Pires do Rio

Pires do Rio-GO
banner

Bem-vindo a Pires do Rio!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Pires do Rio, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Pires do Rio, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1930. A localidade está em uma altitude de 758m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.631 habitantes. A área total de Pires do Rio é de 1.076,9km², e sua densidade demográfica é de 26,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pires do Rio-GO é 75200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pires do Rio

Roteiros do Brasil

Região dos Engenhos

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Pires do Rio tem suas peculiaridades até quanto à sua fundação. Existe uma polêmica quanto à pessoa do fundador do município. Alguns pensam que é o engenheiro Balduíno Ernesto de Almeida, outros, o coronel Lino Teixeira de Sampaio. O motivo da discórdia é um obelisco situado, hoje, na Praça do Mercado Municipal que diz que o eng. Balduíno fundou o município em 9 de novembro de 1922. Quem o apóia diz que ele idealizou a instalação de uma Estação Ferroviária do outro lado do Rio Corumbá, pois a construção da Ponte Epitácio Pessoa deu possibilidade para que a ferrovia continuasse seu trajeto. No dia da fundação, a já citada ponte e a Estação Ferroviária de Pires do Rio foram inauguradas. No mesmo dia, o eng. Balduíno falou em seu discurso que: Está fundada pois a cidade de Pires do Rio. O nome, primeiro da estação e depois do arraial, é uma homenagem ao então ministro da Aviação, José Pires do Rio. Ele esteve em Goiás no dia 25 de agosto de 1921 para inspecionar as obras de construção da Ponte Epitácio Pessoa.
Ainda segundo a corrente da cidade que defende o eng. Balduíno, o povoado que começou a surgir em torno da estação foi projetado por Álvaro Sérgio Pacca, desenhista chefe da Estrada de Ferro Goiás, a quem o eng. Balduíno teria dito que ele veria o que seria a cidade dali 20 anos. A outra linha que existe em Pires do Rio defende que o cel. Lino é o verdadeiro fundador do município. Os mesmos afirmam que a estação ferroviária está localizada onde eram as terras de propriedade do coronel. Ele era de uma tradicional família de Santa Cruz, fazendeiro e político. Na região, era reconhecido como um homem simpático e de vasto currículo de amizades. Além disso, era extremamente bem informado, já que era assinante do jornal O Estado de S. Paulo. Os que o apóiam como fundador dizem que o cel. Lino teve a perspicácia de enxergar o quão importante a presença dos trilhos em sua propriedade. A doação do terreno foi feita sob a condição de que ele fosse dividido em pequenos lotes para a edificação de uma pequena cidade. O dinheiro do arrendamento dos lotes deveria ser utilizado para que a infra-estrutura da cidade fosse incrementada e que se construíssem um grupo escolar. Esse fato é único na história de Goiás e quiçá do Brasil. Quem acredita que o cel. Lino é o fundador afirma que o eng. Balduíno mandou que seus funcionários erguessem, sem nenhuma ata ou ato oficial, o obelisco. Além disso, dizem que a planta feita pela Estrada de Ferro não foi executada. O cel. Lino haveria solicitado ao topógrafo da Estrada de Ferro, Moacir de Camargo, outra planta que melhor se adaptasse à topografia local. Pires do Rio ficaria sendo então a primeira cidade do Centro-Oeste a nascer com planejamento prévio, antes de Goiânia ou Brasília.

Gentílico

Piresino

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

09 de Novembro

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Destacam-se os produtos agrícolas: soja, milho arroz, feijão e outros. Contudo sendo atualmente a principal fonte dos recursos da cidade, a criação de aves de corte.

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

30º C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

Orizona, Vianópolis, Palmelo, Santa Cruz de Goias, Caldas Novas, São Miguel do Passa Quatro, Cristianópolis, Urutaí e Ipameri.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

142 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

A Velha Usina do Salto 

Construída em 1930, local para camping, caiaquismo e descida de bote. 
 
Cachoeira do Maratá 

Com 70 metros de queda livre, convidativa á prática do rapel, camping e banhos de hidromassagem.  
 
Country Clube de Pires do Rio  
 
Jardim Botânico da Mata Teixeira. 
 
Museu Ferroviário 

Fotos, objetos e documentos do século passado. 
 
Ponte Epitácio Pessoa 

Inaugurada em 1922, com placas metálicas importadas da Bélgica. 
 
Rios:

Corumbá, Piracanjuba e Rio do Peixe. 

 

hspace=0 EVENTOS

- Concerteza um doa traços mais marcantes da cultura piresina são as festas populares que acontecem todos os anos e o ano inteiro.

- A tradicional Folia de Reis dos baianos iniciam sua peregrinação em 25 de Dezembro percorrendo todo perímetro urbano fazendo a entrega da bandeira no dia 6 de Janeiro, quando em referida data o mundo Católico celebra o dia de Santo Reis, ou Epifania do Senhor (manifestação). Foi introduzida em Pires do Rio há oitenta anos pelos irmãos Oscar e José Baiano que transmitiram aos filhos este costume. É comemorada em 6 de Janeiro.

- Festa Junina - O mês é enfeitado pelas alegorias que ornam estandartes, mastros que de ponta a ponta no município vê-se em palhoças e em casas de bons padrões arquitetônicos a fé expressada no município, que tem como padroeiro Santo Antônio de Pádua, fato pelo qual os portentos ao taumaturgo são mais expressivos em sua festa que se comemora em 13 de Junho.

- Festa em Louvor a São Sebastião no Maratá - A retomada de São Sebastião no Maratá foi muito importante no contexto histórico e religioso de todos os piresinos, pois, resgata a identidade de um povo e provoca o interesse da história do local, sua gente, fatos e detalhes que marcam o local.
É interessante ressaltar que a festa do mártir (no citado local) não era realizada em 20 de janeiro conforme o calendário da igreja que especifica a solenidade em 20 de janeiro, porém em nossa região ela acontecia na lua cheia de julho, isto porque o período chuvoso normalmente impossibilitava a sua realização no mês de janeiro e a noite de lua cheia de julho facilitava trazendo claridade, uma vez que não havia energia elétrica nem a motor sendo assim, o rancho, a igreja e
as barracas iluminados com velas, lamparinas e lampiões.

- Festa em Louvor a Nossa Senhora d Abadia - No Morro do Cruzeiro acontece am Agosto, com Bingos, danças e noitadas uma tradicional festa em volta de uma pequena Capela, também em honra a nossa Senhora D’ Abadia.

- Festa de Nossa Senhora do Rosário - Trata-se do maior evento Cultural do município.

 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Pires do Rio.

 

hspace=0 

hspace=0 (64) 3461-4000

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.cidadesdegoias.com.br

             www.cnm.org.br

             www.piresdorio.go.gov.br

             www.wikipedia.org

             http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração:  Wesley Simon, Leonardo Bocaletto, Diley Nunes, Rai Ferreira.

Comentários de Pires do Rio

moro em brasilia e gostaria muito de conhecer pires do rio mas não encontrei nem hotel nem pousadas disponiveis na internet
Por: patricia

Para quem adora tranquilidade, gosta de ficar sabendo e conhecendo seus vizinhos, gosta de pegar aquele bronze... na da melhor do que Pires do Rio. Passei 20 dias inesqueciveis pude andra tarnqiula sem me preocupar com nada, Fiz amizades, e me diverti muito com pessoas que nunca havia visto na vida
Por: Luanda dos Santos souza

sou de goiania go;tenho muita vontade de conhecer a cidade de pires do rio! sei que e bela cidade por seus encantos mavilhoso,as pessoas amaveis com os turistas que ai vao para conhecer! isto e o que acabei de pesquisa bay bay
Por: cida pires rosa

Nooooossa, pirees do rio eé ooooooooootimo o melhor lugar para se viver .....
Por: Anonimo

adorei essa cidade de paixão estou louca para conhece-la!!!!!
Por: mayara

Pires do Rio é uma cidadezinha que deixa saudades em quem a visita. Tem um clima agradável, muito verde, limpeza e um povo receptivo, acolhedor. Vale a pena passar um final de semana ou férias lá, pois a comida é saborosa em seus restaurantes simples, variados em sua culinária tradicional goiana, além dos tradicionais churrasquinhos servidos nas lanchonetes.
Por: Hélio Justino de Andrade

Meu pai é de Pires do Rio, e minha mae tbm morou la. Meus familiares quase todos moram lá. Pra quem não foi, e tem vontade de ir, não percam mais tempo, lá é pequeno, pacato, mas é lindo. Há 18 km da cidade tem uma cachoeira com mais de 60 metros de queda livre, linda, famosa cachoeira do Maratá. Vale a pena cconhecer. Bjs
Por: Livia

Pires do Rio é uma das melhores cidades de Goias. Nasci em Pires do Rio, a cerca de 6 anos moro em Brasilia, mas quando a saudade aperta corro pra esta cidade tão acolhedora!!!! Pires do Rio melhor lugar para se viver!!!
Por: Michel

Sou de Anápolis Go. mais gosto muito de Pires do Rio, é uma Cidade maravilhosa, linda, e bom de viver. amo Pires do Rio. e tenho muita saudades....
Por: Nelson de Melo

Pires é uma cidade mais que perfeita sou de goiania mais os meus fins de semanas sao ai !Ate namorado fui buscar longe de Pires e claro .Bom e as festas como sao boas Morro do Cruzeiro nem se fala ,forro com Toninho sanfoneiro bom d+,e muitas outras atraçoes. Bay:Drikinha
Por: Andriely Oliveira Santos

morei por dois anos nesta marvilhosa cidade de PIRES DO RIO. que povo acolhedor e uma cidade que eu tivesse de mudar para outra cidade ,pires era a primeira, depois da minha cidade natal que Bela Vista de Goias, parabens cidades maravilhosas. vale apena conhecer estas
Por: valdivino

Pires Do Rio é tudo de booOm!!!!!!! eu amOOOOooooO Pires Do Riooo
Por: Helia de paula

Esta cidade e uma maravilha! Quando vou para Pires Do Rio não tenho vontade nem uma de vir pra Brasilia!!!
Por: Jessica De Paula

nascido e criado nesta terra que adoro.Lugar de gente acolhedora,tranquila,otimo lugar para descansar.
Por: verissimo ribeiro neto

PiReS Do RiO Eh MuIITOO BÃo Soh.. A praça central Rincon e A Galera di la; e soh o ouro....
Por: lazaro

Eu moro em Pires do Rio desde que nasci é uma cidade maravilhosa tranquila.muito recepitivaTem como ponto turistico a Cachoeira do maratá um lugar muito bom pra passear
Por: Flavia Andrea de Paula Lima

pires do rio e uma cidade muito linda uma cidade que tem maravilhosos lugares adorei e vou adorar conhecer pesoalmente essa linda e maravilhosa cidade
Por: aline

Moro em Goiania vai fazer 5 anos mais fui criada em Pires do Rio e adoro muito la! e uma cidade do coraça! um otimo lugar para passear e a cachoeira do marata e a praça central! bjao !
Por: Marilia

Morei nessa Cidade por oito anos. Estudei no Colegio Maua (Cia AEVP Batalhão Ferroviário) e Prof. Ivan Ferreira. Tenho muitas saudades desta linda Cidade e da minha infância, que foi toda ai. Um dia, quando, quem sabe, voltarei p/ rever amigos...
Por: sergio luiz minikovski

Moro nessa cidade e o que mais me agrada é o clima, tem muitas festas legais aqui, na parte de hotelaria está muito bem. A cidade pode ter todo o tipo de diversão, mas o que importa é o calor e o carinho das pessoas e aqui tem.
Por: Rogerio Pereira da Silva

eu nasci em Pires do Rio tenho muita vontade de conhercer , pois quando sai desta cidade eu era muito novo .
Por: julio cesar

Moro em Pires desde que nasci e siceramente nao penso em sair daqui tao cedo! apesar de nao ser a maior cidade de goias, concerteza e a mais tranquila que tem!
Por: Larissa

olha, moro em goiania passei uns 15 dias em pires do rio e Gostei de Pies do Rio. muito bom parabéns aí trodos os moradores e os governantes de Pires do Rio.
Por: Warley Rocha Santos

cidade com um gostinho historico em visita ao museu a cachoeira do maratá é linda a ponte tbem é linda de olhar e imaginar o passado. sem falar q a cidade é tranquila e bonita
Por: fernanda teixeira

Sou de Ipameri, mas os 13 anos da minha infancia vivi em Pires do Rio, tenho imensa saudade desta terra, fui aluno do Colegio SCJ e grupo escolar Lino Sampaio, guardo boas lembranças do Frigorifico Brasil Central e Maratá hoje moro em Brasilia DF.
Por: Antonio

O QUE POSSO TE FALAR DE TANTAS BELEZAS NUNCA VI IGUAL A NOSSA CIDADE AQUI E UM LUGAR ABENSOADO POR DEUS VIVEMOS NO PARAIJO E NAO SABESMOS KKKK
Por: NIVA

conheci um rapaz que é da cidade de pires do rio. Fiquei encantada porque ele fala muito bem da cidade.
Por: marcia

Olá, não so conheço essa maravilhosa cidade, como sou filho desta terra. há cerca de trinta anos, juntamente com meus pais e irmãos que são do estado de Santa Catarina,mudamos para o estado de Minas Gerais, precisamente para a cidade de Araguari, mais podem ter certeza que irei visitar a minha querida terra natal juntamente com minha esposa e filhos, para que possam conhecer esta deslumbrante cidade do meu coraçao..... AMO GOIÁS.
Por: João Maria Fagundes

muito lindo e uma cidade estorica. tem muitas cachoeiras ,cideda perfeita
Por: nina

a cidade + linda do mundo e um otimo lugar para se viver fora a poluiçao que tem pois a cidade e muito grande voce q nunca foi visite pires do rio goias
Por: maria vitoria

Nasci e morei em Pires do Rio até os meus 14 anos, simplesmente adoro essa cidade.
Por: Jasiva Maria dos Santos Teixeira

Nasci e morei em Pires do Rio até os meus 14 anos, simplesmente adoro essa cidade. Hoje estou com 49 anos e moro em Goiânia
Por: Jasiva Maria dos Santos Teixeira

sIM CONHEÇO POIS NASCI NESSA CIDADE E MEUS FAMILIARES VIVEM AE!
Por: Mariuda Cavalcante Gomes

E uma cidade de belas paisagem eu das fotos que vi........................
Por: valdeci m de sousa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pires do Rio
Fundação:
1930
Altitude:
758m
População:
28.631 habitantes
Área:
1.076,9km²
Densidade Demográfica:
26,59hab/km²
CEP:
75200-000

Envie seu comentário sobre Pires do Rio

banner