Serranópolis

Serranópolis-GO
banner

Bem-vindo a Serranópolis!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Serranópolis e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Serranópolis.

A cidade de Serranópolis, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 742m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.264 habitantes. A área total de Serranópolis é de 5.544,0km², e sua densidade demográfica é de 1,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serranópolis-GO é 75820-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serranópolis

Roteiros do Brasil

Região Agro-Ecológica

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Pré-História - À Onze mil anos atrás, ou a dez mil e quinhentos anos antes do Brasil ser descoberto pelos portugueses, ou ainda se preferirmos, a nove mil anos antes de Jesus Cristo nascer, as grutas de Serranópolis já eram ocupadas por populações humanas, ancestrais dos índios atuais.
Pela quantidade dessas pequenas grutas com vestígio de ocupação e pelo estado de conservação do material encontrado, seja na superfície ou em escavações. O município de Serranópolis constitui-se hoje numa das mais importantes regiões arqueológicas do Continente Americano.
Em suas grutas são encontradas provas de ocupação humana, numa sequência que vem desde onze mil anos atrás, até o século atual; Mais de quinhentos e cinquenta gerações de homens utilizaram essas grutas como sua residência o que está evidenciado principalmente pelas artes rupestres, ferramentas e fósseis ali encontradas.
História - A cidade teve como o primeiro aceno de povoamento, as lavouras cafeeiras, daí a origem de seu primeiro nome, Serra do Cafezal, posteriormente Nuputira, nome indígena, em alusão aos primeiros habitantes da região e, finalmente Serranópolis, pois o café desaparecia, mas restavam as grandes e belas serras, como principal referência. O município é criado em 14 de novembro de 1958.
É considerado fundador de Serranópolis o Sr. Eliziário Cristino de Oliveira, que apesar de ainda muito jovem quando se iniciou o povoamento, veio ao longo dos tempos dando provas de seu espírito progressista. Áreas de terra para entidades e ao poder público municipal, o que de forma inquestionável possibilitou o atual estágio de desenvolvimento deste próspero município.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

14 de Novembro

População

7.477 habitantes

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Lugar onde Deus descansou quando fez o mundo!

 

Clima 


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

 

Acesso Rodoviário

DER-GO184

Distâncias:

Da Capital:

370 km

Outras:


 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Aldeia Ecológica Guardiões do Cerrado 

Cursos e Vivências, Banhos ecoterapias, Hospedagens e integração a natureza. 
 
Gruta Casarão de Pedra 

02 km de Serranópolis-Estrada de Terra. 
 
Gruta do Diogo, I e II 

Próximo á cidade, onde foram encontrados ossos humano com mais de 11 mil anos. 
 
Lagoas 

Cerca de 40 belíssimas lagoas, de grande e pequeno porte. 

Museu de História Natural da Serra do Cafezal 

É considerado o primeiro ponto de visitação de Serranópolis. 
 
Três Cachoeiras
 

Fazenda Três Cachoeiras-Estrada Rural, á 12 km. 

Parque Nacional das Emas

 

Por toda sua riqueza natural, o Parque Nacional das Emas é considerado um ecossistema singular em toda a América Latina. A área foi doada pelo fazendeiro Filogônio Garcia para fins de preservação e constituída como Parque Nacional em 1972, com 131 mil hectares, ficando famosa por proteger a maior ave brasileira, a ema.
Podem ser observados, também, uma grande quantidade de cupinzeiros, morada dos cupins, feita de barro, que se eleva do solo a alturas que chegam a ultrapassar um metro.
Entre dezembro e março, milhares de larvas irradiam uma luz fosforecente, de tom azul-esverdeado, resultando em um impressionante espetáculo de luzes.
O parque possui paisagens únicas, além da rica vegetação, corredeiras de águas cristalinas, animais como Veados-Campeiros, Tamanduá-Bandeira, Lobo-Guará, Emas, Araras Canindé, Tucanos, Sucuris e diversas outras espécies.
A atividade ecoturística na região ainda é recente, apresentando uma baixa taxa de ocupação devido ao fato da região ser pouco conhecida. Oferece atividades como caminhadas por diversas trilhas, cachoeiras, corredeiras, balneários e piscinas naturais, pequenos cânions e sítios arqueológicos.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRANÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (64) 3668-1759

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E OFÍCIO DO REG. DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS E PESS. JURÍDICAS:

 

E-mail:

Telefones: (64) 3668-1164

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

 

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serranópolis

sou uma serranopolina com muito orgulho porque minha cidade tem muita maravilha para todos desfrutarem ok.
Por: cleusa freitas

sou filha dessa cidade , que para mim e tudo de bom , recomendo a todos
Por: cleusa freitas barbosa

serranópolis cidade maravilhosa onde nasci e morei até doze anos, hoje mora em joão pessoa paraiba , mais tenho muitos parentes ai . é muito bom ver contada a história de serranópolis mi da uma saudade danada , mais em breve vou da um passeio por ai e rever os amigos de infancia, quero deixar um abraço a todos conteranios e que DEUS abençoe esta cidade que amo muito,tenho varios amigos de imfancia ai JOÃO LARA GENEVALDO ANTONIO WELSO WILSOM NUNCA ESQUEÇO DOS JOGOS DE FUTEBOL QUANDO O SOM TINHA UM CHUTE MUITO FORTE CORRIA IGUAL UMA ANTA RSRSRS O JAIME UM GRANDE GOLEIRO O PANGO UM PERNA DE PAU, GILBERTO UM CRAKE MARCONDES OUTRO GOLERASSO, JAIME DUQUINHA UM BRIGÃO ~JOÃO MARIA OUTRO LISO NOS DRIBLES. OLHA SÃO TANTAS LEMBRANÇAS BOAS E COMO ESTÃO ESSES CARAS TODOS QUANDO FOR AI VOU FAZER O POSSIVEL PRA TODOS ELES ABRAÇOS A TODOS
Por: joão joaquim pereira

Sou nascida e criada ai, so que ja moro aqui em Cassilandia-MS, á 23 anos, hoje sou cassilandense, só que meu coraçao é goiano.
Por: Raquel Franco Gouveia de Oliveira

Obrigado Serranopolis vivi muitos anos de minha vida nesta bela cidade estou fora ja faz alguns anos sinto saudade de ti minha querida cidade olha que tomei muita agua do corrego moranga aonde tive a oportunidade de passar minha infancia, parabens
Por: LEIVER LIMA DE SOUZA

amo a cidade pois nela estou loge hoje moro a tres anos em rio verde mas morro de saudades pretendo visitar no fim do ano passar a virada de ano ai.
Por: lorraine oliveira

eu gostei muito da pousada ela e muito linda e pre dendo ir ai!!!
Por: eduarda

sou desta terra. é onde Deus descansou quando fazia o mundo
Por: vicente

saudades desta terra. A administração publica tem que cuida para que alguma coisa sobre daquela beleza que ela tinha antes da soja, da cana. Minha familia, pelos dois lados, são os fundadores da Serra. Eliziário era meu tio avô e Alfredo Rosa, Aprígio Rosa tambem.
Por: vicente

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serranópolis
Fundação:
1958
Altitude:
742m
População:
6.264 habitantes
Área:
5.544,0km²
Densidade Demográfica:
1,13hab/km²
CEP:
75820-000

Envie seu comentário sobre Serranópolis