Santa Terezinha de Goiás

Santa Terezinha de Goiás-GO
banner

Bem-vindo a Santa Terezinha de Goiás!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Santa Terezinha de Goiás, fotos, informações, os principais hotéis de Santa Terezinha de Goiás, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Santa Terezinha de Goiás

Roteiros do Brasil

Região do Vale da Serra da Mesa 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A Lei que criou o Distrito de Santa Terezinha de Goiás foi a Lei Municipal nº 19 de 22 de julho de 1963, aprovada pela Câmara Municipal de Pilar de Goiás –GO. Na época foi nomeado como SUB-PREFEITO o senhor GERALDO BATISTA FERREIRA.
A Lei Estadual que emancipou o município foi a de nº 4705, de 23 de outubro de 1963, sendo que a posse foi no dia 1º de janeiro de 1964.
Santa Terezinha de Goias
Casa Brito anos 70
No período de 1º de janeiro de 1964 a 31 de janeiro de 1966, o município foi governado pelo seguintes Prefeito nomeados: POMPÍLIO FRANCISCO DE LIMA, MESSIAS LOPES SOBRINHO e NIVAL PEREIRA MACHADO.
Em 1953 a família BATISTA FERREIRA saiu de Anápolis com o fim de conhecerem as terras compradas dos legítimos herdeiros. Da cidade de Itapaci em diante foi preciso de abrir estradas, onde só haviam trilhas de animais. Verdadeiros bandeirantes, venceram diversos obstáculos até alcançar o objetivo.
Fizeram pontes de buritis, abriram estrada com foice, machado, enxadas, ferramentas rudimentares, cozinharam em trempes, dormiram sob a luz das estrelas. Aqui chegando a primeira coisa que fizeram foi erguer uma cruz tosca e rezaram um terço.
Essa cruz foi arrancada da praça da Igreja quando da construção do 1º jardim da praça José Batista Ferreira. A cidade desde o início recebeu este nome devido a devoção do fundador e por causa da fazenda ter este nome. Depois disto as mulheres fizeram os adobes e os homens ergueram uma igrejinha.
Mas a primeira missa foi no dia 28 de julho de 1954, celebrada pelo Padre Luiz Olabamieta, a sombra de um pequizeiro.
Já existiam moradores aqui como Os Xavier Navarro, Xavier Ferreira, Cabral, Navarro de Abreu e outros, vieram de outros municípios a família Batista Ferreira como foi dito, a família Teixeira Mendes, família do senhor Filinto, do Ferreirinha, do Messias Lopes, Nagib Miguel Salomão, João Bosco dos Santos (João Cuiabano) , João Sebastião
Santa Terezinha de Goias
Colegio Maria Lopes anos 70
Soares (João Bem) José Antônio Martins, João Siana e tantos outros. Todos entraram na política, destacando-se mais Geraldo Batista Ferreira, José Antônio Martins, João Bosco dos Santos (João Cuiabano) etc.

Significado do Nome

O nome é em homenagem à Santa Padroeira da cidade, Santa Teresinha.

Aniversário da Cidade

23 de Outubro

Gentílico

terezinhense

População

10.304 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Os garimpos de esmeraldas de Santa Teresinha de Goiás estão situados no centro-oeste goiano, aproximadamente a 23 Km a nordeste da cidade de Santa Terezinha de Goiás. Regionalmente, nesses garimpos dintinguem-se três conjuntos tectônicos distintos: 1) uma seqüência de rochas de baixo grau metamórfico constituída de clorita xistos, talco xistos e biotita xistos, portadora da mineralização esmeraldífera; 2) uma associação gnáissico-anfibolítica a SE; 3) um conjunto granito-gnáissico cortado por um batólito granítico a NW. Através dos trabalhos de mapeamento geológico na área legal de garimpagem inserida no contexto regional anteriormente descrito, detectou-se a existência de dois conjuntos litológicos distintos, representados pelo complexo granito gnáissico e pela Seqüência Santa Terezinha, composta pelas litologias referidas.

Clima 

 

Temperatura Média

Entre 20ºc e 30ºc

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Goiano 

Limites

Campos Verdes (20 km) e Crixás (35 km)

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

330 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos 

 

hspace=0 EVENTOS 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro
  
- Carnaval de rua

 Junho

 

20 à 29 - Festa Junina  
 
 Setembro
- Comemoração da semana da Pátria

 Outubro
  
1º - Festa da Padroeira da Cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DE GOIÁS

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.terezinhavip.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

 

Telefone:

Site: http://www.terezinhavip.com/

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JÚRIDICAS:

 

E-mail: [email protected]

Telefones: (62) 3339-6380   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Terezinha de Goiás

a melhor coisa de santa terezinha sao as pessoas e rio crixas onde passei boa parte de minha infacia . sou filho de pioneiro sou filho de felinto cavalcante texeira mas principalmente sou sou filho de santa terezinha que amo de coraçao...mas um dia voltarei..
Por: walber xavier t.

a melhor coisa de santa terezinha sao as pessoas e rio crixas onde passei boa parte de minha infacia . sou filho de pioneiro sou filho de felinto cavalcante texeira mas principalmente sou sou filho de santa terezinha que amo de coraçao...mas um dia voltarei..
Por: walber xavier t.

hola , me llamo gabriel y vivo y resido en españa me encantaria conocer esta ciudad por cierto tengo mi novia ese pueblo y voy a conocerlo en noviembre con ella , espero me contesten el mail ya que estoy interesado en conocer este buen pueblo. desde españa les mando un abrazo y suerteeeeeeeeee
Por: GABRIEL

Nasci em Ceres, mas me considero filho de Santa Terezinha. Passei toda minha infancia e Adolescencia ai. Por motivos de trabalho segui outros rumos.. Mas continua sendo a minha Cidade do Coraçao. E me sinto feliz e orgulhoso por ser terezinhence..
Por: Renato Lopes Barbosa

a melhor coisa de santa terezinha sao as pessoas e rio crixas onde passei boa parte de minha infacia . sou filho de Nehemias Remigio Sales e M gorete sou filho de mas principalmente sou sou filho de santa terezinha que amo de coraçao...mas um dia voltarei..
Por: DAVID SILVA REMIGIO

Sou filho de João Lacerda Neto e Maria joaquina Lacerda, mas também sou filho de Santa Terezinha. O que de melhor santa terezinha tem são as famílias e as pessoas dessa cidade.São suas tradições e suas festas. O encontro com os amigos de hoje e os de outrora são magníficos. Apesar de não morar mais nessa cidade, eu a tenho no meu coração. Obrigado Santa Terezinha e um abraço a todos que compartilham da mesma saudade. Até um dia....
Por: Gleidson Lacerda

Adoro esta cidade,moro nela ha mais de 10 anos.Aqui e um lugar sossegado onde vc conhece todo mundo e nao ha tanta violencia....amo Santa Terezinha ........
Por: Deidiane Xavier de Sousa

nasci nesta cidade encantadora passeio minha infancia curtindo as aguas do rio crixas e varias localidades da regiao onde sempre era possivel viver bem. sempre que posso estou na estrada rua a nossa terra natal. um de meus projetoe e um dia voltar a viver definitivo em minha regiao. obs. quem não conhece e tiver oportunidade de conhecer, ña boa !!! não vai se arepender, abraços a todos e ate lá!!!!!!!!!!!!!!! paulo
Por: paulo

morei lá 8 anos,o melhor são as pessoas de quem tenho tanta saudade estarei na festa junina
Por: raquel

amo essa cidade, morei ai por alguns anos, sinto muiiiiiiiiita saudade, pretendo terminar meus dias ai, vida tranquila, pessoas calorosas. Amo muito tudo isso ai.
Por: silvia

Eu nasci em Santa Terezinha e tenho muito orgulho de viver aqui quem quizer conhecer seja bem vindo o Rio Crixas Açu dá as boas vindas a todos os visitantes. Professor Historiador Paulo Roberto.
Por: Paulo Roberto de Carvalho

santa terezinha uma cidade maravilhosa de se viver venha vsitar
Por: gleicy kelly xavier marques

é um rio de aguas clara ,areia pedras , muito fria, apopulação das cidade sirco visinhas concidera que otimo prara relaxar por um abiente tranquilo sem poluição a 30 km de Porangatu-go.
Por: Euripedes r. chagas

nasci nesta terra abençoada, {SOU FILHO DO ILUSTRE SR. JAIME ALFAIATE, QUE CHEGOU POR AI POR VOLTA DE 1960, FÉZ PARTE DO ROLL DOS FUNDADORES}tenho muito orgulho de minha terra natal e muito carinho por seus abitantes {meus conterrãneos} e já estou me preparando pra viver de vêz nesta terra magica e jente hospitaleira, feliz e batalhadora. abraços a todos meus conterrâneos !!! paulo sousa.
Por: paulo sousa

essa cidade e melhor que eu conheçe ate hoje de interinho estar no meu coração
Por: giovanna

eu amo santa terezinha meu avo mora la a e mostren isso para o j negao ea filha da nair e do jurandir
Por: karolayne

nasci em santa terezinha,tive toda minha infancia nessa cidade,no momento moro em goiania mas tenho muitas saudades,ja faz uns 7 anos que nao passo por la,tenho muitos amigos que ainda moram nessa cidade,mas c certeza ainda volto la um dia p rever os amigos e as coisas boas que existem la,abraço a todos os terezinhenses!
Por: joao elias de oliveira

ola, amo essa cidade, morei ai por alguns anos, sinto falta, uma cidade tranquila, calma, rios de aguas cristalina, povo acolhedor, assim que me aposentar, irei embora. Aaaaaaaaaaamo esse lugar. bjs
Por: silvia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Terezinha de Goiás

Envie seu comentário sobre Santa Terezinha de Goiás

banner