga é uma cidade ebençoada nós Itapiranguenses e Amazonenses temos o previlégio de termos em nosso território lugares em que nossa senhora Rainha da paz apareceu inumeras vezes... Temos um tesouro que nenhum dinheiro no mundo pode pagar!!!
Por: elma costa

Tenho orgulho de ser Itapiranguense, tenho certeza que as pessoas que visitam minha cidade, saem bastante felizes, uma cidade super maravilhosa e por sinal muito linda, por isso amigos(as), não deixem de conhecer ITAPIRANGA.
Por: Ney Barbosa

ITAPIRANGA CIDADE MARAVILHOSA. MELHOR CIDADE P/ DESCANSAR E SE DIVERTIR.
Por: Tâmara Sales

O minha terra querida saudade, cidade mavilhosa dos meus sonhos e do coração. Muito Obrigado.
Por: Valdir Faria Bruno

Sim, tenho orgulho de ser dessa cidade maravilhosa, no qual chamamos d Itapiranga, venha conhecer q com certeza vc vao gostar!!! Blza
Por: Ney Barbosa

ITAPIRANGA É LITERALMENTE "UMA CIDADE SANTA". vC Q N CONHECE, NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE. vENHA CONHECER E TRAGA UM AMIGO.
Por: evanice rodrigues de lima

É uma cidade maravilhosa apesar de ser pequena.Cidade acolhedora e de fácil acesso, possui um balneario muito bom. Sugiro que a conheçam !!!! Carmen
Por: Carmen

Itapiranga cidade em evolução,crescendo cada vez mais tem um bom balneário,um belíssimo santuário para quem não conhece o que é;é onde a nossa senhora da paz aparece e nos abençoa todo tempo,além do mais Itapiranga tem uma explendida culinária,venham conhecer a nossa cidade que é maravilhosa e bastante acolhedora.
Por: Fernando Coelho

Itapiranga cidade em evolução,crescendo cada vez mais tem um bom balneário,um belíssimo santuário para quem não conhece o que é;é onde a nossa senhora da paz aparece e nos abençoa todo tempo,além do mais Itapiranga tem uma explendida culinária,venham conhecer a nossa cidade que é maravilhosa e bastante acolhedora.
Por: Fernando Coelho

Um Pedacinho do céu, descrevo Itapiranga, uma cidade linda com um povo acolhedor e abençoado por Deus, por que ali Deus mandou nossa senhora levar as mensagens de paz ao mundo, é so voçê conhecer o santuário e a fonte onde nossa senhora apareceu, sua fé vai lhe mostar o como é bom vivermos em paz, basta acreditar, informações (92) 91607599, um abraço fraterno!
Por: Fábio Viana

Itapiranga será a cidade em vou morar um dia. É uma cidade linda. Tem o Igarapé grande, a orla da cidade, as escadaias que ligam a cidade baixa com a cidade alta, um povo MARAVILHOSO, amigo e super receptivo. Hospedagem acessivel R$ 20,00 a diaria com ar, 3 camas, banheiro, e um atendimento 5 estrelas. Venha conhecer Itapiranga. Minha outara paixão! Victor Vital
Por: Victor Vital

itapiranga:terra boa de se viver, se divertir e muito mais!!!!é uma cidade muito pequena ,porem,é tudo para seu povo!!!! itapiranga passa por um momento que poucas cidades do amazonas passa:esta tendo uma boa infra-estrutura um otimo saneamento básico e mais ....!!!acreditam que com apenas. 10.000 Habitantes a cidade ja tem em obras um estadio particular, uma orla linda de se ver,uma praça de alimentaçao inigualável,asfalto em quase 98% da cidade,um balneário lindo de se divertir, um santuário que so vcs vendo poderam admirar....estrada toda asfaltada!!!!ufa!!!que mais!!!so falta ter um teatro amazonas nesssa cidade.tauan!!!
Por: tauan da mata

É uma cidade muito linda, vale a pena conhecer, com belos igarapés, e um lindo balneário considerado o melhor do Amazonas,
Por: Rafael Beça

Olá, tive o prazer de conhecer essa linda cidade, mas já faz muito tempo que não volto lá... Gostaria muito de poder voltar e apreciar novamente as maravilhas que ví em Itapiranga, hoo cidade linda, parece coisa de novela, um dia ainda volto... Por favor gostaria de ver fotos da cidade se for possível. Obrigada...
Por: Alice

Diversão,tranquilidade,barulho,de tudo um pouco ,venha conferir a Cidade do Rock Amazonense!!!!
Por: Leandro Gois

Itapiranga, cidade abençoada por Deus, amada pelos seus filhos , admirada pelos seus visitantes, minha terra querida.
Por: Hamilton Queiroz

eeheh !! Realmente Tudo de bom ;so vindo e conhecendo pra falar !!dessa cidade maravilhosa !!
Por: soraya maciel

Itapiranga cidade santa!!!! Minha terra querida...... Venha visitar Itapiranga!!!!
Por: tainá serrão

Sou itapiranguese, mas resido em manaus. itapiranga é um lugar abençoado, escolhido por nossa senhora e seu amado filho para enviar suas mensagens ao seus filhos amados, para que possam se converter em quanto ha é tempo. Quando as primeiras aparições aconteceram eu estava em itapiranga não perdi uma procissão, toda vez que eu posso, nos dias primeiros e dois de cada mes eu vou prá la, pra visitar minha familia e agradecer ao nosso senhor e sua adoravel mãe por todas as bençãos alcaçandas que recebe. Entao a todos vcs que tem fé e acreditam que nossa senhora veio do céu para amparar todos os seus filhos, e a todos que buscam um auxilio, uma bençõa, vão a Itapiranga e tenham fé.
Por: mayane vilaça

O Amazonas e um estado simplismente maravilhoso, hoje eu, tenho 22 anos, sou um Amazonense com muito orgulho. Minha maior riqueza é o Amazonas. Tenho certeza que não esiste um lugar menhor de se viver que o Amazonas. Geograficamente e o pumão do mundo, com suas riquezas natural, e mineral o AMOZONAS daqui mais um tempo vai ser um estado mais morado do BRASIL, e que hoje é o mais natural do mundo. TENHO ORGULHO DE SER AMAZONENSE.
Por: Rodrigo de jesus da silva

Olá! Eu sou luiza e adorei conhecer Itapiranga. Vs também devem conhecer esse lugar exuberante, com muitas coisa boas. Aqui tem o balneário para se deliciar, tem as melhores bandas principalmente a banda HM.SOM, que é uma das melhores banda do médio amazonas, tem o melhor shou com belas dançarinas e os melhores cantores e cantoras do amazonas, venha e conheça o nosso município.
Por: luiza

uma linda cidade, pretendo conhecer nesta proxima semana.
Por: vangila

Eu estive em itapiranga pelas minhas ferias,e realmente e uma cidade muito bonita e tranquila.
Por: Evelly castro da costa

o prefeito deveria olhar mais para a cidade em vez de gastar com festas,deveria olhar principalmente para o bairro da terra nova que estar uma calamidade nas campanhas promeu asfaltar e não cumpriu pelo contrario fez uma barbaridade mandando fazer aquele serviço inacabado. prometeu tem que cumprir ,quando chove não dar nem para sair de casa.Moro em Manaus quando vou ai da ate vergonha de dizer que sou de Itapiranga.
Por: Mery

Orgulhosa de ser itapiranguense minha cidade querida
Por: Rebeca Viana

Boa tarde A itapiranga é uma cidade santa e maravilha de cidade quem não aproveitar esta e amelho que tem.
Por: maria do socorro

EU TENHO ORGULHO DE SER ITAPIRANGUENSE!!! 100% ITAPIRANGA
Por: merijane

Adollo muito Itapiranga!;-)
Por: Suzanna

Itapiranga minha cidade santa tenho fé ki um dia vai ser uma cidade ungida por DEUS
Por: ANDREA FELIX.

Itapiranga, Pedra Vermelha, Deus criou o Homem honrou a sua beleza
Por: Gladys Amaral

Itapiranga uma cidade santa jamais esquecerei de vc... Sempre que dé estarei ai... saudades,...
Por: Andre

Linda cidade.estive recenremente em Itapiranga e fui ao Santuário da Rainha da Paz.Nasci e me criei lá e sempre que eu posso vou visitá-la,pois sou apaixonado por minha terra.Venham conhecer vcs não vão se arrepemder.bjs
Por: Paulo Santos

eh lindoooo de mais itapiranga tem um povo bem hospedeiro amei ter conhecido o santuario e tudo mais. beijosss beijosss e 1000 beijos
Por: ana

itapiranga é uma cidade muito legal e tranquila, com desenvolvimento maravilhoso, cheio de opções para o turismo, principalmente você fazer uma visita a comunidade da Enseada, que você pode desfrutar da belezas da natureza e conhecer um povo hospitaleiro e pacata. A Enseada merece a sua visita, estamos poronto para recebe-las.
Por: ney da silva liborio

E muito bonita mesmo gostei muito. estão de parabens.
Por: juci

Itapiranga cidade da pedra vermelha minha terra minha vida xaudades de tu terra kerida.
Por: adriano

Deus criou a terra e tudo que ha sobre ela, mas em Itapiranga ele deu um toque especial. Itapiranga Terra Santa. Eu te amooooooooooo!!!!
Por: Joaquim Petronio da C. Monteiro

Envie seu comentário sobre Itapiranga